segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ATENÇÃO: HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS



IMPORTANTE:

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.

- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.

- O resultado das provas será dado por telefone, conforme o dia informado acima.

- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. KÁTIA

Olá pessoal! 

Esse é o nosso terceiro encontro virtual, espero que todos estejam bem.

A atividade a seguir  sugere atividades  envolvendo perímetro de figuras geométricas planas.

Espero que aproveitem e compreendam um pouco mais sobre esse conteúdo.

Um abraço!

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-perimetro-figuras-planas.htm#questao-2

 

Seguem alguns exercícios envolvendo geometria plana.

Bons estudos.

1. Determine a área de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.

2. Calcule a área de uma praça retangular, sabendo que as medidas do comprimento e largura são, respectivamente, 50 m e 35,6 m.

3. Calcule a área de um retângulo, considerando que a base mede 34 cm e que a altura mede a metade da base.

4. É necessário um certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o chão de uma cozinha com 5 m de comprimento por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir totalmente o chão da cozinha?

5. Quantos metros quadrados de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha que cubra totalmente uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?

                                  Gabarito

RESPOSTAS – ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

Confira aqui as respostas da nossa lista de exercícios sobre áreas de figuras planas.

Não deixe de acessar em nosso menu um extenso conteúdo com vários exercícios sobre geometria plana.

Boa sorte!

Exercício 1.

41,6 m²

Exercício 2.

1780 m²

Exercício 3.

578 cm²

Exercício 4.

16 caixas

Exercício 5.

6,9 m²

MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. KÁTIA

Olá pessoal!

Esse é o nosso terceiro encontro virtual, espero que todos estejam bem.

A atividade a seguir  sugere atividades  envolvendo perímetro de figuras geométricas planas.

Espero que aproveitem e compreendam um pouco mais sobre esse conteúdo.

Um abraço!

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-perimetro-figuras-planas.htm#questao-2

 

Seguem alguns exercícios envolvendo geometria plana.

Bons estudos.

1. Determine a área de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m. 

2. Calcule a área de uma praça retangular, sabendo que as medidas do comprimento e largura são, respectivamente, 50 m e 35,6 m. 

3. Calcule a área de um retângulo, considerando que a base mede 34 cm e que a altura mede a metade da base.

4. É necessário um certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o chão de uma cozinha com 5 m de comprimento por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir totalmente o chão da cozinha?

5. Quantos metros quadrados de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha que cubra totalmente uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?

                                  Gabarito

RESPOSTAS – ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

Confira aqui as respostas da nossa lista de exercícios sobre áreas de figuras planas.

Não deixe de acessar em nosso menu um extenso conteúdo com vários exercícios sobre geometria plana.

Boa sorte!

Exercício 1.

41,6 m²

Exercício 2.

1780 m²

Exercício 3.

578 cm²

Exercício 4.

16 caixas

Exercício 5.

6,9 m²

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ATENÇÃO! HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS

 


OBS.: 

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.

- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.

- O resultado das provas será dado por telefone  dia 28/09/2021.

- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. EDUARDO

MOVIMENTO RETILÍNIO E UNIFORME

            Vamos nos ater a situações de deslocamento com velocidade constante. Quando isso ocorre, dizemos que se trata de um movimento (MU). É o caso de um carro que percorre uma longa estrada mantendo sua velocidade em 80 km/h. Nessa condição, podemos concluir que o carro percorrerá 80 km a cada hora. Então, se em uma hora ele percorre 80 km, em duas horas ele irá percorrer 160 km, e assim por diante. Desse modo o carro percorrerá distancias iguais em intervalos de tempo iguais . Um caso particular de movimento uniforme é o que ocorre em trajetória retilínea, chamado de movimento retilínio uniforme (MRU).

            A característica básica do movimento uniforme é  que a velocidade escalar do móvel permanece constante no decorrer do tempo. A consequência direta deste fato é que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

            Movimento progressivo : Quando o objeto desloca-se no sentido positivo da trajetória ou quando a velocidade do objeto é positiva.

            Movimento retrógrado : Quando o objeto desloca-se no sentido oposto ao positivo da trajetória ou quando a velocidade do objeto é negativa.

S = S0 + V . T

S = posição final (m)

So=posição inicial (m)

V = velocidade (m/s)

T = tempo (s)

EXEMPLOS MRU

1.  Um objeto move-se segundo a função horária S= 8 + 3.T . Sabendo-se que a trajetória é retelínea determine:

a) sua posição inicial?  8m

b) sua velocidade média? 3m

c) sua posição no instante 4s?

S= S0 + v . T

S = 8 + 3.4

S = 20m

D)Em que instante o espaço do móvel é   35 m?

S = 8 + 3 T

35 = 8 + 3T

35 – 8 = 3T

T = __27__ = 9s

            3

EXERCÍCIOS MRU:

1. É dada a função horária do movimento de um móvel S = 10 + 2.T, onde S é medido em metros e T em segundos, determine:

(A) O espaço inicial e a velocidade escalar?

(B) O espaço quando T= 2s?

(C) o instante em que a posição é 30m?

