segunda-feira, 5 de outubro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA 

PERÍODO ENTREGUERRAS: 1918 - 1939

- Período entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial.

- Depois da Primeira Guerra Mundial a cidade de Nova York tornou-se o centro financeiro mundial.

- A Europa vivia uma fase difícil, devido à destruição provocada pela guerra, inflação e aumento do desemprego era a realidade vivida.  A partir de 1923, houve o crescimento da produção, a queda do desemprego e melhora do nível de vida nos países europeus, porém em menor escala do que nos EUA.


A CRISE DE 1929 E SUA EXPANSÃO


- O crescimento econômico dos EUA terminou bruscamente em 1929.

- A  economia norte-americana apresentava problemas. As empresas solicitavam crédito para aumentar a produção, os consumidores solicitavam crédito para comprar bens de consumo e para investir na Bolsa.

- A Queda da Bolsa de Nova York provocou pânico e, em 24 de outubro, a Bolsa de Nova York entrou em crise (Quinta-Feira Negra).

- Ocorreu uma série de falências bancárias. A crise se espalhou, muitas empresas e pequenos proprietários ficaram arruinados.

- Os EUA repatriaram seus investimentos externos e exigiram o pagamento de seus empréstimos. Assim, a partir de 1931, a crise se estendeu pela Europa e para o restante do mundo.

 

AS CONSEQUÊNCIAS DA CRISE

- O desemprego cresceu e a população empobreceu, a situação continuou durante grande parte da década de 1930.

- Os governos passaram a intervir na economia para diminuir a miséria.

- O New Deal (Novo Acordo) foi o plano implantado pelo presidente Franklin Roosevelt. Era um conjunto de medidas para reforçar a proteção social por parte do governo e fomentar a criação de empregos mediante ajuda à indústria, à agricultura, e às obras públicas.

 

A SOCIEDADE DE MASSAS

- A sociedade  de massas se caracterizou por:

A) Aumento da participação da população na vida política graças aos meios de comunicação (imprensa, rádio) e ao do sufrágio universal.

B) Melhoria do padrão de vida, aumento  da sociedade de consumo, melhorias na alimentação da maioria da população, ...

C) Surge um novo conceito de lazer, favorecido pela redução da jornada de trabalho. Surgiram novas formas de entretenimentos, como o cinema e os esportes de massa. Uma das mudanças sociais significativas foi o início da emancipação feminina, em muitos países as mulheres tiveram direito ao voto, conquistando novos espaços no mundo do trabalho. Houve liberalização dos costumes femininos.

 

O NAZIFASCISMO


- Doutrina política que surgiu e se desenvolveu, principalmente, na Itália e Alemanha entre o começo da década de 1920 até o final da Segunda Guerra Mundial.

- Na Alemanha recebeu  o nome de NAZISMO e seu principal líder foi ADOLF HITLER. Na Itália, ganhou o nome de FASCISMO e seu líder foi BENITO MUSSOLINI.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NAZIFASCISMO:

- NACIONALISMO: valorização exagerada da cultura, símbolos (bandeiras, hinos, heróis nacionais) e valores da nação.

 - TOTALITARISMO:  poderes nas mãos do líder da nação. Falta  de democracia e liberdade. A população deve seguir tudo o que é determinado pelo governo. Os opositores são presos ou executados.

- MILITARISMO: investimentos pesados no desenvolvimento e produção de armas. Defendiam o uso das armas para fins de expansão territorial.

- ANTICOMUNISMO: para os nazifascistas, os comunistas eram os responsáveis pelos problemas sociais e econômicos. Os comunistas foram perseguidos, presos e executados.

- ANTILIBERALISMO: defendiam que o governo deveria controlar a economia, visando o desenvolvimento da nação.

- ROMANTISMO: o auto-sacrifício, as atitudes heroicas, o amor a pátria, a fé e dedicação incondicional ao líder político seriam os motores do desenvolvimento da nação.

- ANTISSEMITISMO: preconceito e violência contra judeus, os quais,  junto com os comunistas, eram os grandes responsáveis pelos problemas econômicos desses países. Assim, Hitler tentou eliminar os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, eliminando-os em campos de concentração (HOLOCAUSTO).

- EXPANSIONISMO: aumento territorial através de invasões, ocupação e domínios de territórios de outros países. Era necessário investir no setor bélico e promover guerras. Baseado neste ideal, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia em 1939, dando início a Segunda Guerra Mundial.

- SUPERIORIDADE RACIAL: pensamento que defende a ideia de que algumas raças são superiores e mais desenvolvidas do que outras. Os nazistas defendiam que os arianos (no caso homens brancos alemães) eram superiores às outras raças e, portanto, deveriam exercer a supremacia mundial.

 

FONTE: 

https://www.coladaweb.com/historia/periodo-entreguerras

https://www.suapesquisa.com/historia/nazi-fascismo.htm


ATIVIDADES:

1- A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:

(A) A Guerra Franco-Prussiana.

(B) A quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.

(C) A Guerra Civil Americana.

(D) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

(E) A Independência dos Estados Unidos.

 

2- Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:

(A) Pacto de Varsóvia

(B) New Deal

(C) Acordo de 1931

(D) Projeto Manhattan

(E) Plano Marshall

 

3- O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, surgiu na Alemanha na década de 1920 e possuía filiação e origem política associadas a grupos da extrema-direita alemã. Em relação às características da ideologia nazista, selecione a alternativa INCORRETA.

(A) Antibolchevismo

(B) Eugenia

(C) Liberalismo

(D) Antissemitismo

(E) Nacionalismo extremo

 

4- Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:

(A) Socialista.

(B) Liberal-fascista.

(C) Nazi-fascista.

(D) Anarquista.

(E) Capitalista.

 

5- O período entre guerras ficou muito marcado pela existência de regimes totalitários e outros regimes autoritários que se inspiravam neles. Os casos de totalitarismo desse período são o stalinismo, o fascismo e o nazismo. Entre as características dos regimes totalitários, selecione a alternativa INCORRETA.

(A) Uso do terror.

(B) Pluripartidarismo.

(C) Censura.

(D) Criação de inimigos internos ou externos.

(E) Culto ao líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário