segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ATENÇÃO!

HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS


OBS.: 

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.

- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.

- O resultado das provas será dado por telefone, a partir das 13:30 do dia 09/09/2021.

- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ATENÇÃO!

HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS

 OBS.: 

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.
- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.
- O resultado das provas será dado por telefone, a partir das 13:30 do dia 27/08.
- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

ATENÇÃO:

                                                     O NEEJA INFORMA:

* O período de 26 de Julho à 03 de Agosto corresponde ao recesso escolar, portanto NÃO HAVERÁ AULAS NESSE PERÍODO!

* Retornaremos as atividades normais em 04/08.

* Lembramos que no dia 09/08 haverá agendamento de provas, a partir das 13:30, SOMENTE por telefone e para alunos JÁ CADASTRADOS.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR:

DIAS 26/07 ATÉ 03/08

                                                    13:30 ATÉ 19:00  

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo, um grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas.

Glândulas do Sistema Endócrino

As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófisetireoide e paratireoides, timosuprarrenaispâncreas e as glândulas sexuais.


Tireoide: produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco. O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia. Se não tratada pode provocar o surgimento do bócio (inchaço no pescoço), e também a exoftalmia (olhos saltados).

hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. Assim, o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais lentamente, a pessoa gasta menos energia, tende a engordar e as respostas físicas e mentais tornam-se mais lentas e se não tratada pode ocorrer o bócio.

Paratireoides: são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

A diminuição desse hormônio reduz a quantidade de cálcio no sangue e faz com que os músculos se contraiam violentamente.

timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesa do organismo do recém-nascido contra infecções. Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até a adolescência, quando começa a atrofiar. Na idade adulta diminui de tamanho, pois tem suas funções reduzidas.

As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são:

·         Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as pernas e braços, aumentando a capacidade de correr ou de se exaltar em situações tensas;

·         Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, liberando mais energia para as células;

·         Contração dos vasos sanguíneos da pele, de modo que o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos e, por isso, ficamos “pálidos de susto” e também “gelados de medo”.

O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão. A insulina controla a entrada da glicose nas células (onde será utilizada na liberação de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.

A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que gera a sensação de fraqueza, tontura, levando, em muitos caso, ao desmaio.

Nesse caso o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando a "quebra" do glicogênio em moléculas de glicose. Por fim, a glicose é enviada para o sangue normalizando a hipoglicemia.

As glândulas sexuais são os ovários e os testículos, que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente.

Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Assim, enquanto os ovários produzem o estrogênio e a progesterona, os testículos produzem diversos hormônios, entre eles a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: barba, voz grave, ombros volumosos etc.

Atividades:


1) Sabemos que o sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, ou seja, glândulas que produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Marque a alternativa em que são encontradas apenas glândulas do sistema endócrino.

a) Testículos, tireoide e glândula sudorípara.

b) Hipófise, tireoide e glândula sebácea.

c) Glândula sudorípara, glândula salivar e ovários.

d) Hipófise, tireoide e testículos. x

e) Testículos, ovários e glândula salivar.

 

2) A glândula tireoide produz os hormônios triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina. O excesso dos hormônios T3 e T4 causa uma doença que apresenta sintomas como irritabilidade, pele quente e úmida, insônia, perda de peso e exoftalmia. Essa doença é denominada de:

a) Hipotireoidismo.

b) Hipertireoidismo. x

c) Anemia.

d) Nanismo.

e) Acromegalia.

 

3) Um deficit de água no sangue estimula certas células no hipotálamo que, por sua vez, levam a hipófise a liberar:

a) ocitocina.

b) adrenalina.

c) secretina.

d) hormônio antidiurético. x

e) hormônio luteinizante.


4) Associe corretamente as duas colunas relacionando os hormônios e sua ação principal e assinale a alternativa que traz a sequência correta dos números.

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. EDUARDO

EXERCÍCIOS LEIS DE NEWTON

1. Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).

 

Coluna I – Afirmação

 1. Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.

2. Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.

3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.

 

Coluna II – Lei Física

(           ) 3ª Lei de Newton 

(           ) 1ª Lei de Newton

(           ) 2ª Lei de Newton 

 

A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é:

 

(A) 1, 2 e 3.       

(B) 3, 2 e 1.       

(C) 1, 3 e 2.

(D) 2, 3 e 1.        

(E) 3, 1 e 2.

 

2- Indique verdadeiro (V)  ou Falso (F) para  as afirmações abaixo, de acordo com o princípio da inércia.

|. O lápis que está em repouso sobre a mesa do professor permanecerá nesse estado enquanto a resultante das forças que agem sobre ele não se alterar. 

||. Quando um objeto está em repouso e permanece assim, a resultante das forças que agem sobre ele é nula. 

|||. Um corpo se movimenta para o sul, em trajetória retilínea, com velocidade constante v= 10m/s.
Se a resultante das forças que agem sobre ele permanecer nula, ele continuará se movimentando para o sul em trajetória retilínea, com velocidade constante v = 10m/s.

|V. Uma bicicleta está estacionada numa rua. Permanece em repouso porque a resultante das forças que agem sobre ela é nula. Portanto, a bicicleta está em equilíbrio estático.   



3. Considere as seguintes proposições:

I - Se um corpo extenso e rígido estiver em repouso, assim permanecerá se a ele aplicar um sistema nulo de duas forças.
II - Uma partícula que estiver em movimento retilíneo e uniforme, assim permanecerá se a ela se aplicar um sistema nulo de duas forças.
III- Um partícula sob ação de resultante nula de forças estará obrigatoriamente em repouso.
Podemos afirmar que somente:

(A) I é correta
(B) II é correta
(C) III é correta
(D) I e II são corretas
(E) I e III são corretas

4. Quando um cavalo puxa uma charrete, a força que possibilita o movimento do cavalo é a força que:

(A) o solo exerce sobre o cavalo.

(B) ele exerce sobre a charrete.

(C) a charrete exerce sobre ele.

(D) a charrete exerce sobre o solo

5. Pense e responda: O número total de forças no universo é par ou ímpar?  justifique:

 

Cálculos 2º lei de Newton (fórmula) 

                                                                  F = m .a

  F= força (N)      

m = massa (Kg)     

a = aceleração m/s2

6- Um corpo de 1 Kg adquire uma aceleração de 2 m/s2 . Qual a intensidade da força resultante?

7- Sobre um corpo de 2 Kg atua uma força resultante de 8 N. Qual a aceleração que ele adquire?

8- Uma força resultante de 200 N age sobre um corpo que adquire a aceleração de 2 m/s2  . Qual a sua massa?

9- Um corpo com massa de 6 Kg foi empurrado por uma força que lhe comunicou uma aceleração de 3 m/s2  . Qual o valor da força?

10- Sobre um corpo de 20 Kg atua uma força horizontal de 8 N. Qual a aceleração que ele adquire?

11- Uma força horizontal de 200 N age um corpo que adquire a aceleração de 50 m/s2 . Qual é sua massa?

12- Seja um corpo de massa 2 Kg, apoiado sobre um plano horizontal , sob ação de forças horizontais F1 e F2 de intensidade 10 N e 4 N, respectivamente, conforme a figura abaixo. A aceleração do corpo será:

RESPOSTAS:

1.  D

2.|. V , ||.F ,|||. V,|V. V

3. D

4. A

5. Par, pois para cada ação existe uma reação.

6.F = 1. 2 = 2 N

7.     8 = m . 2             m = 4 Kg

8.     200 = m . 2         m = 100 Kg

9.     F =6 . 3               F = 18 N

10.    8 = 20 .aa = 0,4 m/s2

11.    200 = m . 50        m= 4 Kg

12. Fr = 10 – 4 = 6 N

  F = m .a

             6 = 2 .a

a = 3 m/s2

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

ANTIGUIDADE ORIENTAL – 2ª PARTE

EGITO


- Localiza-se no Nordeste da África, apresentando clima semiárido, onde as chuvas são escassas ao longo do ano.

- O RIO NILO é de extrema importância para a sobrevivência dessa sociedade. É usado na irrigação e fertilização.

- A ação humana na construção de obras de irrigação são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura. Também a existência de uma forte centralização do poder para essa organização.

HISTÓRIA:

PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO (até 3.200 a.C.): não havia centralização política.

- A população estava organizada em aldeias (nomos = comunidades primitivas), chefiadas pelos nomarcas.

- Por volta de 3.500 a.C., a união de esforços necessária à construção de obras hidráulicas levou ao surgimento de dois reinos: Alto Egito (sul) e Baixo Egito (norte).

PERÍODO DINÁSTICO: forte centralização política.

- Menés, em 3.200 a.C., unificou o  Alto e o Baixo Egito, tornando-se o primeiro faraó. Os nomarcas tornaram-se “governadores” subordinados à autoridade do faraó.

 

- PERÍODO

- CARACTERÍSTICAS

ANTIGO IMPÉRIO

(3000-2300 a.C.)

