( A ) PROPANO
( B ) BUTANO
( C ) HEXANO
( D ) NONANO
( E ) OCT-2-ENO
( F ) PENT-1-ENO
( G ) HEX-3-ENO
( H ) PENT-1,3-DIENO
( I ) OCT-2,4 -DIENO
( J ) BUT-2-INO
( K ) HEPT-2-INO
(
L) HEX-3-INO
( M ) OCT-3-INO
|
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
ATIVIDADES QUÍMICA
EXERCÍCIOS DE FÍSICA
1. Um vaso de 2,0 kg está pendurado a 1,2m de
altura de uma mesa. Sendo g = 10 m/s², determine a energia potencial gravitacional
do vaso em relação à mesa.
2. Uma mola é deslocada 0,1 m da sua posição de
equilíbrio; sendo a constante elástica desta mola equivalente à 50N/m,
determine a energia potencial elástica associada a esta mola em razão desta
deformação.
3. Após
a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta
violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola
encontra-se muito deformada devido às forças ( AÇÃO E REAÇÃO) trocadas entre
ela e o rosto do jogador.
A
situação, está se referindo á:
(A)
1 º lei de newton
(B) 2 º lei de newton
(C) 3 º lei de newton
(D) dinâmica
(E) n.d.a
4. O som é a propagação de uma onda mecânica longitudinal que
se propaga apenas em meios materiais. O som possui qualidades diversas que o
ouvido humano normal é capaz de distinguir. Associe corretamente as qualidades
fisiológicas do som apresentadas a seguir com as situações apresentadas logo
abaixo.
Qualidades fisiológicas
Qualidades fisiológicas
(1) Intensidade
(2) Timbre
(3) Frequência
Situações:
( ) Abaixar o volume do
rádio ou da televisão.
( ) Distinguir uma voz
aguda de mulher de uma voz grave de homem.
( ) Distinguir sons de
mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes.
( ) Distinguir a nota Dó
emitida por um violino e por uma flauta.
( ) Distinguir as notas
musicais emitidas por um violão.
A sequência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 2 – 3 – 3 – 2
(B) 1 – 3 – 2 – 2 – 3
(C) 2 – 3 – 2 – 2 – 1
(D) 3
– 2 – 1 – 1 – 2
(E) 3 – 2 – 2 – 1 – 1
5. Analise
as afirmações a seguir.
I – A cor não é uma
característica própria dos objetos, mas depende da luz que os ilumina;
II – Objetos pretos
refletem toda radiação incidente;
III – Um objeto azul
iluminado por uma luz monocromática vermelha será visto como preto;
IV – Um objeto branco
iluminado por uma luz monocromática verde será visto como verde.
Estão corretas as
afirmações:
(A) I, II e III
(B) II, III e IV
(C) I, III e IV
(D) I, II e IV
(E) I, II, III e IV.
6. O peso de um objeto na lua é de 48 N.
Determine a massa desse objeto na lua.
Dados: Gravidade da
lua = 1,6 m/s2.
GABARITO:
1. Ep = m.g.h
Ep = 2. 10. 1,2 = 20. 1,2 = 24J
2. Epel = kx²
2
2
Epel = 50
• 0,1²
2
2
Epel = 0,25J
3. C
4. Letra B
(1) – O
volume está relacionado à intensidade, energia propagada por unidade de área
dentro de um intervalo de tempo.
(3) –
Ondas graves possuem baixa frequência, já as ondas agudas possuem alta
frequência.
(2) – O
timbre é a característica que nos faz diferenciar sons de mesma intensidade e
altura produzidos por fontes distintas.
(2) – O
timbre é a característica que nos faz diferenciar sons de mesma intensidade e
altura produzidos por fontes distintas.
(3) –
Cada nota musical possui uma frequência característica.
5. Letra C
6. P =
m. gL
48 = m . 1,6
m = 30 kg
EXERCÍCIOS SOBRE SUJEITO
Identifique e Classifique o Sujeito:
OSS =
Oração sem Suj. / SC = S. Composto / SSD = S.
Simples Determinado / SO = S. Oculto ou Elíptico / SI =
S. Indeterminado.
01. Haverá reunião todos os sábados.
02. Além do frio ventava demais.
03. São Paulo está ensolarado.
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
05. Prenderam o ladrão.
06. Faz muito calor em minha cidade.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Não é habitada a Lua.
10. De vez em quando Teresinha vira onça.
11. Bateram à porta.
12. A temperatura aumentou na região sul.
13. O álbum e as figurinhas estão aqui.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. As chuvas transformaram o deserto.
16. Eram doze horas.
17. Existirão seres vivos em outros mundos?
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.
21. Todos ficaram quietos.
22. Apareceu um mágico por lá.
23. Da cartola do mágico saem pombos e vários objetos.
24. Um dia lhe telefonarei.
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
26. Choveu garrafa vazia lá de cima.
27. Trovejou muito.
28. Meu chefe trovejou de raiva.
29. O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude.
30. Caíram ao chão uma árvore e um poste.
31. Saiu o ônibus para o Rio.
32. Nomearam meu primo diretor do clube.
33. Estão em vigor, as novas tarifas telefônicas.
34. Começa a ventar.
35. Aqui quando chove não se sai de casa.
36. Faz duas semanas que cheguei.
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio.
38. Hoje são vinte de março.
39 Após as enxurradas ficam cheias as sarjetas.
40. Aconteceram fatos importantes na reunião.
41. Ele trovejava impropérios sobre a turba.
42. Choviam flores do helicóptero.
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.
44. Escureceu cedo hoje.
45. Esta comida não serve para consumo.
46. Subitamente, pararam todos.
47. Estavam com fome.
48. Aproximou-se então uma menina.
49. Soou na escuridão uma pancada seca.
50. Choveu fininho ontem à noite.
51. Na dúvida, velhos e moços calaram-se.
52. Um vento triste assobia lá fora.
53. Isto não é nada.
54. Ninguém o viu sair.
55. O Viver é perigoso.
56. Quebraram a lanterna do meu carro.
57. Havia pessoas descontentes na assembleia.
58. Assistiu-se a uma cena desagradável.
59. Era noite fechada.
02. Além do frio ventava demais.
03. São Paulo está ensolarado.
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
05. Prenderam o ladrão.
06. Faz muito calor em minha cidade.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Não é habitada a Lua.
10. De vez em quando Teresinha vira onça.
11. Bateram à porta.
12. A temperatura aumentou na região sul.
13. O álbum e as figurinhas estão aqui.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. As chuvas transformaram o deserto.
16. Eram doze horas.
17. Existirão seres vivos em outros mundos?
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.
21. Todos ficaram quietos.
22. Apareceu um mágico por lá.
23. Da cartola do mágico saem pombos e vários objetos.
24. Um dia lhe telefonarei.
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
26. Choveu garrafa vazia lá de cima.
27. Trovejou muito.
28. Meu chefe trovejou de raiva.
29. O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude.
30. Caíram ao chão uma árvore e um poste.
31. Saiu o ônibus para o Rio.
32. Nomearam meu primo diretor do clube.
33. Estão em vigor, as novas tarifas telefônicas.
34. Começa a ventar.
35. Aqui quando chove não se sai de casa.
36. Faz duas semanas que cheguei.
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio.
38. Hoje são vinte de março.
39 Após as enxurradas ficam cheias as sarjetas.
40. Aconteceram fatos importantes na reunião.
41. Ele trovejava impropérios sobre a turba.
42. Choviam flores do helicóptero.
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.
44. Escureceu cedo hoje.
45. Esta comida não serve para consumo.
46. Subitamente, pararam todos.
47. Estavam com fome.
48. Aproximou-se então uma menina.
49. Soou na escuridão uma pancada seca.
50. Choveu fininho ontem à noite.
51. Na dúvida, velhos e moços calaram-se.
52. Um vento triste assobia lá fora.
53. Isto não é nada.
54. Ninguém o viu sair.
55. O Viver é perigoso.
56. Quebraram a lanterna do meu carro.
57. Havia pessoas descontentes na assembleia.
58. Assistiu-se a uma cena desagradável.
59. Era noite fechada.
GABARITO:
OSS =
Oração sem Suj. / SC = S. Composto / SSD = S.
Simples Determinado / SO = S. Oculto ou Elíptico / SI =
S. Indeterminado.
01. Haverá reunião
todos os sábados. (oss)
02. Além do frio ventava demais. (oss)
03. São Paulo está ensolarado (ssd)
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue. (sc)
05. Prenderam o ladrão. (si)
06. Faz muito calor em minha cidade. (oss)
07. Vive-se bem no campo. (si)
08. (Eu) Perdi minha caneta. (SO)
09. Não é habitada a Lua. (ssd)
10. De vez em quando Teresinha (quem?) vira onça. (ssd)
11. Bateram à porta. (SI)
12. A temperatura aumentou na região sul. (ss)
13. O álbum e as figurinhas estão aqui. (sc)
14. Come-se com fartura em sua casa. (si)
15. As chuvas transformaram o deserto. (ssd)
16. Eram doze horas. (oss)
17. Existirão (quem?) seres vivos em outros mundos? (ssd)
18. Anoiteceu. (oss)
19. Chegaram (quem?) os filhos da vizinha. (ssd)
20. Crê-se em Deus. (si)
21. Todos ficaram quietos. (ssd)
22. Apareceu (quem?) um mágico por lá. (ssd)
23. Da cartola do mágico saem (o quê?) pombos e vários objetos. (sc)
24. Um dia (eu) lhe telefonarei. (so)
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado. (si)
26. Choveu garrafa vazia lá de cima. (ssd)
27. Trovejou ( muito. (oss)
28. Meu chefe trovejou (quem?) de raiva. (ssd)
29. O velho dono do bar resolve tomar uma atitude. (ssd)
30. Caíram (o quê?) ao chão uma árvore e um poste. (sc)
31. Saiu o ônibus para o Rio. (ssd)
32. Nomearam meu primo diretor do clube. (si)
33. Estão (o quê?) em vigor, as novas tarifas telefônicas. (ssd)
34. Começa a ventar. (oss)
35. Aqui quando chove não se sai de casa. (oss)
36. Faz duas semanas que cheguei. (oss)
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio. (oss)
38. Hoje são vinte de março. (oss)
39 Após as enxurradas ficam cheias (o quê?) as sarjetas. (ssd)
40. Aconteceram (o quê?) fatos importantes na reunião. (ssd)
41. Ele trovejava (quem?) impropérios sobre a turba. (ssd)
42. Choviam flores do helicóptero. (ssd)
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema. (sc)
44. Escureceu cedo hoje. (oss)
45. Esta comida não serve (o quê?) para consumo. (ssd)
46. Subitamente, pararam todos. (ssd)
47. Estavam com fome. (S. ind.)
48. Aproximou-se então uma menina. (ssd)
49. Soou (o quê?) na escuridão uma pancada seca. (ssd)
50. Choveu fininho ontem à noite. (oss)
51. Na dúvida, velhos e moços (quem?) calaram-se. (sc)
52. Um vento triste assobia lá fora. (ssd)
53. Isto (o quê?) > não é nada. (ssd)
54. Ninguém (quem?) > o viu sair. (ssd)
55. O Viver é perigoso. (ssd) ( o viver = substantivado)
56. Quebraram a lanterna do meu carro. (si)
57. Havia pessoas descontentes na assembleia. (oss)
58. Assistiu-se a uma cena desagradável. (si)
59. Era noite fechada. (oss)
02. Além do frio ventava demais. (oss)
03. São Paulo está ensolarado (ssd)
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue. (sc)
05. Prenderam o ladrão. (si)
06. Faz muito calor em minha cidade. (oss)
07. Vive-se bem no campo. (si)
08. (Eu) Perdi minha caneta. (SO)
09. Não é habitada a Lua. (ssd)
10. De vez em quando Teresinha (quem?) vira onça. (ssd)
11. Bateram à porta. (SI)
12. A temperatura aumentou na região sul. (ss)
13. O álbum e as figurinhas estão aqui. (sc)
14. Come-se com fartura em sua casa. (si)
15. As chuvas transformaram o deserto. (ssd)
16. Eram doze horas. (oss)
17. Existirão (quem?) seres vivos em outros mundos? (ssd)
18. Anoiteceu. (oss)
19. Chegaram (quem?) os filhos da vizinha. (ssd)
20. Crê-se em Deus. (si)
21. Todos ficaram quietos. (ssd)
22. Apareceu (quem?) um mágico por lá. (ssd)
23. Da cartola do mágico saem (o quê?) pombos e vários objetos. (sc)
24. Um dia (eu) lhe telefonarei. (so)
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado. (si)
26. Choveu garrafa vazia lá de cima. (ssd)
27. Trovejou ( muito. (oss)
28. Meu chefe trovejou (quem?) de raiva. (ssd)
29. O velho dono do bar resolve tomar uma atitude. (ssd)
30. Caíram (o quê?) ao chão uma árvore e um poste. (sc)
31. Saiu o ônibus para o Rio. (ssd)
32. Nomearam meu primo diretor do clube. (si)
33. Estão (o quê?) em vigor, as novas tarifas telefônicas. (ssd)
34. Começa a ventar. (oss)
35. Aqui quando chove não se sai de casa. (oss)
36. Faz duas semanas que cheguei. (oss)
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio. (oss)
38. Hoje são vinte de março. (oss)
39 Após as enxurradas ficam cheias (o quê?) as sarjetas. (ssd)
40. Aconteceram (o quê?) fatos importantes na reunião. (ssd)
41. Ele trovejava (quem?) impropérios sobre a turba. (ssd)
42. Choviam flores do helicóptero. (ssd)
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema. (sc)
44. Escureceu cedo hoje. (oss)
45. Esta comida não serve (o quê?) para consumo. (ssd)
46. Subitamente, pararam todos. (ssd)
47. Estavam com fome. (S. ind.)
48. Aproximou-se então uma menina. (ssd)
49. Soou (o quê?) na escuridão uma pancada seca. (ssd)
50. Choveu fininho ontem à noite. (oss)
51. Na dúvida, velhos e moços (quem?) calaram-se. (sc)
52. Um vento triste assobia lá fora. (ssd)
53. Isto (o quê?) > não é nada. (ssd)
54. Ninguém (quem?) > o viu sair. (ssd)
55. O Viver é perigoso. (ssd) ( o viver = substantivado)
56. Quebraram a lanterna do meu carro. (si)
57. Havia pessoas descontentes na assembleia. (oss)
58. Assistiu-se a uma cena desagradável. (si)
59. Era noite fechada. (oss)
EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
ALTO CONSUMO X
SUSTENTABILIDADE
Um modo de vida ecologicamente
sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém
quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses
será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas
que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos
impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda
mais.
Toda mudança positiva tem que perpassar
necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não
for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o
esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o
cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por
isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados
nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas
primeiras idades.
Além disso, é sumamente interessante
que a ciência mundial encontre alternativas de produtos
industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente.
Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas
devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos,
ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que
beneficiariam as gerações vindouras.
Da mesma forma, vê-se que o engenho e
apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de
reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte
saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos
inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico.
Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais
podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que
utiliza o material recolhido como matéria-prima.
Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa
preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se
tornar uma necessidade mundial. E aliar isso à
compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que
já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem
conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá
agonizar um pouco mais!
COMENTÁRIO:
No primeiro parágrafo são estabelecidos
o tema: "modo de vida ecologicamente sustentável", e a tese: "ninguém quer diminuir o nível de consumo". Também são
apresentados os três argumentos que sustentarão a tese: 1) políticas públicas que eduquem a população;
2) investimento em pesquisa; e 3) reciclagem.
Nos segundo, terceiro e quarto
parágrafos cada argumento é convenientemente desenvolvido, aprofundado, com
exemplos, fatos, estatísticas, enfim, com o que o redator quiser utilizar para
fundamentar as ideias secundárias que servirão de marco teórico, de sustentação
argumentativa. O escrevente pode dividir essa parte em argumento principal,
secundários e contra-argumentos; causa e consequência; prós e contras;
retrospecto histórico etc.
No último parágrafo, o quinto do texto,
são retomados o tema e a tese do início (a ecologia
saindo da pauta do modismo) e é feita uma observação final (críticas ou
soluções), no caso em questão uma crítica (enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes
quanto às questões ecológicas do planeta...) Mas o Enem, por exemplo,
exige soluções para o problema, que podem ser dadas tanto no desenvolvimento quanto na
conclusão. Não se esqueça.
Boa sorte!
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
EXERCÍCIOS DE LITERATURA
1. Os gêneros literários são
empregados com finalidade estética. Leia os textos a seguir.
Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.
(Camões, L. V. de. Sonetos. Lisboa: Livraria Clássica Editora. 1961.
Fragmento.)
Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca doutrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.
(Camões, L. V. Os Lusíadas. Abril Cultural, 1979. São Paulo. Fragmento.)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação
dos textos.
(A) Épico e lírico
(B) Lírico e épico
(C) Lírico e dramático
(D) Dramático e épico
2. Sobre os gêneros
literários, afirma-se:
I. O gênero dramático abrange textos que tematizam o sofrimento
e a aflição da condição humana.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) III e IV
(B) I e IV
(C) I e II
(D) II e III
3. Identifique a
alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
(A) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
(B) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e
do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
(C) Universalismo e racionalismo.
(D) Formalismo e perfeccionismo.
(E) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
4. Assinale a
alternativa falsa,
sobre Monteiro Lobato:
(A) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca
Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”
(B) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a
devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada
(C) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase
sempre finais trágicos e deprimentes
(D) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da
agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café
5. Nas duas primeiras décadas de
nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes
entre si, têm como elemento comum:
(A) A expressão de aspectos até então negligenciados da realidade
brasileira
(B) A prática de um experimentalismo linguístico radical
(C) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante
(D) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico
(E) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão
6. Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a
natureza:
(A) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos
humanos do autor
(B) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do
determinismo cientifico de fins do século XIX
(C) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como
elemento determinante da ação
(D) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que
podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados
(E) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contraste entre
o meio inerte e o homem agressivo.
7. A obra de Lima
Barreto:
(A) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da
nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa
problemática
(B) É pré- modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande
consciência critica de problemas brasileiros
(C) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada
precursora do romance regionalista moderno
(D) É considerada pré- modernista, uma vez que reflete a vida urbana
paulista antes da década de 20
(E) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e
ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira
geração modernista
8. No inicio do
século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus
trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental
com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo
uma nova concepção do amor e da mulher.
(A) Falso
(B) Verdadeiro
9. Assinale a afirmação falsa
sobre as cantigas de escárnio e maldizer:
(A) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas
dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da
linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
(B) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos
sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as
mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios
poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a
corrupção e a própria arte de trovar
(C) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na
condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do
“equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
(D) Não havia diferença entre essas duas modalidades satíricas
(E) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia
contida nos cancioneiros galego-portugueses. Isso revela que a liberdade da
linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou
pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a
repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
10. Enquanto no sul da Europa, nas proximidades
do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação
do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro,
épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
(A) Verdadeiro
(B) Falso
RESPOSTAS:
1. B
2. D
3.
E
4.
B
5. A
6.
B
7.
B
8.
B
9.
D
10. A
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
ATIVIDADES INGLÊS
A - PREENCHA OS ESPAÇOS EM BRANCO COM A
PREPOSIÇÃO MAIS ADEQUADA: IN, AT OU ON.
