quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ATENÇÃO:

 HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS

IMPORTANTE:

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.

- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.

- O resultado das provas será dado por telefone, conforme o dia informado acima.

- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ATENÇÃO: OPORTUNIDADE

 Olá,pessoal!

A EvoEstágios ( Agência que atende toda região Metropolitana e litorânea ), está com vagas de trabalho  p/ o nível  Médio.

Seguintes áreas: 

- Aux. De Escritório

- Aux. De Recepção

- Estoquista

- Aux. De Recebimento 

- Atendente interno

- Suporte ( Centro de  distribuição )

- Repositor 

- Recepcionista

- Telemarketing

Vagas para:

* Osório

O cadastramento do seu currículo é gratuito e não trabalhamos com a  venda de cursos. 

Enviar currículo para o nosso e-mail👇👇👇

rhevoestagios@gmail.com

Não tem um currículo? Chama no WhatsApp 👇

Dúvidas:(51) 98565-0138

Estaremos à disposição para demais informações. 😉 *Boa sorte!

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

DICAS DE BIOLOGIA: DOENÇAS

Doenças causadas por bactérias:

Macete: Todo Mundo Sofre Com Pequenas e Grandes Doenças

T: tétano / M: meningite / S: sífilis / C: cólera / P: pneumonia / G: gonorréia / D: difteria

 

Doenças causadas pela falta de vitaminas:

         Vitamina A: cegueirA noturnA;

         Vitamina BBeri Béri;

         Vitamina C: esCorbuto;

         Vitamina D: raquiDismo (Qual é a letra que lembra mais T do raquitismo?);

         Vitamina E: deixa EstÉril;

         Vitamina K: problemas de Koagulação (Qual é a letra que lembra mais C de coagulação?).

 

Doenças causadas por vírus:

Macete: HeHeVAi EnSaCaR Pó De CaFé na RU

 He= hepatite; He= herpes; V= varíola; Ai=aids; En= encefalite; Sa=sarampo; Ca= caxumba; 

 R=raiva; Po= Poliomelite; De= dengue; Ca= catapora; Fe= febre amarela; Ru= rubéola.

 

EXERCÍCIOS SOBRE SERES VIVOS: (BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E VÍRUS)

01. A que Reino pertence às bactérias?

02. Quais são as principais características celulares (número de células e membrana nuclear) e nutricionais (alimentos) que caracterizam os seres do Reino Monera:

03. Como se locomovem m os protozoários?

04. Em relação à doença de chagas, responda:

a) Qual o protozoário causador da doença?

b) Como a doença é transmitida?

05. Sobre os Vírus responda:

a) Cite duas características gerais desses seres.

b) Explique por que eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

06. Cite doenças causadas por vírus que podem atingir o organismo humano.

07. Por que os vírus não são classificados dentro de nenhum dos reinos?

RESPOSTAS:

01. Reino Monera

02. Características celulares: unicelular e procarionte

      Característica nutritiva: heterótrofo

03. Se locomove por cílios, flagelos e pseudópodes.

04.a.O protozoário causador é Trypanossoma cruzi.

     b. A doença é transmitida pela picada do inseto barbeiro.

05. a. Características gerais:Não é formado por célula, é parasita obrigatório, é formado por uma capa de proteína protegendo o material genético.

      b. Eles são parasitas obrigatórios pois só conseguem se reproduzir no interior de células vivias.

06. Gripe, Rubéola, Sarampo, Raiva, Dengue, Hepatite A/B/C, Poliomielite.

07. Pois não possuem células.

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

ATIVIDADES ENVOLVENDO CONTEÚDOS TRABALHADOS

01) A água apresenta-se sob diversas formas nos vários ecossistemas e, em nosso organismo, no compartimento celular, existem, em média, 70% dessa substância. A grande quantidade dessa substância em nosso organismo reflete, diretamente, a sua importância para a nossa sobrevivência. A água é muito importante para os seres vivos, já que ela

A) É a substância inorgânica mais envolvida nas atividades dos diferentes tecidos.

B) É a responsável por nos fornecer energia quando seus átomos são dissociados.

C) Participa de reações que envolvem a degradação do carboidrato na digestão.

D) Reage dissolvendo um grande número de substancias por ser uma molécula apolar.

 

02) O corpo humano necessita ingerir diariamente uma quantidade mínima de energia para que possa exercer as suas funções. A quantidade de calorias que deve ser ingerida depende do sexo, idade e atividade física exercida pela pessoa, variando de 1.500 a 3.000 Kcal diárias. Que nutriente encontrado nos alimentos é utilizado pelo organismo como a principal fonte de energia?

A) Carboidrato

B) Lipídio

C) Proteína

D) Vitamina

 

03) Segundo dados publicados recentemente pelo IBGE, a taxa de fecundidade em 2006 foi de dois filhos por mulher, diferente dos índices de 1980, que apontavam 4,4 filhos por mulher. Uma das contribuições para o resultado dos índices de 2006 foi o aumento do uso de contraceptivos, como:

I – Camisinha masculina

II – Camisinha feminina

III – Pílula

IV – DIU

V – Diafragma

Dentre esses métodos contraceptivos, atuam também na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis – DSTs apenas:

A) I e II

B) I, II e IV

C) III e V

D) III, IV e V

 

04) Qual das seguintes alternativas apresenta apenas animais homeotérmicos?

A) Tucano, jacaré, jararaca

B) Peru, capivara, tamanduá

C) Perereca, sabiá, tartaruga

d)Peixe-boi, coelho, camaleão.

  

05) A diversidade de seres vivos que habitam o planeta Terra é imensa, e isso gerou a necessidade de classificá-los. Dentro da chave de classificação, o Reino é o grupo que reúne a maior quantidade de indivíduos que, embora apresentem muitas diferenças, apresentam também algumas características comuns. A imagem abaixo mostra dois exemplares que pertencem ao Reino Animal.

Uma característica comum a esses animais é a

A) classificação como seres autótrofos.

B) constituição por células eucariotas.

C) ocupação do mesmo habitat.

D) respiração através de brânquias.

 

06)  Alunos do ensino fundamental foram desafiados a elaborar uma lista com o nome de cinco animais que respiram retirando o oxigênio da atmosfera, reproduzem-se sexuadamente por fecundação e possuem esqueleto ósseo. Os cinco animais que preenchem todos esses requisitos são:

A) Arara, jacaré, capivara, macaco e baleia

B) Cotia, mico, siri, jacaré e peixe-boi.

C) Javali, arara, tubarão, peixe-espada e tatu

D) Ratazana, crocodilo, cavalo-marinho, sapo e cobra

 

07) Os animais sofreram adaptações na escalada evolutiva. Quando os primeiros seres deixaram o ambiente aquático e conquistaram a terra firme, algumas mudanças foram necessárias para que eles pudessem sobreviver nesse novo ambiente. Dentre esses animais, destacam-se os répteis. Considere as adaptações evolutivas abaixo:

I. Ovo com casca.

II. Excreção com amônia.

III. Pele rica em queratina.

IV. Respiração branquial.

Dentre essas adaptações, são características dos répteis apenas as indicadas em:

A) I e III

B) I e IV

C) II e III

D) III e IV

 

08)  Uma forma adequada de armazenar alimentos é guardá-los em geladeiras. Os refrigeradores cumprem bem a função de conservar por mais tempo os alimentos porque:
A) em ambientes frios o tempo passa mais devagar.
B) no interior da geladeira o alimento fica menos exposto ao oxigênio do ar.
C) o ambiente criado em seu interior é mais seco e livre de poluentes.
D) em ambientes frios os fungos e bactérias agem mais devagar.


09) As reações de combustão são aquelas que envolvem oxigênio. Elas podem ocorrer no ambiente externo ou dentro do organismo. Veja a reação abaixo:

Essa reação se caracteriza por

A) acontecer no interior da célula.

B) gastar pouco tempo para ocorrer.

C) ser classificada como endotérmica.

D) utilizar uma proteína como reagente.

 

10) As taxas de gás carbônico e oxigênio na atmosfera são mantidas relativamente constantes nos diversos ecossistemas devido à ocorrência do fenômeno denominado fotossíntese, que está representado na equação abaixo. Sobre a fotossíntese, pode-se afirmar que

A) Ocorre independente dos períodos de dia e da noite.

B) É produzido oxigênio, nesse fenômeno, a partir da “quebra” da água.

C) Utiliza energia proveniente do gás carbônico.

D) É um fenômeno realizado por plantas.

 

11) Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, as palavras que completam a frase abaixo:

Muitas plantas dependem de animais ou do vento para a ___________de suas flores. Na maioria das vezes os animais visitam as flores em busca de __________. De forma semelhante, as sementes, no processo de _____________, utilizam animais que procuram alimento em ____________ que contêm as sementes.

A) dispersão; alimentos; dispersão; flores

B) polinização; proteção; germinação; flores

C) polinização; alimentos; dispersão; frutos

D) dispersão; dispersão; germinação; frutos

 

12) Após a evaporação da água de uma chaleira, observa-se uma “fumaça” branca que é formada quando o vapor de água se resfria, ocorrendo uma transformação física da água. Essa transformação é denominada:

A) condensação.
B) solidificação.

C) sublimação.
D) vaporização.

 

13) Ao se passar roupa com um ferro elétrico, o principal processo de transmissão de calor, do ferro para a roupa, é por:

A) convecção

B) irradiação

C) reflexão

D) condução

 

14) A curiosidade natural do ser humano o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e físicos para conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):

(  ) Água fervendo para fazer café.

(  ) Combustão da gasolina no motor de um carro.

(  ) Funcionamento do motor elétrico de um       liquidificador.

(  ) Gordura sendo removida com detergente.

(  ) Resfriamento de alimentos na geladeira.

Assinale a resposta que contemple a ordem correta:

A) Q-Q-F-F-Q

B) F-Q-F-Q-F

C) F-Q-F-F-Q

D) Q-F-F-Q-F

 

15)  Foram realizados dois experimentos:

- Em um copo com cerca de 200 ml de água, foi adicionada uma colher pequena de cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha.

- Em um copo com cerca de 200 ml de água, foi adicionada uma pequena colher de açúcar. Marque a alternativa que indica corretamente o solvente de cada experimento.

A) O cloreto de sódio e o açúcar

B) A água e o cloreto de sódio

C) A água nos dois casos

D) A água e o açúcar

 

16) Certas atividades humanas provocam grandes desequilíbrios ambientais. Esses desequilíbrios podem levar à extinção espécies da fauna e flora. Associe as duas colunas, relacionando as atividades humanas com os seus respectivos desequilíbrios provocados. 

ATIVIDADES

(1) Garimpo

(2) Uso de Fertilizantes

(3) Queima de combustíveis fosseis

(4) Consumo exacerbado

DESEQUILÍBROS

( ) Eutrofização de rios e lagos

( ) Chuva ácida

( ) Esgotamento de recursos naturais

( ) Intoxicação de seres vivos pelo mercúrio

A seqüência correta dessa associação, de cima para baixo, é

A) 1,3,4,2

B) 2,3,4,1

C) 2,4,3,1

D) 3,2,1,4

 

17) O cobre e outros metais são utilizados na confecção de fios elétricos, pois possuem a propriedade de:

A) serem bons condutores de eletricidade

B) não se misturarem com a água

C) serem formados de matéria orgânica

D) serem formados por carbono.

 

18) Um juiz de futebol correu 9 km durante os 90 min de uma partida de futebol. Qual a velocidade média do árbitro, em km/h, durante o jogo?

A) 9 Km/h

B) 10 Km/h

C) 60 Km/h

D) 6 Km/h

Gabarito


QUIMICA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 



terça-feira, 5 de outubro de 2021

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

PROF. EDUARDO

TRABALHO 

Para se colocar algum objeto em movimento, é necessária a aplicação de uma força e, simultaneamente, uma transformação de energia. Quando há a aplicação de uma força e um deslocamento do ponto de aplicação dessa força, pode-se dizer que houve uma realização de trabalho.

FÓRMULA:

T = F . d

T = trabalho (j)    

F = Força (N)      

d = distância (m)

 

EXERCÍCIOS:

1.Calcular o trabalho realizado por uma força de 28 N que desloca um objeto numa distância de 2 m na mesma direção e sentido da força.  

 

2. Uma força constante de 20 N produz, em um corpo, um deslocamento de 0,5 m no mesmo sentido da força. Calcule o trabalho realizado por essa força.

 

3. Um boi arrasta um arado, puxando-o com uma força de 900 N. Sabendo que o trabalho realizado foi de 18000 j, calcule a distância percorrida pelo boi.   

 

4. Um carrinho se desloca num plano horizontal sob a ação de uma força horizontal de 50 N. Sendo 400 j o trabalho realizado por esta força, calcule a distância percorrida.       

CORREÇÃO:

1. T = 28 . 2 = 56 J

2. T = 20 . 0,5 = 10 J

3. 18000 = 900.d

    d = 18000 = 20 m

            900

4. 400 = 50 . d

      d = 400= 8 M

              50

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

PROF. BERNADETE 

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

Palavras primitivas: são palavras que servem como base para a formação de outra e que não foram formadas a partir de outro radical da língua.
Exemplos: pedra, florcasa.

Palavras derivadas: são palavras formadas a partir de outros radicais.
Exemplos: pedreiro, floricultura, casebre.

No português, os principais processos para formar palavras novas são dois: derivação e composição.

A: DERIVAÇÃO
É a formação de palavras a partir da anexação de afixos à palavra primitiva.
Exemplos: inútil = prefixo in + radical útil.
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio.

1.Derivação Prefixal
Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva.
Exemplos: desfazer, refazer.

2.Derivação Sufixal
Faz-se pela anexação de sufixo à palavra primitiva.
Exemplos: alegremente, carinhoso.
Os sufixos são divididos em nominais, verbais e adverbiais.
Sufixos nominais são os que derivam substantivos e adjetivos;
Sufixos verbais são os que derivam verbos;
Sufixo adverbial é o que deriva advérbio, esse existe apenas um: -mente

3.Derivação Parassintética
Faz-se pela anexação simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
Exemplos: desalmadoentristecer.
A derivação parassintética só acontece quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) se unem ao radical simultaneamente. Note que na palavra desalmado houve parassíntese. É fácil perceber, pois não existe a palavra desalma, da qual teria vindo desalmado, da mesma forma não existe a palavra almado, da qual também teria vindo desalmado. Portanto, ocorreu anexação de prefixo e sufixo ao mesmo tempo.

4.Derivação Regressiva
Faz-se pela redução da palavra primitiva.
Exemplos: trabalho (trabalhar), choro (chorar).
O processo de derivação regressiva produz os substantivos deverbais, esses são substantivos derivados a partir de verbos.

5.Derivação Imprópria
Forma-se quando uma palavra muda de classe gramatical sem que a forma da primitiva seja alterada.
Exemplos: O infeliz faltou ao serviço hoje. (adjetivo torna-se substantivo).
Não aceito um não como resposta. (advérbio torna-se substantivo, o artigo um substantiva o advérbio).

B: Composição
O processo de composição forma palavras através da junção de dois ou mais radicais.
Exemplos: guarda-roupa, pombo-correio.

Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição.

1.Composição por Aglutinação
Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações.
Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).

2.Composição por Justaposição
Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Exemplos: pé-de-galinha, passatempo, cachorro-quente, girassol.


