segunda-feira, 28 de setembro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

  PROF. CRISTINA

 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

- Foi o resultado dos atritos  provocados pelo Imperialismo das grandes potências europeias.

- Conhecida também como GRANDE GUERRA (antes de ocorrer a Segunda Guerra Mundial), foi um conflito em escala mundial.

- Iniciou no continente europeu e  envolveu os territórios coloniais.

- Alianças que se formaram:


A) TRÍPLICE ALIANÇA, formada pela Alemanha, Áustria e Itália.

B) TRÍPLICE ENTENTE, formada pela França, Inglaterra e Rússia.

- O conflito envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.

- A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.

CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- No final do século XIX o mundo vivia em estado de tensão. O crescimento industrial possibilitou a CORRIDA ARMAMENTISTA (produção de armas em grande escala). É o período da chamada PAZ ARMADA.

- O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa criaram uma desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.

ANTECEDENTES

- Havia antigas rivalidades entre França e Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também, muitos desses países não aceitavam as divisões das colônias estabelecidas na CONFERÊNCIA DE BERLIM (1880).

- O ANTIGERMANISMO francês que surgiu como consequência da Guerra Franco-Prussiana, pois a França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro.

- A rivalidade russo-germânica causada pelo desejo alemão de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. A mesma atravessaria regiões ricas em petróleo, as quais eram de interesse russo.

- O ANTIGERMANISMO inglês ocorre em função da concorrência industrial alemã, principalmente em mercados que eram dominados pela Inglaterra.

- Todos esses fatores levaram ao conflito a medida que aumentavam os choques de interesse econômico e político entre as principais potências industrializadas.

ESTOPIM

- A política de ALIANÇAS criava uma rede de apoio entre os países.

- A Áustria, em 1908, anexou a Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos.

- O herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, faz uma visita à região e, no dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do império austríaco  e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia.

- O  duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.


FASES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- No início do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, porém os equipamentos e recursos eram muito diferentes.

- A TRÍPLICE ENTENTE não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês.

- Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição.

- Com grande força armada, a Alemanha passa pela Bélgica, violando a neutralidade deste país. Vencem os franceses na fronteira e rumam para Paris.

- O governo francês se transfere para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram.

- Os franceses e alemães fixam posições cavando trincheiras ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheiras, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões (GUERRA DE TRINCHEIRAS).


- Em 1917, os Estados Unidos entra no conflito do lado da ENTENTE. Declara guerra à Alemanha, temerosa de seu poderio imperialista e industrial.

- Nesse mesmo ano, a Rússia sai do conflito devido a REVOLUÇÃO DE 1917 que derruba a MONARQUIA CZARISTA e implanta o REGIME SOCIALISTA.

CONSEQUÊNCIAS

- A Alemanha, apesar de sofrer sucessivas derrotas e seus aliados haviam se rendido, continuava na guerra. O povo alemão, esfomeado e cansado, se revolta e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.

- Surge um governo provisório e foi proclamada a REPÚBLICA DE WEIMAR. Em 11 de novembro de 1918, o novo governo assina a rendição alemã.

- A Primeira Guerra chega ao fim, mas a paz só foi firmada em 1919, com a assinatura do TRATADO DE VERSALHES.

- As imposições do TRATADO DE VERSALHES é considerada um dos fatores que ocasiona a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA:

- O mapa político da Europa e do Oriente Médio é alterado.

- Motiva a criação da  Liga das Nações.

- Ascensão econômica e política dos Estados Unidos.

BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


- Em abril de 1917, os alemães afundam (no canal da Mancha) o navio mercante brasileiro Paraná. O Brasil rompe relações com os agressores. No mesmo ano, em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe médica e soldados para auxiliar a ENTENTE.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/primeira-guerra-mundial/


ATIVIDADES:

1- Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:

(A) Difundiu as teorias socialistas.

(B) Acirrou as disputas territoriais.

(C) Superou as crises econômicas.

(D) Multiplicou os conflitos religiosos.

(E) Conteve os sentimentos xenófobos.

 

2- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

(A) A crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

(B) O enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

(C) O declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

(D) A corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

(E) A Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

 

3- "Artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens". MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

(A) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

(B) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

(C) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.

(D) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

(E) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

 

4- A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:

(A) Armas químicas.

(B) O rifle de repetição.

(C) Os navios de guerra.

(D) Granada de mão.

(E) Nenhuma das alternativas acima.

 

5- O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:

(A) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.

(B) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.

(C) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.

(D) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.

(E) Alemanha, Inglaterra e Itália contra o Império Russo e França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário