segunda-feira, 24 de agosto de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

 PROF. CRISTINA

ORIENTE MÉDIO


- O Oriente Médio está localizado na porção oeste do continente asiático, região conhecida como Ásia ocidental.

- Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de Km², com uma população estimada em torno de  260 milhões de habitantes.

- É composto por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.

CLIMA

- O clima é árido e semiárido, a paisagem vegetal é marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

- O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio.

- Nessa região está localizada a maior concentração mundial de petróleo (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
- Outra atividade econômica importante  é a agropecuária. Por ser realizada  de forma tradicional, com pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. Os climas áridos e semiáridos  prejudicam essa atividade econômica.
- A atividade industrial  tem pouca expressividade. Nos países petrolíferos, existem refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício.
- O turismo  vem apresentando importância para alguns países, como exemplo em Israel e na Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).

RELIGIÕES

- Na região, aproximadamente 238 milhões de pessoas (cerca de 92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita. Também existem grupos menores de muçulmanos, como os drusos e os alauitas.

- Existem ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo. Além disso,  cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. No Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.

CONFLITOS

- É uma das áreas mais conflituosas do mundo e inúmeros  fatores contribuem para isso, dentre  eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.
- As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, gerando vários conflitos.

- Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses. 

JERUSALÉM

- Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.

FONTE:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm 

ATIVIDADE:

1- Crie um MAPA CONCEITUAL citando as principais características do ORIENTE MÉDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário