segunda-feira, 14 de setembro de 2020

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

PROF. BERNADETE 








https://www.youtube.com/watch?v=i-XW-6V14q4

 Contexto histórico das Vanguardas Europeias

No início do século XX, a sociedade europeia passava por diversas mudanças. Isso ocorria devido ao advento da Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial. Então, a população ainda estava se acostumando com os processos decorrentes da industrialização, das descobertas na ciência, entre outros fatores. 

A partir disso, os artistas da época começaram a sentir a necessidade de mudar também, mostrando em sua arte a real situação vivida pela população e propondo novos modelos estéticos que “combinassem” com a realidade vivida.

Dessa forma, os movimentos artísticos surgidos tinham como objetivo influenciar o público para despertar novas maneiras de enxergar e refletir sobre a vida. Os primeiros movimentos dessa época surgiram com o objetivo de ir contra os ideais da guerra. Por outro lado, um deles exaltou os avanços tecnológicos – como é o caso do Futurismo.

 Contexto no Brasil

Cenário social e político:

Havia tensões políticas, sociais e econômicas. O período ainda é o da República Velha. Esta era controlada por oligarquias, no caso, as cafeeiras. Minas e São Paulo revezavam-se no governo do Brasil por meio da famosa política do café com leite.

Chegavam ao Brasil as influências da vanguarda europeia também, já que muitos intelectuais estudavam lá e voltavam com essas influências.

O evento uniu importantes personagens, marcando o início do modernismo no Brasil. A cada dia uma temática era abordada:

  • Pintura
  • Escultura
  • Poesia
  • Literatura
  • Música

A Semana de 22 foi um marco cultural no país e chocou a população da época. Os artistas envolvidos no projeto propunham uma nova visão sobre a produção cultural. 

Resumo das Vanguardas Europeias

As Vanguardas Europeias que receberam maior destaque foram:

1.    Cubismo

2.    Futurismo

3.    Expressionismo

4.    Dadaísmo

5.    Surrealismo















O Cubismo foi um movimento literário que surgiu na França, que tinha como principal característica o uso de formas geométricas para retratar formas da natureza. Essa característica tinha como objetivo romper com o compromisso de representar a real aparência das coisas. 

O marco inicial do movimento foi a obra “LesDemoiselles d’Avignon”, de Pablo Picasso em 1907. Apesar disso, o pós-impressionista francês Paul Cézanne já havia usado, em 1901, múltiplos pontos de vista numa única pintura.

O Cubismo pode ser dividido em três fases: Cezannista, Analítica e Sintética. Além disso, esse movimento atingiu outras ramificações de arte além da pintura, como a escultura e a literatura. 

Outros artistas que representaram o movimento cubista são: Georges Braque, Juan Gris, Raymond Duchamp-Villon, Guillaume Apollinaire, entre outros.













Exemplo de literatura no cubismo, escrita livre, sem seguir as normas padrões e com estética geométrica.Nela, os autores focavam na ideia de destruição da sintaxe, ou seja, os versos eram compostos por fragmentos e não havia uma linearidade na história que estava sendo narrada.No Cubismo literário não há registro de memória cronológica. Os artistas procuravam retratar outras formas de visualização, além da maneira tradicional a qual estamos habituados. As formas geométricas, inclusive na literatura, são aceitas e passam a ser uma característica fundamental.















O Futurismo teve início em 1909, com a publicação do “Manifesto Futurista”, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Já em 1910, vários artistas lançaram outro Manifesto Futurista ligado diretamente às artes plásticas. 

Uma das principais características do movimento futurista é o rompimento com o passado e a valorização do “novo”. Essa característica era tão forte que alguns artistas chegaram a apoiar a destruição de museus e de cidades antigas. Além disso, os futuristas consideravam a guerra uma forma de “higienizar” o mundo.

Além de Filippo Marinetti, outros artistas ligados ao Futurismo são: Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo, Vladimir Maiakovski, entre outros.



 


















O Expressionismo surgiu na Alemanha para se opor à objetividade do Impressionismo francês, tendo alcançado seu auge nas primeiras décadas do século XX. O Expressionismo foi um dos primeiros movimentos das vanguardas a focar em aspectos subjetivos. 

