segunda-feira, 21 de junho de 2021

ATENÇÃO:

       HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS
 

OBS.: 
- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.
- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.
- O resultado das provas será dado por telefone, a partir das 13:30 do dia 09/07.
- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

ATENÇÃO

 HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS


OBS.: 
- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para alunos já cadastrados.
- As aulas presenciais de Segunda a Sexta continuam, menos nos dias de prova;
- O resultado das provas será dado por telefone, a partir das 13:30 do dia 25/06.

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

Funções Químicas:

Exercícios:

1) Sabor azedo e boa condutividade elétrica em solução aquosa são características de:

A) bases.

B) óxidos.

C) ácidos. x

D) sais.

 

2) As bases possuem, em sua fórmula, o radical:

A) SO4

B) OH-x

C) CO3

D) PO4

 

3) Composto que, quando dissociado, produz o cátion H+.

A) base.

B) ácido. x

C) óxido.

D) sal.

 

4) O aumento da população, acompanhado da crescente expansão industrial, vem ocasionando sérios problemas de ordem ambiental. Entre eles, é possível destacar a chuva ácida, provocada pela transformação de alguns gases liberados pelas indústrias em ácidos que retornam ao solo dissolvidos na água da chuva. Das espécies a seguir, aquela que pode ser encontrada na chuva ácida é:

 A) KOH

B) CH4

C) Na Cl
D) H2SO4x

5) Função que caracteriza-se normalmente por substâncias que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH-).

A) sal. x
B) ácido.
C) base.
D) óxido.

 

6)Classifique os compostos a seguir de acordo com o seguinte código:

A = ácido.

B = base.

S = sal.

O = óxido.

 

A) (   ) FeO

B) (   ) NaCl

C) (   ) B2O3

D)(   ) KOH

E) (   ) Ba(OH)2

F) (   ) HClO2

G) (   ) KCl

H) (   ) H2SO3

Resposta de cima para baixo: O, S, O, B, B, A, S, A


BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

SISTEMA NERVOSO

sistema nervoso é o sistema responsável por captarprocessar gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo.

Ele pode ser dividido em duas porções:

•Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.

•Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

sistema nervoso central é a parte do sistema nervoso que garante a recepção e a interpretação dos estímulos, podendo ser considerado o centro de processamento de informações do nosso corpo. Os constituintes do sistema nervoso central são a medula espinhal e o encéfalo.

No sistema nervoso central observa-se as chamadas substâncias branca e cinzenta. A substância branca corresponde aos axônios dos neurônios, enquanto a substância cinzenta corresponde aos corpos celulares. No encéfalo, de uma maneira geral, com exceção do bulbo, a substância cinzenta localiza-se mais externamente. Na medula, por sua vez, observa-se o contrário, com a substância branca localizada mais externamente.

O sistema nervoso central é protegido por ossos e membranas. O encéfalo, por exemplo, está protegido pela caixa craniana, enquanto a medula espinhal está protegida pela coluna vertebral. Tanto o encéfalo quanto a medula estão envolvidos por três membranas denominadas de meninges. As meninges são:Dura-máter, mais externa.Aracnoide: localizada entre a dura-máter e a pia-máter. Pia-máter: mais interna e altamente vascularizada.

Medula espinhal

medula espinhal, também chamada medula espinal, é uma estrutura em formato cilíndrico que está localizada no interior da coluna vertebral. A medula espinhal está relacionada com o ato reflexo, que se caracteriza por ser uma resposta rápida e involuntária diante de algum estímulo, como tirar a mão ao encostar em uma chapa quente.

Encéfalo: O encéfalo está localizado dentro da caixa craniana e apresenta várias partes.

bulbo está relacionado com o controle de diversas funções, como batimentos cardíacos, respiração e deglutição.

Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo.

Cérebro:  dividido em duas porções: os hemisférios esquerdo e direito. Esses dois hemisférios estão unidos pelo chamado corpo caloso. O nosso cérebro é responsável por garantir atividades motoras, memória, inteligência, emoção e razão.

O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. 

Os nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo. Os nervos espinhais são aqueles que se projetam da medula, enquanto os nervos cranianos inervam-se do encéfalo. Existem 31 pares de nervos espinhais e 12 pares de nervos cranianos.


 Responda:
A) Qual a função dos nervos?
B) Quais são as partes do sistema nervoso central?
C) Do que é formado o sistema nervoso periférico?
D) Quais são os órgãos do encéfalo que possuem substância cinzenta por fora e branca por dentro?
E) Em qual órgão se situa os centros da memória, do raciocínio e da consciência?
F) Qual é o órgão que funciona como centro nervoso dos atos reflexos?
G) O que são atos reflexos?


Respostas:

Resposta (A): Os nervos fazem as ligações entre o sistema nervoso central e os demais órgãos do corpo.
Resposta(B): É formada pelo encéfalo e pela medula espinhal.
Resposta(C): Compreende o conjunto dos nervos e gânglios nervosos.
Resposta(D): cérebro, cerebelo,
Resposta(E): Cérebro
Resposta(F): A medula espinhal.
Resposta(G): São ações involuntárias e coordenadas pelos órgãos do sistema nervoso central.

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. EDUARDO

ENERGIA CINÉTICA

 

é definida como a energia associada ao estado de movimento de um objeto. Quanto mais rapidamente um objeto estiver se movendo, maior será sua energia cinética.

Fórmula:

 

Ec= m. v2

2

Ec = energia cinética (j)

m= massa (g)

v= velocidade (m/s)

EXERCICIOS:

1. Qual a energia cinética de um veículo de 7 kg de massa, quando sua velocidade é de 2 m/s?

2. Qual a energia cinética de um carro com massa de 1500 Kgque viaja a 20 m/s?

3. Qual a energia cinética de um veículo de 4 kg de massa, quando sua velocidade é de 5 m/s?

4. Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se então afirmar que:

(A) a sua energia cinética está aumentando.
(B) a sua energia cinética está diminuindo.
(C) a sua energia potencial gravitacional está aumentando.
(D) a sua energia potencial gravitacional está diminuindo.
(E) a sua energia potencial gravitacional é constante.

 

RESPOSTAS:

 

1.Ec= m. v2

2

Ec= 7.22

2

Ec= 14 J

 

2.Ec= m. v2

2

Ec= 1500.202

2

Ec=600000 = 300000 J

2

 

3. Ec= m. v2

2

Ec= 4.52

2

Ec= 50 J

4.D

 

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

ATIVIDADES PRÉ-HISTÓRIA

1- Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar. HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado:

(A) Pendularismo.

(B) Nomadismo.

(C) Êxodo rural.

(D) Transumância.

(E) Sedentarismo.

 

2- A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:

(A) Os homens deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.
(B) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
(C) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.

(D) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.

 

3- Qual foi o primeiro metal a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como Idade dos Metais?

(A) Cobre

(B) Ferro

(C) Ouro

(D) Prata

 

4- “Perguntaram a antropóloga americana Margaret Mead o que ela considerava como primeiro sinal de civilização numa cultura. Ela disse que era um fêmur que havia quebrado e logo foi curado. No reino animal ninguém sobrevive com este osso quebrado. Um fêmur curado é a evidência que alguém foi cuidado”.

Segundo a ideia de Margaret Mead, além do fêmur curado, poderíamos citar como sinal de civilização:

(A) O sedentarismo

(B) O enterro dos mortos

(C) A domesticação de animais

(D) A criação da roda

 

5- Sobre o surgimento da agricultura pode-se afirmar que:

(A) Não é possível precisar um local exato para seu surgimento já que as diferentes espécies de hominídeos a desenvolveram de forma quase simultânea.
(B) As primeiras espécies de plantas a serem domesticadas foram a cevada, laranja e algodão.
(C) Com a agricultura, as sociedades humanas conheceram maior mobilidade, pois sua consequência direta foi o comércio de excedentes.
(D) O trabalho começou a ser dividido por gêneros e daí surgem também os primeiros registros de escravidão

 

6- No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto:

(A) O início do processo de sedentarização.
(B) A passagem do estado de selvageria para o de barbárie.
(C) O desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.
(D) A transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora.
(E) A utilização dos animais como força complementar à do homem.

 

7- Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

(A) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

(B) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.

(C) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

(D) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

(E) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

 

8- Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico:

(A) A utilização de metais como cobre e bronze.

(B) O nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.

(C) A revolução agrícola.

(D) A revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.

(E) A formação de religiões monoteístas.

 

9- A Pré-História pode ser definida como:

(A) O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.

(B) O período anterior ao surgimento da escrita.

(C) O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega.

(D) O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.

 

10- No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

(A) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.

(B) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.

(C) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.

(D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.