C: Outros processos

1.Hibridismo
Ocorre quando os elementos que formam a palavra são de idiomas diferentes.
Exemplos: automóvel (auto= grego, móvel= latim), televisão (tele= grego, visão=latim).

2.Onomatopeia
Acontece nas palavras que simbolizam a reprodução de determinados sons.
Exemplos: tique-taque, zunzum.

3.Redução ou Abreviação
Esse processo se manifesta quando uma palavra é muito longa, pois forma novas palavras a partir da redução ou abreviação de palavras já existentes.
Exemplos: pornô (pornográfico), moto (motocicleta), pneu (pneumático).

4.Neologismo
É a criação de novas palavras para atender às necessidades dos falantes em contextos específicos.
Veja os neologismos num trecho do poema Amar, de Carlos Drummond de Andrade:

Que pode uma criatura senão,
senão entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?


1. Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de formação de palavras.

a) espairecer, esquentar, aborrecente;
b) ciumento, namorico, amarelado;
c) couve-flor, guarda-chuva, pingue-pongue;
d) desnecessário, contramão, sociologia.

R. b) ciumento, namorico, amarelado

 

2. Identifique a palavra formada pelo mesmo processo de formação que a palavra pneu.

a) embora
b) bandeja
c) baixo
d) moto

R. d) moto

 

3. Indique em qual alternativa a palavra em itálico não é formada por derivação parassintética.

a) Assim, garanto que vou enlouquecer!
b) Como você conseguiu emagrecer assim tanto?
c) Sua atitude foi um ato de deslealdade.
d) Quem vai envernizar a porta?
 

R. c) Sua atitude foi um ato de deslealdade.

 

4. Em qual das seguintes palavras ocorre composição por aglutinação.

a) couve-flor;
b) fim de semana;
c) aguardente;
d) passatempo.

R. c) aguardente

 

5. Identifique os prefixos usados nas seguintes palavras formadas por derivação prefixal.


a) desumano;                      des
b) infeliz;                              in
c) bicampeão;                      bi
d) suprassumo;                    supra
e) antebraço;                        ante
f) super-homem.                  super

 

6. A palavra orgulhoso é formada por derivação.

a) prefixal;
b) sufixal;
c) regressiva;
d) parassintética;
e) imprópria.

R. b) sufixal

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

PROF. BERNADETE 

ROMANTISMO

O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que reuniu uma produção muito rica de textos poéticos, teatrais e romances.

Teve como marco inicial a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O romantismo no Brasil se caracterizou, num primeiro momento, pela busca da identidade nacional e resgate das tradições e valores da cultura popular e do folclore. Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos.

Com a Independência do Brasil, efetivada em 7 de setembro de 1822, os escritores desse período buscam a autonomia da literatura, retomando diversos aspectos da cultura brasileira. Isso porque durante séculos de colonização, o Brasil sofreu forte influência dos modelos europeus, sobretudo de Portugal.

Nesse momento, os folhetins, pequenos capítulos de romances publicados nos jornais, começam a se popularizar no país, o que fez surgir um público leitor, tornando a leitura mais acessível.

Alguns escritores que tiveram grande destaque no romantismo no Brasil foram:

·         Gonçalves de Magalhães

·         Gonçalves Dias

·         José de Alencar

·         Álvares de Azevedo

·         Casimiro de Abreu

·         Castro Alves

Características do romantismo no Brasil

As principais características da literatura romântica no Brasil são:

·         Rompimento com a tradição clássica: o romantismo veio romper com os modelos clássicos greco-romanos, fundamentados na busca da perfeição e na arte erudita.

·         Maior liberdade formal: contrário ao formalismo e tradicionalismo das escolas anteriores, o romantismo utiliza versos sem rima e sem métrica, além de uma linguagem informal e regionalista.

·         Indianismo: o índio é eleito como herói nacional, sendo idealizado como um ser puro e inocente.

·         Nacionalismo e ufanismo: os valores culturais, históricos e artísticos do Brasil são exaltados pelos escritores que mostram orgulho da nação.

