segunda-feira, 21 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE









https://www.youtube.com/watch?v=jyG2grQRxjU

 

TRANSITIVIDADE VERBAL

A transitividade verbal, no âmbito da predicação verbal, indica o tipo de ligação que um verbo transitivo estabelece com os seus complementos. 

Um verbo transitivo é um verbo que necessita de complementos para completar o seu sentido, visto sozinho apresentar um significado incompleto. Os complementos verbais são o objeto direto e o objeto indireto.

·         Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.

·         Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de trasitivo indireto.

·         Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto ou bitransitivo.

 

Verbo transitivo direto

Verbos transitivos diretos indicam (perguntam) o quê ou quem.

Eu ouvi...
O quê? - Eu ouvi um barulho alto.
Quem? - Eu ouvi minha mãe.

Verbo transitivo direto: ouvir
Objeto direto: um barulho alto; minha mãe

 

Verbo transitivo indireto

Verbos transitivos indiretos indicam (perguntam) de quê, para quê, de quem, para quem, em quem,...

Eu preciso…
De quê? - Eu preciso de ajuda.
De quem? Eu preciso de ti.

Verbo transitivo indireto: precisar
Objeto indireto: de ajuda, de ti

Eu acredito…
Em quê? - Eu acredito em vida extraterrestre.
Em quem? - Eu acredito em você.

Verbo transitivo indireto: acreditar
Objeto indireto: em vida extraterrestre, em você.

 

Verbo transitivo direto e indireto

Verbos transitivos diretos e indiretos indicam (perguntam) o quê ou quem, bem como de quê, para quê, de quem, para quem, em quem,...

Eu emprestei…
O quê? - Eu emprestei um vestido.
A quem?  Eu emprestei um vestido à minha irmã.

Verbo transitivo direto e indireto: emprestar
Objeto direto: um vestido
Objeto indireto: à minha irmã

Eu agradeci…
O quê? - Eu agradeci as doações.
A quem? Eu agradeci as doações aos meus vizinhos.

Verbo transitivo direto e indireto: agradecer
Objeto direto: as doações
Objeto indireto: aos meus vizinhos

 

Transitividade X intransitividade

Contrariamente aos verbos transitivos, cujo sentido transita para um objeto, há verbos que apresentam sentido completo, não necessitando de qualquer complemento. São os verbos intransitivos.

·         Meu irmão nasceu.

·         Meu cachorro morreu.

·         Minha avó caiu.

·         O bebê dormiu.

·         Eu chorei.

·         Ela não sofreu.

 

Análise sintática de frases com verbos transitivos diretos e indiretos

Minha mãe deu uma boneca à minha irmã.
Sujeito: minha mãe 
Predicado: deu uma boneca à minha irmã
Verbo transitivo direto e indireto: deu
Objeto direto: uma boneca
Objeto indireto: à minha irmã

Eu agradeci o convite ao diretor.
Sujeito: eu 
Predicado: agradeci o convite ao diretor
Verbo transitivo direto e indireto: agradeci
Objeto direto: o convite 
Objeto indireto: ao diretor

Ele não vai emprestar o carro a você.
Sujeito: ele
Predicado: não vai emprestar o carro a você
Verbo transitivo direto e indireto: vai emprestar
Objeto direto: o carro
Objeto indireto: a você

Você devolveu o livro à professora?
Sujeito: você
Predicado: devolveu o livro à professora
Verbo transitivo direto e indireto: devolveu
Objeto direto: o livro
Objeto indireto: à professora

 

EXERCÍCIOS:

1.Identifique a transitividade verbal nas frases abaixo. Se é direta, indireta ou direta e indireta.

As letras a e b estão respondidas.

a)Duvido das suas intenções.(Duvido de quê?) das suas intenções. Verbo exigiu objeto indireto, logo, o verbo duvido é: Verbo transitivo indireto (VTI)

 b) Raimundo comprou uma casa bem cara. (Comprou o quê?) uma casa bem cara. Verbo exigiu objeto direto, logo, o verbo comprar é: Verbo transitivo direto (VTD)

c) O tema interessa à banca.

d) Ninguém gostava dele.

e) Não provou o bolo.

f) Conhece o funcionário novo?

g) Ofereceram um presente ao aniversariante.

h) Amem a Deus.

i) Eu escutei algo.

j) Pais lamentam o descaso com a educação.

k) Preciso de carona.

l) Elas riem muito.

m) Joaquim e Laura cantam sempre.

 

2. (UNIP) Quando repeti isto, pela terceira vez, pensei no seminário, mas como se pensa em perigo que passou, um mal abortado, um pesadelo extinto; todos os meus nervos me disseram que homens não são padres. (Machado de Assis)

 

Na frase acima, os verbos destacados são:

 

a) Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo

b) Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto

c) Transitivo indireto – intransitivo – transitivo direto

d) Intransitivo – intransitivo – intransitivo

e) Intransitivo – transitivo direto – transitivo direto

 

Alternativa a: Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo.

Repeti - o complemento do verbo não exigiu preposição, mas sim um objeto direto.

Pensei - o complemento do verbo exigiu preposição (Em que o sujeito pensou? no seminário).

Passou - não necessita de complemento, logo é intransitivo.

 

Respostas

1)    A: VTI                       I: VTD

B: VTD                     J: VTD

C: VTI                       K: VTI

D: VTI                       L: VI

E: VTD                     M: VI

F: VTD

G: VTDI

H: VTD

 

2)    Alternativa a: Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo.

Repeti - o complemento do verbo não exigiu preposição, mas sim um objeto direto.

Pensei - o complemento do verbo exigiu preposição (Em que o sujeito pensou? no seminário).

Passou - não necessita de complemento, logo é intransitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário