sexta-feira, 27 de março de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. CRISTINA
ÁFRICA
SUBDIVISÃO DA ÁFRICA:


ÁFRICA BRANCA OU DO NORTE: Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo. A atividade agrícola é desenvolvida com bastante eficiência nas regiões do vale do Nilo e na área conhecida como Maghreb, no noroeste do continente.

ÁFRICA SUBSAARIANA OU NEGRA: Abrange a maior parte do continente africano, sua concentração populacional é bem maior, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos (dialetos, danças, religiões, etc.). Porém, essa diversidade étnica gera conflitos entre diferentes grupos. Durante o processo de colonização, os europeus não respeitaram as peculiaridades de cada grupo, separando assim, grupos de uma mesma etnia e estabelecendo territórios com grupos rivais. São vários os problemas socioeconômicos na África Subsaariana, a fome castiga grande parte dos habitantes, os índices de desnutrição são assustadores: República Democrática do Congo (76%), Somália (72%), Burundi (63%). A AIDS é outro fator agravante, aproximadamente 70% dos portadores mundiais do vírus HIV, são da África Subsaariana. Cerca de 1 em cada 3 adultos de Botsuana, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue está infectado. Até 2020, os países africanos mais atingidos podem ter a sua população reduzida em 25%, em virtude da doença. Todos esses fatores, aliados à  de apoio efetivo dos organismos internacionais, fazem com que os países africanos, em sua maioria, apresentem baixa qualidade de vida. Conforme o ranking de IDH realizado em 2010 pela ONU, das 20 últimas posições, 19 pertencem aos países da África Subsaariana.

ÁFRICA: PRINCIPAIS PROBLEMAS

A FOME na África atinge ao menos 236 milhões de pessoas, conforme dados da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU). É o continente com o maior número de pessoas afetadas pela fome.

Causas: a falta de comida resulta de vários fatores como o processo colonial, a concentração de poder, as condições climáticas, a corrupção das autoridades, a baixa produtividade agrícola, o aumento populacional, entre outros.
* Durante a colonização, os países que ocuparam a África retiraram do território riquezas materiais e matérias-primas que poderiam servir para o desenvolvimento da região. Além disso, escravizou seus povos, retirando a população jovem que tinha condições de trabalhar.
* No processo de descolonização, para conquistarem a independência, alguns países tiveram que lutar longamente contra seus colonizadores. Este foi o caso da Argélia e do Congo, por exemplo.
* Além disso, devemos considerar os próprios conflitos internos dos povos africanos, que após a independência, entraram em guerra civil.
* Os números da fome no continente africano tem registrado uma diminuição. Nos anos 80 foram devastadoras as imagens de Biafra (região da Nigéria) ou da Etiópia onde a população não tinha o mínimo de nutrientes para manter-se em pé.
* Três de cada quatro pessoas que nascem na  África Subsaariana é vítima da fome, segundo a ONU. A situação é considerada severa no chamado Chifre da África, onde estão os países mais pobres do mundo: Eritreia, Sudão, Etiópia, Somália, Quênia e Uganda.
* Até 2008, a renda per capita de um africano era de US$ 1,25 ao dia. Para compreender a diferença, a renda per capita de um norte-americano é de US$ 55,20 e de um brasileiro US$ 11,53, de acordo com o Banco Mundial.
* Um país em guerra não cultiva, as tribos são constantemente ameaçadas e roubadas pelos soldados de ambos os lados. Desta maneira, os agricultores abandonam os cultivos, o período de escassez de alimentos começa e a fome se espalha.
* A fome é maior nos países em guerra, pois estes absorvem a capacidade de geração de renda e mantêm a ordem de exploração dos conquistados.
* A guerra civil também cria o deslocamento de populações que não tem outra alternativa a não ser ir para campos de refugiados. Há, hoje, ao menos 13,5 milhões de refugiados na África, o que representa 38% dos refugiados de todo o mundo.
* Em deslocamento ou inseridos em campos de refugiados, as vítimas da violência estão à mercê de auxílio internacional. Nas últimas três décadas, os povos africanos afetados pela fome, têm 50% de chance de serem subnutridos e metade das crianças estará fora da escola.
* Igualmente, existem poucos programas que permitam o planejamento familiar. Desta maneira, a taxa de nascimentos na África é de 5,2 nascimentos por mulher ao longo da vida e é a mais alta do mundo.
Para compararmos, no Brasil, a taxa de fecundidade é de 1,8 filhos por mulher, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS: também aumentam a questão da fome. Hoje, a África carece de soluções para os processos de erosão e desertificação ocorridos pelo desmatamento. Áreas com solo pobre têm menores chances de produção agrícola e baixo desempenho.
* As questões ambientais africanas esbarram na falta de investimentos e na competitividade. Os organismos internacionais atuam nas consequências do problema e não nas causas.

