O
que é Literatura?
Representa
a comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Trata-se,
portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que
utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima daliteratura
são as palavras, assim como as tintas são a matéria prima do pintor.
De tal
maneira, o conceito de literatura também pode compreender o conjunto de
estórias fictícias inventadas por escritores em determinadas épocas e lugares,
sejam poemas, romances, contos, crônicas, novelas.
Os
textos literários possuem uma função muito importante para o ser humano, pois
provocam sensações e produzem efeitos estéticos os quais nos fazem entender
melhor a nós mesmos, nossas ações, bem como a sociedade em que vivemos.
Com efeito, o
conceito de Literatura foi se ampliando e abrangendo assim, diversos textos que
englobam os gêneros literários que hoje conhecemos: literatura infantil,
literatura de cordel, literatura marginal, literatura policial, dentre outros.
Função da
Literatura
A arte literária representa
recriações da realidade produzidas de maneira artística, ou seja, que possui um
valor estético, donde o autor utiliza das palavras em seu sentido conotativo
(figurado) para oferecer maior expressividade, subjetividade e sentimentos ao
texto.
Dessa forma, a Literatura possui um
importante papel social e cultural envolvido no contexto em que foi criada, pois
abrange diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações
e, portanto, provoca sensações e reflexões do leitor.
Gêneros Literários
Os
gêneros literários são categorias da Literatura que englobam os diversos tipos
de textos literários segundo sua forma e conteúdo.
Tanto o conceito de Literatura se
modificou ao passar do tempo como o de gênero literário.
Atualmente, o gênero épico, que
envolvia as narrativas históricas baseado nas lendas e na mitologia, foi
substituído pelo gênero narrativo. Sendo assim, os gêneros literários são
classificados em:
·
Gênero Lírico: possui um caráter sentimental com
presença do eu-lírico, por exemplo, as poesias, odes e sonetos.
·
Gênero Narrativo: possui um caráter narrativo, ou
seja, envolve narrador, personagens, tempo e espaço, por exemplo, os romances,
contos e novelas.
·
Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja,
são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia e farsa.
Texto Literário e Não Literário
Nem todo
texto possui uma linguagem literária, ou seja, não possui um caráter ficcional,
subjetivo e cheio de significados (plurissignificação), emoções, sensações e
desejos. Para compreender melhor essa diferença vejamos os exemplos abaixo:
Exemplo 1
“Poema tirado de uma notícia de
jornal” de Manuel Bandeira
João Gostoso era
carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem
número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.”
Exemplo 2
“Foi
encontrado essa manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, o corpo do carregador de
feira livre conhecido como João Gostoso. Testemunhas afirmam que João era
habitante do morro da Babilônia e na noite passada, estava no bar Vinte de
Novembro, do qual saiu bêbado. As autoridades analisarão as provas para
verificar se o ocorrido se trata de homicídio ou suicídio.”
Segundo
os exemplos acima podemos notar a diferença entre os textos literários e não
literários. De tal maneira, o primeiro exemplo envolve uma linguagem literária
e subjetiva em forma de poema, a qual possui uma expressividade induzida pelo
escritor.
Já o
segundo exemplo nos informa sobre o acontecimento, a partir de uma linguagem
utilizada nos textos jornalísticos, que possui uma função informativa e não
literária.
Na Literatura, as palavras podem não ter o mesmo valor
das palavras que utilizamos na vida diária. Em nosso cotidiano,as palavras têm
um valor utilitário, ao passo que, se usadas no texto literário, adquirem valor
artístico, podendo criar um mundo poético ou ficcional, por meio da maneira
como são usadas.
O artista da palavra pode nos retratar uma realidade ao seu modo. A realidade
literária (a criação literária – texto 1) pode estar em desacordo com a
realidade tal qual ela é.
A linguagem literária é conotativa,
utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem
sentidos mais amplos do que geralmente possuem. Há a preocupação com a escolha e a disposição das
palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
A linguagem não literária é denotativa,
é objetiva e preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu
sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
Portanto, a Literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser
humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias.
Exercícios
01.Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:
a) É utilizada, sobretudo, em textos
cujo caráter seja essencialmente informativo.
b) Sua principal característica é a
objetividade.
c) Utiliza recursos como
a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas
realmente possuem.
d) Utiliza a linguagem denotativa para
expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações
artísticas.
02.Com relação às representações
artísticas, como a literatura, a pintura e o cinema, é incorreto afirmar que:
a) Muitas formas de arte são criadas e
desenvolvidas a fim de promover uma (re)construção/criação dos mundos real e
ficcional, bem como para registrar e representar nossa cultura e nossa
história.
b) Os primeiros registros artísticos
dos seres humanos são desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas,
por meio dos quais é possível compreender como era o mundo e as formas de
organização social.
c) Toda produção artística está
integrada em um tempo, cultura, história e tradições. O trabalho com as
palavras representa nossa história a partir de construções simbólicas.
d) A obra artística pode ser
considerada como sendo um exemplar da expressão de sua época, de sua cultura.
e) A música é reconhecida como sendo a
principal representação artística, pois relaciona a Literatura à
instrumentalidade.
03.Marque a alternativa que apresenta
um equívoco com relação à arte literária:
a) A Literatura permite-nos entrar em
contato com nossa história para compreendermos melhor o presente, o passado e o
futuro.
b) A arte literária está relacionada à
produção e à leitura de textos verbais escritos.
c) Os textos ficcionais têm o poder de
provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria,
tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece porque a Literatura nos permite
sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.
d) Enquanto arte, a Literatura é capaz
de registrar a realidade e fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a
própria vida e seus comportamentos.
e) A literatura é uma forma de arte
que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O trabalho com as
palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado.
04.É possível afirmar que a essência da arte literária
encontra-se nas:
a) letras
b) rimas
c) livros
d) histórias
e) palavras
05.O gênero narrativo,
na maioria das vezes, é expresso pela:
a) Poesia.
b) Show.
c) Jornal.
d) Romance.
e) Ode.
A
partida
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação,
quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um
fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o
trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora
naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de
disciplina e de amor.
Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes,
penteei-me e,voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um
instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar
com ela? Ora, algumas palavras… Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nitrini.
São Paulo: Global, 2003.
06.No texto, o
personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em
separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no
trecho:
a) “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente
dormir”
b) “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco”
c) “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”
d) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e
amor”
e) “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras…”
GABARITO:
01. C
02. E
03. B
04. E
05. D
06. E