quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

ATIVIDADES QUÍMICA




 RESPOSTAS:

( A )   PROPANO                                                                                         
( B )   BUTANO
( C )   HEXANO                                                                                             
( D )   NONANO
( E )   OCT-2-ENO                                                                                        
( F )   PENT-1-ENO
( G )   HEX-3-ENO                                                                          
( H )   PENT-1,3-DIENO
( I )   OCT-2,4 -DIENO                                                                                   
( J )  BUT-2-INO                                                                                                
( K )  HEPT-2-INO                                                                                         
( L)   HEX-3-INO
( M )  OCT-3-INO


EXERCÍCIOS DE FÍSICA


1. Um vaso de 2,0 kg está pendurado a 1,2m de altura de uma mesa. Sendo g = 10 m/s², determine a energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa.

2. Uma mola é deslocada 0,1 m da sua posição de equilíbrio; sendo a constante elástica desta mola equivalente à 50N/m, determine a energia potencial elástica associada a esta mola em razão desta deformação.

3. Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças ( AÇÃO E REAÇÃO) trocadas entre ela e o rosto do jogador.
A situação, está se referindo á:
(A) 1 º lei de newton
(B) 2 º lei de newton
(C) 3 º lei de newton
(D) dinâmica
(E) n.d.a

4. O som é a propagação de uma onda mecânica longitudinal que se propaga apenas em meios materiais. O som possui qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir. Associe corretamente as qualidades fisiológicas do som apresentadas a seguir com as situações apresentadas logo abaixo.     
Qualidades fisiológicas
(1) Intensidade                               
(2) Timbre                                                            
(3) Frequência
Situações:
(  ) Abaixar o volume do rádio ou da televisão.
(  ) Distinguir uma voz aguda de mulher de uma voz grave de homem.
(  ) Distinguir sons de mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes.
(  ) Distinguir a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta.
(  ) Distinguir as notas musicais emitidas por um violão.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 2 – 3 – 3 – 2                                                        
(B) 1 – 3 – 2 – 2 – 3                                        
(C) 2 – 3 – 2 – 2 – 1                                         
(D) 3 – 2 – 1 – 1 – 2                                              
(E) 3 – 2 – 2 – 1 – 1

5. Analise as afirmações a seguir.
I – A cor não é uma característica própria dos objetos, mas depende da luz que os ilumina;
II – Objetos pretos refletem toda radiação incidente;
III – Um objeto azul iluminado por uma luz monocromática vermelha será visto como preto;
IV – Um objeto branco iluminado por uma luz monocromática verde será visto como verde.
Estão corretas as afirmações:
(A) I, II e III
(B) II, III e IV
(C) I, III e IV
(D) I, II e IV
(E) I, II, III e IV.
6.  O peso de um objeto na lua é de 48 N. Determine a massa desse objeto na lua.
Dados: Gravidade da lua = 1,6 m/s2.


GABARITO:
1.      Ep = m.g.h
         Ep = 2. 10. 1,2 = 20. 1,2 = 24J
2.     Epel = kx²
           2
         Epel = 50 • 0,1²
                  2
          Epel = 0,25J
3. C
4.  Letra B

(1) – O volume está relacionado à intensidade, energia propagada por unidade de área dentro de um intervalo de tempo.
(3) – Ondas graves possuem baixa frequência, já as ondas agudas possuem alta frequência.
(2) – O timbre é a característica que nos faz diferenciar sons de mesma intensidade e altura produzidos por fontes distintas.
(2) – O timbre é a característica que nos faz diferenciar sons de mesma intensidade e altura produzidos por fontes distintas.
(3) – Cada nota musical possui uma frequência característica.

5. Letra C

6.       P = m. gL
         48 = m . 1,6
          m = 30 kg


EXERCÍCIOS SOBRE SUJEITO

Identifique e Classifique o Sujeito:
OSS = Oração sem Suj. / SC = S. Composto / SSD = S. Simples Determinado / SO = S. Oculto ou Elíptico / SI = S. Indeterminado.

