domingo, 29 de março de 2020

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID
EXERCÍCIOS - QUÍMICA

1) Responda:
A) Que partículas constituem o átomo? ______________________

B) Que partículas constituem o núcleo do átomo? ________________________

C) Que partículas constituem a eletrosfera do átomo ______________________

D) No átomo, quais são as cargas positivas? ____________________________

E) No átomo, quais são as cargas negativas? ____________________________

F) Por que, quando à carga, todo átomo em seu estado natural é eletricamente neutro? ________________________

G) O que é número atômico? ____________________

H) Como se representa o número atômico? _________________________

I) Qual a definição para elemento químico? _________________________

J) O que é número de massa de um átomo? ________________________

K) Como se representa o número de massa? ________________________


2- CRUZADINHA: DESAFIO

01) FENÔMENO PRESENTE NA COMBUSTÃO DE UM FÓSFORO.
02) UNIDADE DE MASSA.
03) UNIDADE DE INTENSIDADE LUMINOSA.
04) RELAÇÃO ENTRE MASSA E VOLUME DE UM CORPO.
05) PARTÍCULA DOTADA DE CARGA NEGATIVA.
06) UMA MODALIDADE DE ENERGIA.
07) SÍMBOLO DA UNIDADE DE MASSA.
08) LUGAR ONDE UM MINÉRIO É EXPLORADO.
09) QUANTIDADE DE MATÉRIA DE UM CORPO.
10) UNIDADE DE TEMPERATURA TERMODINÂMICA.
11) ENERGIA LUMINOSA OU RADIANTE.
12) UNIDADE DE TEMPO.

3) CRUZADINHA: LIGAÇÕES QUÍMICAS
01) CONDIÇÃO ALCANÇADA POR UM ÁTOMO QUANDO A ÚLTIMA CAMADA DE SUA ELETROSFERA CONTÊM 8 ELÉTRONS.
02) ÁTOMO QUE PERDEU ELÉTRONS.
03) TENDÊNCIA QUE OS ÁTOMOS APRESENTAM DE GANHAR OU PERDER ELÉTRONS.
04) DIZ-SE DO ELEMENTO QUE PRECISA GANHAR OU PERDER 4 ELÉTRONS PARA ATINGIR A ESTABILIDADE QUÍMICA.
05) FÓRMULA QUE INDICA COM UM TRAÇO CADA PAR ELETRÔNICO COMPARTILHADO NAS LIGAÇÕES COVALENTES.
06) LIGAÇÃO NA QUAL OCORRE COMPARTILHAMENTO DE ELÉTRONS.
07) SUBSTÂNCIA FORMADA POR MAIS DE UM TIPO DE ÁTOMOS.
08) MENOR PARCELA DE UM COMPOSTO COVALENTE, RESULTANTE DA COMBINAÇÃO DE 2 OU MAIS ÁTOMOS.
09) ÁTOMO QUE GANHOU ELÉTRONS.
10) MODO DE REPRESENTAR SUBSTÂNCIAS EM QUE SÃO INDICADOS OS ELEMENTOS E AS QUANTIDADES ENVOLVIDAS.
11) TIPO DE LIGAÇÃO EM QUE UM ÁTOMO CEDE E OUTRO RECEBE ELÉTRONS.
12) REGRA DE LIGAÇÃO A QUAL UM ÁTOMO NECESSITA TER 8 ELÉTRONS NA ÚLTIMA CAMADA PARA TORNAR-SE QUIMICAMENTE ESTÁVEL.




BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID
EXERCÍCIOS

2) Responda às questões:

A) Em que órgão é produzido o ácido clorídrico?
B) Qual o órgão produz a bile e onde é armazenada?
C) Indique em que órgão pode se manifestar cada uma das seguintes doenças:

cirrose ______________________________________________
apendicite ___________________________________________

3) Você acaba de comer um pão delicioso. A digestão do amido componente do pão, começa:
A) na boca.
B) no estômago.
C) no intestino delgado.
D) no intestino grosso

4) Observe a sequência abaixo.
(Bolo de milho + café com leite) ----> boca -----> faringe ----> esôfago ----> estômago ----> intestino ----> tecido muscular ----> (Caminhada)
O ato de caminhar, assim como qualquer outra atividade exercida por nós (até mesmo pensar), depende da energia que obtemos através dos alimentos. Assim, o processo de digestão dos alimentos, transporte e absorção dos nutrientes é essencial à nossa sobrevivência.
A absorção dos nutrientes ocorre:
A) Na boca.
B) Na faringe.
C) No estômago.
D) No intestino.

5) Os alimentos fornecem ao organismo nutrientes necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento. Os nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - atuam de diversas maneiras no organismo. De acordo com sua atuação ou função podem ser classificados em construtores, energéticos, reguladores e mistos. Leia o texto e observe o gráfico. Nas últimas décadas, verificou-se um aumento de taxa de obesidade em todo o planeta, que trouxe consigo outras doenças. Preocupado com o aumento da obesidade esses distúrbios alimentares em crianças e adolescentes, a pesquisadora Gabriela Halpern resolveu avaliar a quantidade e o conteúdo de comerciais de alimentos veiculados nos horários direcionados ao público infanto-juvenil. Gabriela, gravou durante 30 dias, a propaganda de três emissoras da TV aberta. Veja o gráfico a classificação dos alimentos anunciados.

Com relação aos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos afirmar que comerciais veiculam principalmente os alimentos:
A) construtores, com proteínas, que contribuem para o crescimento infantil.
B) reguladores, com vitaminas e sais minerais que mantêm o corpo saudável.
C) energéticos, com açúcar, que contribuem para a obesidade infantil.
D) mistos, excelentes para o desenvolvimento por serem plásticos e energéticos.

6) De acordo com as indicações das quantidades de porções de cada tipo de alimento da pirâmide alimentar brasileira, podemos afirmar que:
I) é saudável ingerir maior quantidade de carboidratos do que de lipídios.
II) no consumo diário, os alimentos ricos em proteínas carnes, ovos, peixes etc. devem ser evitados.
III) as hortaliças, das quais devem se consumidas de 4 a 5 porções diárias, são fontes de vitaminas;
IV) as leguminosas, que no prato do brasileiro comumente são representados pelo feijão, devem se consumidos regularmente.
As afirmativas que completam corretamente o texto são:
A) I, II, III.
B) I, III, IV.
C) I, II, IV.
D) II, III, IV.

7) A hepatite C é mais agressiva do que as hepatites A e B. O microrganismo responsável pela doença apresenta três genótipos diferentes, e muitas pesquisas têm sido feitas para se chegar a uma vacina. Cerca de 80% dos portadores desenvolvem a forma crônica da doença que, se não houver tratamento, pode evoluir para cirrose e câncer do fígado. As hepatites A, B e C:
A) são transmitidas por água contaminada por esgoto e causadas por bactérias.
B) são causadas por protozoário esporozoário e transmitidas por vetor.
C) provocam a destruição do sistema imunológico e interferem na produção de anticorpos.
D) interferem na digestão de gorduras e são causadas por vírus.

8) Ao nos alimentarmos de uma salada de alface, digerimos as células vegetais e utilizamos seus componentes como fonte de nutrientes. A ________ da célula vegetal, no entanto, não será digerida, por ser constituída de ________, um carboidrato formado por moléculas de ________.
A) membrana plasmática amido glicose.
B) parede celular celulose glicose.
C) membrana celular maltose amido.
D) parede celular celulose amido.

9) O suco gástrico contém a enzima pepsina que atua sobre:
A) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de glicose.
B) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos.
C) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de ácidos graxos e glicerol.
D) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos.
E) carboidratos, quebrando ligações entre moléculas de glicose.

10)  O pâncreas, além da função endócrina, tem função exócrina, secretando suco pancreático para o duodeno. O suco pancreático possui enzimas importantes na digestão de proteínas, gorduras e amido. Quais são estas enzimas, respectivamente?
A) pepsina, lípase e amilase.
B) quimotripsina, lipase e amilase.
C) tripsina, lípase e maltase.
D) tripsina, lactase e sacarase.

11) Dores de cabeça, febre, perda do apetite, fraqueza e dores nos músculos, na pele e nasarticulações. São sintomas característicos da:
A) gripe.
B) asma.
C) pneumonia.
D) dengue.

12)  Assinale a opção que contém o poluente inodoro e incolor, produzido pela combustão de compostos orgânicos e que, ao ser inspirado, passa dos alvéolos pulmonares para o sangue, penetrando nas hemácias e ligando-se, de forma estável, à hemoglobina:
A) monóxido de carbono.
B) dióxido de carbono.
C) monóxido de nitrogênio.
D) dióxido de nitrogênio.

13) Durante a respiração sistêmica no homem, ocorre:
A) eliminação de O2 e eliminação de CO2 nos tecidos.
B) absorção de CO2 e O2 nos tecidos.
C) eliminação de CO2 e absorção de O2 nos tecidos.
D) eliminação de CO2 e O2 nos tecidos.

14) Bronquite, pleurite e enfisema são afecções que atingem respectivamente:
A) os bronquíolos, a traqueia e as fossas nasais.
B) os bronquíolos, as pleuras e as cavidades nasais.
C) a traqueia, as pleuras e os brônquios.
D) os bronquíolos, as pleuras e os alvéolos pulmonares.

15)  As cordas vocais estão situadas:
A) na garganta.
B) na traqueia.
C) na laringe.
D) nos brônquios.

16) A estreita relação do fumo e as doenças cardiovasculares só não é verdadeira na afirmativa:
A) Fumar aumenta o risco de doenças coronárias como angina no peito e infarto do miocárdio.
B) Triplica o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos.
C)  Aumenta em 10 vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais orais.
D) Aumenta vascularização periférica, causando boa circulação nas pernas e potência sexual.

17) Na inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma _______________ e a cavidade torácica ______________ de volume. Os termos que completam corretamente as lacunas na frase são:
A) sobe e diminui.
B) desce e aumenta.
C) sobe e aumenta.
D) desce e diminui.

18) É um órgão constituído por uma serie de 15 ou 20 anéis incompletos de cartilagem, com forma de um tubo. Mede aproximadamente 12 a 13 centímetros de comprimento. Bifurca na sua extremidade inferior. A descrição faz menção a uma parte do sistema respiratório, que recebe o nome de:
A) traqueia.
B) brônquios.
C) laringe.
D) alvéolos

19)
Marque C para as afirmativas certas e E para as erradas:
A) (      ) A parte líquida do sangue é o plasma.
B) (      ) Aproximadamente 15% do sangue é constituído de plasma.
C) (      ) O sangue coagulado possui grande quantidade de fibrinogênio.
D) (      ) A água é o componente que ocorre em maior quantidade no plasma sanguíneo.
E) (      ) É o plasma que transporta os nutrientes para as células.
F) (      ) O transporte de oxigênio e de alimentos é feito pela função de circulação.
G) (      ) O sangue é uma mistura homogênea, quando visto ao microscópio.
H) (      ) As hemácias são vermelhas porque possuem um pigmento vermelho denominada hemoglobina.
I) (      ) A oxiemoglobina forma-se no sangue que banha os pulmões.
J) (      ) Quando a carboemoglobina chega aos pulmões, o gás carbônico libera-se e passa para o ar dos pulmões.
K) (      ) As hemácias transportam somente gás carbônico.
L)  (      ) O sangue circula dentro de vasos e é formado de plasma e elementos figurados.
M) (     ) A fagocitose é propriedade dos leucócitos.
N) (      ) O processo de coagulação é influenciado pelas plaquetas.
O) (      ) A linfa é um líquido transparente que banha todas as células do corpo.
P) (      ) A linfa é constituída de hemácias e plaquetas.
Q) (      ) Os gânglios linfáticos atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.
R) (      ) Os pulmões são responsáveis pela circulação do sangue e da linfa.

20) Sobre a composição do sangue é incorreto a seguinte afirmativa.
A) O sangue é uma mistura de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos leucócitos), fragmentos de células (plaquetas), e uma substância líquida (plasma).
B) O plasma sanguíneo é um líquido de cor amarelada e corresponde mais da metade do volume do sangue.
C) Os glóbulos vermelhos são as células em menor quantidade no sangue humano. Estão relacionadas com a função de transportar o gás oxigênio e o gás carbônico.
D) Os glóbulos brancos ou leucócitos, são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o organismo.


CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. INGRID

CRUZADINHA DAS CÉLULAS


CAÇA-ÓRGÃOS


CRUZA-RESPIRAÇÃO

A partir da palavra RESPIRAÇÃO, complete as colunas horizontais:



sexta-feira, 27 de março de 2020

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL


PROF. CRISTINA

MUNDO FEUDAL
O Feudalismo foi a maneira como a Europa Ocidental se organizou durante a Idade Média. Apresentou características econômicas, políticas, sociais e culturais baseadas na posse da terra. Teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO FEUDALISMO:
- Poder concentrado nas mãos dos senhores feudais;
- Economia baseada na agricultura;
- Utilização dos trabalho dos servos;
- Sociedade estamental (não havia mobilidade social);
- Forte influência da Igreja Católica;
- Laços de Vassalagem e suserania.

O nome feudalismo vem da própria estrutura de sua sociedade, ou seja, os feudos, propriedades rurais que abrigavam o castelo fortificado, aldeias, terras para cultivo, bosques e pastos.

AS AQUISIÇÕES DE TERRA FUNCIONAVAM DA SEGUINTE FORMA:

- Através das guerras: conquista de mais território.
- Através de casamentos: os senhores feudais casavam os filhos entre si, mantendo a terra nas mãos da família.
- Concessão: compensação dos serviços prestados por um nobre ou cavaleiro destacado.

As relações nos feudos eram baseados no sistema de vassalagem e suserania. O suserano era quem cedia um lote de terra ao vassalo que, em troca de proteção e lugar no sistema de proteção, deveria ser fiel e prestar ajuda ao cedente. As redes se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Porém, dentro de cada feudo, valiam as leis, economia, justiça e política instaurada por cada senhor feudal.

RELIGIÃO E A IGREJA CATÓLICA
- A Igreja Católica exercia forte poder sobre a sociedade no período medieval.
- A influência ultrapassava os limites religiosos e dominava o modo de pensar e de se comportar. O clero se declarava como detentor do poder espiritual desde vassalos até a alta nobreza. Interferia nas decisões políticas e econômicas dos feudos.
- Também tinha poder econômico considerável por possuir terras nas quais haviam servos trabalhando.
- Vivendo nos mosteiros, os monges passavam grande parte do tempo rezando, estudando, copiando livros e a Bíblia.

SOCIEDADE FEUDAL
- A sociedade feudal era hierarquizada e estática, ou seja, tinha pouca mobilidade social.
- No topo da pirâmide estava o rei e a nobreza constituída pelos cavaleiros, senhores feudais, viscondes, condes e duques. A ela pertenciam as terras e a arrecadação de impostos. O poder era dividido entre o rei e os senhores feudais.
- Em seguida, estava o clero formado pelos membros da Igreja Católica. O poder clerical era imenso e detentor da proteção espiritual da sociedade. Não pagava impostos, mas arrecadava os dízimos. Pregava que cada membro da sociedade tinha um papel a cumprir na sua passagem pela Terra.  Sendo assim, era função do nobre proteger a sociedade sob o ponto de vida militar e, da Igreja, espiritualmente.
- Na base da pirâmide estavam os servos camponeses e pequenos artesãos. Presos à terra, a eles cabia o pagamento de pesadas taxas e tributos aos senhores feudais. Entre eles, podemos citar:
- Talha: metade da produção para proteção do feudo;
- Corveia: pagamento por serviços prestados nas terras do senhor feudal em trabalhos de três a quatro dias nas terras do senhor feudal.
- Banalidade: taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal.
- Tostão de Pedro: 10% da produção para a Igreja.
- Mão morta: taxa paga ao senhor feudal após a morte do chefe da família.

- O senhor feudal era o detentor do poder político por meio do qual formava seus exércitos particulares. Em torno de seus castelos fortificados, toda uma comunidade feudal se desenvolvia sob sua proteção.
- A influência da Igreja era notada, também, aí, por meio do ensino de doutrinas religiosas, latim (o idioma oficial do clero) e táticas de guerras. Porém, a maior parte da população seguia analfabeta e sem ter acesso a publicações básicas, como livros e impressos noticiosos.
- Quanto à arte e arquitetura, mais uma vez, era notável a influência religiosa. Pinturas retratavam passagens bíblicas e ensinamentos religiosos, construções imensas abrigavam igrejas e catedrais, além dos vitrais suntuosos que traziam trechos da Bíblia.

ECONOMIA FEUDAL
- A economia feudal tinha a agricultura como sua principal atividade e, ainda que as técnicas rudimentares impedissem a produção em larga escala, esta era considerada como auto-suficiente por não objetivar a troca.
- O feudo constituía a base econômica, ainda, o senhor feudal era o detentor do poder e, quanto mais terras possuía, maior o poder concentrado.
- Mesmo que já existissem moedas cunhadas, elas eram pouco utilizadas. O mais comum era o sistema de trocas de produtos e mercadorias.

GUERRAS NO FEUDALISMO
- No sistema feudal, quanto mais terra um suserano obtinha, mais era seu poder. Por isso, os senhores estavam em busca constante por mais terras e vassalos. A maneira mais eficiente de alcançar esse objetivo era por meio das guerras.
- A base dos exércitos feudais era constituída pelos cavaleiros. A figura dos homens montados em seus cavalos, protegidos por armaduras, escudos e de espada em punho era característica da Idade Média.
- As invasões eram frequentes por isso, os senhores feudais construíam seus castelos de forma a proteger seus feudos. Por isso, os cercavam por altos muros.

ROTEIRO DE LEITURA E ESTUDO:
1- Explique a seguinte frase:: “A sociedade feudal era estamental”.
2- Dentro da sociedade feudal, escreva o que cada grupo fazia:
A) Clero:
B) Nobreza:
C) Servos:
3- Por que podemos dizer que o feudo era auto-suficiente?
4- Como se chamava aquele que doava e aquele que recebia o feudo?
5- Explique o poder da Igreja na sociedade feudal.
6- Escreva o que significava cada obrigação feudal:
A) Corveia:
B) Talha:
C) Banalidade:
D) Mão Morta:

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. CRISTINA
ÁFRICA
SUBDIVISÃO DA ÁFRICA:


ÁFRICA BRANCA OU DO NORTE: Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo. A atividade agrícola é desenvolvida com bastante eficiência nas regiões do vale do Nilo e na área conhecida como Maghreb, no noroeste do continente.