1. WE WERE_______THE FARM LAST WEEKEND.
2. THEY'RE LIVING_______BRAZIL BUT THEY ARE FROM THE USA.
3. I'M______MY BEDROOM NOW. WHERE ARE YOU NOW?
4. HE WAS________HOME WHEN THE ACCIDENT HAPPENED.
5. SHE WAS_________THE BUS WHEN I SAW HER.
6. THERE ARE MANY PEOPLE________A BIG CITY.
7. DON'T TALK ABOUT IT_______WORK. DON'T WORRY.
8. THE ANIMALS SLEPT_______THE FLOOR.
1. WE WERE_______THE FARM LAST WEEKEND.
2. THEY'RE LIVING_______BRAZIL BUT THEY ARE FROM THE USA.
3. I'M______MY BEDROOM NOW. WHERE ARE YOU NOW?
4. HE WAS________HOME WHEN THE ACCIDENT HAPPENED.
5. SHE WAS_________THE BUS WHEN I SAW HER.
6. THERE ARE MANY PEOPLE________A BIG CITY.
7. DON'T TALK ABOUT IT_______WORK. DON'T WORRY.
8. THE ANIMALS SLEPT_______THE FLOOR.
B - REWRITE THE SENTENCES. USE SUBJECT
PRONOUNS:
1) MY
SISTER AND I ARE STUDENTS.
2)
ROBERT AND ANNA ARE IN MY CLASS.
3) YOU
AND MARY ARE MEXICAN.
4) BLUE
IS MY FAVORITE COLOR.
5)
REJANE AND MARIANA ARE FOURTEEN.
C - COMPLETE THE SENTENCES WITH AM, IS OR ARE:
1- WE
……………. AUSTRALIAN.
2- SHE
…………… A NEW STUDENT.
3- I
……………… FROM SPAIN.
4- YOU
………….BROTHERS.
5- HE
………… LUCAS.
6- IT
…………… A DVD.
7- THEY ……….. FRIENDS.
8- I …… RUSSIAN.
D
- MARQUE A ALTERNATIVA QUE EMPREGOU CORRETAMENTE OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS:
A) THAT
MEN ARE CHINESE.
B)
THESE BOXES ARE EMPTY.
C)
THOSE ORANGE IS DELICIOUS.
D) THIS
COMPUTERS ARE BROKEN.
E - O PLURAL DA FRASE “THIS BOY IS A GOOD
ACTOR” É:
A) THIS
BOYS IS A GOOD ACTORS.
B) THAT
BOYS IS A GOOD ACTORS.
C)
THESE BOYS ARE GOOD ACTORS.
D)
THOSE BOYS ARE A GOOD ACTORS.
F - A TRADUÇÃO DA FRASE “AQUELES ALUNOS
ESTÃO NA SALA DE AULA” É:
A) THIS
STUDENTS ARE IN THE CLASSROOM.
B) THAT
STUDENT ARE IN THE CLASSROOM.
C)
THOSE STUDENTS ARE IN THE CLASSROOM.
D)
THESE STUDENT IS IN THE CLASSROOM.
G
- ASSINALE C
(CERTO) OU E (ERRADO) NAS
AFIRMAÇÕES A SEGUIR SOBRE O USO DOS PRONOMES:
1- A
FRASE “THOSE ARE MY PARENTS” ESTÁ NO PLURAL. ( )
2- NA
FRASE “THE BOOK IS OLD” “THE BOOK” PODE
SER SUBSTITUÍDO POR “HE”. ( )
3- NA
FRASE “JOE AND I LIVE IN MIAMI” “JOE AND I” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “THEY”. ( )
4- NA
FRASE “THEY DECIDED TO SPEND THEIR
VACATION IN NEW YORK” A PALAVRA GRIFADA, MORFOLOGICAMENTE, É UM POSSESSIVE ADJECTIVE (ADJETIVO
POSSESSIVO). (
)
5- EM INGLÊS, O PRONOME SUBSTANTIVO “I” SEMPRE DEVE SER ESCRITO COM LETRA
MAIÚSCULA. ( )
RESPOSTAS
A – 1 – AT
2 – IN
3 – IN
4 – AT
5 – IN
6 – IN
7 – AT
8 – ON
B – 1 – WE
ARE STUDENTS.
2 – THEY ARE IN MY CLASS.
3 – YOU ARE MEXICAN.
4 – IT IS MY FAVORITE COLOR.
5 – THEY ARE FOURTEEN.
C – 1 – ARE
2 – IS
3 – AM
4 – ARE
5 – IS
6 - IS
7 – ARE
8 – AM
D – B
E – C
F – C
G – 1 – C
2 – E
3 – E
4 – C
5 – C
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