 

2. A função horária dos espaços de um  móvel é S = - 5 +5. T.

(A) Determine o espaço inicial e a velocidade do movimento?

(B) Qual a posição do móvel no instante             T = 5s?

(D) Em que instante o espaço do móvel éS= 105 m

 

3.Um móvel movimenta-se de acordo com a função horária S= 20 + 4 .t . Determine a posição depois de 10 s.

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS

1. A) S= 10 m

          V= 2 m/s

B) S= 10 + 2. 2

    S = 10 + 4 = 14 m

C) 30 = 10 +2.t

     - 2t = -30 +10            . (-1)

2t = 30 -10

           t= 10s

 

2. A) S= -5m

         V= 5m/s

B) S= -5 +5. 5

     S = -5 + 25

     S= 20 m

C) 105 = -5 + 5.t

     -5t = -105 +5         . (-1)

5t =105 -5

        t = 20 s

3.  S =20 + 4.10

      S= 20 + 40

      S = 60 m

 

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE 

O ARCADISMO

Foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas. (10)

Contexto histórico

O século XVIII é também conhecido como século das luzes ou século da filosofia. Foi durante esse período que aconteceu o iluminismo, movimento intelectual que deu origem às ideias de revolução, liberalismo, cidadania, Direitos Humanos, bem como impulsionou a busca pelo conhecimento em áreas diversas. Os pensadores iluministas baseavam-se no princípio da racionalidade: a razão humana é que deveria conduzir o desenvolvimento das ciências, da política e da vida cotidiana das pessoas, iluminando-as do obscurantismo da ignorância e do desconhecimento.

Características do arcadismo

Embora tenha surgido em um período de rupturas e muita agitação política e intelectual, os escritores árcades faziam textos amenos, contemplativos. Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

ARCADISMO NO BRASIL 

Foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo. Esse movimento também é conhecido como Neoclassicismo – devido à retomada dos valores gregos e romanos.

Os autores árcades, em geral, viveram na cidade de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto (MG). Alguns desses escritores, inclusive, participaram da Inconfidência Mineiramovimento separatista que buscava desvincular a região brasileira da Coroa portuguesa.

Em termos de análise literária, é possível dizer que o Arcadismo brasileiro tem três manifestações diferentes: as obras líricas, as satíricas e as épicas. Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

Contexto histórico

O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa.

Assim como Tiradentes (o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte, tornando-se mártir posteriormente), os escritores foram presos após Joaquim Silvério dos Reis delatá-los. Como punição, Tomás Antônio Gonzaga foi exilado em Moçambique, e Cláudio Manuel da Costa, supostamente, suicidara-se na prisão. O suicídio é questionado por alguns críticos que sugerem que o autor foi, na verdade, assassinado.

Arcadismo Lírico

As obras líricas do Arcadismo no Brasil são aquelas que buscavam expressar os sentimentos de um sujeito lírico. Os principais autores dessa vertente são Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa( 07). Em geral, os poemas líricos desse movimento foram construídos sob a influência dos seguintes preceitos latinos: (06)

•    FugereUrbem: fugir do urbano;

•    LocusAmoenus: lugar ameno, o gozo da natureza;

•    Aurea Mediocritas: equilíbrio das riquezas;

•    InutiliaTruncat: abdicar do superficial da vida e conviver com o essencial; 

•    Carpe Diem: aproveitar o dia, viver com alergia, curtir o simples como apreciar a natureza;

•    O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; 

•    Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses;

•    Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulando pastores e assinavam suas obras como tal. As obras eram marcadas ainda pela simulação de sentimentos inexistentes. ( 09)

Os versos dedicados a Marília, sob pseudônimo árcade de Dirceu, são os mais célebres de Tomás Antônio Gonzaga. De traço pré-romântico, os poemas têm um tom pessoal que escapa às características neoclássicas.

Arcadismo Satírico

As Cartas Chilenas, conjunto epistolar escrito por Tomás Antônio Gonzaga, são consideradas obras satíricas. Isso, pois as cartas contêm críticas ferozes indiretamente voltadas ao governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses. Nos textos, escritos pelo remetente Critilo e endereçadas ao amigo Doroteu (ambos pseudônimos criados pelo autor), as tais críticas são direcionadas ao governador “Fanfarrão Minésio”.

Arcadismo Épico

Além dos dois estilos citados anteriormente, é possível encontrar também no Arcadismo brasileiro duas obras de teor épico. São elas; O Uraguai, de Basílio da Gama, e “Caramuru”, de Santa Rica Durão (esse último, inclusive, virou filme em 2001).(04)

José Basílio da Gama estudou no Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro, até o Marquês de Pombal, à frente da metrópole portuguesa, banir do Brasil os padres jesuítas da Companhia de Jesus. Anos depois, foi para a Itália e associou-se à Arcádia Romana, assinando com o pseudônimo de Termindo Sipílio.

Viveu também em Portugal, onde foi preso, acusado de ser partidário dos jesuítas. Mudou de ideia na prisão e tornou-se pombalino. Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, cidade em que faleceu em 1795.

