segunda-feira, 10 de agosto de 2020

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

 PROF. INGRID

SERES VIVOS

A célula é a unidade básica dos organismos vivo

Os seres vivos diferem-se dos não vivos pela presença de células (unidade microscópica estrutural e funcional dos organismos vivos). O homem, o cachorro, a orquídea e até as bactérias (ainda que microscópicas) são considerados seres vivos.

Identificar os seres vivos pode parecer fácil, mas você sabe o porquê de uma bactéria ser considerada ser vivo e um vírus não? Sendo que ambos são microscópicos, podem causar doenças e se multiplicam rapidamente.

Além de organização celular, a bactéria possui outras características básicas que o vírus não possui. Confira abaixo: 

  Organização celular: todos os seres vivos são formados por uma (unicelular) ou mais (pluricelular) células, dentro delas ocorre vários processos fundamentais para manutenção da vida, além de armazenar o DNA; 

• Composição química: os organismos vivos são compostos por substâncias orgânicas como a proteína (10% a 15%) e substâncias inorgânicas como a água (75% a 80%);

 Crescimento: os seres vivos podem crescer por meio do aumento do volume da célula (como é o caso dos organismos unicelulares) ou pelo aumento do número de células (como ocorre nos humanos);

• Metabolismo: no interior das células acontecem várias reações químicas. A liberação de energia para decomposição de moléculas simples em compostas é chamada de catabolismo e o processo inverso é chamado de anabolismo;

• Reprodução: os seres vivos podem gerar descendentes por meio da reprodução sexuada (com o envolvimento de gametas) ou assexuada (sem o envolvimento de gametas); 

• Hereditariedade: os organismos vivos podem transmitir para os seus descentes suas características genéticas durante o processo de reprodução; 

• Resposta a estímulos: os seres vivos são capazes de reagir a diversos estímulos. Por exemplo, um estímulo da dor pode afastar um animal ou um estímulo luminoso pode fazer uma planta crescer;

• Evolução e adaptação: as constantes mudanças ambientais e sociais fazem os seres vivos evoluírem e consequentemente adaptarem-se ao meio como forma de garantir sua sobrevivência.

 Mas e o vírus? 

A ciência está em constante evolução, até agora o vírus não é considerado um ser vivo por não apresentar todas as características elementares a esse grupo. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, precisam da célula de um hospedeiro para se reproduzirem e sobreviverem.

Classificação do seres vivos

Existe uma infinidade de seres vivos extintos e muitos outros que serão descobertos. Com o passar do tempo os cientistas perceberam a necessidade de agrupar esses organismos em grupos para estudá-los.

Categorias taxonômicas

Aristóteles foi o primeiro a dividir os seres vivos em dois grupos: os que andavam (Reino Animal) e os que não andavam (Reino Vegetal). Logo depois, Carlos Lineu criou as categorias taxonômicas para cada grupo.
A taxonomia é um ramo da biologia responsável pela sistematização e descrição dos seres vivos. Obedecendo uma ordem hierárquica, cada categoria representa um táxon. Atualmente existem oito:

• Domínio
• Reino
• Filo ou divisão (plantas)
• Classe
• Ordem
• Família
• Gênero
• Espécie

Nomenclaturas científicas 

Lineu também criou regras para atribuição dos nomes científicos desses seres. Essa nomenclatura binominal determina que:

• Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim ou latinizados, em negrito ou itálico;
• O nome da espécie é composto por dois nomes: o primeiro nome refere-se ao gênero e deve ser escrito com inicial maiúscula e o segundo nome define a espécie, e deve ser escrito com inicial minúscula. Por exemplo, cascavel é o nome popular de uma cobra, mas cientificamente ela é chamada de Crotalusterrificus.

Categorias taxonômicas 

Em 1956, Copeland realizou outra classificação dos seres vivos, agora em quatro grupos, baseados em sua estrutura celular, componentes químicos e desenvolvimento dos organismos. Pouco mais de uma década depois, em 1969, Whittaker estabeleceu a existência de cinco reinos.