- Sua capital era Mênfis. Ocorreu a construção das grandes pirâmides de Gizé. Houve a invasão de povos nômades e o poder foi fragmentado.

MÉDIO IMPÉRIO

(2000-1580 a.C.)

- Sua capital foi Tebas. Houve um grande dinamismo econômico. Ocorreram disputas entre o poder do faraó e o poder dos nomarcas (local), ocasionando rebeliões camponesas e escravas e o enfraquecimento do poder central do faraó. Houve a invasão dos Hicsos.

NOVO IMPÉRIO

(1580-525 a.C.)

- Sua capital foi Tebas. O militarismo se fortaleceu e houve uma expansão, gerando aumento de riquezas e escravos. A importância do militarismo foi nos governos dos faraós Tutmés e Ramsés. Terras no Oriente Médio foram conquistadas, levando ao aumento do comércio controlado pelo Estado. Com isso, houve o aumento do prestígio social dos militares, burocratas e sacerdotes e piora nas condições de vida dos camponeses e escravos.

- Com Amenófis IV ocorre a reforma religiosa, com o objetivo de fortalecer sua autoridade através da  implantação do monoteísmo.

- Ocorrem invasões dos “povos do mar” (ilhas do Mediterrâneo) e tribos nômades da Líbia. Há perda dos territórios asiáticos. Os persas liderados por Cambises invadem o território, resultando no fim da independência política.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

- AGRICULTURA DE REGADIO: a agricultura graças as obras de irrigação (base econômica). Cultivo de cereais (trigo, cevada, algodão, papiro, linho, etc.) e criação de animais (pastoreio), também o artesanato e comércio.


- MONARQUIA TEOCRÁTICA: O Faraó era considerado um deus na Terra. Havia forte centralização do poder, com a anulação dos poderes locais devido à necessidade de conjugação de esforços para as grandes construções. O governo era o proprietário das terras e cobrava impostos das comunidades camponesas (servidão coletiva), que podiam ser pagos com trabalho gratuito nas obras públicas ou com parte da produção. A presença de uma grande burocracia estatal auxiliava o faraó nos negócios do Estado. 

- SOCIEDADE DE CASTAS: a origem determina posição social do indivíduo

A) Faraó e sua família

B) Aristocracia (nobreza e sacerdotes)

C) Grupos intermediários (militares, burocratas, comerciantes e artesãos)

D) Camponeses

E) Escravos

- CULTURA: Politeísmo antropomórfico (vários deuses com forma humana e animal); crença na vida após a morte; desenvolvimento de técnicas de mumificação, levando ao conhecimento do corpo humano; construção de grandes obras de engenharia e arquitetura (irrigação, templos e palácios); e escrita hieroglífica.

https://brasilescola.uol.com.br/

https://www.educabras.com/enem/materia/historia/historia_geral/aulas/civilizacoes_da_antiguidade_oriental

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

O LIXO URBANO E OS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE


TIPOS DE LIXO:

- DOMÉSTICO: também chamado de residencial ou domiciliar, é todo tipo de lixo gerado pelos moradores do local. Ele pode ser ORGÂNICO (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos), e INORGÂNICO (embalagens,  vidros,  papéis, dentre outros).

- LIXO COMERCIAL:  embalagens plásticas, papelões, papéis e restos de alimentos, esse tipo de lixo é produzido pelo terceiro setor (comércio e serviços), como lojas, bancos, escritórios, restaurantes e outros.

- LIXO HOSPITALAR: é descartado por hospitais, clínicas de saúde, laboratórios, farmácias, consultórios odontológicos e veterinários. Inclui materiais como seringas, gases, fraldas, luvas, agulhas, embalagens, dentre outros. São altamente nocivos ao homem por estarem contaminados com vírus, fungos e bactérias, e, por isso, são incinerados.

- LIXO INDUSTRIAL: produzido pelo setor secundário, ou seja, pelas indústrias, como exemplo, resíduos de gases, produtos químicos, óleos, cinzas, metais, vidros, plásticos, tecidos, papéis, borracha, madeira, dependendo da atividade de cada Indústria.

- LIXO ELETRÔNICO: é composto pelo descarte dos aparelhos elétricos e eletrônicos como rádios, computadores, televisores, celulares, fios, baterias, carregadores, dentre outros. Altamente poluente, esse tipo de lixo pode conter cobre, alumínio e metais pesados como o mercúrio e o chumbo. Dados mostram que o aumento  do consumo e da globalização leva as pessoas a trocarem constantemente de aparelhos eletrônicos, por exemplo, celulares e computadores, gerando em torno de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano no mundo, sendo que 10 milhões são reciclados na China.

- LIXO RADIOATIVO: ou lixo nuclear. Esse tipo de lixo é altamente tóxico por conter urânio (e outros metais pesados). É produzido por atividades que envolvam elementos radioativos como indústrias nucleares, serviços de saúde, dentre outros. A poluição nuclear, gerada por esse tipo de resíduos, pode causar muitos problemas para o ambiente e nos seres humanos. Destacam-se o desenvolvimento de doenças, como o câncer, mutações genéticas e, nos piores casos, a morte.

- LIXO ESPACIAL: é gerado pelos materiais lançados no espaço como robôs, foguetes, satélites artificiais. A poluição espacial tem sido um dos grandes problemas da modernidade e que apresenta riscos,  pois eles podem cair na atmosfera.Segundo a Agência Espacial Europeia existem em torno de 170 milhões de pedaços de peças, ferramentas, restos de tinta e equipamentos espaciais orbitando o planeta Terra.

OBS.:

- Os remédios descartados com prazo de validade vencido são considerados “lixo hospitalar”. Isso porque eles podem contaminar os lençóis freáticos representando um risco grande para o meio ambiente.

- O lixo orgânico é proveniente de matéria viva, ou seja, possui origem biológica. Eles são depositados em locais apropriados denominados aterros sanitários. O lixo orgânico pode ser reciclado, assim pode ser  transformado em ração para animais e ainda, com o aproveitamento dos gases emitidos (metano) ele serve para a produção de um combustível menos poluente, o biogás. A biomassa inclui resíduos de origem animal e vegetal, os quais são utilizados na produção de energia.

- Geralmente os materiais descartados da construção civil são encaixados nessa categoria. Chamado de “lixo especial” (ou lixo tóxico), eles incluem resíduos da construção civil, pilhas e agrotóxicos.

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM: a coleta seletiva é a melhor alternativa para os diferentes tipos de materiais que são descartados. Para isso, os contentores são separados por cores, as quais indicam o tipo de lixo que ali deve ser colocado.


Azul: aos papéis e papelões;                          Vermelho: para os plásticos;

Verde: aos vidros;                                           Amarelo: para os metais;

Preto: para madeiras;                                     Laranja: para resíduos perigosos;

Branco: destinado aos lixos hospitalares;      Roxo: para resíduos radioativos.

Marrom: para os resíduos orgânicos;            Cinza: para materiais não reciclados;

OBS.: A separação e a reciclagem tem sido uma importante alternativa para diminuir a poluição. Também com a reciclagem, muitos materiais podem ser reaproveitados, favorecendo a diminuição e o acúmulo de lixo de diversas naturezas.

DIFERENÇA ENTRE ATERRO E LIXÃO

Os aterros sanitários são locais onde o lixo é enterrado, recebendo um destino correto. Já nos lixões, o lixo fica depositado a céu aberto. Muitas pessoas jogam  lixo em terrenos baldios, levando ao aumento de problemas como a proliferação de insetos (moscas, mosquitos, baratas) e ratos. A reciclagem é uma atividade rentável, porém perigosa se não for realizada com cuidado e proteção. A coleta seletiva e a reciclagem do lixo são práticas que contribuem na redução do lixo destinado aos aterros.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm

https://www.todamateria.com.br/tipos-de-lixo/

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/

MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. KÁTIA

Olá pessoal!

Esse é o nosso décimo segundo encontro virtual, espero que todos estejam bem.

A atividade a seguir tem atividades envolvendo os sinais utilizados nas quatro operações do conjunto de números inteiros.  .

Espero que aproveitem e compreendam um pouco mais sobre esse conteúdo.

Um abraço!

 https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-jogo-sinais.htm#questao-1

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO

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PROF. ÂNGELA

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

USO DA CRASE

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

 Obedecemos ao regulamento.

                  (a + o)

Não há crase, pois o encontro ocorreu entre duas vogais diferentes. Mas:

 Obedecemos à norma.

                (a + a)

Há crase pois temos a união de duas vogais iguais (a + a = à)

Regra Geral:

Haverá crase sempre que:

I.   o termo antecedente exija a preposição a;

II.  o termo consequente aceite o artigo a.

Fui à cidade.

( a + a = preposição + artigo )(substantivo feminino )

Conheço a cidade.

