segunda-feira, 7 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

 PROF. ÂNGELA

ATIVIDADES

01-"Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:

a)   Na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, substantivos).

b)   Porque é necessário uma pausa para respirar.

c)    Separamos por vírgula os elementos que possuem número (na frase, "duas" blusas, "duas" calças, “uma” meia).

d)   Todos os termos são apostos, pedindo vírgula obrigatória.


02 - Quanto às orações coordenadas é correto afirmar que:

a)   Sempre pedirão vírgula para separá-las.

b)   Sempre pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e".

c)    Devem ser separadas por vírgulas, mas quando ligadas pela conjunção "e" em casos de sujeitos iguais, a pontuação não é obrigatória.

d)   Não devem ser separadas por vírgulas, mas somente pelas conjunções.

 

03- Em frases como "Senhora, pode entrar" e "Zé, o garçom daquele bar da esquina, se demitiu", temos dois termos: o vocativo e o aposto. Em relação ao aposto e vocativo:

a)   A vírgula não deve ser utilizada.

b)   O emprego da vírgula é feito para isolar e dar uma pausa no texto escrito, mas seu emprego não é obrigatório.

c)    O emprego da vírgula é obrigatório para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

d)   O emprego da vírgula é opcional, mas quando é usada, vem para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

 

04-Termo que modifica adjetivo, verbos e advérbios, o adjunto adverbial vem para indicar uma circunstância. Em alguns casos a vírgula vem para isolar esse termo. Marque a alternativa em que ocorre esse isolamento.

a)   Hoje de manhã, encontrei alguns amigos na academia.

b)   Encontrei alguns amigos na academia, hoje de manhã.

c)    A maioria dos meus amigos viajam, durante as férias.

d)   Encontrei alguns amigos hoje de manhã, na academia.

 

05- Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?

a)   A mudança ocorre através da falta de pausa que nos faz entender que o garoto está revoltado.

b)   A mudança ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa revoltada.

c)    Não há mudança de sentido. A frase continua a mesma.

d)   A mudança traz uma frase que não atende às regras gramaticais, pois precisamos ter pelo menos uma vírgula nas frases.

 

06-Assinale a sequência que indica as frases corretamente pontuadas:

I. A criança impaciente espera no consultório médico.

II. A criança, impaciente, espera no consultório médico.

III. A criança, impaciente espera, no consultório médico.

IV. Impaciente, a criança espera no consultório médico.

V. A criança espera impaciente, no consultório médico.

a) III e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e IV.

d) II e IV.

 

07- Assinale o erro de pontuação.

a)   Íamos, muitas vezes, ao circo.

b)   Os garotos, admirados, riam muito.

c)    Apesar da chuva, tornos visitar o tio.

d)   Eu, realmente preciso chegar lá.

 

08- Marque o texto onde os sinais de pontuação não foram adequadamente empregados.

a)      A Educação de Adultos, tal como tem sido formulada - principalmente nos países subdesenvolvidos -, não objetiva necessariamente ser um programa aberto e de ofertas educacionais crescentemente expandidas e diversificadas para toda a população considerada cronologicamente adulta.

b)      Esta leitura, porém, diz pouco.

c)      E ao exprimir-se essa insuficiência, coloca-se a questão da necessidade de uma reflexão mais ampla sobre seu significado, ou seja, compreender o que está por trás dessa aparente simplicidade de apreensão do sentido, exclusivamente etário.

d)      A Educação de Adultos, apreendida como uma categoria educacional genérica que tem a marca etária como seu traço identificatório é uma primeira leitura; que pode ser produzida a partir de sua nomenclatura.

 

9- Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases:

a)      “Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares.”

b)      “E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo...”

 

10 – Observe as sentenças a seguir.Sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em consideração o uso ou não da vírgula. Em seguida, escreva o que há de diferente.

“A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio.”

  “A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio.”

GABARITO

01 – A

02 – C

03 – C

04 – A

05 – B

06 – C

07 – D

08 – D

09 –

a) O uso da vírgula apresenta-se de acordo com o padrão formal da linguagem, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de tempo aparecer antecipado.

b) O uso da vírgula se encontra perfeitamente aplicável, visto que se trata de um aposto explicativo, o qual faz referência a um termo anteriormente expresso na oração, representado pelo “último Zumbi”.

10 –Na primeira sentença, não empregamos a vírgula, uma vez que o adjetivo “eufórica” representa um adjunto adnominal. A qualificação se refere à garota, não à mãe.

Na segunda, se trata de um aposto explicativo, que, necessariamente, deve aparecer entre vírgulas. Nesse caso, a qualificação faz referência à mãe da garota.

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