Os artistas expressionistas faziam uso de cores fortes e vibrantes, representando a realidade de forma indireta. Além disso, muitas vezes os artistas refletiam seus sentimentos e emoções em seus trabalhos. O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha.

Os representantes desse movimento no Brasil foram Anita Malfatti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Flávio de Carvalho e Iberê Camargo. Os artistas europeus de maior destaque são Edvard Munch, Franz Marc, Wassily Kandinsky, entre outros.









O Dadaísmo surgiu em 1916, na Suíça, e foi criado por artistas refugiados durante a Primeira Guerra Mundial. O marco inicial do movimento ocorreu quando Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp lideraram um grupo de artistas, fundando uma casa noturna para expressar sua arte.

O grupo tinha como objetivo fazer um tipo de arte de protesto, com o objetivo de chocar a população burguesa da época. A arte dadaísta pode ser considerada espontânea e pautada na liberdade, tendo como característica a ruptura de modelos de arte tradicionais. 

Além disso, os dadaístas criticavam veementemente o nacionalismo e o capitalismo, pois consideravam que as guerras que assolavam o continente europeu eram geradas devido à esses dois fatores.

Dadaísmo no Brasil

Assim como as outras Vanguardas Europeias, o Dadaísmo teve influência no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Essa influência ocorreu, principalmente, na literatura, tendo como principal representante brasileiro Manuel Bandeira, que utilizava o estilo em seus poemas-piada.

Além dele, Mário de Andrade apresentou forte influência dadaísta em seu livro “Paulicéia Desvairada” que possui um poema chamado “Ode ao burguês”, classe que mais recebeu críticas pelos dadaístas.

Características do Dadaísmo na literatura

Algumas das principais características do Movimento Dadá na literatura são:

  • Agressividade verbal;
  • Palavras desordenadas;
  • Pessimismo e ironia;
  • Protesto contra o capitalismo e a guerra;
  • Banalização das rimas e do raciocínio.








































O Surrealismo teve como marco inicial a publicação do “Manifesto Surrealista”, em 1924, escrito pelo poeta francês André Breton. O movimento teve como influência os estudos da psicanálise por Sigmund Freud.

Além disso, as incertezas políticas da época motivaram o início do Surrealismo, que tinha como objetivo ultrapassar os limites da imaginação e fazer uma representação da irracionalidade. 

Os surrealistas valorizaram a expressão livre do pensamento e acreditavam que valorizar o inconsciente fazia com que a criatividade humana fosse estimulada. O Surrealismo também valorizava os sonhos e as fantasias. 

Os principais representantes do Surrealismo no Brasil foram Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Ismael Nery. Os artistas europeus de maior destaque são Salvador Dalí, René Magritte, André Breton, entre outros.

 EXERCÍCIOS:

 Faça um resumo de cada Vanguarda, como forma de estudo.

1.     Fernando Pessoa: “Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical - Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força - Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro, ”. O heterônimo em questão é:

a)(  ) Alberto Caeiro

b)(  ) Ricardo Reis

c)(  ) Bernardo Soares

d)(  ) Álvaro de Campo

e)(  ) Antônio Mora

2.     Assinale a opção em que todos os movimentos artísticos listados, façam parte da Vanguarda Europeia.

a)(  ) Simbolismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Realismo.

b)(  ) Realismo, Cubismo, Simbolismo, Impressionismo e Realismo.

c)(  ) Surrealismo, Cubismo, Naturalismo, Expressionismo e Futurismo.

d)(  ) Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo.

e)(  ) Surrealismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo e Futurismo.

3.     Leia o texto abaixo, referente a uma “receita” para se fazer um poema: “Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente (...)” TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Essa “teoria poética”, que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do:

a)(  ) Futurismo

b)(  ) Expressionismo

c)(  ) Dadaísmo

d)(  ) Surrealismo

e)(  ) Cubismo 

4. Vanguarda europeia de Anita Malfatti:  _________

5. Vanguarda europeia de Pablo Picasso: __________

6. Vanguarda europeia que influenciou Tarsila do Amaral: _________

7. Vanguarda europeia a qual foi seguida por Marcel Duchamp: _______

 

Respostas:

1.     D

2.     D

3.     C

4.     Expressionismo

5.     Cubismo

6.     Cubismo

7.     Dadaísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário