quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ROTEIRO DE ESTUDO: GEOGRAFIA

O TEMPO GEOLÓGICO E AS PLACAS TECTÔNICAS
1- Conceitue Fósseis e explique sua importância para a Geologia.
2- Sobre “A origem do Planeta Terra”:
A) Quando teve início a história geológica do Planeta?
B) No início, como ocorreu a formação do Planeta?
C) Cite quatro informações sobre a formação do Planeta Terra no decorrer do tempo.
3- Explique a importância do Carbono 14.
4- Cite as duas teorias sobre a origem dos continentes.
5- Alfred Wegener criou a Teoria da deriva continental. O que diz essa teoria?
6- O que diz a Teoria das Placas Tectônicas?
7- Alguns locais do planeta estão sujeitos a terremotos e vulcões. Explique por quais motivos eles ocorrem.
8- Existem locais que não são atingidos por terremotos e vulcões. Explique por quais motivos.
9- As placas tectônicas possuem três movimentos principais. Cite e explique cada um deles.
10- Observe a imagem, leia o texto e responda.
De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera. (Almeida e Rigolin, 2005. Adaptado.)
A) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas?
B) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas?



LITERATURA

O QUE SÃO FIGURAS DE LINGUAGEM?
Para entendermos melhor as figuras de linguagem, é preciso abordar outros dois conceitos importantíssimos na língua portuguesa: denotação e conotação.
Denotação é quando utilizamos as palavras em seu sentido literal, do mesmo jeito que estão no dicionário. Quer dizer, a palavra tem um significado restrito, sendo utilizada de maneira exata e objetiva, justamente para evitar interpretações ambíguas.
Por outro lado, conotação é quando usamos as palavras em seu sentido figurado. Ao contrário da denotação, aqui o significado da palavra é rico em sentidos e depende do contexto em que ela é utilizada, o que faz com que ela possa ter um sentido diferente do habitual e mais de uma interpretação.
Observe os exemplos:
Aquele suco de limão estava muito azedo!
O senhor da casa ao lado é um homem azedo.
Veja como a mesma palavra tem sentidos completamente distintos, dependendo do que o emissor da mensagem estava querendo dizer. Enquanto, na primeira frase, temos o sentido literal da palavra “azedo”, tal como está no dicionário, na segunda oração, foi atribuído um significado figurado, fazendo referência a um homem amargurado, que vive com a cara feia, como a de quem come limão.
Isto posto, o que são as figuras de linguagem? Tratam-se de recursos utilizados para tornar a mensagem que desejamos transmitir mais expressiva. Nesse sentido, elas dependem da compreensão dos conceitos que vimos há pouco, uma vez que elas têm total relação com a conotação, ou seja, com o uso de palavras ou expressões no sentido figurado.
Identificar as figuras de linguagem e saber como utilizá-las é fundamental para que possamos compreender melhor a nossa língua como fenômeno social e interpretar mais facilmente os diferentes tipos de mensagens e seus sentidos.
TIPOS DE FIGURAS DE LINGUAGEM
Na língua portuguesa, temos inúmeras figuras de linguagem. Por esse motivo, vamos focar nas mais importantes, aquelas que costumam ser mais cobradas nos vestibulares e, sobretudo, no ENEM. Vamos lá?
COMPARAÇÃO
Como o próprio nome já diz, trata-se de uma figura de linguagem utilizada para estabelecer uma comparação entre duas ou mais coisas que tenham características semelhantes.
Para isso, sempre serão utilizados os termos chamados de elementos comparativos. São eles: tal qual, como, igual a, que nem, assim como, etc. 
Flutuou no ar como se fosse um príncipe.
A família está reunida que nem na noite de Natal.
METÁFORA
Consiste no emprego de um termo com significado de outro, tendo em vista uma relação de semelhança entre ambos. Na metáfora, também ocorre uma comparação, porém sem a presença dos elementos comparativos. 
Meu pensamento é um rio subterrâneo.
A vida é uma nuvem que voa.
METONÍMIA
Ocorre quando há substituição lógica de uma palavra por outra com sentido semelhante. Pode-se trocar a parte pelo todo, o efeito pela causa, o autor por sua obra, um produto pela marca, etc. 
Eu li Carlos Drummond de Andrade. – Trata-se da substituição da obra pelo autor: Eu li as obras de Carlos Drummond de Andrade.
Fiz a barba com gilete. – Nesse caso, a marca é utilizada como sinônimo do produto lâmina de barbear.
ANTÍTESE
Consiste no emprego de palavras com sentidos contrários, opostos.
Tristeza não tem fim, felicidade, sim.
Ele está dormindo acordado.
PARADOXO
Muito confundido com a antítese, o paradoxo cria uma relação aparentemente absurda no contexto em que é empregado por meio de ideais que se anulam.
A luz é minha escuridão.
Era um silêncio ensurdecedor. 
PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA
Consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
O sol está tímido.
Meu coração chorava de alegria.
HIPÉRBOLE
Trata-se de uma figura de linguagem que dá um exagero intencional ao contexto.
Estou morrendo de fome!
Não o via há séculos!
EUFEMISMO
Consiste na substituição de um termo por outro mais brando, com a intenção de atenuar uma mensagem considerada chocante ou desagradável.
Seu avô foi para o céu. – Faleceu.
Ele sempre faltava com a verdade. – Mentia.
IRONIA
Trata-se da utilização proposital de termos que afirmam o contrário do que realmente se pensa.
Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
Nossa, muito engraçado…

