terça-feira, 7 de abril de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Regime político onde o poder está concentrado nas mãos do rei.

FATORES DO ABSOLUTISMO
1- ALIANÇA REI - BURGUESIA: os burgueses apoiaram a centralização política pois tinham interesses econômicos (padronização da moeda, dos pesos e medidas). A adoção de medidas protecionistas, para ampliar o comércio e tiveram seu prestígio aumentado.
2- REFORMAS RELIGIOSAS: o surgimento de novas igrejas contribuiu para o fortalecimento do poder real, visto que o poder da Igreja Católica e do Papa diminuiu.
3- ELEMENTOS CULTURAIS: nas universidades o estudo do direito voltado para a busca da legitimação  do poder real. Assim, o Renascimento Cultural contribuiu para a volta ao Direito Romano.

CARACTERÍSTICAS DO ABSOLUTISMO:
A) Exército Nacional: formado por mercenários para controlar a nobreza.
B) Controle do Legislativo: o rei concentrava em suas mãos todas as decisões.
C) Controle da Justiça: o Tribunal Real era superior aos tribunais locais (do senhor feudal).
D) Controle sobre as Finanças: intervenção na economia, padronização monetária, cobrança de impostos, criação de Companhias de Comércio e a imposição dos monopólios.
E) Burocracia Estatal: funcionários que administram  obras públicas, fortalecimento do poder real.

TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO:
A) NICOLAU MAQUIAVEL (1469/1527): em sua obra “O Príncipe”, destaca que o governante pode fazer de tudo para se manter no poder. O governante não precisa ter ética. Defendia a ideia de que  "os fins justificam os meios".
B) THOMAS HOBBES (1588/1679): sua obra é "Leviatã", nela sua preocupação é  explicar as origens do Estado. Para ele, o homem  é egoísta e isto  gera prejuízos para todos. Procurando resolver isso, o homem  cria um Contrato: abdica de seus direitos em favor do rei, o qual passa a “garantir” os interesses de todos através do poder absoluto.
C) JACQUES BOSSUET (1627/1704) E JEAN BODIN (1530/1596): defendiam que o poder do rei era dado por Deus. Era a Doutrina do Direito Divino (o rei = um representante de Deus).

PAÍSES ABSOLUTISTAS:
PORTUGAL: Primeiro país a organizar a centralização política (1385 - com a Revolução de Avis), com o apoio da burguesia mercantil.
ESPANHA: Surge com a aliança entre o Reino de Castela e o Reino de Aragão (1469 e consolidado em 1492) e a expulsão  dos mouros da península com a Guerra de Reconquista.
FRANÇA: A centralização está ligada a Guerra do Cem Anos com o enfraquecimento da nobreza feudal e fortalecimento do rei. LUÍS XIV (1643/1715) foi o exemplo máximo do absolutismo francês, conhecido como "REI-SOL". Organizou a administração, governou através de decretos e submeteu os nobres e burgueses.
INGLATERRA: O ápice do absolutismo inglês ocorreu com a Dinastia Tudor (Henrique VIII e Elizabeth I), os quais tomaram medidas que impulsionaram o desenvolvimento econômico da Inglaterra.

MERCANTILISMO
Política econômica do Estado Absolutista baseada no acúmulo de capitais. A acumulação de capitais ocorre pelo comércio.

OBJETIVOS: Fortalecer o Estado Absolutista e  enriquecer a burguesia.

PRÁTICAS MERCANTILISTAS
- BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL:  A exportação maior que a importação para manter as reservas de ouro.
- METALISMO (BULIONISMO): Acúmulo de  metais preciosos (ouro e prata ).
- INTERVENCIONISMO ESTATAL: Forte intervenção estatal na economia, com o objetivo de desenvolver a agricultura, o comércio e a indústria. O Estado torna-se protecionista  ao estimular a exportação e controlar a importação (tarifas alfandegárias elevadas).
- MONOPÓLIOS: O Estado controla o comércio sobre um determinado produto e/ou uma determinada área.

TIPOS DE MERCANTILISMO
PORTUGAL:  Baseado na produção agrária (o acúmulo de capitais virá da atividade agrícola na colônia – Brasil).
ESPANHA: Baseado nos Metais (Metalismo: grande quantidade de ouro e prata da América espanhola). 
FRANÇA: Produção de artigos de luxo para a exportação (conhecido como colbertismo, por causa do ministro Colbert).
INGLATERRA: Primeiro através do comércio, posteriormente com a  indústria. Esta última se tornará a atividade principal para a Inglaterra conseguir o acúmulo de capitais.
HOLANDA: desenvolve o mercantilismo misto, ou seja, comercial e industrial.

MERCANTILISMO E FORMAÇÃO DO SISTEMA COLONIAL
As colônias, através do Pacto colonial, auxiliavam os países europeus na acumulação de capitais,  com matérias primas (preço baixo) e na compra de produtos manufaturados (preços mais elevados).

https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/absolutismo-e-mercantilismo

ATIVIDADES:
1- O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: “Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem, como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”. (Citado em Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau. São Paulo, SE/CENP, 1978, p.79).
A) Aponte duas características do Absolutismo monárquico.
B) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
C) O que significa “direito divino dos reis”?

2- Quais os interesses da burguesia ao apoiar o poder concentrado nas mãos do rei?

3- Sobre o governo dos príncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do século XVI, afirmou: "O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades. (...) Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião (...). O príncipe não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário". (Adaptado de Nicolau Maquiavel, O PRÍNCIPE, em OS PENSADORES, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103)
A partir do texto, responda:
A) Qual o maior dever do príncipe?
B) Como o príncipe deveria governar para ter êxito?
C) De que maneira as ideias de Maquiavel se opunham à moral cristã, medieval?

4- Mercantilismo é o nome normalmente dado à política econômica de alguns Estados Modernos europeus, desenvolvida entre os séculos XV e XVIII.
A) Indique  duas características do Mercantilismo.
B) Explique a relação entre o Mercantilismo e a colonização da América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário