segunda-feira, 3 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. ÂNGELA



AGORA VAMOS EXERCITAR UM POUCO????

 

01 - O período seguinte foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-o e selecione a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

(A) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa, de lado!

(B) Prezados colegas deixemos agora, a boa conversa de lado!

(C) Prezados, colegas, deixemos agora, a boa conversa de lado!

(D) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa de lado!

(E) Prezados colegas, deixemos agora a boa conversa de lado!

 

 

02 - Atribua o conceito de FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO, levando em consideração o discurso por elas apresentado:

a)    Nossa! Que dia belo!

b)   Preciso revelar-lhe um grande segredo.

c)    Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados.

d)   “E agora, José?

e)    Durante a viagem, visitamos lindos lugares.

f)     Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada.

g)    Pedro chegou estressado em casa.

h)   Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis.

i)     Razão e emoção... as duas vértices da vida.

j)     Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho.

k)   Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios.

 

03 - Aponte a alternativa cuja frase não seja oração:

(A) O mal com o bem se paga.

(B) Devagar, travessia de pedestres.

(C) Paulo deu gargalhadas.

(D) Olhe como o céu está azul!

 

04 - Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:

(A) Parabéns por tudo.

(B) Que comportamento agressivo!

(C) Será que ele vem hoje?

(D) Eu quero!

(E) Agora, por favor!

(F)  Nem pense nisso.

 

05 - Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:

a)    Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.

b)   Na semana passada fomos ver o filme do Batman.

c)    A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.

d)   A minha vizinha me emprestou esse livro.

e)    Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

 

06 - De acordo com a quantidade de orações identificadas, classifique os períodos acima em simples ou compostos:

 

GABARITO

01 – E

02

a) frase

b) período

c) período

d) frase

e) oração

f) período

g) oração

h) oração

i) frase

j) período

k) período

03 – B

04 – C, D, F

05

a) 3

b) 1

c) 2

d) 1

e) 3

06

a) composto

b) simples

c) composto

d) simples

e) composto


Nenhum comentário:

Postar um comentário