segunda-feira, 31 de agosto de 2020

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

 PROF. INGRID

Termoquímica

Processos Endo e Exotérmicos

·         Chamaremos de ENDOTÉRMICO aqueles processos que absorvem calor. 

·         Os processos EXOTÉRMICOS são aqueles que liberam calor para acontecer.  

Entalpia

No estudo da termoquímica usaremos uma grandeza chamada ENTALPIA (H). 

A entalpia (H) é a medida do conteúdo ou quantidade de energia de um sistema à pressão constante.  

Os valores absolutos de entalpia de um sistema não podem ser medidos e assim sendo mediremos a variação da entalpia (ΔH). 

Equações Termoquímicas

Reação Exotérmica 

Libera calor ou é aquela onde o calor é considerado como produto de reação. 

A + B → C + D      ΔH < 0 

ou    A + B → C + D + Calor 

Reação Endotérmica 

Absorve calor ou é aquela onde o calor é considerado como reagente. 

X + Y → Z + W       ΔH > 0 

ou 

X +YB + calor → Z + W 


 https://www.stoodi.com.br/resumos/quimica/termoquimica/

 

Reação endotérmica: A reação entalpia do sistema aumenta. Neste caso, ΔH > 0.














Reação exotérmica: A reação entalpia do sistema diminui. Neste caso, ΔH < 0.

















https://www.todoestudo.com.br/quimica/termoquimica


ATIVIDADES:

1) Reação exotérmica é aquela na qual:

1 – há liberação de calor.
2 – há diminuição de energia.
3 – a entalpia dos reagentes é maior que a dos produtos.
4 – a variação de entalpia é negativa.

Estão corretos os seguintes complementos:
a. Somente 1.
b. Somente 2 e 4.
c. Somente 1 e 3.
d. Somente 1 e 4.

e. 1, 2, 3 e 4.

 

2) Durante a Guerra do Golfo, os soldados aqueciam seus alimentos utilizando-se de recipientes de plástico que continham magnésio metálico. Para que houvesse o aquecimento, pequenas quantidades de água eram adicionadas ao magnésio, produzindo hidróxido de magnésio(Mg(OH)2 e hidrogênio (H2). O diagrama de entalpia dessa reação é mostrado na figura abaixo. Com relação a esse diagrama, assinale o que for correto.








01. A reação do magnésio com a água é exotérmica.

02. A entalpia da reação é de DH = -80 kcal/mol.

03. O valor de X representa a variação de entalpia da reação.

04. A representa os reagentes da reação, Mg(s) e H2O(l), e B, os produtos Mg(OH)2(s) e H2(g).

05. A diminuição da entalpia de A para B indica que houve liberação de calor.

Quais alternativas são verdadeiras? ......................................

 

3) Dado o gráfico:











Gráfico de entalpia de uma reação genérica

Para uma reação genérica representada pela equação:

A → B

Qual será o valor da variação de entalpia do processo?

a. - 50 Kcal

b. - 150 Kcal

c. - 100 Kcal

d. - 250 Kcal

e. - 300 Kcal


4) Considere o seguinte gráfico:












Gráfico de variação de entalpia de uma reação genérica

De acordo com o gráfico acima, indique a opção que completa, respectivamente, as lacunas da frase a seguir:
A variação da entalpia,>ΔH, é ........; a reação é .......... porque se processa ............... calor.”
a. positiva, exotérmica, liberando
b. positiva, endotérmica, absorvendo
c. negativa, endotérmica, absorvendo
d. negativa, exotérmica, liberando
e. negativa, exotérmica, absorvendo




BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

 PROF. INGRID


Moneras são todos os seres vivos unicelulares e procariontes, isto é, sem núcleo organizado, individualizado por membrana. Seu material genético encontra-se disperso no hialoplasma.

As bactérias, seres microscópios de composição muito simples, fazem parte do reino Monera. Além das bactérias, esse reino também é formado pelas cianobactérias, que no passado também eram conhecidas como algas azuis ou cianofíceas.

As únicas organelas existentes no hialoplasma bacteriano são os ribossomos. Nessas estruturas ocorre a produção de proteínas.

A forma desses organismos podem variar. No esquema abaixo vemos as formas mais comuns encontradas nas bactérias.



Apesar de unicelulares, as bactérias também podem existir em grupos chamados colônias. As bactérias cocos, por exemplo, recebem os seguintes nomes de acordo com a forma como estão agrupadas:

Estafilococos- agrupam-se de modo parecido a um cacho de uvas.

Estreptococos - agrupam-se em fileira.

As cianobactérias também chegam a formar colônias e podem ser observadas sob a forma de uma massa escura gelatinosa.


https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/monera.php

Bactérias heterotróficas

·         Saprofítica: obtém o alimento através de organismos em decomposição, são chamadas decompositoras. Fazem reciclagem dos compostos orgânicos

·         Parasitas: obtêm o alimento parasitando o indivíduo hospedeiro

·         Relações mutualísticas: obtém o alimento, mas não prejudicam seu hospedeiro. Ex: bactérias que se instalam no estômago da vaca e digerem a celulose.

Bactérias autotróficas

·         Fotossíntese: ( cianobactérias) não existe presença de cloroplasto. Nessa fotossíntese utiliza-se CO2 e luz do sol para síntese de matéria orgânica mais simples e liberação de enxofre.

·         Quimiossíntese: é uma espécie de fotossíntese sem necessidade da presença de luz, a energia utilizada é a de algum composto inorgânico, onde se obtém energia provida da ligação do composto que reagira com o oxigênio.https://www.estudopratico.com.br/reino-monera-caracteristicas-das-bacterias/

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

Tuberculose

É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafia periódicas e melhoria do padrão de vida das populações mais pobres.

Lepra ou hanseníase

É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo, a recuperação é total.

Difteria

Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.

Coqueluche

Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetelapertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.

Tétano

É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.

Tracoma

É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydiatrachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.

Disenterias bacterianas

Constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São causadas por diversas bactérias, como a Shigella e a Salmonella, e pelos bacilos patogênicos. Essas doenças são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigindo todas pronto atendimento médico. Sua profilaxia só pode ser feita por meio de medidas de saneamento e melhoria das condições socioeconômicas das camadas menos favorecidas da população.

Gonorreia ou blenorragia

É causada por uma bactéria, o Gonococo (Neisseria gonorrheage), transmitida por contato sexual. Provoca ardência e corrimentos pela uretra. Seu tratamento deve ser feito sob orientação médica, pois exige o emprego de antibióticos.

Sífilis

É provocada pela bactéria Treponema pallidium, que também é transmitida pelo contato sexual. Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o "cancro duro", que regride mesmo sem tratamento. Entretanto, essa regressão não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessários diagnósticos e tratamento médicos, pois a doença tem sérias consequências, atacando diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso.

Meningite meningocócita

É uma infecção das meninges. É causada pelo meningococo. Os sintomas são: febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente deve ser hospitalizado imediatamente e submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença pode ser fatal. É transmitida por espirro, tosse ou fala, sendo importante a notificação à escola caso uma criança a contraia.

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/biologia/doencas-causadas-por-bacterias/

ATIVIDADES:

1) Marque a alternativa que indica uma estrutura ausente em todas as bactérias:

A) Membrana plasmática.
B) Parede celular.
C) Citoplasma.
D) Carioteca.

2) Sobre a nutrição dos representantes do Reino Monera, marque a alternativa correta:

A) Alguns representantes do reino Monera realizam fotossíntese.
B) Todas bactérias autótrofas realizam o processo de quimiossíntese.
C) As bactérias são seres exclusivamente parasitas e, portanto, retiram seu alimento do hospedeiro.
D) As bactérias heterótrofas sintetizam seu alimento por fotossíntese ou quimiossíntese.

3) No dia dezesseis de janeiro de 1832, o Beagle chega em Tenerife, arquipélago espanhol das Canárias. Darwin teve de renunciar ao sonho de conhecer e explorar essas ilhas porque as autoridade locais proibiram o desembarque, temendo o cólera, que é uma doença causada por:

A) bactérias, pelo consumo de água e alimento contaminados.

B) protozoários, pela picada do Anopheles

C) vírus, por meio do contato sexual.

D) fungos, por meio do contágio aéreo. 

4) A fotossíntese é um processo de obtenção e produção de energia, realizado por seres denominados de:

A) autótrofos.

B) heterótrofos.

C) consumidores.

D) decompositores.

5)  Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?

A) Ausência de núcleo, presença de clorofila.
B) Ausência de carioteca, capacidade de síntese proteica.
C) Incapacidade de síntese proteica, parasitas exclusivos.
D) Presença de um só tipo de ácido nucleico, ausência de clorofila.

6) As bactérias são classificadas de acordo com sua forma. Elas podem apresentar forma esférica, de bastonete, de vírgula, entre outras. As bactérias de forma esférica e de bastonete são chamadas de :

A) cocos e vibriões, respectivamente. 

B) cocos e bacilos, respectivamente.
C) vibriões e bacilos, respectivamente.
D) esferas e bacilos, respectivamente.

7) É uma doença bacteriana:

A) tuberculose.

B) sarampo.

C) gripe.

D) sapinho. 

8) As cianobactérias.

A) são autótrofas.

B) são pluricelulares.

C) são heterótrofos.

D) não pertencem ao reino Monera.

9) As bactérias:

A) nunca são parasitas.

B) nunca são saprófitas.

C) nunca são unicelulares.

D) podem ser autótrofas e heterótrofos parasitas.

10) Assinale V para verdadeiro e F para falso.


a) (      ) As bactérias são seres microscópicos de composição muito simples:
b) (      ) Fazem parte do reino Monera as bactéria e as cianobactérias.
c) (      ) Uma das principais características dos seres desse reino é serem pluricelulares.
d) (      ) As bactérias são classificadas de acordo com a presença de flagelos.
e) (      ) Os bacilos são semelhantes a bastões.
f) (      ) Apesar de unicelular as bactérias também podem existir em grupos chamados colônias.
g)(      ) Os moneras são encontrados somente no ar.
h)(      ) As bactérias também têm importância econômica, pois realizam processos químicos que permitem a produção de alimentos.
i) (       ) As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças como a tuberculose.
j) (       ) O tétano é causado por um vibrião.
k)(       ) Junto com os fungos, as bactérias atuam como decompositores nas cadeias alimentares.




CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

 PROF. INGRID


 Ecologia

Ecologiaé a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Níveis de organização:

Organismo (indivíduo) - Espécie  - População -  Comunidade - Ecossistema – Biosfera

ESPÉCIE- é o conjunto de indivíduos com semelhanças fisiológicas e que são capazes de se reproduzirem naturalmente, originando descendentes férteis, ou híbridos estéreis. Ex.: Feliscatus,  POPULAÇÃO- é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período. População de lagartas População de cogumelos.

COMUNIDADE- é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período.

ECOSSISTEMA é a relação existente entre os vários componentes de uma comunidade e os fatores abióticos que coexistem em uma mesma região. SERES VIVOS (FATORES BIÓTICOS) + AMBIENTE FÍSICO-QUÍMICO (FATORES ABIÓTICOS) = ECOSSISTEMA

Biosfera– É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Hábitat – o lugar onde determinada espécie vive. Conceito

Nicho ecológico– conjunto de atividades e comportamentos exibidos por uma espécie. Pode ser entendido como o modo de vida, jeito de ser, profissão. Como ela desempenha suas atividades no meio em que vive.

