segunda-feira, 23 de março de 2020

PORTUGUÊS

PROF. ÂNGELA
CLASSES DE PALAVRAS

Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

1 – SUBSTANTIVO.
2 – ARTIGO.
3 – ADJETIVO.
4 – NUMERAL.
5 – PRONOME.
6 – VERBO.
7 – ADVÉRBIO.
8 – PREPOSIÇÃO.
9 – CONJUNÇÃO.
10 – INTERJEIÇÃO.

1 – SUBSTANTIVO é toda palavra que denomina um ser, seja animado ou inanimado e ou sentimento. Normalmente vem precedida de artigo. 

Exemplo: cavalo, sapato, Paulo, amor, etc.

Os substantivos classificam-se em:
ü  Substantivo Simples - formado por uma só palavra: pássaro

ü  Substantivo Composto - formado por mais de uma palavra: beija-flor

ü  Substantivo Comum - refere-se a todos os seres da mesma espécie: menino

ü  Substantivo Próprio - refere-se apenas a um ser da mesma espécie: Mário

ü  Substantivo Concreto - o que tem existência real, que tem uma forma concreta, ou imaginária: sapato, Deus, vento, alimento, etc.

ü  Substantivo Abstrato - aquele cuja existência depende de outro ser. Não tem um corpo físico, nem imaginário. São todos os sentimentos, ações, qualidades: saudade, felicidade, corrida, beleza, etc.

ü  Substantivo Primitivo - o que não tem origem em outro já existente na língua: livro

ü  Substantivo Derivado - o que tem origem em outro já existente na língua: livraria

ü  Substantivo Coletivo - nome que, apesar de estar no singular, designa um grupo de seres da mesma espécie.
exército: das forças militares de uma nação
legião: de anjos
boiada: de bois
cardume: de peixes
semana: os sete dias.

EXERCÍCIOS

01 - Classifique os substantivos em destaque (comum ou próprio, simples ou composto, primitivo ou derivado, concreto ou abstrato ou coletivo) nas orações abaixo:
a.    Esta é minha flor favorita.
b.   A honestidade é essencial nas relações humanas.
c.    O cardume migrava para a desova.
d.   O ferreiro ensinava-lhe o ofício.

02 - Assinale a alternativa que possui um substantivo comum, simples, concreto e primitivo:
a.    (  ) casebre
b.   (  ) girassol
c.    (  ) Helena
d.   (  ) honestidade
e.    (  ) menina

03 - Relacione as colunas de acordo com a classificação dos substantivos em destaque:
I. Substantivo abstrato
II. Substantivo concreto

a.    (  ) Minha aliança de casamento é de ouro.
b.   (  ) O crescimento econômico depende de uma nova aliança comercial.

04 - O vocábulo caravana é substantivo coletivo de:
a.    (  ) ônibus.
b.   (  ) atores.
c.    (  ) pessoas.
d.   (  ) ciganos.
e.    (  ) viajantes.

05 - A palavra livro é um substantivo
a.    (  ) próprio, concreto, primitivo e simples.
b.   (  ) comum, abstrato, derivado e composto.
c.    (  ) comum, abstrato, primitivo e simples.
d.   (  ) comum, concreto, primitivo e simples.

06 - As palavras TIETÊ e PESCA são, respectivamente, substantivos:
a.    (  ) próprio e concreto.
b.   (  ) comum e próprio.
c.    (  ) concreto e próprio.
d.   (  ) comum e abstrato.
e.    (  ) próprio e abstrato.

07 – Indique, circulando, os substantivos compostos presentes na relação de palavras abaixo:
Girassol                 rouxinol               passatempo                   pernilongo 
moleque                 mandachuva        semianalfabeto              madrepérola
bem-te-vi                lobisomem

 GABARITO
1) a) comum/simples/primitivo/concreto
     b) comum/simples/derivado/abstrato
     c) comum/simples/primitivo/concreto/coletivo
     d) comum/simples/derivado/concreto

2) e

3) a) II
    b) I

4) e

5) d

6) e

7) girassol / pernilongo / semianalfabeto / bem-te-vi / passatempo / mandachuva / madrepérola / lobisomem

2 – ARTIGO é a palavra que colocamos diante do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
ü  DEFINIDOS: o / a / os / as
ü  INDEFINIDOS: um / uns / uma / umas
OBSERVE: o cavalo, os sapatos, a vida, as meninas, um amor, uns jovens, uma senhora, umas respostas

08 - Das orações abaixo, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo:

Eu acompanhei a garota até sua casa.
Encontrei uma garota por onde eu passava.

09 - Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a.    Uns alunos chegaram mais cedo à escola (   ).
b.   O bem sempre vencerá o mal (   ).
c.    Preciso de uma explicação para isto (   ).
d.   Chegaram as encomendas (   ).
e.    Nesta loja vendem-se uns artigos importados (  ).

GABARITO

    08 – a garota – está definido a qual garota se refere.
            uma garota – não está definido a qual garota se refere, pode ser qualquer uma.

    09 -  a ( B )      b ( A )                   c ( B )          d ( A )          e ( B )

3 – ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: bonita, alto, rica, estudiosos, etc.
Uma senhora bonita.
A vida rica
Uns jovens estudiosos
O cavalo alto

11 - Sobre os adjetivos, é correto afirmar:

a. (    )  Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe
      qualidades, estados, aparência etc.    
b. (    ) Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do
      advérbio.
c. (    )  Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
d. (    ) Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.
e. (    )  Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um  único verbo.

12 - Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
a. (    )  Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...
b. (    ) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c. (    )  Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d. (    ) Naquele instante era só um pobre cego.
e. (    )  ... da Terra que é um globo cego girando no caos.

13 - Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a. O sapo verde deu um pulo engraçado.
b.No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c. A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d.Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e. Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
  
GABARITO

4 - NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração. Ele pode ser:
ü  CARDINAL: seis, oito, cem, etc.
ü  ORDINAL: primeiro, segundo, décimo, etc.
ü  MULTIPLICATIVO:  dobro, triplo, quádruplo, etc.
ü  FRACIONÁRIO: meio, terça parte, um sexto, etc.

14 - Agora que você já sabe o que cada classificação dos numerais representa, está na hora de pôr a mão na massa e mostrar o que você aprendeu. Vamos lá?
Leia as frases a seguir e complete com o numeral adequado para elas.

a - Aqui na receita, pede _____________ de açúcar. (Numeral Fracionário)
b - O resultado da corrida mostra que Beatriz chegou em _________ lugar. (Numeral Ordinal)
c - Hoje faz ________ do nosso namoro. (Numeral Coletivo)
d - Minha avó precisa de _________ de ovos. (Numeral Coletivo)
e - Eu comprei __________ biscoitos para você. (Numeral Cardinal)
f - Eu estudei o ____________ do comum para esta prova. (Numeral Multiplicativo)
g - A cidade completa o seu ____________ aniversário. (Numeral Ordinal)
h - Eu tenho _______ cachorro, _______ gatos e o ________ de peixes. (Numeral Cardinal, Numeral Coletivo e Numeral Multiplicativo)
i - Mesmo eu estudando o ______ do comum, eu tirei nota ______ na prova de Ciências. (Numeral Multiplicativo e Cardinal)

5 - PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser:
ü  PESSOAL – são os que substituem as três pessoas gramaticais:
     1ª pessoa – o falante
     2ª pessoa – o ouvinte
     3ª pessoa – aquela de quem se fala

pessoas
pronomes do caso reto
pronomes do caso oblíquo
pronomes de tratamento
Eu
me, mim, comigo
-
Tu
te, ti, contigo
-
Ele (ou Ela)
se, si, consigo, o, a, lhe
você, senhor,
Vossa Excelência,
Vossa Santidade, 
Vossa Senhoria,
Vossa Magnificência,
Vossa Majestade,
Vossa Reverendíssima,
Vossa Alteza,
Vossa Reverendíssima, 
Vossa Eminência,
Nós
nos, conosco
-
Vós
vos, convosco
-
Eles (ou Elas)
se, si, consigo, os, as, lhes,
vocês, senhores,
Vossas Excelências, ... (conforme singular acima)

Uso dos pronomes oblíquos átonos
Os pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: “Eles me respeitam.” (respeitar alguém - objeto direto) ou “Entregaram-te o documento ontem.” (entregar a alguém - objeto indireto).
Os pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos. “Fechou-a e saiu.” (fechou algo - objeto direto).
Os pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos. “Devolverei se estas coisas pertencerem-lhes.” (pertencer a alguém - objeto indireto)
Quando seguidos de verbos que terminam em z, s ou r, os pronomes o, a, os, as assumem as formas lo, la, los, las. Neste caso, a terminação verbal é retirada.
“faz + o = fá-lo
comes + os = comê-los
estudar + a = estudá-la”
Mas, quando seguidos de verbos que terminam em som nasal, os pronomes assumem as formas no, na, nos, nas.
“leram + o = leram-no
retém + a = retém-na
põe + os = põe-nos
ouvem + as = ouvem-nas”
Regras

ü  POSSESSIVO: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas,
nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.
Ex.
ü  DEMONSTRATIVO: -> este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), isto, isso, aquilo.
ü  Regras
ü  INDEFINIDO: algum, alguns, alguma, algumas,    alguém, nenhum, nenhuns, nenhuma, nenhumas, ninguém, todo, todos, toda, todas, tudo, outro, outros, outra, outras, outrem, muito, muitos, muita, muitas, nada, pouco, poucos, pouca, poucas, cada, certo, certos, certa, certas, algo, vário, vários, vária, várias, tanto, tantos, tanta, tantas, quanto, quantos, quanta, quantas, qualquer, quaisquer.
ü  Ex.
ü  INTERROGATIVO: são usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
ü  Ex.
ü  RELATIVO: é uma palavra que substitui um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.
Não conhecemos o aluno. O aluno saiu.
Não conhecemos o aluno que saiu.
Como se pode perceber, o que, nessa frase, está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira.
Os pronomes relativos são os seguintes: o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas, que (quando equivale a o qual e flexões), quem (quando equivale a o qual e flexões), onde (quando equivale a no qual e flexões).
Regras.
1. Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.



preposição

 pronome
  relativo   
                   
                      termo regente


 Havia condições

       a


    que

nos opúnhamos. (opor-se a)


 Havia condições

    com


    que

não concordávamos. (concordar com)


 Havia condições

      de


    que

desconfiávamos. (desconfiar de)


 Havia condições

      -


    que

nos prejudicavam. (= sujeito)


Havia condições

     em


    que

que    insistíamos. (insistir em)





