Principais características do Arcadismo (05)

Como o Arcadismo surgiu com a proposta de contrapor o Barroco, a transição foi lenta por causa da quebra de paradigmas, em especial no Brasil. Isso porque a corrente foi trazida para o país através de filhos de burgueses que viajavam para estudar em Lisboa, e depois retornavam, achando o cenário “brega” e ultrapassado. 

 Sendo assim o Conceptismo (estilo Barroco) representado pelo conflito, excesso e o forte traço religioso começou a se dissolver. Com o novo estilo, passou a ser evidenciado:

•    Busca da simplicidade, da razão e do equilíbrio

•    Inspiração na natureza

•    Reprodução dos clássicos com base na cultura Greco-Romana

•    Eliminação da subjetividade, dos sentimentos expressados com exagero

•    Amor galante, a mulher passou a ser exaltada e cortejada de forma muito elegante 

Além desses pontos existem outros dois que são muito fortes e são imprimidos nas características do Arcadismo. São eles o Bucolismo e o Pastoralismo. O primeiro, está relacionado à natureza e tudo que está ligado a ela: moradia, passeios, forma de escrever, além das artes em geral. É a tradução do homem vivenciando a natureza.

Já o segundo, vem dos pastores que passam horas nos campos com as pastoras, com as ovelhas, cercados por cachoeiras, árvores, explorando ainda o dia, o sol e os ventos frescos. 

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

LOS NÚMEROS


Completa:

1 - Yo quiero una (1) tarta de fresa y mi amigo quiere veintiuna (21) botellas de agua de unos (5) litros 
2 - Yo tengo 
 (4) amigos:  (1) amiga de Italia y  (3) amigos de Eslovaquia. 
3 - Mi número favorito es el 
 (7) y el de mi mejor amigo es el  (21)
4 - A Pedro le encantan las naranjas. Se ha comprado 
 (22)  kilos de naranjas. 
5 - Ana tiene 
 (11) gatos, pero solo  (6) viven en su casa. 
6 - Tengo el número 
 (300) y mi amigo tiene el número  (101)
7 - Lleva ya 
 (131) días sin verlo y todavía le quedan  (91) días
8 - Ese vaca pesa 
 (551) kilos y aquella de allí pesa  (725) kilos. 
9 - Necesito 
 (200) cucharas,  (150)  vasos y al menos  (751) galletas para la fiesta. 


LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

Estrutura das Palavras

Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
Percebemos que há um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Além disso, em todas há elementos destacáveis, responsáveis por algum detalhe de significação. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acréscimo do elemento destacável -ar.

Por meio desse trabalho de comparação entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existência de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores é uma unidade mínima de significação, um elemento significativo indecomponível, a que damos o nome de morfema.


Classificação dos morfemas:
Radical
Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação – os cognatos. O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal.

Afixos
O acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir de escola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Quando são colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.

Desinências
Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).

Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexões das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variáveis e recebem o nome de desinências. Há desinências nominais e desinências verbais.

Desinências nominais: indicam o gênero e o número dos nomes. Para a indicação de gênero, o português costuma opor as desinências -o/-a:
garoto/garota; menino/menina

Para a indicação de número, costuma-se utilizar o morfema –s, que indica o plural em oposição à ausência de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas.
No caso dos nomes terminados em –r e –z, a desinência de plural assume a forma -es: mar/mares; revólver/revólveres; cruz/cruzes.

Desinências verbais: em nossa língua, as desinências verbais pertencem a dois tipos distintos. Há aqueles que indicam o modo e o tempo (desinências modo-temporais) e aquelas que indicam o número e a pessoa dos verbos (desinências número-pessoais):
  

Vogal temática
Observe que, entre o radical cant- e as desinências verbais, surge sempre o morfema –a.
Esse morfema, que liga o radical às desinências, é chamado de vogal temática. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas.

Vogais temáticas nominais: São -a, -e, e -o, quando átonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, não poderíamos pensar que essas terminações são desinências indicadoras de gênero, pois a mesa, escola, por exemplo, não sofrem esse tipo de flexão. É a essas vogais temáticas que se liga a desinência indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tônicas (sofá, café, cipó, caqui, por exemplo) não apresentam vogal temática.

Vogais temáticas verbais: São -a, -e e -i, que caracterizam três grupos de verbos a que se dá o nome de conjugações. Assim, os verbos cuja vogal temática é -a pertencem à primeira conjugação; aqueles cuja vogal temática é -e pertencem à segunda conjugação e os que têm vogal temática -i pertencem à terceira conjugação.



 Vogal ou consoante de ligação
As vogais ou consoantes de ligação são morfemas que surgem por motivos eufônicos, ou seja, para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra. Temos um exemplo de vogal de ligação na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emissão vocal da palavra. Outros exemplos: gasômetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota.

1. Classifique os elementos mórficos da forma verbal achávamos (ach-á-va-mos).

a) ach
b) á
c) va
d) mos

GABARITO

a) radical
b) vogal temática
c) desinência indicativa do modo e tempo verbal
d) desinência indicativa da pessoa e número verbal

2. Classifique os elementos mórficos da palavra amigos (amig-o-s).

a) amig

b) o

c) s

a) radical
b) desinência indicativa do masculino
c) desinência indicativa do plural