segunda-feira, 19 de outubro de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

O ESPAÇO BRASILEIRO

O BRASIL NO MUNDO

- O Brasil apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km².

- Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul.

- É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.

- A grande extensão territorial do Brasil favorece a existência de uma enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora.

- Está localizado na América do Sul, e faz fronteira com quase todos os países do continente, exceto Chile e Equador.

 

- Pelo IBGE está dividido em 5 grandes regiões.

- Possui 26 estados e o Distrito Federal.

- REGIÃO NORTE: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
- REGIÃO NORDESTE: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

- REGIÃO CENTRO-OESTE: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal (localizado em Goiás).

- REGIÃO SUDESTE: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
- REGIÃO SUL: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


TERRITÓRIO BRASILEIRO

- Está localizado a Oeste do meridiano de Greenwich, no hemisfério Ocidental.

- A linha do Equador passa no extremo Norte do Brasil, então 7% de seu território localiza-se no hemisfério Norte (ou Setentrional)  e 93% localizado no hemisfério Sul (ou Meridional).

- Ao Sul é cortado pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na Zona Intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio),  e os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul (entre os trópicos de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

- PONTOS EXTREMOS: No sentido Leste-Oeste temos 4.319,4 Km de distância, os extremos são a Serra Contamana, a Oeste, com longitude de 73°59’32”; e Ponta do Seixas, a Leste, com longitude 34°47’30”. Já no sentido Norte-Sul, existe 4.394,7 Km de distância entre o Monte Caburaí, ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e o Arroio Chuí, ao sul, com latitude 33°45’03”.

- FUSOS HORÁRIOS: Existem 4 fusos horários, os quais estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.

- Os fusos horários no Brasil tiveram início em 1913, quando o presidente Hermes da Fonseca (1855-1923) assina o decreto n° 2.784, do qual se instituiu quatro fusos no país. 


- FUSO 1: A 30° do GMT,  o qual abrange as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado diminuindo 2 horas com relação ao  GMT.

- FUSO 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual diminui 3 horas do fuso principal. Compreende a maior parte do território brasileiro, incluindo Brasília, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, também os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.

- FUSO 3: A 60° do GMT, que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, diminui 4  horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

- FUSO 4: O último fuso horário fica a Oeste, localizado a 75° do Meridiano de Greenwich e diminui 5 horas com relação ao GMT.

 

OBS.: Em 24 de abril de 2008, a Lei Federal nº 11.6622 extinguiu este fuso. Porém, devido a impopularidade da medida, foi restabelecido em 30 de outubro de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário abrange o Acre, e os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/area-brasil.htm

https://www.todamateria.com.br/fusos-horarios-no-brasil/

 

ATIVIDADES:

1- MONTE UM MAPA CONCEITUAL APRESENTANDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO TEXTO ACIMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário