terça-feira, 24 de março de 2020

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. CRISTINA
ROMA ANTIGA

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- O solo italiano em geral é bastante fértil, por isso a região sempre foi muito disputada pelos mais diversos povos.
- Segundo a tradição, Roma foi fundada em 753 a.C. Nessa época, encontravam-se na Itália três povos: os italiotas (úmbrios, latinos, sabinos, volscos e samnitas), os gregos e os etruscos. Há autores que acreditam que Roma foi fundada pelos etruscos, enquanto outros deduzem que Roma se originou de um forte construído por latinos e sabinos às margens do Rio Tibre.
- Nas suas origens, Roma estava organizada em gens, ou seja, descendentes de um ancestral comum. Nessa época, Roma estava dividida em grandes famílias dirigidas pelo pater famílias, daí os membros dessa família serem chamados de patrícios. Já os clientes (de uma palavra latina que designa “os que obedecem”) eram pessoas pobres ligadas a uma família patrícia, trabalhando arduamente em troca de uma proteção física, econômica e jurídica. Por último existiam indivíduos que não pertenciam a nenhuma família eram chamados de plebeus (da palavra latina plebe, que significa “multidão”). Não se sabe ao certo sua origem. Para alguns historiadores eram nativos submetidos quando Roma foi fundada. Há ainda aqueles que acreditam que os plebeus eram estrangeiros estabelecidos em Roma e imediações.
- No período de 753 a 509 a.C., Roma foi uma Monarquia e a sociedade estava assim dividida: patrícios: eram cidadãos romanos e tinham o poder econômico e político; clientes: ligavam-se a uma família patrícia; plebeus: eram homens livres, porém sem direitos políticos; escravos: derrotados de guerra, sem nenhum direito político. O escravismo não desempenhou papel significativo durante a Monarquia.
- Durante a Monarquia quando a agricultura praticada nas terras drenadas pelos etruscos superou a pecuária, o comércio e o artesanato também evoluíram bastante.
- A partir de 509 a.C. foi instaurada a República. Nesse período, ocorreram graves lutas sociais, acelerou-se o processo de expansão e consolidou-se o modo de produção escravista. Os patrícios controlavam as instituições políticas romanas. A plebe, apesar de pagar impostos e apesar dos encargos militares, permanecia marginalizada.
- Em 494 a.C., com a Revolta do Monte Sagrado, a plebe passou a ter o direito de eleger o Tribuno de Plebe, o qual tinha o poder de veto sobre as ações que prejudicassem os plebeus. Um colégio de dez magistrados (decênviros) foi encarregado, em 450 a C. de codificar as leis romanas. A Lei das Doze Tábuas, gravadas em tábuas de bronze e exposta no fórum (praça do mercado), constituiu-se na fonte do Direito público e privado dos romanos. O referido código substituiu o direito consuetudinário por uma legislação escrita. Em 445 a.C., a igualdade civil e a possibilidade do casamento interclasses foram estabelecidas pela Lei Canuleia. Em 367 a.C., a Lei Licínia abriu aos plebeus enriquecidos as portas das magistraturas e, em consequência, as do próprio Senado. Já a Lei Ogúlnia possibilitou aos plebeus o ingresso nos colégios sacerdotais. Pela Lei Hortênsia (287 a.C.), as resoluções da assembleia popular (plebiscito) adquiriram força de lei independentemente da aprovação do Senado.
- Apesar das modificações, a aristocracia patrícia ficou fortalecida, pois pôde incorporar os plebeus enriquecidos. Com isso, restabeleceu-se a coesão social e política, para que Roma conquistasse a Itália.

A CONSOLIDAÇÃO DO ESCRAVISMO:
 - Roma dominou a Itália, venceu os cartagineses (Guerras Púnicas) e passou a controlar o Mediterrâneo e Norte da África. Posteriormente, Grécia, Egito e Ásia Menor caíram sob o domínio dos romanos. A principal consequência deste processo foi a consolidação do escravismo.
- A partir do século III a.C., o modo de produção escravista passou a preponderar na Roma Antiga. O número de escravos aumentou significativamente. Para os romanos, o escravo era uma mercadoria como qualquer outra. As condições para alguém se tornar escravo eram múltiplas: por dívida (até 326 a.C.), pirataria e, principalmente, através da guerra de conquista. O escravo exercia as mais diversas funções: de agricultor a professor de artesão a carregador. O tráfico de escravos foi um importante setor do comércio romano.

UM GLADIADOR CONTRA ROMA:
- Espártaco foi trazido à Roma como prisioneiro de guerra, tornando-se gladiador (homens que combatiam para divertir os romanos). Com mais 200 gladiadores rebelaram-se, após a vitória contra o primeiro exército romano, tornou-se célebre. Pretendia levar os escravos para suas pátrias. Dirigiu-se à Sicília para sublevar os escravos da região e chegar à Grécia. Este plano também falhou. A poderosa Roma foi humilhada por Espártaco, porém, as divergências entre os escravos e o poderio romano fizeram com que Crasso o vencesse, em 71 a.C. Para servir de exemplo, seis mil escravos foram crucificados, ao longo da Via Ápia (que ligava Roma à Cápua).

A QUESTÃO AGRÁRIA: OS IRMÃOS GRACO
- O grande afluxo de escravos e o predomínio de latifúndios geravam descontentamento entre as camadas inferiores da população livre, urbana e rural. As coisas começaram a mudar quando, em 133 a.C., foi eleito para o tribunato o jovem e rico patrício Tibério Graco. Tibério estava impressionado com a miséria do povo, seu projeto era bastante moderado, propunha a limitação do direito de ocupação das terras de domínio público a um máximo de 500 jeiras (125 hectares). As terras assim recobradas pelo Estado deveriam ser repartidas em lotes e distribuídas aos cidadãos. Os antigos donos receberiam uma justa indenização.
- Em 132 a.C., quando expunha suas ideias ao povo, um grupo de partidários da aristocracia surgiu e o assassinou. Mais tarde (123 a.C.) seu irmão, Caio Graco continuou sua obra. Entre os benefícios que trouxe ao povo, podemos destacar: conseguiu que cada cidadão recebesse do Estado, mensalmente, certa quantidade de trigo; reformou a justiça; procurou construir estradas, para ocupar os desempregados; quis democratizar o direito eleitoral.
- Por mexer com os interesses da classe dominante, teve o mesmo destino de seu irmão: foi assassinado. As reformas dos irmãos Graco visavam conservar a mesma ordem social, porém, eliminando as injustiças mais flagrantes.

O IMPÉRIO: APOGEU E DECLÍNIO.
Nos dois primeiros séculos da Era Cristã, o Império Romano atingiu o apogeu.  No mapa as dimensões do poderio romano:
-  A partir do século III, as coisas mudaram, entre 235 e 268, instaurou-se o caos no Império Romano. Cada exército proclamava o seu imperador, logo em seguida por qualquer motivo o assassinavam. Nesse período de 33 anos, reinaram 21 imperadores, e apenas um não morreu de forma violenta.
- De forma resumida, podemos destacar os seguintes fatos no turbulento período de 235 a 268: inflação galopante; invasões estrangeiras e ataques ao longo das fronteiras; revoltas camponesas; com os imperadores ilírios a situação melhorou. Cláudio II derrotou os godos; Aureliano, os alamanos e Probo, os germânicos da Gália.
- Após ter vencido Carino, Diocleciano se tornou o novo imperador. Realizou reformas profundas, a fim de salvar o Império. Instaurou a Tetrarquia. A partir de então, passaram a existir quatro imperadores, dois deles com o título de Augusto (divino) e dois com o título de César (chefe militar). Diocleciano instaurou uma monarquia despótica e militar, de tipo helenístico (de origem grega). Incentivou o culto dos deuses antigos, perseguiu os cristãos. Impôs o uso do latim nas províncias do Oriente. Prestigiou as leis romanas. Dividiu o Império em 101 províncias, agrupadas em doze dioceses reunidas em quatro prefeituras. Tentou frear a onda especulativa tabelando os preços (Edito Máximo). Não teve sucesso.
- Em 306, Constantino reunificou o Império e transferiu a capital para o Oriente: Constantinopla (antiga cidade grega de Bizâncio). Percebendo a força do cristianismo, Constantino publicou o Edito de Milão (313), dando liberdade de culto aos cristãos. Em 391, Teodósio tornou o cristianismo a religião oficial do império e interditou os cultos pagãos. Em 395, Teodósio dividiu o Império do Ocidente e o do Oriente. O Ocidente coube a seu filho Honório e o Oriente, a Arcádio.

A QUEDA DO IMPÉRIO DO OCIDENTE:
- A primeira onda de invasores germânicos começou em 406, quando uma confederação de suevos, vândalos e alanos marchou através do Reno. Em 410, os visigodos, comandados por Alanco, saquearam Roma. Em 439, os vândalos ocuparam o norte da África. Em 476, Odoacro, chefe dos hérulos, depôs o último imperador romano no Ocidente, o jovem Rômulo Augusto. No Oriente, o Império sobreviveu a mais mil anos.
- O declínio do Império Romano acelerou-se a partir do século III, com a crise do escravismo. Com a diminuição do número e qualidade dos escravos, e com a queda vertiginosa da produção nos latifúndios, a situação tornou-se bastante difícil. Os altos impostos, o atrofiamento do comércio, a miséria das classes dominadas, a inflação, a ruralização e a regionalização da economia completavam o quadro.


