segunda-feira, 3 de agosto de 2020

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID

Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo. 

A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo. Esta dizia que um ser divino tinha criado todas as espécies e as manteve imutáveis. 

Entretanto, na segunda metade do século XIX, entrou em cena a teoria de que todos os organismos dividem o mesmo ancestral no mundo, sendo o ciclo evolutivo uma junção de transformações lentas rumo às novas variedades de espécies. 

Teorias Evolucionistas

O biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck formulou uma das primeiras teorias sobre a evolução dos seres vivos. Para explicar, sugeriu duas leis: a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. 

A Lei do Uso e Desuso pontua que quando uma espécie utiliza determinada parte do corpo com maior intensidade, essa parte se desenvolve ainda mais que as outras. Já as partes que não são tão usadas podem sofrer atrofiamentos e até desaparecer. 

A segunda lei, Transmissão dos Caracteres Adquiridos, afirma que certas características são transmitidas para as novas gerações com o passar dos anos. 

Apesar do pioneirismo, essas leis apresentam falhas. No caso do uso e desuso, não pode ser deixado de lado o fato de que as características dos organismos são definidas pelos genes, não necessariamente pelo uso contínuo e intenso. O outro erro inclui a segunda lei, já que certas características não podem ser transmitidas, pois não estão inseridas na formação genética.  

Darwinismo

Criada pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, essa ideia evolucionista acredita que as espécies vivem em constante luta pela adaptação, sobrevivendo apenas os mais fortes e capazes de se reproduzir. 

Apesar do conceito de seleção natural ser aceito e estudado pela biologia, não consegue explicar quais os atributos deixam determinadas espécies mais fortes e adaptáveis, e como são transmitidas para os descendentes. Essa explicação apenas surge com os estudos sobre genética

Neodarwinismo

Também chamada de teoria sintética da evolução, surgiu no século XX e acrescenta as teorias de seleção natural com a genética.

A corrente incorpora os conceitos de mutação e recombinação genética. O monge botânico Gregor Mendel, após anos da teoria darwinista ser lançada, realizou várias experiências com cruzamento de ervilhas para encontrar o que futuramente seria conhecido pela ciência como gene.  

Provas da Evolução

Para que as teorias evolutivas fossem aceitas fez-se necessário buscar as evidências. A seguir vamos conhecer alguns pontos que nos ajudam a entender a evolução das espécies. 

 Órgãos Homólogos 

São os organismos que possuem a mesma origem embrionária, porém com funções diferentes. Isso afirma a ideia de que todos os seres compartilharam um ancestral em comum. Se observarmos as patas de um crocodilo e de um rato, por exemplo, vamos perceber que ambos apresentam a mesma anatomia (origem embrionária), diferenciados somente pela funcionalidade. O sistema que gera esse processo é chamado de divergência evolutiva.

Órgãos Análogos 

São aqueles que apresentam origem embrionária distinta, mas que exercem a mesma função. As asas dos morcegos e pássaros, por exemplo, são usadas para voos, entretanto possuem anatomias diferentes. Este fato acontece por causa da convergência evolutiva.

Órgãos Vestigiais

Algumas espécies apresentam órgãos pequenos e sem grande utilidade, mas, esse mesmo órgão em outra espécie, pode ser essencial para sobrevivência. O apêndice, por exemplo, nos roedores é a parte responsável pela digestão dos alimentos. Já para o homem é apenas uma estrutura pequena e sem atribuição.  

Evidências celulares e moleculares

No quesito celular, algumas espécies apresentam os mesmos aspectos na fase inicial da vida, porém, com o desenvolvimento do embrião essas semelhanças diminuem e cada uma assume características específicas. 

No nível molecular, muitos genes são compartilhados entre os organismos, o que aparenta certo grau de parentesco. O DNA humano e o mapa genético do macaco bonobo, por exemplo, apresenta 98,7% de similaridade. 

Os fósseis 

Os fósseis são os vestígios que comprovam a estadia de espécies (animal ou vegetal) em algum momento da vida terrestre. Eles podem ser encontrados em rochas e gelos, e, normalmente, são partes duras que conseguem passar pelo processo de fossilização, como ossos e conchas. 

Para descobrir o período em que determinado fóssil esteve na Terra, os paleontólogos investigam o tamanho de compostos químicos (carbono, chumbo, entre outros) presentes nos restos mortais do organismo, já que as mudanças climáticas e a configuração física e celular dos serem contribuem para esse processo. 

Curiosidades

• Alguns animais e plantas praticamente não mudaram suas características por milhões de anos, são os chamados fósseis vivos. Barata, escorpião, peixe agulha, árvore araucária e planta magnólia são exemplos. 

• Com a evolução, o cérebro humano aumentou de tamanho e se aprimorou, mas os dentes ficaram menores. Isso só acontece com a espécie humana, pois, em todas as outras, quando o tamanho do cérebro aumenta, acontece o mesmo com os dentes.

• Após a Revolução Industrial, 95% das mariposas claras passaram a ser escuras. Isso se deu porque elas perderam o poder da camuflagem e mudaram de cor por causa da poluição do ar.

• Nos Estados Unidos, as aves andorinhas estão evoluindo para espécies com asas mais curtas para fugir da presença de carros. 

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/evolucao

Exercícios:

1) Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas; outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes abaixo se referem a evolucionistas, exceto:

a) Lamarck.

b) Darwin.

c) Wallace.

d) Aristóteles.x

 

2) A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.x

e) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.

 

3) De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:

a) passaram por processos de seleção natural.

b) possuem um ancestral comum.x

c) possuem a capacidade de hereditariedade.

d) passaram por processo de convergência adaptativa.

e) passaram por mutações direcionais.

 

4) Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.

I. Reprodução assexuada

II. Autofecundação

III. Predatismo

IV. Competição

V. Mutação

São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.x

 

5) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:

a) a seleção naturalx

b) as mutações

c) o uso e desuso dos órgãos

d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos.

 

6) A teoria da Evolução, apesar de apresentar uma grande quantidade de evidências que afirmam sua veracidade, ainda é alvo de muitas discussões. Um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito à presença de estruturas atrofiadas, que recebem o nome de:

a) órgãos análogos.

b) órgãos homólogos.

c) órgãos vestigiais.x

d) apêndices.


7) As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas:

a) homólogas.

b) análogas.x

c) vestigiais.

d) fósseis.


8) Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?

a) Asa de morcego e asa de borboleta.

b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.

c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.

d) Asa de ave e asa de morcego.x

e) Concha de caramujo e escama de peixe.

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