ANÁFORA
Consiste na repetição da mesma palavra ou expressão de forma regular no começo de diferentes orações, períodos ou versos.
Tudo é silêncio, tudo calma, tudo mudez.
É pau, é pedra, é o fim do caminho […].
ALITERAÇÃO
Nada mais é que a repetição de sons consonantais ao longo da mensagem.
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Chove chuva, chove sem parar.
ASSONÂNCIA
Consiste no uso repetido de sons vocálicos.
A minha alma está armada e apontada para a cara […].
Sou um mulato nato no sentido lato […].
PLEONASMO
Consiste na repetição de expressões com o mesmo significado, ou seja, é uma redundância, cujo objetivo é reforçar a mensagem.
 E rir meu riso e derramar meu pranto.
Vi com meus próprios olhos! 
ONOMATOPOEIA
Trata-se da tentativa de reproduzir ou imitar ruídos e sons na linguagem escrita.
Não aguento mais o tic-tac do relógio.
O gatinho faz miau-miau.
NEOLOGISMO
Consiste na criação de novas palavras, elaboradas de acordo com o que se pretende dizer em determinado contexto.
Te carinhar, minha linda sereia […] – Acariciar.
Este texto está repleto de internetês. – Linguagem utilizada na internet.
·     
     HIPÉRBATO
   É a inversão sintática da ordem direta das palavras em uma oração: sujeito + verbo + complemento.
Batia acelerado meu coração. – Meu coração batia acelerado.
São como uns anjos os seus alunos. – Os seus alunos são como uns anjos.
·        
PARONOMÁSIA
Trata-se da utilização de termos com sonoridade parecida, normalmente para realizar um jogo de palavras.
Exportar é o que importa!
Você tem que ler muito, sobretudo se quiser escrever sobre tudo.

ELIPSE
Consiste na omissão de um termo que pode ser facilmente identificado, não prejudicando a compreensão da mensagem.
No trânsito, carros e mais carros. – No trânsito, há carros e mais carros.
Se não eu, quem vai fazer você feliz? – Se não sou eu, quem é que vai fazer você feliz? 
GRADAÇÃO
É a apresentação de uma sequência de ideias, seja em forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax).
No restaurante, sentei, pedi, comi, paguei.
Ela estava pelo mundo e chegou no país, no estado, na cidade, no bairro.

1. Leia estes versos:
As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso.
(Murilo Mendes)

A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:
a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora

2. Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô” encontramos a figura de linguagem chamada:
a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número

3. Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:
a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia)
b) E ele riu frouxamente um riso sem alegria. (pleonasmo)
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)
d) Toda vida se tece de mil mortes. (antítese)
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)

4. No trecho: “um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo” a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

5. Seus óculos eram imperiosos. Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:
a) As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes.
b) Nasci na sala do 3° ano.
c) O bonde passa cheio de pernas.
d) O meu amor, paralisado, pula.
e) Não serei o poeta de um mundo caduco.

6. Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:
Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.
Esta figura de linguagem recebe o nome de:
a) metonímia
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato

7. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
a) Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono. (eufemismo)
b) A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua... (aliteração)
e) Oh sonora audição colorida do aroma. (sinestesia).

Gab. 1-C/ 2-E/ 3-C/ 4- E/ 5-D / 5-D/ 6-C/ 7-C






ESPANHOL

Miembros de la familia
Mi nombre es Laura y mi familia es muy divertida. Mi abuela Rocío cocina delicioso, por lo que nos encanta comer y hacer sobremesa. Mi abuelo Julio encuentra monedas detrás de las orejas de las personas, no sé por qué se queja sobre la vida de pensionado. Mis padres se llaman Luz y Antonio, ella es diseñadora de interiores y él ingeniero. Mientras ella se pone al corriente con su hermana, mi tía María, mi papá habla sobre futbol con mi tío Ernesto. Mi tía está casada con el hombre alto y moreno que se llama Eduardo, mi tío político, y mi tío está casado con la mujer simpática de ojos marrones llamada Jazmín, mi tía política. Ella siempre dice que soy su sobrina favorita.
Una de las cosas que más me gustan de reunirme en familia es hablar con mis primos, Alberto y Ana. Él es abogado y ella es médico. En casa de los abuelos, los nietos solíamos jugar a las escondidas, tal como a sus hijos, Julieta y Daniel, les gusta jugar con mis sobrinos, Eva y Roberto. Mi hermano Pablo siempre los está cuidando, por si hacen alguna travesura o alguno se pierde. Reunirnos en familia es nuestra tradición dominical desde que tengo memoria.
¿Has entendido el texto?
¡Por favor conteste las preguntas!
Pregunta 1:
¿A qué se dedican los padres de Laura?
1 Abogada y médico
2 Diseñador de interiores e ingeniera
3 Diseñadora de interiores e ingeniero
4 Pensionado y ama de casa

Pregunta 2:
¿Cómo se llaman los tíos de Laura?
1 Ernesto y Eduardo
2 María y Jazmín
3 María, Eduardo, Ernesto y Jazmín
4 Luz y Antonio

Pregunta 3:
¿Por qué le gustan las reuniones familiares a Laura?
1 Porque su papá siempre consigue monedas detrás de su oreja.
2 Porque le gusta ver a sus sobrinos jugar con los hijos de sus primos.
3 Porque se pone al corriente con sus primos.
4 Porque le gusta la comida de su mamá.

Pregunta 4:
¿Cómo se llaman los hijos de los primos de Laura?
1 Ernesto y María
2 Julieta y Daniel
3 Alberto y Ana
4 Eva y Roberto

Pregunta 5:
¿Cuál es la tradición de la familia de Laura?
1 Encontrar monedas detrás de las orejas de la familia
2 Ponerse al corriente
3 Jugar a las escondidas
4 Reunirse en familia todos los domingos

Español
Português
El padre
Pai
La madre
Mãe
El hijo
Filho
La hija
Filha
El marido
Marido
La mujer
Esposa
El abuelo
Avô
La abuela
Avó
El nieto
Neto
La nieta
Neta
El sobrino
Sobrinho
El tío
Tio
La tía
Tia
El hermano
Irmão
La hermana
Irmã
El cuñado / lacuñada
Cunhado / Cunhada
El primo / la prima
Primo / Prima
El bisnieto / labisnieta
Bisneto / bisneta
El suegro / lasuegra
Sogro / Sogra
El yerno/ lanuera
Genro/ nora


Texto para lectura :
Mi familia
¡Hola! Me llamo Daniel tengo 12 años y voy a presentarles mi familia.
Éste es mi padre, se llama Andoni, él es español de Madrid, ésta es mi madre se llama Angélica y es brasileña de Sao Paulo.
Tengo dos hermanos, Alex y Ana, Alex tiene 4 años y Ana  7 años , yo soy el hijo mayor de la familia.
Hoy mi abuela y abuelo están en mi casa, mi abuela se llama Aida, tiene 75 años y mi abuelo se llama Miguel y tiene 78 años de edad.


Minha Família
Oi! Meu nome é Daniel tenho 12 anos e vou apresentar minha família
Este é meu pai, se chama Andoni, ele é espanhol de Madri, esta é minha mãe seu nome é Angélica e é Brasileira de São Paulo.
Tenho dois irmãos, Alex e Ana, Alex tem 4 anos e Ana 7 anos, eu sou o filho mais velho da família.
Hoje minha avó e meu avô estão em minha casa, minha avó se chama Aida, tem 75 anos e meu avô se chama Miguel, ele tem 78 anos.

Nomes carinhosos para "madre" e "padre".
Madre: mamá
Padre: papá
Por exemplo: Mi mamá es médica

Os nomes carinhosos são bastante usados no dia a dia
.
Español
Português
Soltero(a)
Solteiro(a)
Novios
Namorando
Casado(a)
Casado(a)
Viudo(a)
Viúvo(a)
Separado(a)
Separado(a)
Divorciado(a)
Divorciado(a)


Perguntas comuns sobre uma pessoa.
¿Cuántos años tienes? (informal - tú)
¿Cuántos años tiene usted? (formal - usted)
¿Cuántos años tenés? (Argentina / Uruguai - informal - vos)
Quantos anos vocêtem?
¿Cuál es tu (su) edad? Qual é a sua idade?
Tengo 25 años.Tenho 25 anos.
¿Está soltero(a), casado(a)?Você está solteira, casado(a)?
Estoysoltero(a).Estou solteiro(a).
¿Tienesnovio(a)? Você tem namorado(a)?/ Você está namorando?
¿Tieneshijos? Você tem filhos?
¿Cuántoshijostienes? Quantos filhos você tem?
Hace cuánto tiempo que estás casado(a)?
Faz quanto tempo que você está casado(a)?
¿Cuándo cumples años?
Quando você faz aniversário?

Cumpleaños X Aniversario
Cumpleaños é quando uma pessoa celebra o seu nascimento  e comemora mais um ano de vida.
Aniversario é o aniversário de qualquer coisa, um acontecimento, uma data em especial, ou qualquer outro fato que tenha alguma importância para você.

1.Complete as frases com as palavras entre parênteses, só que em Espanhol.
a) Maria tiene dos.............(filhos)                          
b) Jorge es...........   de Carmen. (sobrinho).                              
c) Dennis es...........     de Jessica. (pai).                
d) Fernanda es.................de dos niñas.(mãe)                 
e) Mi.........esdueño de una camioneta.(avô)         
f) Debora es............. de Lúcia. (neta)