·         Culto à natureza: associado ao nacionalismo, as belezas naturais do país são enfatizadas pelos autores de maneira grandiosa.

·         Amor platônico, idealismo: a idealização da sociedade, do amor e da realidade são comuns nas obras românticas.

·         Idealização da mulher: para os escritores românticos, a mulher representava a beleza, a pureza, a inocência e a delicadeza.

·         Subjetivismo e egocentrismo: a literatura romântica foca nos sentimentos e emoções dos autores, reunindo textos de caráter individualista.

·         Sentimentalismo exacerbado: a supervalorização das emoções pessoais mostra que os escritores desse momento se opõem ao pensamento racional e objetivo.

·         Religiosidade: oposto ao racionalismo, que desconsidera os valores religiosos, no romantismo há uma preocupação em se apegar aos valores cristãos.

·         Evasão e escapismo: com o desejo de fugir do cotidiano, da realidade e dos sofrimentos, os autores românticos criam um ambiente idealizado.

 

Contexto histórico do romantismo no Brasil

O romantismo no Brasil surge poucos anos depois da Independência do país, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Esse momento representou grandes mudanças sociais, culturais e econômicas para o Brasil.

O país tentava se organizar e consolidar seu poder, depois de anos de quase 400 anos de colonização portuguesa. Esse processo de transição e mudanças começou um pouco antes de independência, em 1808, com a vinda da família real portuguesa.

Quando chegou ao país fugindo das invasões napoleônicas na Europa, o príncipe regente, Dom João, declarou a abertura dos portos às nações amigas, o que resultou na expansão da comercialização e diversificação do comércio. Outro fator importante foi a transferência da capital do país, que antes era Salvador, e passou a ser o Rio de Janeiro.

Esse processo foi crucial para alavancar a modernização da cidade, resultando na construção de diversos edifícios públicos como o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e o Real Teatro São João. Nesse momento, também foi criada a imprensa Régia e algumas instituições como o Banco do Brasil e a Real Academia Militar.

Todos esses fatores foram essenciais para acelerar o processo de independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro.

Fases do romantismo no Brasil

O movimento romântico no Brasil está dividido em três fases, também chamadas de gerações. Cada uma delas possui características próprias e reúne diversos escritores.

·         Primeira geração romântica (1836 a 1852): nacionalista, indianista e religiosa.

·         Segunda geração romântica (1853 a 1869): egocentrismo exacerbado e pessimismo.

·         Terceira geração romântica (1870 a 1880): cunho social e libertário.

 

1.ª fase do romantismo no Brasil (1836-1852)

Após a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, a literatura brasileira buscou focar em temas nacionais e que estivessem relacionados com o sentimento patriótico de uma nova nação que estava sendo construída.

A primeira geração romântica no Brasil teve como principais características o nacionalismo e o indianismo. Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.

A valorização da cultura, da história do país e das tradições populares estiveram muito presentes nessa primeira fase. O indianismo expressa uma das buscas aos temas nacionais e, nesse contexto, o índio é eleito como herói nacional e apontado como um ser puro e inocente.

 

Escritores e obras da primeira geração romântica

Os principais escritores da primeira fase do romantismo foram:

·         Gonçalves Dias

·         Gonçalves de Magalhães

·         José de Alencar

Gonçalves de Magalhães (1811-1882) foi fundador do romantismo no Brasil e autor das obras: Suspiros poéticos e saudades (1836), A Confederação de Tamoios (1857) e Os Indígenas do Brasil perante a História (1860)

Gonçalves Dias (1823-1864) foi um escritor focado em temas nacionais e indianistas, autor das seguintes obras: Canção do exílio (1843), I-Juca- Pirama (1851) e Os Timbiras (1857).

José de Alencar (1829-1877) escreveu diversos romances indianistas, regionalistas e históricos com destaque para as obras: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).

Obras de maior destaque dessa fase:

·         Iracema, de José de Alencar

·         Canção do Exílio, de Gonçalves Dias