2. O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada.
                          Não conheço a médica de quem você falou.
                       Esse é o livro a quem prezo como companheiro.
3. Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido.
                               Quem atravessou, foi multado.
4. Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de preposição.
                               João era o filho a quem ele amava.
5. O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural.
                                  Conheço bem a moça que saiu.
                                  Não gostei do vestido que comprei.
                                  Eis os instrumentos de que necessitamos.
6. O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o a, os, as.
                    Sei o que digo. (o pronome o equivale a aquilo)
7. Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).
                        Aquele é o machado com que trabalho.
                        Aquele é o empresário para o qual trabalho.
8. O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída.
              Cortaram as árvores cujos troncos estavam podres.
 9. O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
               Recolheu tudo quanto viu.
 10. O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual.
               Esta é a terra onde habito.
a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem antecedente.
               Nunca mais morei na cidade onde nasci.
 b) aonde é empregado com verbos que dão ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da preposição a + onde.
               As crianças estavam perdidas, sem saber aonde ir.
 6 – VERBO é a palavra que podemos conjugar (flexionar) em PESSOA, NÚMERO, TEMPO e   
         MODO. Assim, na forma verbal ESTUDEI, temos:
  • Flexão de númeroESTUDEI (é forma do singular: EU) – todo verbo tem SINGULAR
(ESTUDO, ESTUDAS, ESTUDA) e PLURAL (ESTUDAMOS, ESTUDAIS, ESTUDAM).
  • Flexão de pessoaESTUDEI (é forma da 1ª pessoa: EU) – todo verbo tem a PRIMEIRA (EU, NÓS), a SEGUNDA (TU, VÓS) E A TERCEIRA (ELE, ELA, ELES, ELAS ).
A PRIMEIRA pessoa é a que fala (emissor ou falante); a SEGUNDA é a pessoa com quem se fala (receptor ou ouvinte); a TERCEIRA pessoa é a de quem se fala (também chamada de assunto).
  • Flexão de tempoESTUDEI (é forma do pretérito perfeito) – é o momento ou a época em que se realiza o fato. São três os tempos: PRESENTE, PRETÉRITO (PERFEITO, IMPERFEITO, MAIS QUE PERFEITO) e FUTURO (DO PRESENTE, DO PRETÉRITO).
  • Flexão de modoESTUDEI (é forma do modo indicativo) - indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia; a maneira, o modo como o fato se realiza. São três os modos: INDICATIVO (quando o falante tem a certeza de sua atitude, o fato é ou será uma realidade – EU ESTUDO); SUBJUNTIVO (quando o falante não tem certeza da atitude; o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça – SE EU ESTUDASSE); IMPERATIVO (quando o falante expressa uma ordem, pedido, conselho, advertência, sugestão, convite – ESTUDE!)
·         Além dos modos, existem também as FORMAS NOMINAIS: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO. Recebem o nome de FORMAS NOMINAIS, porque também funcionam como nome (principalmente substantivo e adjetivo).
·         Quando o infinitivo  funciona como substantivo: “o cantar dos passarinhos / o saber dos mestres”. (O infinitivo sempre termina em ar, er(or), ir )
·         Quando o gerúndio funciona como adjetivo: “água fervendo / menino estudando”; ou advérbiovendo a filha, chorou /namorando, ela ficará mais doce”. (O gerúndio sempre termina em ndo)
·         Quando o particípio funciona como adjetivo “camisa rasgada / missão cumprida
(O particípio normalmente termina em ado/ido ou ada/ida).
·         Além das flexões verbais, temos de considerar as vozes verbais, que são três:
·         VOZ ATIVA – quando a ação é praticada pelo sujeito, que, por isso, se chama agente - aquele que age: “EU ESCREVI UM LIVRO.” – nessa frase EU é um sujeito que age, que pratica a ação de escrever, por isso é um sujeito agente.
·         VOZ PASSIVA – quando a ação é recebida pelo sujeito, que, por isso, se chama paciente – aquele que recebe, que sofre. “O LIVRO FOI ESCRITO POR MIM.” – nessa frase, o livro é um sujeito que recebe a ação de escrever, por isso é um sujeito paciente.
         ***********************
·         O verbo pode indicar, entre outros processos:
ação (correr) – Ele corre todos os dias.
estado (ficar) – Todos ficaram felizes.
fenômeno (chover) – Choverá muito na semana que vem.
ocorrência (nascer) – Minha filha nasceu ontem.
desejo (querer) – Nós queremos um sorvete.
·         Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais:
RADICAL - VOGAL TEMÁTICA - DESINÊNCIAS
·         O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Observe o exemplo de alguns verbos e seus radicais....
Reagir           - Reag
Entender       - Entend
Participar      - Particip 
Supor            - Sup
·         A vogal temática é o elemento que permite a ligação entre o radical e as desinências. Em português reconhecemos três vogais temáticas:
     A - que caracteriza os verbos da primeira conjugação: participar, determinar, ofertar;
E - que caracteriza os verbos da segunda conjugação: entender, surpreender, aquecer. Nesta conjugação incluem-se ainda os verbos que derivam de pôr (supor, compor), visto que sua vogal temática é E, cuja origem está na forma arcaica da língua portuguesa poer, do latim ponere;
       I - que caracteriza os verbos da terceira conjugação: reagir, partir, sorrir.
         Ao conjunto formado pelo radical e pela vogal temática de um verbo dá-se o nome de  tema.
ü  A desinência (ou terminação), é o elemento que, acrescentado ao tema, indica as flexões do verbo, que podem ser de número, pessoa, modo e tempo.