01. Haverá reunião todos os sábados.
02. Além do frio ventava demais.
03. São Paulo está ensolarado.
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
05. Prenderam o ladrão.
06. Faz muito calor em minha cidade.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Não é habitada a Lua.
10. De vez em quando Teresinha vira onça.
11. Bateram à porta.
12. A temperatura aumentou na região sul.
13. O álbum e as figurinhas estão aqui.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. As chuvas transformaram o deserto.
16. Eram doze horas.
17. Existirão seres vivos em outros mundos?
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.
21. Todos ficaram quietos.
22. Apareceu um mágico por lá.
23. Da cartola do mágico saem pombos e vários objetos.
24. Um dia lhe telefonarei.
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
26. Choveu garrafa vazia lá de cima.
27. Trovejou muito.
28. Meu chefe trovejou de raiva.
29. O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude.
30. Caíram ao chão uma árvore e um poste.
31. Saiu o ônibus para o Rio.
32. Nomearam meu primo diretor do clube.
33. Estão em vigor, as novas tarifas telefônicas.
34. Começa a ventar.
35. Aqui quando chove não se sai de casa.
36. Faz duas semanas que cheguei.
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio.
38. Hoje são vinte de março.
39 Após as enxurradas ficam cheias as sarjetas.
40. Aconteceram fatos importantes na reunião.
41. Ele trovejava impropérios sobre a turba.
42. Choviam flores do helicóptero.
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.
44. Escureceu cedo hoje.
45. Esta comida não serve para consumo.
46. Subitamente, pararam todos.
47. Estavam com fome.
48. Aproximou-se então uma menina.
49. Soou na escuridão uma pancada seca.
50. Choveu fininho ontem à noite.
51. Na dúvida, velhos e moços calaram-se.
52. Um vento triste assobia lá fora.
53. Isto não é nada.
54. Ninguém o viu sair.
55. O Viver é perigoso.
56. Quebraram a lanterna do meu carro.
57. Havia pessoas descontentes na assembleia.
58. Assistiu-se a uma cena desagradável.
59. Era noite fechada. 
GABARITO:
 OSS = Oração sem Suj. / SC = S. Composto / SSD = S. Simples Determinado / SO = S. Oculto ou Elíptico / SI = S. Indeterminado.
01. Haverá reunião todos os sábados. (oss)
02. Além do frio ventava demais. (oss)
03. São Paulo está ensolarado (ssd)
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue. (sc)
05. Prenderam  o ladrão. (si)
06. Faz muito calor em minha cidade. (oss)
07. Vive-se bem no campo. (si)
08. (Eu) Perdi minha caneta. (SO)
09. Não é habitada  a Lua. (ssd)
10. De vez em quando Teresinha (quem?) vira onça. (ssd)
11. Bateram à porta. (SI)
12. A temperatura aumentou na região sul. (ss)
13. O álbum e as figurinhas estão aqui. (sc)
14. Come-se com fartura em sua casa. (si)
15. As chuvas transformaram o deserto. (ssd)
16. Eram doze horas. (oss)
17. Existirão (quem?) seres vivos em outros mundos? (ssd)
18. Anoiteceu. (oss)
19. Chegaram (quem?) os filhos da vizinha. (ssd)
20. Crê-se em Deus. (si)
21. Todos ficaram quietos. (ssd)
22. Apareceu (quem?) um mágico por lá. (ssd)
23. Da cartola do mágico saem (o quê?) pombos e vários objetos. (sc)
24. Um dia (eu) lhe telefonarei. (so)
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado. (si)
26. Choveu  garrafa vazia lá de cima. (ssd)
27. Trovejou ( muito. (oss)
28. Meu chefe trovejou (quem?) de raiva. (ssd)
29. O velho dono do bar resolve tomar uma atitude. (ssd)
30. Caíram (o quê?) ao chão uma árvore e um poste. (sc)
31. Saiu o ônibus para o Rio. (ssd)
32. Nomearam meu primo diretor do clube. (si)
33. Estão (o quê?) em vigor, as novas tarifas telefônicas. (ssd)
34. Começa a ventar. (oss)
35. Aqui quando chove não se sai de casa. (oss)
36. Faz duas semanas que cheguei. (oss)
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio. (oss)
38. Hoje são vinte de março. (oss)
39 Após as enxurradas ficam cheias (o quê?) as sarjetas. (ssd)
40. Aconteceram (o quê?) fatos importantes na reunião. (ssd)
41. Ele trovejava (quem?) impropérios sobre a turba. (ssd)
42. Choviam flores do helicóptero. (ssd)
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema. (sc)
44. Escureceu cedo hoje. (oss)
45. Esta comida não serve (o quê?) para consumo. (ssd)
46. Subitamente, pararam todos. (ssd)
47. Estavam com fome. (S. ind.)
48. Aproximou-se então uma menina. (ssd)
49. Soou (o quê?) na escuridão uma pancada seca. (ssd)
50. Choveu fininho ontem à noite. (oss)
51. Na dúvida, velhos e moços (quem?) calaram-se. (sc)
52. Um vento triste assobia lá fora. (ssd)
53. Isto (o quê?) > não é nada. (ssd)
54. Ninguém (quem?) > o viu sair. (ssd)
55. O Viver é perigoso. (ssd) ( o viver = substantivado)
56. Quebraram a lanterna do meu carro. (si)
57. Havia pessoas descontentes na assembleia. (oss)
58. Assistiu-se a uma cena desagradável. (si)
59. Era noite fechada. (oss) 



EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA



ALTO CONSUMO X SUSTENTABILIDADE

Um modo de vida ecologicamente sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda mais.
Toda mudança positiva tem que perpassar necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas primeiras idades.
Além disso, é sumamente interessante que a ciência mundial encontre alternativas de produtos industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente. Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos, ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que beneficiariam as gerações vindouras.
Da mesma forma, vê-se que o engenho e apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico. Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que utiliza o material recolhido como matéria-prima.
Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se tornar uma necessidade mundial. E aliar isso à compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá agonizar um pouco mais!

COMENTÁRIO:

No primeiro parágrafo são estabelecidos o  tema: "modo de vida ecologicamente sustentável", e a tese: "ninguém quer diminuir o nível de consumo". Também são apresentados os três argumentos que sustentarão a tese: 1) políticas públicas que eduquem a população; 2) investimento em pesquisa; e 3) reciclagem.
Nos segundo, terceiro e quarto parágrafos cada argumento é convenientemente desenvolvido, aprofundado, com exemplos, fatos, estatísticas, enfim, com o que o redator quiser utilizar para fundamentar as ideias secundárias que servirão de marco teórico, de sustentação argumentativa. O escrevente pode dividir essa parte em argumento principal, secundários e contra-argumentos; causa e consequência; prós e contras; retrospecto histórico etc.
No último parágrafo, o quinto do texto, são retomados o tema e a tese do início (a ecologia saindo da pauta do modismo) e é feita uma observação final (críticas ou soluções), no caso em questão uma crítica (enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta...) Mas o Enem, por exemplo, exige soluções para o problema, que podem ser dadas tanto no desenvolvimento quanto na conclusão. Não se esqueça. 

Boa sorte!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EXERCÍCIOS DE LITERATURA

1. Os gêneros literários são empregados com finalidade estética. Leia os textos a seguir.
Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.
(Camões, L. V. de. Sonetos. Lisboa: Livraria Clássica Editora. 1961. Fragmento.)

Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca doutrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.
(Camões, L. V. Os Lusíadas. Abril Cultural, 1979. São Paulo. Fragmento.)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação dos textos.
(A) Épico e lírico
(B) Lírico e épico
(C) Lírico e dramático
(D) Dramático e épico

2. Sobre os gêneros literários, afirma-se:
I. O gênero dramático abrange textos que tematizam o sofrimento e a aflição da condição humana.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) III e IV
(B) I e IV
(C) I e II
(D) II e III

3. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
(A) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
(B) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
(C) Universalismo e racionalismo.
(D) Formalismo e perfeccionismo.
(E) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.

4. Assinale a alternativa falsa, sobre Monteiro Lobato:
(A) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”
(B) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada
(C) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes
(D) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café

5. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
(A) A expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira
(B) A prática de um experimentalismo linguístico radical
(C) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante
(D) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico
(E) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão

6.  Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza:
(A) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor
(B) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX
(C) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação
(D) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados
(E) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contraste entre o meio inerte e o homem agressivo.

7. A obra de Lima Barreto:
(A) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática
(B) É pré- modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas brasileiros
(C) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno
(D) É considerada pré- modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20
(E) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista

8. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
(A) Falso
(B) Verdadeiro

9. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e maldizer:
(A) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
(B) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
(C) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
(D) Não havia diferença entre essas duas modalidades satíricas
(E) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego-portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade

10.  Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
(A) Verdadeiro
(B) Falso

RESPOSTAS:
1. B
2. D
3. E
4. B
5. A
6. B
7. B                     
8. B
9. D
10. A

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ATIVIDADES INGLÊS

A - PREENCHA OS ESPAÇOS EM BRANCO COM A PREPOSIÇÃO MAIS ADEQUADA: IN, AT OU ON.
1. WE WERE_______THE FARM LAST WEEKEND.
2. THEY'RE LIVING_______BRAZIL BUT THEY ARE FROM THE USA.
3. I'M______MY BEDROOM NOW. WHERE ARE YOU NOW?
4. HE WAS________HOME WHEN THE ACCIDENT HAPPENED.
5. SHE WAS_________THE BUS WHEN I SAW HER.
6. THERE ARE MANY PEOPLE________A BIG CITY.
7. DON'T TALK ABOUT IT_______WORK. DON'T WORRY.
8. THE ANIMALS SLEPT_______THE FLOOR.

B - REWRITE THE SENTENCES. USE SUBJECT PRONOUNS:
1) MY SISTER AND I ARE STUDENTS.
2) ROBERT AND ANNA ARE IN MY CLASS.
3) YOU AND MARY ARE MEXICAN.
4) BLUE IS MY FAVORITE COLOR.
5) REJANE AND MARIANA ARE FOURTEEN.

C - COMPLETE THE SENTENCES WITH AM, IS OR ARE:
1- WE ……………. AUSTRALIAN.
2- SHE …………… A NEW STUDENT.
3- I ……………… FROM SPAIN.
4- YOU ………….BROTHERS.
5- HE …………  LUCAS.
6- IT …………… A DVD.
7- THEY ……….. FRIENDS.
8- I …… RUSSIAN.

D - MARQUE A ALTERNATIVA QUE EMPREGOU CORRETAMENTE OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS:
A) THAT MEN ARE CHINESE.
B) THESE BOXES ARE EMPTY.
C) THOSE ORANGE IS DELICIOUS.
D) THIS COMPUTERS ARE BROKEN.

E - O PLURAL DA FRASE “THIS BOY IS A GOOD ACTOR” É:
A) THIS BOYS IS A GOOD ACTORS.
B) THAT BOYS IS A GOOD ACTORS.
C) THESE BOYS ARE GOOD ACTORS.
D) THOSE BOYS ARE A GOOD ACTORS.

 F - A TRADUÇÃO DA FRASE “AQUELES ALUNOS ESTÃO NA SALA DE AULA” É:
A) THIS STUDENTS ARE IN THE CLASSROOM.
B) THAT STUDENT ARE IN THE CLASSROOM.
C) THOSE STUDENTS ARE IN THE CLASSROOM.
D) THESE STUDENT IS IN THE CLASSROOM.

G -  ASSINALE  C (CERTO) OU E (ERRADO) NAS AFIRMAÇÕES A SEGUIR SOBRE O USO DOS PRONOMES:
1- A FRASE “THOSE ARE MY PARENTS” ESTÁ NO PLURAL. (    )
2- NA FRASE “THE BOOK  IS OLD” “THE BOOK” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “HE”. (    )
3- NA FRASE “JOE AND I LIVE IN MIAMI” “JOE AND I” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “THEY”.  (    )
4- NA FRASE “THEY DECIDED TO SPEND THEIR VACATION IN NEW YORK” A PALAVRA GRIFADA, MORFOLOGICAMENTE, É   UM POSSESSIVE ADJECTIVE (ADJETIVO POSSESSIVO).  (    )
5- EM INGLÊS, O PRONOME SUBSTANTIVO “I” SEMPRE DEVE SER ESCRITO COM LETRA MAIÚSCULA.  (    )

RESPOSTAS
A – 1 – AT
       2 – IN
       3 – IN
       4 – AT
       5 – IN
       6 – IN
       7 – AT
       8 – ON

B – 1 – WE ARE STUDENTS.
       2 – THEY ARE IN MY CLASS.
       3 – YOU ARE MEXICAN.
       4 – IT IS MY FAVORITE COLOR.
       5 – THEY ARE FOURTEEN.

C – 1 – ARE
       2 – IS
       3 – AM
       4 – ARE
       5 – IS
       6 - IS
       7 – ARE
       8 – AM

D – B

E – C

F – C

G – 1 – C
       2 – E
       3 – E
       4 – C
       5 – C