O CRISTIANISMO:
- Jesus nasceu provavelmente em Belém e foi criado em Nazaré, e daí ser chamado Jesus de Nazaré. O seu nascimento ocorreu entre o ano 7 e 4 a.C. e sua morte, entre 28 e 33 a.D.) (Anno Domini, ou seja, Ano do Senhor).
- A língua grega, a segurança e as comunicações do Império Romano e, é claro, a profunda mensagem fizeram com que o cristianismo se expandisse rapidamente. Algumas das razões para a perseguição aos cristãos: os cristãos não aceitavam o imperador como um deus vivo; opunham-se ao militarismo e ao escravismo; praticavam seu culto às escondidas, com a participação de escravos e deserdados; os romanos acabaram encontrando nos cristãos um bode expiatório para os males que grassavam no Império, como a escassez de alimentos, as pestes e as derrotas militares.

AS ARTES:

- As artes romanas sofreram influências diversas: etruscas, gregas e helenísticas. As principais características das artes em Roma foram as seguintes: realismo, arte a serviço do Estado como instrumento de propaganda, grande qualidade do material, gigantismo de suas realizações; sincretismo, técnica grega, mas a mentalidade romana.
- Na arquitetura, observa-se o uso de cimento (mistura de areia, cascalho e material vulcânico), dos arcos e das abóbadas.
- Os templos romanos, geralmente, possuíam a forma retangular. Era a habitação da divindade e o local onde se consultavam os auspícios (os áugures ocupavam-se dos auspícios em nome do Estado) em ocasiões especiais (batalhas, fundação de cidades, etc.) interpretando o voô das aves ou as entranhas de animais. Já as basílicas eram grandes salas retangulares divididas internamente por meio de colunas. Eram lugares de reunião, passeios e de negócios. Nas basílicas, advogados, juízes, cambistas e negociantes desempenhavam suas funções.
- Os romanos construíram muitos anfiteatros, onde se realizavam o ludi circense (jogos circenses), termas que eram edifícios destinados à higiene corporal, aos exercícios físicos e ao espairecimento. As termas de Trajano, Caracala e Diocleciano tornaram-se célebres.
- Construíram palácios, vilas, casas (domus: habitações particulares das classes mais abastadas) e nas cidades, pequenos prédios chamados insulae. Os arcos de triunfo, troféus e colunas eram monumentos comemorativos, com a finalidade de perpetuar um acontecimento memorável.
- A distribuição da água nas cidades era feita através de condutos de cerâmica e canos de chumbo. Eram os aquedutos.
- Estradas, pontes, fortalezas, muralhas, aquedutos, moedas, medalhas comemorativas, arcos de triunfo e até louvores pessoais ao imperador ou conceitos, como pax romana ou Roma a eterna serviram para consolidar a ideologia política que fez de Roma um grande Império.

ROTEIRO DE LEITURA E ESTUDO:
1- Sobre a fundação de Roma:
a) Quando ocorreu sua fundação?
b) Quais povos viviam ali?
c) Qual o povo que fundou  Roma?

2- Descreva como era dividida a sociedade no período da Monarquia.

3- Quem foi Espártaco e o que ele realizou?

4- Quem foram os irmãos Graco e o que fizeram?

5- Faça um resumo sobre o Cristianismo.

6- Leia o texto e responda as questões a seguir:  "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis." 
A) Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.
B) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período.

7- Para responder a questão, leia o texto abaixo:
PÃO E CIRCO
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

 Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo durante o Império Romano.

8- Complete com V (verdadeiro) ou F (falso).
( V  ) Os plebeus eram pobres, viviam como agricultores ou artesãos.
F  ) Os plebeus formavam a aristocracia de Roma.
 ) Os clientes eram intermediários entre os patrícios e os plebeus.
(  ) Os escravos eram muitos no império.
 ) Para o patrício, quanto maior o número de clientes, menor seu prestígio.

9- Época em que Roma era uma pequena cidade sob a influência dos etruscos:
 X ) Monarquia
(     ) República
(     ) Império

10- Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
(     ) Os plebeus
( X ) Os patrícios
(     ) Os clientes

11- Leia atentamente o texto: Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.
Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
(     ) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
(     ) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
( X  ) Lei Canuleia (445 a.C)
(     ) Lei Licínia (367 a.C)

12- Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
(A) Patrícios 
(B) Plebeus
(C) Clientes 
(D) Escravos
D ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, professores, etc. Eram considerados como objetos.
(  C ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(   A   ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
 B   ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.

13- Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
(     ) O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
X  ) O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
(      ) O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
(     ) O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.

14-  O que foi a política do pão e circo durante o Império Romano?
(     ) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
(     ) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
(  X ) Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.

15- Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
(  X  ) O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
(      ) A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
(   ) As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
(     ) A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.


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