A classificação de reinos mais recentes é a de Cavalier-Smith, que em 1998 organizou um esquema de seis reinos. Esse modelo é baseado na filogenética, em que os grupos polifiléticos (grupo que não inclui o ancestral comum) são ausentes e os parafiléticos (grupo com alguns descendentes de um ancestral comum) pouco aparecem.

Contudo, o modelo de taxonômico de Whittaker é o mais aceito até hoje. Confira abaixo:

• Animalia: composto por seres vivos eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Exemplos: homem, gato, pássaros, formigas, etc;

• Plantae: comporta os organismos vivos eucariontes, pluricelulares e autótrofos (fotossintetizantes). Exemplos: bananeira, girassol, tulipas, eucaliptos, etc;
 Protista: abrigam os seres vivos eucariontes, heterotróficos ou autotróficos, Exemplos: ameba e algas pluricelulares;
• Monera: formado apenas por seres procariontes, considerados os primeiros a surgirem no ambiente. Exemplo: cianobactérias e bactérias;
 Fungi: composto por seres eucariontes, em grande parte pluricelulares, e heterotróficos. Exemplos: cogumelos, bolores e levedos.

Filogenia

A Filogenia é um modelo de classificação dos seres vivos criado por WilliHennig, em 1950. Ela se baseia nas relações de ancestralidade e evolução de já extintas ou atuais. Essas ligações são representadas graficamente por uma árvore filogenética.

A árvore filogenética possui ramificações e não é obrigatório a existência de raiz. Esta última representa o ancestral comum às espécies analisadas, que pode dar origem a vários galhos, os quais podem se ramificar. Cada ramificação é um descendente do ancestral. 

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/seres-vivos

Exercícios

1)Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características marcantes que permitem essa diferenciação. Uma dessas características é a capacidade de responder a estímulos, uma capacidade denominada de:

a) irritabilidade.x

b) flexibilidade.

c) complexidade.

d) reação.

e) metabolismo.


2) É comum dizer que todos os organismos são formados por células, estruturas conhecidas como a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Alguns organismos, no entanto, são acelulares e, por isso, alguns autores não os consideram vivos. Entre os seres listados abaixo, qual é o único que não possui células em sua constituição?

a) bactérias.

b) fungos.

c) protozoários.

d) vírus.x

e) animais.


3) Para um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes. Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não é encontrado em todos os seres vivos.

a) Hereditariedade.

b) Capacidade de responder a estímulos.

c) Corpo formado por várias células.x

d) Capacidade de evoluir.

e) Metabolismo.


4) Todos os organismos vivos estão sujeitos a processos evolutivos. Algumas características, por exemplo, surgem e são passadas para os descendentes e outras são eliminadas da população por meio de um processo denominado de:

a) recombinação gênica.x

b) seleção natural.

c) mimetismo.

d) mutação.

e) migração.


5) Na divisão dos seres vivos em cinco reinos, qual deles é o mais inferior por conter organismos dotados de organização mais simples?

a) Monerax

b) Protista

c) Fungi

d) Metaphyta

e) Metazoa


6) Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. De acordo com esse sistema, qual é o táxon mais abrangente?

a) Reino.x

b) Filo.

c) Classe.

d) Ordem.

e) Espécie.


7) A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?

a) Reino Monera.

b) Reino Protoctista.

c) Reino Fungi.

d) Reino Plantae.

e) Reino Animalia.x


8) Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.

a) Todo nome científico deve ser composto por dois nomes. O primeiro representa o gênero, e o segundo é o epíteto específico.

b) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.x

c) Subespécies deverão obedecer a uma nomenclatura trinomial.

d) Os nomes científicos devem ser apresentados em destaque no texto.

e) Ao citar o nome do autor, este deve vir logo após o nome da espécie.


9) Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):

a) reino.x

b) família.

c) classe.

d) ordem.

e) espécie.


10) É muito comum dizer que um organismo vivo possui célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. De acordo com essa definição, que organismos não podem ser considerados seres vivos?

a) Cianobactérias.

b) Algas.

c) Protozoários.

d) Fungos.

e) Vírus.x

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