sexta-feira, 27 de março de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO


PROF. CRISTINA

RENASCIMENTO CULTURAL

É o período da História da Europa (entre fins do século XIII e meados do século XVII) marcado por transformações em muitas de áreas, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes em todos os aspectos da sociedade, o termo é mais fortemente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO CULTURAL

HUMANISMO: o humanista era o indivíduo que traduzia e estudava os textos antigos, principalmente gregos e romanos. Foi dessa inspiração clássica que nasceu a valorização do ser humano.

ANTROPOCENTRISMO (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. O homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. Tem capacidade criadora e pode explicar os fenômenos à sua volta.

RACIONALISMO:  descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo. A razão humana é a base do conhecimento. Isto se contrapunha ao conhecimento baseado na tradição e na inspiração de origem divina que marcou a cultura medieval.

INDIVIDUALISMO: o artista como criador individual da obra de arte. O artista renascentista assinava suas obras, tomando-­se famoso.

ANTIGUIDADE CLÁSSICA: os artistas renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. Era o re­nascer da cultura greco romana.

NATURALISMO: em arte é a descrição de objetos reais e ambientes naturais.

PERSPECTIVA: nas técnicas de pinturas, os renascentistas criavam a ilusão de profundidade (aparência tridimencional).

O Renascimento teve início  na Itália. Daí irradiou-se para outras partes da Europa. O inicio do movimento renascentista italiano se explica por diversos fatores: 
- A vida urbana e as atividades comerciais, mesmo durante a Idade Média, sempre foram mais intensas na Itália do que no resto da Europa. O Renascimento está ligado à vida urbana e à burguesia.
- A Itália foi o centro do Império Romano e por isso tinha mais presente a memória da cultura clássica. Como vimos, o Renascimento inspirou-se na cultura greco-romana.
- O grande acúmulo de riquezas obtidas no comércio com o Oriente, formou uma poderosa classe de ricos mercadores, banqueiros e poderosos senhores. Esse grupo representava um mercado para as obras de arte, estimulando a produção intelectual. Muitos pensadores, pintores, escultores e arquitetos se tornaram protegidos dessa poderosa classe. A essa prática de proteger e patrocinar artistas e pensadores deu-se o nome de mecenato.

LEIA O TEXTO ACIMA E PESQUISE EM OUTRAS FONTES PARA RESPONDER AO SOLICITADO:
1 - Leia o texto:
“Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura, acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana”
A) Qual foi a fonte (de onde veio) de inspiração para os intelectuais e artistas do renascimento?
B) Cite uma característica que diferencie a era medieval do renascimento cultural.

2 – Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI, afirmavam:
A) Que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de crescimento, dando continuidade ao período medieval.
B) Que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.
C) Que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.
D) Que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.

3 - Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que:
A) Surgiu na Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
B) Os renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.
C) Caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.
D) O Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve inicio na Alemanha, no século XVII.

4 - Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
(  V ) No Renascimento existe a Valorização do Homem.
(  F ) O renascentista acredita que a verdade era encontrada por meio da fé e dos dogmas.
(  V ) Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso.
(  F ) Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdição.
(  V ) Leonardo da Vinci, Boticelli, Rafael Sanzio, Michelangelo são artistas do renascimento.
(  F ) A visão do mundo para um renascentista era teocêntrica.
(  V ) O Renascimento Cultural surgiu nas cidades Italianas.

5- A charge a seguir que relaciona o presidente Lula com o renascentista Leonardo da Vinci, traz como referência, uma conhecida obra desse gênio do Renascimento. O artista renascentista e o título da obra que inspirou a charge são, respectivamente:

A) Leonardo da Vinci e A Virgem dos Rochedos
B) Leonardo da Vinci e A Virgem e o Menino.
C) Leonardo da Vinci e Homem Vitruviano.
D) Leonardo da Vinci e Mona Lisa.
E) Leonardo da Vinci e Última Ceia.

6- A Mentalidade renascentista promove uma transformação no modo de pensar quando comparado com o homem medieval. Assinale a alternativa onde está comparação está correta:
A) Os medievais a verdade está na razão e nos renascentistas a verdade é encontrada nas tradições, na Igreja.
B) O medievo é ligado ao domínio cultural da Igreja Católica, enquanto os renascentistas o domínio cultural demonstra-se através dos Intelectuais, artistas e cientistas
C) Medieval – Antropocentrismo enquanto Renascimento – Teocentrismo.
D) O homem medieval deve conhecer a natureza para melhor dominá-la enquanto o renascentista a natureza deveria ficar distante do homem, porque é pecaminosa.

7-  Leia: (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.  (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.  (VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
A) A fé como guia das descobertas.
B) O senso crítico para se chegar a Deus.
C) A limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
D) A importância da experiência e da observação.
E) O princípio da autoridade e da tradição.

8 - O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo, no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________. Ao representarem as relações do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem do universo físico, marcada pelo _________.
A) Popular - antropocentrismo - geocentrismo
B) Elitista - teocentrismo – heliocentrismo.
C) Popular - antropocentrismo – heliocentrismo.
D) Popular - teocentrismo – geocentrismo.
E) Elitista - antropocentrismo – heliocentrismo.

9- O Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas. SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p. 112
O Renascimento teve como características, EXCETO
(A) Inspiração na Antiguidade Clássica
(B) Valorização do homem
(C) Desejo de romper com a cultura Medieval
(D) Valorização da cultura teocêntrica

10- Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e ideias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente, obras de:
(A) Leonardo da Vinci – Michelângelo – Botticelli
(B) Michelângelo – Rafael – Leonardo da Vinci
(C) Botticelli – Michelângelo – Rafael
(D) Leonardo da Vinci – Donatelo – Michelângelo

11- Vários artistas italianos se destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de artistas italianos renascentistas?
(A) Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
(B) Pablo Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
(C) Pitágoras, Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti.
(D)  Lucas Mantovanni, Pablo Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir.

12- Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
(A) Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
(B) Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
(C) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
(D) Religiosos que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.

13- Sobre Leonardo da Vinci, é verdadeiro afirmar que:
(A) Foi o mais importante escultor e poeta do Renascimento Italiano.
(B)  Foi um importante pintor, escultor, cientista, engenheiro, escritor e físico do Renascimento.
(C)  Foi um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista.
(D)  Foi um importante escultor e pintor italiano do Renascimento, cuja principal obra é Pietá.

14- Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
(A) França
(B) Itália
(C) Espanha
(D) Holanda

15- Responda:
A)  Qual foi a classe social que financiou as obras renascentistas?
B) Por que os cientistas do Renascimento Cultural entravam em choque com a Igreja?



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