segunda-feira, 27 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. ÂNGELA

09 – CONJUNÇÃO - é uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
ORAÇÃO é todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. Observe:
O GAROTO SEGUROU O BRINQUEDO E MOSTROU QUANDO CHEGOU DA ESCOLA.
Podemos observar três orações:
O GAROTO SEGUROU O BRINQUEDO.
- O GAROTO MOSTROU O BRINQUEDO.
- O GAROTO CHEGOU DA ESCOLA.
A segunda oração está ligada à primeira por meio do "E", e a terceira oração liga-se à segunda por meio do "QUANDO". As palavras "E" e "QUANDO" ligam, portanto, orações e são denominadas CONJUNÇÕES.
- Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva.
- Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas e cada uma dessas classificações possui suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.
Vamos observar mais alguns exemplos:
 Ela esperou pela amiga durante a tarde toda. (apenas um verbo, apenas uma oração).
O cachorro fugiu de casa, MAS voltou no dia seguinte. (temos duas orações pela quantidade de verbos observados).
     - Você se machucou. Eu soube. (dois verbos, duas orações)
     - Eu soube QUE você se machucou. (dois verbos, duas orações unidas em um período apenas por uma conjunção).
Entretanto, a conjunção MAS e a conjunção QUE possuem classificações diferentes:
MAS é uma conjunção coordenativa, e QUE, subordinativa.
 -     As CONJUNÇÕES contribuem para a coesão textual.
Elas são divididas em coordenativas e subordinativas que se subdividem em 5 e 10 classificações internas respectivamente.
    As conjunções coordenativas, ou coordenadas,são aquelas que ligam duas orações que sejam sintaticamente independentes.
LUCAS FOI À CIDADE E VENDEU MUITOS BISCOITOS.
O ”E” é conjunção coordenativa por ligar duas orações sintaticamente independentes, ou seja, essas orações não dependem uma da outra para existirem e fazerem sentido.
 -     As conjunções coordenativas se dividem em cinco tipos:

TIPOS
CONJUNÇÕES
EXEMPLOS
Aditivas
e, nem, mas também, mas ainda, ...
Gostaria de chocolate, mas também de vegetais.
Adversativas
Contudo, entretanto, mas, porém, todavia, no entanto, ...
Correu muito, no entanto chegou atrasado.
Alternativas
Já..., já..., ou..., ou...,ora..., ora...,
Ou não ouvia, ou fingia não ouvir.
Conclusivas
Assim, então, logo, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso,
Farei todos os exercícios, logo terei boas notas.
Explicativas
pois (antes do verbo), porquanto, porque, que...
Venci porque estudei dia e noite.
-  Já as conjunções subordinativas, ou subordinadas, são aquelas que ligam orações   sintaticamente dependentes. Significa que uma separada da outra não possuem sentido completo.
    QUERO QUE VOCÊ VOLTE JÁ.
Perceba que o verbo “quero” sozinho não tem sentido completo – quem quer, quer algo e por isso precisa ter seu sentido inteirado, neste caso, pela oração seguinte “você volte já”.
Elas são divididas em dez grupos:
TIPOS
CONJUNÇÕES
EXEMPLOS
Causais          
Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que, ...
Estava bem porque dormi.
Concessivas
Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que, que...        
Embora ficasse calma, sempre tremia.

Condicionais              
Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que...
Se tivesse viva, não a reconheceria.

Conformativas                       
Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante...
Cada um colhe conforme semeia.
Finais             
Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que...
É tarde para que reverta o estrago.
Proporcionais
À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais, quanto menos...
Não gostava de João, quanto mais de Margarida.
Temporais     
Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).         
Desaprovou o comportamento do marido assim que soube do acontecimento.
Comparativas
Que, do que (usado depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior)
Qual (usado depois de tal), como...
As ideias eram boas como na época da escola.
Consecutivas
Que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que, de maneira que...
Os fatos eram tão inusitados que tentou escapar.
Integrantes     
Que e se        
A verdade é que te adoro.

ATIVIDADES

01 - No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, EMBORA com menos entusiasmo", a palavra destacada (é uma conjunção) expressa uma ideia de:
(A)  explicação.
(B)  concessão.
(C) comparação.
(D) modo.
(E)  consequência.

02 - Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a conjunção como
expressa uma ideia de:
(A)  comparação
(B)  causa
(C) explicação
(D) conclusão
(E)  proporção

03 - No trecho “Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante.”, a conjunção
sublinhada poderia ser substituída por:
A)  Entretanto
B) Portanto
C) Conquanto
D)  Porquanto

04 - Circule as conjunções nas orações que seguem:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, bem como ouvindo música.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Falou bonito, todavia não me convenceu.
g) Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
h) As plantações estavam bonitas, mas o temporal destruiu tudo.
i) Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para modificá-las,
j) Errou, mas não quer reconhecer o erro.
k) Ele falava e eu ficava ouvindo.

05 – Classifique as conjunções que você circulou. Observe que são todas coordenativas:

06 - Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:
(A)  Era uma casa de tijolos.
(B)  Vi o carro de Mário.
(C) Trajava roupas finas
(D) Viu e comprou aquele sapato.
(E)  Falou contra nós.

07 - Relacione as colunas:
a) Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b) Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c) Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d) Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e) Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

(   ) relação de conclusão  
(   ) relação de contraste, adversidade      
(   ) relação de confirmação ou explicação          
(   ) relação de alternância 
(   ) relação de acréscimo, adição.

    GABARITO
01 –B
02 – A
03 – A
04 – a) mas      b) bem como      c) ou        d) nem       e) pois       f) todavia    g) portanto          h) mas       i) portanto          j) mas       k) e

05
a) adversativa                              
        b) aditiva                            
        c) alternativa                                  
        d) aditiva                            
        e) explicativa
        f) adversativa
        g) conclusiva
        h) adversativa
        i) conclusiva
        j) adversativa
        k) aditiva

06– D

07 – e / a / d / b / c

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