LAS REGLAS DE ACENTUACIÓN
a) Acentuam-se
todas as palavras que tenham a última sílaba tônica (AGUDAS),
terminadas em “vogais”, “n” ou “s”. Ex: corazón, café,
cantó, bebé.
b) Acentuam-se
todas as palavras que tenham a penúltima sílaba tônica (GRAVES-LLANAS),
terminadas em consoantes, exceto “n” ou “s”.
Ex: lápiz, móvil, revólver.
c) Acentuam-se
todas as palavras que tem a antepenúltima sílaba mais forte,
pois não se encaixam em nenhuma das regras básicas. Em espanhol são chamadas
de ESDRÚJULAS. Ex: música, teléfono, partícula.
d) Temos,
ainda, casos que não existem na língua portuguesa, as chamadas SOBRESDRÚJULAS.
São aquelas que recebem o acento gráfico na sílaba anterior à antepenúltima.
Essas palavras, normalmente, eram “adjetivos” que já tinham o acento e quando
transformadas em “advérbios” o acento se manteve. Ex: fácil – fácilmente.
Existem, ainda, os verbos que, ao receber pronomes,
aumentam o número de sílabas e a tônica passa a ser a antepenúltima. Ex: tráigamelo, escribiéndomela.
e) Em
espanhol, todos os interrogativos e exclamativos são
acentuados. São eles:
¿QUÉ?, ¿CÓMO?, ¿DÓNDE?, ¿CUÁNTO?, ¿CUÁNDO?, ¿QUIÉN(es)?, ¿POR QUÉ?, ¿CUÁL(es)?, ¿ADÓNDE?
¡QUÉ!, ¡CÓMO!, ¡DÓNDE!, ¡CUÁNTO!, ¡CUÁNDO!, ¡QUIÉN!
f) As palavras que
têm apenas uma sílaba não são acentuadas. Com exceção dos diacríticos que
veremos a seguir. Ex: gas, mes.¿QUÉ?, ¿CÓMO?, ¿DÓNDE?, ¿CUÁNTO?, ¿CUÁNDO?, ¿QUIÉN(es)?, ¿POR QUÉ?, ¿CUÁL(es)?, ¿ADÓNDE?
¡QUÉ!, ¡CÓMO!, ¡DÓNDE!, ¡CUÁNTO!, ¡CUÁNDO!, ¡QUIÉN!
LA ACENTUACIÓN DEL HIATO
Esse fenômeno acontece sempre que se quebram os
ditongos e tritongos de uma palavra, ou seja, o encontro de duas ou três
vogais, respectivamente, na mesma sílaba. Assim, marca-se a sílaba mais forte
com o acento gráfico. No espanhol ocorre quando uma vogal “fuerte”, ou forte, e
uma “débil”, ou fraca, encontram-se na mesma sílaba, porém a “débil” é
pronunciada com mais intensidade. São vogais “fuertes”, “a, e, o” e são
“débiles”, “i, u”. Assim, esses encontros de vogais não são chamados de
ditongos, mas de hiatos, pois a vogal mais fraca torna-se forte em função do
acento e passa a ficar em sílaba separada. Veja os exemplos:
MARÍA
|
MA-RÍ-A
|
BAÚL
|
BA-ÚL
|
REÍNA
|
RE-Í-NA
|
EL ACENTO DIACRÍTICO
Esse tipo de acento gráfico é utilizado para
diferenciar palavras que se escrevem da mesma maneira, porém, com o
significado, função ou classe gramatical diferente, também são chamadas de
“homófonas”. Acompanhe no quadro:
El –
artigo definido masculino.
Ex: El libro es azul.
O livro é azul. |
Él –
pronome pessoal, 3ª pessoa.
Ex: Él se llama Diego.
Ele se chama Diego. |
Tu –
adjetivo possessivo.
Ex:
¿Este es tu coche?
Esse é o seu carro? |
Tú –
pronome pessoal, 2ª pessoa.
Ex: Tú eres muy bonita.
Tu es muito bonita. |
Mi –
o nome de uma nota musical, adjetivo possessivo.
Ex: Yo quiero mi bicicleta manãna.
Eu quero minha bicicleta amanhã. |
Mí –
pronome pessoal tônico.
Ex: Este premio no es para mí.
Este prêmio não é para mim. |
Se –
pronome reflexivo, forma átona.
Ex: La chica se ducha por la mañana.
A moça se ducha pela manhã. A moça toma banho pela manhã. |
Sé –
forma do verbo “saber” e “ser”.
Ex: Ya sé todo sobre él. (presente)
Já sei tudo sobre ele.
Ex: Sé amable com todos.
(imperativo)
Seja amável com todos. |
De –
preposição.
Ex: Las revistas son de mamá.
As revistas são da mamãe. |
Dé –
forma do verbo “dar”.
Ex: ¡Dé atención a su perro! (imperativo)
Dê atenção ao seu cachorro! (imperativo) |
Te –
pronome complemento átono.
Ex: ¡Basta! No te daré más dinero.
Basta! Não te darei mais dinheiro. |
Té –
substantivo.
Ex: El té está muy caliente.
O chá está muito quente. |
Si –
conjunção condicional. Nome de uma nota musical.
Ex: Si tienes ganas podemos viajar.
Se tens vontade podemos viajar. |
Sí –
advérbio afirmativo. Pronometônico.
Ex: Sí, ya dije que estoy bien.
Sim, já disse que estou bem. |
Mas –
conjunção adversativa, ou seja, indica que uma ideia contrária será exposta.
Em espanhol, mesmo que “pero”.
Ex: Me gusta el lugar, mas no me
puedo quedar.
Eu gosto deste lugar, porém não posso ficar. |
Más –
advérbio de quantidade ou intensidade.
Ex: ¿La señora desea algo más?
A senhora deseja algo mais? Daniel es más alto que Fernando. Daniel é mais alto que Fernando. |
Aun –
Em espanhol, “también”, “incluso”, mesmo que “inclusive”, serve para
introduzir algo novo.
Ex: Me gustó esta casa aun deseo
comprármela.
Gostei desta casa inclusive desejo comprá-la. |
Aún –
Em espanhol “todavía”, mesmo que “ainda”, advérbio de tempo.
Ex: Aún no estamos listos.
Ainda não estamos prontos. Aún estamos esperando tu respuesta. Ainda estamos esperando sua resposta. |
Solo –
adjetivo. Em português, mesmo que “sozinho”.
Ex: Voy a pasar la Navidad solo.
Vou passar o Natal sozinho. |
Sólo –
advérbio. Em espanhol “solamente”, mesmo que “só”, “somente”.
Ex: Sólo necesito um minuto más.
Só preciso um minuto a mais. |
Agora que você já conhece um pouco sobre as regras de acentuação, pode observar as palavras em espanhol do seu livro ou de textos da internet e tentar classificá-las de acordo com a sua sílaba tônica, em AGUDAS, GRAVES, ESDRÚJULAS, SOBRESDRÚJULAS, HIATO ou MONOSSÍLABOS.
Ejercicio general de acentuación
En las siguientes palabras subraya la sílaba
tónica, indica que clase de palabras es según la posición de la sílaba tónica (aguda, grave, esdrújula, sobreesdrújula).
Coloca el acento como establecen las reglas estudiadas.
1.- Examen
2.- Señores
3.- Fertil
4.- Razon
5.- Sociedad
6.- Cuelgaselo
7.- Historico
8.- Peru
9.- Musica
10.- Bisturi
11.- Suspensivos
12.- Especificos
13.- Angel
14.- Confusion
15.- Mastil
16.- Alli
17.- Danzar
18.- Hermoso
19.- Preterito
20.- Autobus
21.- Sabado
22.- Gramatical
23.- Doncella
24.- Perez
25.- Recien
26.- Sentandosele
27.- Automovil
28.- Pagina
29.- Bogota
30.- Debil
31.- Deposito
32.- Autores
33.- Asi
34.- Dinero
35.- Fueron
36.- Tambien
37.- Sinonimo
38.- Ingles
39.- Cantaselo
40.- Sindrome
41.- Dificultad
42.- Deporte
43.- Genero
44.- Panico
45.- Marron
46.- Atras
47.- Imbecil
48.- Social
49.- Jovenes
50.- Posterior
Resultado
En los siguientes resultados, se identifican las palabras agudas con “a”, las palabras graves con “g”, las palabras esdrújulas con “e” y las sobresdrújulas con “se”.