CORRUPÇÃO: Verbas de ajuda humanitária com frequência acabam nas mãos de políticos corruptos e não chegam a quem precisa.

APARTHEID
O Apartheid (em africâner significa "separação") foi um regime de segregação racial que ocorreu na África do Sul a partir de 1948, o qual privilegiava a elite branca do país, que perdurou até as eleições presidenciais de 1994, ano em que ascendeu ao poder Nelson Mandela, que pôs fim ao regime segregacionista, lutando pela igualdade racial na África do Sul.

O APARTHEID E AS NAÇÕES DO MUNDO: Toda esta prática racista e excludente acarretou em violência e um expressivo movimento de resistência interna, bem como um duradouro embargo comercial contra a África do Sul. Como efeito colateral mais marcante, podemos citar o protesto contra as Leis do Livre Trânsito, em 21 de março de 1960, o qual acabou em tragédia, matando 69 manifestantes e ferindo 180. Como consequência, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 6 de novembro de 1962, a Resolução 1761, reprovando as práticas racistas do regime sul-africano e demandando que os países signatários da ONU cortassem as relações militares e econômicas com a África do Sul. Assim, internacionalmente, a África do Sul ficou isolada, quando, em 1978 e 1983, inicia-se um forte bloqueio à África do Sul, o qual pressionava empresários e empreendedores a rejeitarem qualquer investimento naquele país, bem como proibiu os times esportivos da África do Sul de participarem em eventos internacionais. Em consequência, no ano de 1984, algumas reformas foram introduzidas, mas, na realidade, entre 1985 e 1988, eventos de extrema violência contra os povos oprimidos tornam-se corriqueiros, mas leis de censura impedem a mídia de divulgá-los.

NELSON MANDELA (1918-2013), foi considerado culpado de traição em 1963, sendo condenado a pena de prisão perpétua na Ilha Robben, onde cumpriu 27 anos de cárcere. Com a abertura política e anistia, foi eleito presidente e conduziu o processo de redemocratização da África do Sul.

EXEMPLOS DE  LEIS DO APARTHEID
- Lei sobre Nativos em Áreas Urbanas: obriga os negros a viverem em locais específicos;
- Lei de Proibição dos Casamentos Mistos: torna ilegal o casamento entre pessoas de raças diferentes;
- Lei de Registro Populacional: formalizou a divisão racial através da introdução de um cartão de identidade diferenciado por raças;
- Lei de Áreas de Agrupamento: determinou onde cada um viveria de acordo com sua raça.

O APARTHEID NA PRÁTICA
- Os não-brancos eram recusados a se candidatarem e não podiam votar;
- Os negros eram proibidos de ingressar em diversos empregos e também não podiam empregar trabalhadores brancos;
- A terra atribuída aos negros era, via de regra, muito improdutiva e não permitia a subsistência digna;
- A Educação provida aos negros era de péssima qualidade e voltada ao mercado de trabalho braçal;
- Trens e ônibus eram segregados, bem como as praias, piscinas públicas e bibliotecas e cinemas;
- Sexo inter-racial era proibido.



FIM DO APARTHEID: O Apartheid, apesar de ter acabado em 1994, quando Nelson Mandela ascendeu ao cargo de Presidente da África do Sul,  não resolveu problemas como a miséria, a injustiça e a desigualdade que ainda são comuns no país. Após as eleições de Mandela, a população branca, se viu destituída de poderes, os quais durante quatro décadas esteve concentrado nas mãos da elite branca do país. Assim, o regime segregacionista do apartheid privilegiou os interesses da minoria branca, primeiramente dos descendentes de europeus que ocupavam o país; em 2014, completa 20 anos desde a entrada de Mandela no poder (1994) e o fim do regime do apartheid. Entretanto, apesar de muitas questões terem sido resolvidas, desde a inclusão dos negros na política, economia, aumento de programas sociais, diminuição da miséria, a insatisfação da população ainda persiste diante do contexto atual: péssimas condições de vida, aumento da desigualdade econômica, social, cultural, e ainda, o desemprego que cresce a cada ano. Mandela deixou bem claro que a intenção dele, não era de criar um outro regime segregacionista, separando a minoria branca da maioria negra; a ideia central do líder era proporcionar uma sociedade igualitária para todas as pessoas, independente do credo, religião, cor, etc. Para tanto, estudos apontam que o problema da segregação racial ainda persiste na África do Sul, onde muitos brancos, com receio de ataques, já resolveram deixar o país, consequência essa gerada pelo aumento da violência inter-racial; embora a minoria branca ainda domine grande parte da cena política e econômica do país. É salutar ressaltar que os imigrantes, sobretudo chineses e indianos, sofreram também com o regime do apartheid, e ainda hoje, lidam com a xenofobia no país.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-africas.htm                                       

 ROTEIRO DE LEITURA E ESTUDO:

1- Assinale as alternativas falsas (F) e as verdadeiras (V) sobre o continente africano.
 ( F ) É o mais populoso dos continentes.
 ( F ) É o mais povoado dos continentes.
 ( F ) É o continente de maior extensão territorial.
 ( V ) É o continente que apresenta o maior índice de pobreza e subdesenvolvimento.

2- Relacione:
A) Oceano que banha a África ao oeste
B) Oceano que banha a África ao leste
C) Mar localizado ao norte da África
D) Mar localizado ao nordeste da África
( B ) Índico
( A ) Atlântico
( C ) Mediterrâneo
( D ) Vermelho

3- Relacione:
A) Considerado o maior deserto do mundo
B) Aumento das áreas áridas
C) Paisagem típica da África tropical
D) Clima predominante no continente africano
( B ) desertificação
( D ) tropical
( A ) Saara
( C) Savana

4- Relacione corretamente:
(1)  África subsaariana ou Negra
(2)  África Saariana ou Branca

(    ) Corresponde à parte norte do continente, onde localiza-se o deserto do Saara.
(    ) A maior parte dos países são subdesenvolvidos e vivem basicamente da agricultura de subsistência. 
(    ) Nessa região predominam os povos de origem árabe, etíope, egípcia, dentre outros.
(    ) Alguns países destacam-se pelas riquezas minerais como fosfato, gás natural e petróleo.
(    )  Localiza-se ao sul do deserto do Saara .A população é composta em sua maioria por grupos negros.
(    ) Tem as melhores condições de vida que a maioria do continente.

Marque a alternativa com a sequência correta:  
(A) 1-2-1-1-2-1         
(B) 2-1-2-2-1-2       
(C) 2-2-1-2-1-2       
(D) 1-1-2-1-2-1

5- Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid:
(A) Angola
(B) Nigéria
(C) Camarões
(D) África do Sul
(E) Jamaica

6- Identifique o tema do quadrinho abaixo:
(A) Potências imperialistas americanas repartindo a África.
(B) Potências imperialistas europeias organizando a África.
(C) Potências imperialistas europeias repartindo o continente africano.

7- A repercussão negativa ao regime político racial instalado na África do Sul envolveu a maioria da população local (negros) e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Várias manifestações foram realizadas contra o apartheid, sendo o principal líder desses movimentos:
(A) Mahatma Gandhi
(B) Frederick de Klerk
(C) Thabo Mbeki
(D) Nelson Mandela
(E) N.D.A.

8- Diga três informações sobre a subdivisão da África.
9- Diga quatro informações sobre os problemas africanos.
10- Explique o que foi o Apartheid e onde ocorreu.
11- Comente a importância de Mandela para a África do Sul.

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