(Conheço: verbo transitivo direto – não exige preposição)+( artigo )+( substantivo feminino

Para evitar que a conjunção da preposição a com o artigo definido feminino confunda a sua cabeça, preparamos algumas dicas que lhe ajudarão na hora de aplicar a regra já seguindo a nova ortografia.

Se vou A, volto DA, crase Haverá.

Se vou A, volto DE, crase PARA QUÊ?

Vou à Bahia.  Vou a Caxias.

QUANDO DEVO USAR A CRASE

1.Obrigatoriamente há crase nas expressões que indicam horas ou nas locuções: à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão: "à moda".

Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.

À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.

Quero uma pizza à moda italiana.

2. Crase com os pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo.

Sempre que o termo antecedente exigir a preposição a e vier seguido dos pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo, haverá crase.Ex:Falei àquele amigo.

Dirijo-me àquela cidade.

Aspiro a isto e àquilo.

Fez referência àquelas situações.

 

TRÊS CASOS NOS QUAIS A CRASE É FACULTATIVA

1.    Depois de ATÉ. Fui até a praia. Fui ate a praia.

2.    Antes de pronome possessivo feminino. Vou à (a) sua casa para dizer que te amo.

3.    Antes de nome de mulher. Uma homenagem à(a) Maria.

 

QUANDO NÃO DEVO USAR A CRASE

1.Antes de palavras masculinas: Ex: Caminhava a passo lento.

2.Antes de verbos no infinitivo:

Ex: Estou disposta a aceitar.

3.Antes de pronomes:

Ex: Eu pedi a ela um vestido emprestado.

Observações:

 1. Há três pronomes de tratamento que aceitam o artigo e, obviamente, a crase: senhora, senhorita e dona.

Dirijo-me à senhora.

2. Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria...

Eu me referi à mesma pessoa.

4.Antes de nomes de cidade (que não utilizam o artigo feminino). Ex: Irei a São Paulo no mês que vem.

5.Antes da palavra casa (quando tem significado do próprio lar). Ex: Fui a casa (lar) apanhar os documentos do carro.

6.Antes da palavra terra (quando tem sentido de solo). Ex: Depois de horas no barco, descemos aterra.  

7.Antes de artigo (um e uma).

8.Entre palavras repetidas. Ex: A funcionária atualizava a lista de presença dia a dia.

9.Depois de preposições. Ex: Ele estará perante a juíza. Nós iremos após a cerimônia.

Os 12 mandamentos da Crase

Uma dica para lhe ajudar a entender a regra, é a famosa rima que segue:

1.    Diante de pronome, crase passa fome;

2.    Diante de masculino, crase é pepino;

3.    Diante de ação, crase é marcação;

4.    Palavras repetidas, crase proibida;

5.    A+ aquele, crase nele!

6.    Vou a, volto da: crase há!

7.    Vou a, volto de: crase pra quê?

8.    Diante de cardinal, crase faz mal;

9.    Quando for hora, crase sem demora;

10. Palavra determinada, crase liberada;

11. Sendo à moda de, crase vai vencer;

12. Adverbial, feminina e locução, coloque crase, meu irmão!


Exercícios respondidos

01 – O plano dos bandidos saiu às avessas (ao contrário).

02 – Não chegaram a saber (verbo) quem era a autoridade (o chefe).

03 – Encontramos os barcos às margens da lagoa. (ao leito)

04 – Fui a casa, mas voltei logo. (casa)

05 – Não fui àquela (a esta) farmácia.

06 – Entregamos o prêmio àquele (a este) aluno.

07 – Submeterei aqueles (estes) alunos a uma prova.

08 – Reprovo aquela (esta) atitude.

09 – Encontrei-o à porta de minha casa. (ao portão)

10 – À noite, se reuniam para ouvi-lo. (pela noite)

11 – Sua aversão a estrangeiros (masc.) era censurada.

12 - Às dez e meia todos dormiam. (ao meio-dia)

13 - Enviei a encomenda à Fernanda (ao Fernando).

14 – Você vai à aula hoje? (ao colégio)

15 – Não desobedeça a ninguém. (p. indefinido)

16 – Os guardas ficaram a uma grande distância. (uma)

17 - Os meninos chegaram à uma hora. (uma / hora)

18 – Você entregou a encomenda (o pedido) a Dona Luísa?

19 – Você deu parabéns a Sua Alteza? (p. tratamento)

20 – Ofereci um presente a ou à Carolina?

21 – Ela foi à (para a) Paraíba.

22 – À meia-noite (ao meio-dia), os fantasmas aparecem.

23 – Ele não se prendia a nenhuma (pron. Indef.) garota