MATÉRIA E FLUXO DE ENERGIA

Os seres vivos apresentam diferenças na hora de obter alimento. vProdutores- produzem seu próprio alimento (autótrofos) – plantas. vConsumidores– seres incapazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos) – animais. vDecompositores– compreendem um grupo particular de consumidores, se alimentam de matéria orgânica morta (organismos mortos, sementes, folhas, frutos) – fungos e bactérias.

Componentes: -  Produtores – Consumidores - Decompositores

De acordo com o tipo de alimento os seres vivos podem ser classificados como: vHerbívoros– comem apenas plantas. Ex. girafa, capivara vCarnívoros– comem apenas carnes. Ex. leão, onça vOnívoros– comem plantas e animais. Ex. homem, galinha vHematófagos- se alimentam de sangue. Ex. pernilongo, pulga vInsetívoros– se alimentam de insetos. Ex. tamanduá vDetritívoros– comem detritos (restos orgânicos). Ex. minhoca, peixes Heterótrofos

Cadeia alimentar- relações alimentares que resultam em transferência de matéria e de energia de um ser vivo para o outro. - A cadeia alimentar inicia sempre pelos produtores vPRODUTOR Autótrofos vCONSUMIDOR PRIMÁRIO Se alimentam dos produtoresCONSUMIDOR SECUNDÁRIO Se alimentam dos consumidores primários vCONSUMIDORES TERCIÁRIOS Se alimentam dos consumidores secundários

 Cadeia alimentar: sequência na qual os seres vivos nutrem-se dos que os antecedem antes de serem comidos pelos que  sucedem.


ATIVIDADES:

1) Todos os seres vivos e a parte não viva de um ambiente (água, minerais do solo, luz, etc.), somados às relações que existem, formam o que chamamos de:
A) ecossistema.
B) sociedade.
C) comunidade.
D) população.

2)Nas cadeias alimentares, encontram-se os animais que só se alimentam de plantas. Eles são chamados de:
A) herbívoros.

B) carnívoros.

C) produtores.

D) onívoros.

3) Os restos de organismos mortos são decompostos continuamente por bactérias e fungos, Fungos e bactérias nas cadeias alimentares são chamados de:

A) consumidores primários.

B) produtores.

C) decompositores.

D) parasitas


4) Os seres vivos que absorvem substâncias orgânicas de organismos mortos ou de resíduos desses organismos são classificados como:

A) comensais.

B) parasitas.

C) predadores.

D) saprófitos.

5) Em todos os ambientes naturais, há produtores, consumidores e decompositores que estão em interação permanente.



 Analise o esquema e marque a alternativa correta:
A) 1 - Decompositores, 2 - Produtores e 3 - Consumidores.
B) 1- Produtores, 2 - Consumidores e 3 - Consumidores.
C) 1 - Consumidores, 2 - Decompositores e 3 - Produtores.
D) 1- Decompositores, 2 - Consumidores e 3 - Produtores.

6) Em uma floresta ocorrem três espécies de árvores, igualmente bem sucedidas e numerosas. Essas árvores constituem:
A) Três populações.
B) Um ecossistema.
C) Duas comunidades.
D) Três comunidades.

 

7) A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:

A) fatores abióticos.

B) fatores bióticos.

C) biosfera.

D) nicho ecológico.

E) ecossistema.

 

8)Os ursos-polares são mamíferos que vivem na região do Ártico, um local bastante frio e com grande quantidade de gelo.

A frase acima se refere ao(às):

A) nicho ecológico do urso-polar.

B) habitat do urso-polar.

C) hábito alimentar do urso-polar.

D) relações ecológicas do urso-polar.

 

9)O conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área em um determinado momento é denominado de:

a) comunidade.

b) espécime.

c) população.

d) ecossistema.

 

10) Observe a cadeia alimentar, e responda: Na cadeia falta um grupo de organismos presentes nas cadeias. Como são denominados esses organismos?