AMAREMOS 

o radical AM
a vogal temática A
a pessoa (primeira) e o número (plural) MOS
o modo (indicativo) e o tempo (futuro de presente) RE

AMÁVAMOS

o radical AM
a vogal temática A
a pessoa (primeira) e o número (plural) MOS
o modo (indicativo) e o tempo (pretérito imperfeito) VA

O verbo pode sofrer variações de acordo com suas flexões. Possui as flexões de:
MODO (indicativo, subjuntivo e imperativo),
TEMPO (presente, pretérito e futuro),
NÚMERO (singular e plural),
PESSOA (1ª, 2ª, ou 3ª) e
VOZ (ativa, passiva e reflexiva).

                                   “Ele corre todos os dias.”
MODO: indicativo
TEMPO: presente
NÚMERO: singular
PESSOA: 3ª
VOZ: ativa

ü  MODO – o modo verbal indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia:
Eu corro todos os dias. (MODO INDICATIVO) - quando o falante tem a certeza de sua atitude; o fato é ou será uma realidade.

Talvez eu corra todos os dias. (MODO SUBJUNTIVO) - quando o falante não tem certeza da atitude; o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça.
Corra todos os dias! (MODO IMPERATIVO) - quando o falante expressa uma ordem, pedido, conselho, advertência, sugestão, convite.

ü  TEMPO - os tempos, como o próprio nome evidencia, expressam o momento em que ocorre o fato indicado pelo verbo. São três tempos verbais: o PRESENTE (o fato ocorre no momento da fala); o PRETÉRITO ou passado (o fato ocorre antes do momento da fala) e o FUTURO (o fato ocorre depois do momento da fala). Vale frisar que os tempos PRETÉRITO e FUTURO se ramificam nos modos indicativo e subjuntivo, conforme veremos a seguir.
Tempos do modo indicativo
PRESENTE: tem relação com um fato ou ação que ocorre no momento em que se fala.
                  

PRESENTE
EU
ESCREVO
TU
ESCREVES
ELE
ESCREVE
NÓS
ESCREVEMOS
VÓS
ESCREVEIS
ELES
ESCREVEM

TEMPO PRETÉRITO

PRETÉRITO IMPERFEITO
(fato inacabado no passado)
PRETÉRITO PERFEITO
(fato concluído no passado)
PRETÉRITO MAIS-QUE-  PERFEITO
(fato anterior a outro passado)

ESCREVIA
ESCREVI
ESCREVERA
ESCREVIAS
ESCREVESTE
ESCREVERAS
ESCREVIA
ESCREVEU
ESCREVERA
ESCREVÍAMOS
ESCREVEMOS
ESCREVÊRAMOS
ESCREVÍEIS
ESCREVESTES
ESCREVÊREIS
ESCREVIAM
ESCREVERAM
ESCREVERAM

Futuro: tem relação com um fato ou ação que irá ocorrer posterior à fala:
Exemplo: A professora estará mais bonita amanhã, pois é nossa formatura.

VOZ
A voz do verbo faz referência ao tipo de relação entre sujeito e verbo. Observe:
Voz ativa: acontece quando o sujeito pratica a ação; o sujeito é o agente da ação.
Exemplo: O aluno respondeu a pergunta da professora.
Voz passiva: acontece quando o sujeito sofre ação.
Exemplo: A pergunta da professora foi respondida pelo aluno.
• A voz passiva pode ser analítica, como no caso acima ou sintética, como no caso: Aluga-se apartamento.
Voz reflexiva: acontece quando o sujeito pratica e sofre a ação.
Exemplo: O aluno cortou-se com o estilete. 

10 – Complete com a preposição adequada:
a)   Saí com   meus pais.
b)   Estamos sem luz há alguns minutos.
c)   Minha família morou em Pernambuco vários anos.
d)   Minha mãe gostava de conversar sobre arte.
e)   Perante o juiz, ele não abriu a boca.
f)    Estarei em Curitiba na próxima quinta-feira.
g)   Deteve-se um instante para observar o movimento de pedestres.

11 – Sublinhe as conjunções:
a)   Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b)   Estava estudando, quando você me telefonou.
c)   Você reage ou será dominado pela doença.
d)   Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e)   Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f)    Ele falava e eu ficava ouvindo.
g)   Compre um jipe ou um caminhão.
h)   Esperei-o até tarde, mas ele não veio.

12 – Identifique as interjeições:
a)   Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)   Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)   Temos a família reunida de novo. Viva!
d)   Você vai conseguir. Força!

13 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
ALEGRIA – ABORRECIMENTO – SAUDAÇÃO – DESEJO – ADVERTÊNCIA – ADMIRAÇÃO.
a)   Caramba! Como ela samba! – Admiração.
b)   Cuidado! Trecho sem acostamento! Advertência.
c)   Oxalá os pais saibam compreendê-lo. Desejo.
d)   Olá! Como passou a noite? Saudação.
e)   Oba, as férias estão aí. Alegria.
f)    Xi! Esse cara aqui de novo. Aborrecimento.

Exercícios:

Exercícios:
2 – Classifique os artigos conforme o modelo:
        O senhor me dá um presente de aniversário?
        O = artigo definido, masculino, singular.
        Um = artigo indefinido, masculino, singular.

a)   Ganhei uma caneta dourada.
Uma- artigo indefinido, feminino, singular.

b)   Os irmãos ganharam doces.
Os – artigo definido, masculino, plural.

c)   A gaita era verde.
A – artigo definido, feminino, singular.

Exercícios:

4 – O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a)   Camarada: legal – positiva / egoísta - negativa
b)   Gesto: fraterno – positiva / brutal - negativa
c)   Roupa: nova – positiva / rasgada - negativa
d)   Mulher: simpática – positiva / arrogante – negativa

Exercícios:

5 – Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)   Fernanda comeu um terço da torta. - Fracionário
b)   Esse filme é de segunda categoria. Ordinal
c)   Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. Multiplicativo
d)   Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. Cardinal
e)   Aproximadamente cinquenta mães participam da reunião. Cardinal

        INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são:
·        De alegria: ah! oh! oba!
·        De advertência: cuidado! atenção!
·        De aplauso: viva! bis! bravo!
·        De alívio: ufa! Arre!
·        De chamamento: ó! olá! alô!
·        De admiração: ah! oh! puxa! nossa!
·        De dor: ui! ai!
·        De desejo: oxalá! tomara!
·        De silêncio: silêncio! psiu!
·        De saudação: salve! viva! olá!
·        De surpresa: oh! ah!
·        De terror: ui! credo! cruzes.

Exercício:
6 – Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a)   Este animal não vai participar da exposição. Demonstrativo
b)   Vários atletas já chegaram. Indefinido
c)   Quantos ainda não voltaram? Interrogativo
d)   Há poucos erros na redação. Indefinido
e)   Ela sempre gostou de ler. Pessoal
f)    Nosso povo está despertando. Possessivo

Exercícios:
7 – Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a)   Chegarei: chegar
b)   Subiram: subir
c)   Coube: caber
d)   Fizeste: fazer
e)   Pudesses: pôr
f)    Sumiu: sumir
g)   Estávamos: estar
h)   Amássemos: amar
i)     Perceberdes: perceber
j)     É: ser

8 – Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
        Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
        Bastante: advérbio de intensidade.

a)   Não engoli coisa nenhuma.
Não – advérbio de negação.

b)   Convoquei imediatamente a família.
Imediatamente – advérbio de tempo.

c)   Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
Muito – advérbio de intensidade.

d)   A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
Rapidamente – advérbio de modo.

e)   Os meninos hospedaram-se aqui.
Aqui – advérbio de lugar.

9 – Sublinhe as preposições:
a)   Conversamos sobre nossos estudos.
b)   Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c)   Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d)   A criançada partiu para o acampamento.
e)   Aquela chácara é de meus tios.
f)    Você já viajou de avião?


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