segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE













1. Assinale a alternativa que contém uma oração subordinada adjetiva explicativa:

a.( )Tortuoso é o caminho por onde passamos.

b.( )Conhece a casa onde moro?

c.( )Comprei um papagaio que fala demais.

d.( )Deus, que é o pai de todos, sabia da dificuldades que enfrentei

e.( )Duro é o sofrimento que nasce do vício.

 

2. Assinale a alternativa que contém uma oração subordinada adjetiva restritiva:

a.( )O professor, que facilita, ajuda os alunos nas provas.

b.( ) Há coisas que nos emocionam

c.( )Ele, que era esperto, entendeu-me.

d.( )Vitor, que era bom aluno, está ganhando muito dinheiro.

e.( )O vulcão, que parecia extinto, voltou a vida.

 

3. As alternativas que apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas são:

a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele.

b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora

c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.

d) ( ) Gosto de ver o galo cantando de manhã

e) ( ) Pedro, que era advogado, chegou para defendê-lo das acusações.

 

4. A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é:

a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava.

b) ( ) Gosto de ouvir os pássaros a cantar de tarde.

c) ( ) Este é o cão treinado pelo meu filho.

d) ( ) As crianças que brincam ao ar livre são mais felizes.

e) ( ) Os cães, que são animais domésticos, necessitam de muitos cuidados

 

5. Classifique as orações em subordinadas adjetivas restritivas ou subordinadas adjetivas explicativas.

a)( ) Lá no quintal está um galo que canta alto.

b) ( )João, que era carteiro, trabalhava muito todos os dias.

c)( )Odeio pessoas que falam alto.

d) ( )O meu melhor amigo, que sempre me apoia, é você.

e) ( ) Ele é um dos trabalhadores que mais venderam este mês.


Resposta Questão 5

a) Oração subordinada adjetiva restritiva.

b) Oração subordinada adjetiva explicativa.

c) Oração subordinada adjetiva restritiva.

d) Oração subordinada adjetiva explicativa.

e) Oração subordinada adjetiva restritiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário