HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS
segunda-feira, 21 de junho de 2021
ATENÇÃO:
quarta-feira, 9 de junho de 2021
ATENÇÃO
HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. INGRID
Funções
Químicas:
Exercícios:
A) bases.
B) óxidos.
C) ácidos. x
D) sais.
2) As bases possuem, em sua fórmula, o radical:
A) SO4
B) OH-x
C) CO3
D) PO4
3) Composto que, quando dissociado, produz o cátion H+.
A) base.
B) ácido. x
C) óxido.
D) sal.
4) O aumento da população, acompanhado da crescente expansão industrial,
vem ocasionando sérios problemas de ordem ambiental. Entre eles, é possível
destacar a chuva ácida, provocada pela transformação de alguns gases liberados
pelas indústrias em ácidos que retornam ao solo dissolvidos na água da chuva.
Das espécies a seguir, aquela que pode ser encontrada na chuva ácida é:
A) KOH
B) CH4
6)Classifique os compostos a seguir de
acordo com o seguinte código:
A = ácido.
B = base.
S = sal.
O = óxido.
A) ( ) FeO
B) ( ) NaCl
C) ( ) B2O3
D)( ) KOH
E) ( ) Ba(OH)2
F) ( ) HClO2
G) ( ) KCl
H) ( ) H2SO3
Resposta de cima para baixo: O, S, O, B,
B, A, S, A
BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO
DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. INGRID
SISTEMA
NERVOSO
O sistema nervoso é o sistema responsável
por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos
submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e
reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior
do nosso corpo.
Ele pode ser dividido em duas porções:
•Sistema nervoso
central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
•Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
O sistema nervoso central é a parte do sistema
nervoso que garante a recepção e a interpretação dos estímulos, podendo ser considerado o centro de processamento de
informações do nosso corpo. Os constituintes do sistema nervoso central são
a medula
espinhal e o encéfalo.
No sistema nervoso central
observa-se as chamadas substâncias branca e cinzenta. A substância branca
corresponde aos axônios dos neurônios, enquanto a substância cinzenta corresponde
aos corpos
celulares.
No encéfalo, de uma maneira geral, com exceção do bulbo, a substância cinzenta
localiza-se mais externamente. Na medula, por sua vez, observa-se o contrário, com a substância
branca localizada mais externamente.
O
sistema nervoso central é protegido por
ossos e membranas. O encéfalo, por exemplo, está
protegido pela caixa craniana, enquanto a medula espinhal está protegida
pela coluna vertebral. Tanto o encéfalo
quanto a medula estão envolvidos por três membranas denominadas de meninges.
As meninges são:Dura-máter, mais externa.Aracnoide: localizada
entre a dura-máter e a pia-máter. Pia-máter: mais
interna e altamente vascularizada.
Medula espinhal
A medula espinhal, também chamada
medula espinal, é uma estrutura em formato cilíndrico que
está localizada no interior da coluna
vertebral. A medula espinhal está relacionada com
o ato reflexo, que se caracteriza por ser uma resposta rápida e involuntária diante de algum estímulo, como tirar a mão ao
encostar em uma chapa quente.
Encéfalo: O encéfalo
está localizado dentro
da caixa craniana e
apresenta várias partes.
O bulbo está
relacionado com o controle de diversas funções, como batimentos cardíacos, respiração
e deglutição.
Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a
coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo.
Cérebro: dividido em duas porções: os hemisférios
esquerdo e direito. Esses dois hemisférios estão unidos pelo chamado corpo
caloso. O nosso cérebro é responsável por garantir atividades motoras, memória,
inteligência, emoção e razão.
O
sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações
nervosas.
Os
nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo. Os nervos espinhais são aqueles que se projetam da medula,
enquanto os nervos cranianos inervam-se do encéfalo. Existem 31 pares de
nervos espinhais e 12 pares de nervos cranianos.
Responda:
A) Qual a função dos nervos?
B) Quais são as partes do sistema nervoso
central?
C) Do que é formado o sistema nervoso
periférico?
D) Quais são os órgãos do encéfalo que possuem
substância cinzenta por fora e branca por dentro?
E) Em qual órgão se situa os centros da memória,
do raciocínio e da consciência?
F) Qual é o órgão que funciona como centro
nervoso dos atos reflexos?
G) O que são atos reflexos?
Respostas:
Resposta
(A): Os nervos fazem as ligações entre o sistema nervoso central e os demais
órgãos do corpo.
Resposta(B):
É formada pelo encéfalo e pela medula espinhal.
Resposta(C):
Compreende o conjunto dos nervos e gânglios nervosos.
Resposta(D):
cérebro, cerebelo,
Resposta(E):
Cérebro
Resposta(F):
A medula espinhal.
Resposta(G):
São ações involuntárias e coordenadas pelos órgãos do sistema nervoso central.
FÍSICA - ENSINO MÉDIO
DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. EDUARDO
ENERGIA
CINÉTICA
é definida como a energia associada ao estado de movimento de um objeto.
Quanto mais rapidamente um objeto estiver se movendo, maior será sua energia
cinética.
Fórmula:
Ec= m. v2
2
Ec = energia cinética (j)
m= massa (g)
v= velocidade (m/s)
EXERCICIOS:
1. Qual a energia cinética de um veículo de
7 kg de massa, quando sua velocidade é de 2 m/s?
2. Qual a energia cinética de um carro com
massa de 1500 Kgque viaja a 20 m/s?
3. Qual a energia cinética de um veículo de
4 kg de massa, quando sua velocidade é de 5 m/s?
4. Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento
contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a
velocidade constante. Pode-se então afirmar que:
(A) a sua
energia cinética está aumentando.
(B) a sua energia cinética está diminuindo.
(C) a sua energia potencial gravitacional está aumentando.
(D) a sua energia potencial gravitacional está diminuindo.
(E) a sua energia potencial gravitacional é constante.
RESPOSTAS:
1.Ec=
m. v2
2
Ec= 7.22
2
Ec= 14 J
2.Ec=
m. v2
2
Ec=
1500.202
2
Ec=600000 = 300000 J
2
3. Ec= m. v2
2
Ec= 4.52
2
Ec= 50 J
4.D
HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO
DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. CRISTINA
ATIVIDADES
PRÉ-HISTÓRIA
1- Os nossos ancestrais
dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua
subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária.
Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento
para outro lugar. HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011
(adaptado).
O
texto refere-se ao movimento migratório denominado:
(A)
Pendularismo.
(B) Nomadismo.
(C)
Êxodo rural.
(D)
Transumância.
(E)
Sedentarismo.
2- A pré-história costuma
ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São
características do período paleolítico, EXCETO:
(A)
Os homens deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.
(B) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir
fogo.
(C) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça,
cortar e fazer suas vestes.
(D) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças
climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
3- Qual foi o primeiro metal
a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como Idade dos Metais?
(A) Cobre
(B)
Ferro
(C)
Ouro
(D)
Prata
4- “Perguntaram a antropóloga
americana Margaret Mead o que ela considerava como primeiro sinal de
civilização numa cultura. Ela disse que era um fêmur que havia quebrado e logo
foi curado. No reino animal ninguém sobrevive com este osso quebrado. Um fêmur
curado é a evidência que alguém foi cuidado”.
Segundo a ideia de Margaret Mead, além do fêmur curado, poderíamos citar
como sinal de civilização:
(A) O sedentarismo
(B) O enterro dos mortos
(C) A domesticação de animais
(D) A criação da roda
5- Sobre o surgimento da agricultura
pode-se afirmar que:
(A) Não é possível precisar um local exato para seu surgimento já que as
diferentes espécies de hominídeos a desenvolveram de forma quase simultânea.
(B) As primeiras espécies de plantas a serem domesticadas foram a cevada,
laranja e algodão.
(C) Com a agricultura, as sociedades humanas conheceram maior mobilidade, pois
sua consequência direta foi o comércio de excedentes.
(D) O trabalho começou a ser dividido por gêneros e daí surgem também os
primeiros registros de escravidão
6- No período Neolítico, a sociedade
conheceu importantes transformações, exceto:
(A) O início do processo de sedentarização.
(B) A passagem do estado de selvageria para o de barbárie.
(C) O desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.
(D)
A transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora.
(E) A utilização dos animais como força complementar à do homem.
7- Na Pré-História encontramos fases
do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase neolítica?
(A) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
(B) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e
abrigo.
(C) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
(D) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
(E)
Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de
alimentos.
8- Foi fator decisivo para a sobrevivência dos
povos do período Neolítico:
(A) A
utilização de metais como cobre e bronze.
(B) O
nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.
(C)
A revolução agrícola.
(D) A
revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.
(E) A
formação de religiões monoteístas.
9- A Pré-História pode ser definida como:
(A) O
período em que os Dinossauros dominaram o planeta.
(B)
O período anterior ao surgimento da escrita.
(C) O
período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega.
(D) O
período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e
ossos e escrevia textos em blocos de pedras.
10- No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)
destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a
arte rupestre?
(A)
A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos,
sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período
Paleolítico.
(B) Tipo
de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura
em madeira.
(C)
Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que
surgiram neste período.
(D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.