ÁFRICA SUBSAARIANA OU NEGRA: Abrange a maior parte do continente africano, sua concentração populacional é bem maior, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos (dialetos, danças, religiões, etc.). Porém, essa diversidade étnica gera conflitos entre diferentes grupos. Durante o processo de colonização, os europeus não respeitaram as peculiaridades de cada grupo, separando assim, grupos de uma mesma etnia e estabelecendo territórios com grupos rivais. São vários os problemas socioeconômicos na África Subsaariana, a fome castiga grande parte dos habitantes, os índices de desnutrição são assustadores: República Democrática do Congo (76%), Somália (72%), Burundi (63%). A AIDS é outro fator agravante, aproximadamente 70% dos portadores mundiais do vírus HIV, são da África Subsaariana. Cerca de 1 em cada 3 adultos de Botsuana, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue está infectado. Até 2020, os países africanos mais atingidos podem ter a sua população reduzida em 25%, em virtude da doença. Todos esses fatores, aliados à  de apoio efetivo dos organismos internacionais, fazem com que os países africanos, em sua maioria, apresentem baixa qualidade de vida. Conforme o ranking de IDH realizado em 2010 pela ONU, das 20 últimas posições, 19 pertencem aos países da África Subsaariana.

ÁFRICA: PRINCIPAIS PROBLEMAS

A FOME na África atinge ao menos 236 milhões de pessoas, conforme dados da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU). É o continente com o maior número de pessoas afetadas pela fome.

Causas: a falta de comida resulta de vários fatores como o processo colonial, a concentração de poder, as condições climáticas, a corrupção das autoridades, a baixa produtividade agrícola, o aumento populacional, entre outros.
* Durante a colonização, os países que ocuparam a África retiraram do território riquezas materiais e matérias-primas que poderiam servir para o desenvolvimento da região. Além disso, escravizou seus povos, retirando a população jovem que tinha condições de trabalhar.
* No processo de descolonização, para conquistarem a independência, alguns países tiveram que lutar longamente contra seus colonizadores. Este foi o caso da Argélia e do Congo, por exemplo.
* Além disso, devemos considerar os próprios conflitos internos dos povos africanos, que após a independência, entraram em guerra civil.
* Os números da fome no continente africano tem registrado uma diminuição. Nos anos 80 foram devastadoras as imagens de Biafra (região da Nigéria) ou da Etiópia onde a população não tinha o mínimo de nutrientes para manter-se em pé.
* Três de cada quatro pessoas que nascem na  África Subsaariana é vítima da fome, segundo a ONU. A situação é considerada severa no chamado Chifre da África, onde estão os países mais pobres do mundo: Eritreia, Sudão, Etiópia, Somália, Quênia e Uganda.
* Até 2008, a renda per capita de um africano era de US$ 1,25 ao dia. Para compreender a diferença, a renda per capita de um norte-americano é de US$ 55,20 e de um brasileiro US$ 11,53, de acordo com o Banco Mundial.
* Um país em guerra não cultiva, as tribos são constantemente ameaçadas e roubadas pelos soldados de ambos os lados. Desta maneira, os agricultores abandonam os cultivos, o período de escassez de alimentos começa e a fome se espalha.
* A fome é maior nos países em guerra, pois estes absorvem a capacidade de geração de renda e mantêm a ordem de exploração dos conquistados.
* A guerra civil também cria o deslocamento de populações que não tem outra alternativa a não ser ir para campos de refugiados. Há, hoje, ao menos 13,5 milhões de refugiados na África, o que representa 38% dos refugiados de todo o mundo.
* Em deslocamento ou inseridos em campos de refugiados, as vítimas da violência estão à mercê de auxílio internacional. Nas últimas três décadas, os povos africanos afetados pela fome, têm 50% de chance de serem subnutridos e metade das crianças estará fora da escola.
* Igualmente, existem poucos programas que permitam o planejamento familiar. Desta maneira, a taxa de nascimentos na África é de 5,2 nascimentos por mulher ao longo da vida e é a mais alta do mundo.
Para compararmos, no Brasil, a taxa de fecundidade é de 1,8 filhos por mulher, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS: também aumentam a questão da fome. Hoje, a África carece de soluções para os processos de erosão e desertificação ocorridos pelo desmatamento. Áreas com solo pobre têm menores chances de produção agrícola e baixo desempenho.
* As questões ambientais africanas esbarram na falta de investimentos e na competitividade. Os organismos internacionais atuam nas consequências do problema e não nas causas.

CORRUPÇÃO: Verbas de ajuda humanitária com frequência acabam nas mãos de políticos corruptos e não chegam a quem precisa.

APARTHEID
O Apartheid (em africâner significa "separação") foi um regime de segregação racial que ocorreu na África do Sul a partir de 1948, o qual privilegiava a elite branca do país, que perdurou até as eleições presidenciais de 1994, ano em que ascendeu ao poder Nelson Mandela, que pôs fim ao regime segregacionista, lutando pela igualdade racial na África do Sul.

O APARTHEID E AS NAÇÕES DO MUNDO: Toda esta prática racista e excludente acarretou em violência e um expressivo movimento de resistência interna, bem como um duradouro embargo comercial contra a África do Sul. Como efeito colateral mais marcante, podemos citar o protesto contra as Leis do Livre Trânsito, em 21 de março de 1960, o qual acabou em tragédia, matando 69 manifestantes e ferindo 180. Como consequência, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 6 de novembro de 1962, a Resolução 1761, reprovando as práticas racistas do regime sul-africano e demandando que os países signatários da ONU cortassem as relações militares e econômicas com a África do Sul. Assim, internacionalmente, a África do Sul ficou isolada, quando, em 1978 e 1983, inicia-se um forte bloqueio à África do Sul, o qual pressionava empresários e empreendedores a rejeitarem qualquer investimento naquele país, bem como proibiu os times esportivos da África do Sul de participarem em eventos internacionais. Em consequência, no ano de 1984, algumas reformas foram introduzidas, mas, na realidade, entre 1985 e 1988, eventos de extrema violência contra os povos oprimidos tornam-se corriqueiros, mas leis de censura impedem a mídia de divulgá-los.

NELSON MANDELA (1918-2013), foi considerado culpado de traição em 1963, sendo condenado a pena de prisão perpétua na Ilha Robben, onde cumpriu 27 anos de cárcere. Com a abertura política e anistia, foi eleito presidente e conduziu o processo de redemocratização da África do Sul.

EXEMPLOS DE  LEIS DO APARTHEID
- Lei sobre Nativos em Áreas Urbanas: obriga os negros a viverem em locais específicos;
- Lei de Proibição dos Casamentos Mistos: torna ilegal o casamento entre pessoas de raças diferentes;
- Lei de Registro Populacional: formalizou a divisão racial através da introdução de um cartão de identidade diferenciado por raças;
- Lei de Áreas de Agrupamento: determinou onde cada um viveria de acordo com sua raça.

O APARTHEID NA PRÁTICA
- Os não-brancos eram recusados a se candidatarem e não podiam votar;
- Os negros eram proibidos de ingressar em diversos empregos e também não podiam empregar trabalhadores brancos;
- A terra atribuída aos negros era, via de regra, muito improdutiva e não permitia a subsistência digna;
- A Educação provida aos negros era de péssima qualidade e voltada ao mercado de trabalho braçal;
- Trens e ônibus eram segregados, bem como as praias, piscinas públicas e bibliotecas e cinemas;
- Sexo inter-racial era proibido.



FIM DO APARTHEID: O Apartheid, apesar de ter acabado em 1994, quando Nelson Mandela ascendeu ao cargo de Presidente da África do Sul,  não resolveu problemas como a miséria, a injustiça e a desigualdade que ainda são comuns no país. Após as eleições de Mandela, a população branca, se viu destituída de poderes, os quais durante quatro décadas esteve concentrado nas mãos da elite branca do país. Assim, o regime segregacionista do apartheid privilegiou os interesses da minoria branca, primeiramente dos descendentes de europeus que ocupavam o país; em 2014, completa 20 anos desde a entrada de Mandela no poder (1994) e o fim do regime do apartheid. Entretanto, apesar de muitas questões terem sido resolvidas, desde a inclusão dos negros na política, economia, aumento de programas sociais, diminuição da miséria, a insatisfação da população ainda persiste diante do contexto atual: péssimas condições de vida, aumento da desigualdade econômica, social, cultural, e ainda, o desemprego que cresce a cada ano. Mandela deixou bem claro que a intenção dele, não era de criar um outro regime segregacionista, separando a minoria branca da maioria negra; a ideia central do líder era proporcionar uma sociedade igualitária para todas as pessoas, independente do credo, religião, cor, etc. Para tanto, estudos apontam que o problema da segregação racial ainda persiste na África do Sul, onde muitos brancos, com receio de ataques, já resolveram deixar o país, consequência essa gerada pelo aumento da violência inter-racial; embora a minoria branca ainda domine grande parte da cena política e econômica do país. É salutar ressaltar que os imigrantes, sobretudo chineses e indianos, sofreram também com o regime do apartheid, e ainda hoje, lidam com a xenofobia no país.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-africas.htm                                       

 ROTEIRO DE LEITURA E ESTUDO:

1- Assinale as alternativas falsas (F) e as verdadeiras (V) sobre o continente africano.
 ( F ) É o mais populoso dos continentes.
 ( F ) É o mais povoado dos continentes.
 ( F ) É o continente de maior extensão territorial.
 ( V ) É o continente que apresenta o maior índice de pobreza e subdesenvolvimento.

2- Relacione:
A) Oceano que banha a África ao oeste
B) Oceano que banha a África ao leste
C) Mar localizado ao norte da África
D) Mar localizado ao nordeste da África
( B ) Índico
( A ) Atlântico
( C ) Mediterrâneo
( D ) Vermelho

3- Relacione:
A) Considerado o maior deserto do mundo
B) Aumento das áreas áridas
C) Paisagem típica da África tropical
D) Clima predominante no continente africano
( B ) desertificação
( D ) tropical
( A ) Saara
( C) Savana

4- Relacione corretamente:
(1)  África subsaariana ou Negra
(2)  África Saariana ou Branca

(    ) Corresponde à parte norte do continente, onde localiza-se o deserto do Saara.
(    ) A maior parte dos países são subdesenvolvidos e vivem basicamente da agricultura de subsistência. 
(    ) Nessa região predominam os povos de origem árabe, etíope, egípcia, dentre outros.
(    ) Alguns países destacam-se pelas riquezas minerais como fosfato, gás natural e petróleo.
(    )  Localiza-se ao sul do deserto do Saara .A população é composta em sua maioria por grupos negros.
(    ) Tem as melhores condições de vida que a maioria do continente.

Marque a alternativa com a sequência correta:  
(A) 1-2-1-1-2-1         
(B) 2-1-2-2-1-2       
(C) 2-2-1-2-1-2       
(D) 1-1-2-1-2-1

5- Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid:
(A) Angola
(B) Nigéria
(C) Camarões
(D) África do Sul
(E) Jamaica

6- Identifique o tema do quadrinho abaixo:
(A) Potências imperialistas americanas repartindo a África.
(B) Potências imperialistas europeias organizando a África.
(C) Potências imperialistas europeias repartindo o continente africano.

7- A repercussão negativa ao regime político racial instalado na África do Sul envolveu a maioria da população local (negros) e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Várias manifestações foram realizadas contra o apartheid, sendo o principal líder desses movimentos:
(A) Mahatma Gandhi
(B) Frederick de Klerk
(C) Thabo Mbeki
(D) Nelson Mandela
(E) N.D.A.

8- Diga três informações sobre a subdivisão da África.
9- Diga quatro informações sobre os problemas africanos.
10- Explique o que foi o Apartheid e onde ocorreu.
11- Comente a importância de Mandela para a África do Sul.