2.- Señores
3.- Fertil
4.- Razon
5.- Sociedad
6.- Cuelgaselo
7.- Historico
8.- Peru
9.- Musica
10.- Bisturi
11.- Suspensivos
12.- Especificos
13.- Angel
14.- Confusion
15.- Mastil
16.- Alli
17.- Danzar
18.- Hermoso
19.- Preterito
20.- Autobus
21.- Sabado
22.- Gramatical
23.- Doncella
24.- Perez
25.- Recien
26.- Sentandosele
27.- Automovil
28.- Pagina
29.- Bogota
30.- Debil
31.- Deposito
32.- Autores
33.- Asi
34.- Dinero
35.- Fueron
36.- Tambien
37.- Sinonimo
38.- Ingles
39.- Cantaselo
40.- Sindrome
41.- Dificultad
42.- Deporte
43.- Genero
44.- Panico
45.- Marron
46.- Atras
47.- Imbecil
48.- Social
49.- Jovenes
50.- Posterior
Resultado
En los siguientes resultados, se identifican las palabras agudas con “a”, las palabras graves con “g”, las palabras esdrújulas con “e” y las sobresdrújulas con “se”.
Palabras
|
Sílaba tónica y acento
|
A/G/E/SE
|
|
1
|
Examen
|
Examen
|
g
|
2
|
Señores
|
Señores
|
g
|
3
|
Fertil
|
Fértil
|
g
|
4
|
Razon
|
Razón
|
a
|
5
|
Sociedad
|
Sociedad
|
a
|
6
|
Cuelgaselo
|
Cuélgaselo
|
se
|
7
|
Historico
|
Histórico
|
e
|
8
|
Peru
|
Perú
|
a
|
9
|
Musica
|
Música
|
e
|
10
|
Bisturi
|
Bisturí
|
a
|
11
|
Suspensivos
|
Suspensivos
|
g
|
12
|
Especificos
|
Específicos
|
e
|
13
|
Angel
|
Ángel
|
g
|
14
|
Confusion
|
Confusión
|
a
|
15
|
Mastil
|
Mástil
|
g
|
16
|
Alli
|
Allí
|
a
|
17
|
Danzar
|
Danzar
|
a
|
18
|
Hermoso
|
Hermoso
|
g
|
19
|
Preterito
|
Pretérito
|
e
|
20
|
Autobus
|
Autobús
|
a
|
21
|
Sabado
|
Sábado
|
e
|
22
|
Gramatical
|
Gramatical
|
a
|
23
|
Doncella
|
Doncella
|
g
|
24
|
Perez
|
Pérez
|
g
|
25
|
Recien
|
Recién
|
a
|
26
|
Sentandosele
|
Sentándosele
|
se
|
27
|
Automovil
|
Automóvil
|
g
|
28
|
Pagina
|
Página
|
e
|
29
|
Bogota
|
Bogotá
|
a
|
30
|
Debil
|
Débil
|
g
|
31
|
Deposito
|
Depósito
|
e
|
32
|
Autores
|
Autores
|
g
|
33
|
Asi
|
Así
|
a
|
34
|
Dinero
|
Dinero
|
g
|
35
|
Fueron
|
Fueron
|
g
|
36
|
Tambien
|
También
|
a
|
37
|
Sinonimo
|
Sinónimo
|
e
|
38
|
Ingles
|
Inglés
|
a
|
39
|
Cantaselo
|
Cántaselo
|
se
|
40
|
Sindrome
|
Síndrome
|
e
|
41
|
Dificultad
|
Dificultad
|
a
|
42
|
Deporte
|
Deporte
|
g
|
43
|
Genero
|
Género
|
e
|
44
|
Panico
|
Pánico
|
e
|
45
|
Marron
|
Marrón
|
a
|
46
|
Atras
|
Atrás
|
a
|
47
|
Imbecil
|
Imbécil
|
g
|
48
|
Social
|
Social
|
a
|
49
|
Jovenes
|
Jóvenes
|
e
|
50
|
Posterior
|
Posterior
|
a
|
Si has hecho correctamente todas las palabras,
¡enhorabuena! has aprendido todo lo que hay que saber sobre las palabras
agudas, graves, esdrújulas y sobresdrújulas, sigue con las restantes lecciones
del módulo de acentuación.
Si has cometido más de cinco errores, repasa las lecciones correspondientes
antes de continuar.