terça-feira, 28 de abril de 2020

HISTÓRIA - BRASIL COLÔNIA

PROF. CRISTINA

BRASIL COLÔNIA – Continuação

INVASÕES HOLANDESAS
- Entre  1580 e 1640, período da União Ibérica, o Brasil ficou sob domínio espanhol.
- Entre 1624 e 1654, o Brasil foi invadido por holandeses.
- Durante a União Ibérica, o comércio entre Brasil e Holanda estava proibido. Os holandeses decidiram invadir a região nordeste com o objetivo de restabelecer a compra e venda de açúcar.
- A primeira tentativa de invasão foi em 1624, na cidade de Salvador. Durante quase um ano a capital do país foi dominada pelos holandeses. Os espanhóis conseguem retomar a  cidade.
- Em 1630, uma segunda tentativa em Olinda. No local, estabeleceram um governo e retomaram o comércio do açúcar.
- Em 1654, depois de inúmeros conflitos, foram expulsos do território.

OS BANDEIRANTES
- Os bandeirantes eram homens que iam sertão adentro para capturar indígenas para uso como mão de obra escrava.
- Os Bandeirantes empreenderam várias expedições denominadas de Bandeiras. Nas primeiras expedições, o armamento  utilizado era arco e flecha.
- Durante a União Ibérica, os bandeirantes ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas e aumentaram dos domínios portugueses
- Na segunda metade do século XVII, o açúcar brasileiro enfrentava a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas. Assim, a Coroa portuguesa estimulou a procura por metais preciosos em suas colônias. Com isso surgiram as expedições chamadas de Entradas.
- As Entradas eram expedições oficiais de exploração do território na busca de riquezas.
- As Bandeiras eram fortemente armadas e organizadas por particulares. Os principais objetivos eram a escravização de indígenas, também a localização e destruição dos Quilombos, formados por negros e indígenas e a busca por metais preciosos.
- Os mais conhecidos bandeirantes eram, em sua grande maioria, da região paulista. Dentre eles se destacaram: Antônio Raposo Tavares e Domingos Jorge Velho 
- Os bandeirantes encontraram ouro por volta de 1695. Fizeram outras descobertas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
- Os bandeirantes invadiam as Missões Jesuíticas (locais de catequização dos índios) atrás de nativos para escravização.

O CICLO DO OURO
- Primeiras descobertas de ouro: em torno de 1690, no século XVII.
- O auge das atividades auríferas foi no século XVIII.
-  As principais áreas foram :  em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
- Nesse período Portugal passava por uma grave crise econômica, aumentando a exploração na colônia.
- A Coroa determinou a arrecadação do quinto, um imposto que estabelecia a cobrança de 20% de todo o ouro produzido. Toda  produção era fiscalizada pelas casas de fundição.

REBELIÕES COLONIAIS
- A cobrança de altos impostos e o desejo de independência foram os maiores motivos de explosão de rebeliões nesse período.
- Entre as principais, podemos citar quatro:
* Guerra dos Emboabas (1708 – 1709):  ocorreu em Minas Gerais porque os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração do ouro recém descoberto. Os portugueses chegavam à colônia para investir na exploração. A tensão terminou em conflito.
* Revolta de Felipe dos Santos (1720):  o líder foi  Filipe dos Santos e ocorreu em Vila Rica. A revolta representou a insatisfação dos donos de minas com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição.  Filipe dos Santos foi condenado à morte e o  movimento terminou.
* Guerra dos Mascates (1710 – 1711):  ocorreu  em Pernambuco  e envolveu  senhores de engenho de Olinda  e comerciantes portugueses de Recife. A cidade de Recife foi transformada em vila. Isso desagradou a aristocracia rural de Olinda, gerando um conflito. O conflito  chegou ao fim com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.
* Inconfidência Mineira (1789):  com caráter  separatista. A revolta dos mineiros  pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal. O movimento foi descoberto antes de iniciar. A punição foi rígida. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo.
* Conjuração Baiana (1798): de caráter separatista. Ocorreu na Bahia e pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.

https://escolaeducacao.com.br/brasil-colonia/
https://www.infoescola.com/historia/revoltas-do-periodo-colonial-brasileiro/
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/bandeirantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário