quarta-feira, 12 de junho de 2019

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO

O SIMPLE PRESENT é usado para expressar:

1- UMA AÇÃO HABITUAL, ou seja, aquilo que costumamos fazer sempre:
I always leave home at 7:00.
(Eu sempre saio de casa às 7h).
They generally have lunch at home.
(Eles geralmente almoçam no shopping).
I never work on Sundays.
(Eu nunca trabalho aos domingos).

2- UMA VERDADE UNIVERSAL:
Babies cry. (Bebês choram).
Dogs bark. (Cachorros latem).
Birds sing. (Pássaros cantam).

Observe como é simples.Tudo que você precisa fazer para usar o SIMPLE PRESENT é saber os verbos na sua forma do infinitivo (que é a forma mais simples).
Por exemplo, TO RUN que significa CORRER, ao dizer EU CORRO, escreve-seI RUN.
Observe como fica o emprego nas demais pessoas:
SIMPLE PRESENT

I RUN                   - STUDY        GO
YOU RUN            - STUDY        GO
HE RUNS*           - STUDIES     GOES
SHE RUNS*         - STUDIES    GOES
IT RUNS*             - STUDIES    GOES
WE RUN              - STUDY        GO
YOU RUN            - STUDY        GO
THEY RUN          - STUDY        GO

As únicas alterações que acontecem nos verbos se limitam aos pronomes HE, SHE e IT (3ª pessoa do singular), onde a maioria dos verbos recebe um “S” no final.
Para verbos que têm as terminações específicas com “O”, “S”, "SS", “SH”, “CH” “X” ou “Z”, deve-se acrescentar “ES” no final.
Quando o verbo termina com “Y” no final, como os verbos STUDY, TRY e CRY e têm consoantes antes do “Y”, deve-se tirar o “Y” e acrescentar “IES” no lugar. Veja os exemplos de cada caso acima.
Mas fique atento!
Com verbos que também terminam com “Y” precedido de vogal, acrescenta-se apenas o “S” ao final do verbo.

Seguem alguns exercícios para treinar:
1) Complete as sentenças usando os seguintes verbos:
Cause         close         drink          live
open        take place           speak
a) Ann _________ German very well.
b) I never ______________ coffee.
c) The swimming pool ______________ at nine o’clock and _______________ at half past six every day.
d) Bad driving _______________ many accidents.
e) My parents ________________ in a very small flat.
f) The Olympic Games ______________ every four years.

2) Circule a forma correta do verbo:
a) My grandfather live / lives in São Paulo.
b) I eat / eats lunch at one thirty every day.
c) My sisters walk / walks to school every day.
d) My best friend like / likesmath.
e) My brother and I eat / eats breakfast at seven thirty.
f) My cousin study / studies math and biology.
g) We go / goes to the movies on the weekends.
h) My friends play / plays basketball after school.

FORMA INTERROGATIVA
Em Inglês é muito fácil transformar uma frase em interrogativa. Além do ponto de interrogação, usa-se o verbo auxiliar DO diante do sujeito da frase.
Para a terceira pessoa do singular como sujeito, usa-se DOES.
Observe:
I work at school. (affirmative)
Do I work at school?(interrogative)

She eats a sandwich.
Does she eat a sandwich?

Observe que na 3ª pessoa do singular, quando se emprega o DOES, o verbo fica sem o S.

FORMA NEGATIVA
Domesmo modo como a forma interrogativa, a negativa também requer o emprego de DO e DOES mais o NÃOsempre antes do verbo.
Observe:
I DO NOT work at school.
I DON’T work at school. – formaabreviada.

She DOES NOT eat a sandwich.
She DOESN’T work at school. – formaabreviada.

Que tal exercitar um pouco??????
3) Escreva  “do” ou  “does” nos espaços:
a) Where ____ you go to school?
b) What ____ your brother eat for breakfast?
c) How _____ you spell that?
d) What ____ Mario do on the weekends?
e) Where _____ Russell and Paul live?
f) How ____ you say that in English?
g) When ____ the film start?
h) When __________ the students do their homework?
i) ______ you like your new school? Yes, we ________.
j) Why __________ Canada have a small population?

4) Complete as sentenças com: do, does, don’t ou doesn’t.
a)  ________ your dog bark a lot at night?
b) My family and I ______________ eat meat. We are vegetarians.
c) When ____________ your parents watch DVDs?
d) Where ____________ your father work?
e) We ______________ live in a house. We live in an apartment.
f) Our son __________________ play a musical instrument.

GABARITO
1)
a) speaks
b) drink
c) opens/closes
d) causes
e) live
f) take place
2)
a) lives
b) eat
c) walk
d) likes
e) eat
f) studies
g) go
f) play
3)
a) do
b) does
c) do
d) does
e) do
f) do
g) does
h) do
i) do/do
j) does
4)
a) does
b) don’t
c) do
d) does
e) don’t
f) doesn’t

LÍNGUA INGLESA - FUNDAMENTAL

VERB TO BE
SER/ESTAR
VAMOS EXERCITAR UM POUCO?
1) COMPLETE WITH THE VERB TO BE:
a - IT ....... A DOG.
b - SHE ....... A SECRETARY.
c - YOU ....... A STUDENT.
d - THEY ...... DOCTORS.
e - MARY, TOM AND BILL ..... FRIENDS.
f - I AND YOU ....... CLASSMATES.
g - WE ..... SINGERS.
h - HE ...... A BOY.
i - JOHN AND SUE ..... DENTISTS.
j - I AND MY MOTHER ...... ACTORS.
k - THE DOG ....... HAPPY.
l - MY BOOK ..... OLD.

2) REESCREVA AS FRASES ACIMA NA FORMA INTERROGATIVA:

3) COMPLETE WITH A PERSONAL PRONOUN:
.............. IS A PENCIL.
.............. ARE STUDENTS.
.............. AM A STUDENT.
.............. IS A GIRL.
.............. IS A FOOTBALL PLAYER.
.............. ARE BOYS.
.............. AM YOUR TEACHER.
.............. ARE MY FATHER.
.............. IS MY HORSE.
.............. IS MY ENGLISH BOOK.

4) REESCREVA AS FRASES ANTERIORES NA FORMA NEGATIVA:

GABARITO
1)
a – is
b – is
c – are
d – are
e – are
f – are
g – are
h – is
i – are
j – are
k – is
l -  is

2)
a – IS IT A DOG?
b – IS SHE A SECRETARY?
c – ARE YOU A STUDENT?
d – ARE THEY DOCTORS?
e – ARE MARY, TOM AND BILL FRIENDS?
f -   ARE I AND YOU CLASSMATES?
g – ARE WE SINGERS?
h – IS HE A BOY?
i – ARE JOHN AND SUE DENTISTS?
j – ARE I AND MY MOTHER ACTORS?
k – IS THE DOG HAPPY?
l – IS MY BOOK OLD?

3)
IT
WE/YOU/THEY
I
SHE
HE
YOU/WE/THEY
I
YOU
IT
IT

4)
IT IS NOT A PENCIL.
YOU (WE, THEY) ARE NOT STUDENTS.
I AM NOT A STUDENT.
SHE IS NOT A GIRL.
HE IS NOT A FOOTBALL PLAYER.
THEY (YOU, WE) ARE NOT BOYS.
I AM NOT YOUR TEACHER.
YOU ARE NOT MY FATHER.
IT IS NOT MY HORSE.
IT IS NOT MY ENGLISH BOOK.


ATIVIDADES GEOGRAFIA

1- Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos Z e X.

Alguns pontos de coordenadas representados
(A)  Z: 90º de Latitude Norte / 30º de Longitude Oeste
      X: 15º de Latitude Norte / 60º de Longitude Leste
(B) Z: 30º de Latitude Norte / 90º de Longitude Oeste
     X: 60º de Latitude Norte / 15º de Longitude Leste
(C) Z: 90º de Latitude Sul / 30º de Longitude Leste
     X: 15º de Latitude Sul / 60º de Longitude Oeste
(D) Z: 30º de Latitude Sul / 90º de Longitude Leste
     X: 60º de Latitude Sul /15º de Longitude Oeste

2- A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas:
(A) Atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.
(B) Movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.
(C) Deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.
(D) Movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.

3- O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
(A) Estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
(B) Representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
(C) Resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
(D) Têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

4- Segundo a teoria da deriva continental, elaborada por Alfred Wegener, os atuais continentes se originaram da fragmentação da:
(A) América
(B) Europa
(C) Ásia
(D) Pangeia

5- O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
(A) Alemanha
(B) Holanda
(C) Itália
(D) Inglaterra
(E) Espanha

6- Quando uma fonte de energia não polui o ambiente, ela é chamada de “fonte de energia limpa”. Das fontes abaixo, qual pode ser considerada como limpa?
(A) Nuclear
(B) Petróleo
(C) Solar
(D) Gás natural
(E) Carvão mineral

7- O capitalismo é um sistema econômico  e social que rege o mundo de hoje e se caracteriza por:
(A) Ter como principal objetivo o lucro, o predomínio de divisão da sociedade em classes sociais e não existir a exploração da mão-de-obra.
(B) Não existir a  divisão de classes sociais e  nem a propriedade privada dos meios de produção.
(C) Privilegiar a exploração da mão-de-obra, a concentração da riqueza nas mãos de poucos e a divisão da sociedade em classes sociais.
(D) Ter no dinheiro seu principal meio de troca, a inexistência dos sindicatos e o trabalho ser controlado pelo Estado.
(E) Remunerar o trabalhador de acordo com sua produção, a ostentação de símbolos de riqueza e o controle do Estado feito pelo proletariado.

8- Se constitui como um dos maiores ecossistemas do Brasil, com o predomínio do clima equatorial úmido, um dos locais mais chuvosos do planeta, relevo com baixas altitudes e solos com baixos índices de nutrientes:
(A) Amazônia.
(B) Pantanal.
(C) Floresta de Araucárias.
(D) Ecossistemas Costeiros.
(E) Mata Atlântica.

9- A migração pode ser definida como:
(A) A entrada de migrantes em um determinado país.
(B) A saída de migrantes de um determinado país para outro.
(C) O deslocamento populacional pelo território de um país.
(D) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.
(E) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.

10- Quando um indivíduo sai de um país em busca de melhores condições de vida, ele recebe o nome de:
(A) Emigrante.
(B) Forasteiro.
(C) Imigrante.
(D) Peregrino.
(E) Gringo.

11- Marque o item que apresenta apenas países africanos.
(A) Nigéria, Jamaica e África do Sul
(B) Madagáscar, Angola e Argélia
(C) Haiti, Somália e Zâmbia
(D) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago
(E) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim

12- O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.
(A) Ruanda
(B) Haiti
(C) Nigéria
(D) Somália
(E) África do Sul

13- A América Anglo-Saxônica abrange os __________________ e o _________________, países onde predomina o inglês, língua de origem Anglo Saxônica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
(A) Brasil e Argentina
(B) Uruguai e Argentina
(C) Estados Unidos e Canadá
(D) Estados Unidos e o Uruguai

14- Na América Latina predomina o _____________   e o ______________, mas também são faladas outras línguas que não são de origem latina. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
(A) Italiano e o Espanhol
(B) Espanhol e o Português
(C) Inglês e o Português
(D) Inglês e o Espanhol

15- O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais,principalmente:
(A) Diversidade de solo.
(B) Grande extensão territorial.
(C) Diversidade de altitudes.
(D) Pequenas faixas de terra.

16-  Com base nos critérios de regionalização do continente americano (físico-geográficos e histórico-culturais) analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que for incorreta:
(A) Com base na regionalização da América por critérios físicos, o Brasil está localizado na América do Sul.
(B) O México, os países da  América Central e da América do Sul fazem parte da América Latina.
(C) O México está localizado tanto  na América do Norte como na América Anglo-Saxônica.
(D) Na América Latina prevaleceu a colonização de exploração.

17- A questão palestina, por quase um século, fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que Israel devolva a zona oriental da cidade de Jerusalém.
A cidade de Jerusalém é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes religiões monoteístas, que são:
(A) Islamismo, cristianismo e hinduísmo.                        
(B) Cristianismo, budismo e hinduísmo.                 
(C) Hinduísmo, budismo e judaísmo.
(D) Judaísmo, cristianismo e Islamismo.
(E) Budismo, islamismo e judaísmo.

18- Qual das descrições abaixo é ideal para representar o quadro populacional europeu?
(A) Alta taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(B) Alta taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(C) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(D) Baixa taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(E) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida.

19- O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.
(A) França e Espanha.                                                
(B) Alemanha e Suécia.                           
(C) Reino Unido e França.       
(D) Itália e Portugal.                           
(E) Portugal e Espanha.  


quarta-feira, 5 de junho de 2019

SIMULADO DE LITERATURA:

01. Marque a alternativa que apresenta um equívoco com relação à arte literária:
(A) A Literatura permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o presente, o passado e o futuro.
(B) A arte literária está relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.
(C) Os textos ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.
(D) Enquanto arte, a Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.
(E) A literatura é uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado.

02.. – Marília de Dirceu, famosa obra arcádica brasileira, inspirada em Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por:
(A) Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
(B) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
(C) Tomás Antônio Gonzaga.
(D) José Basílio da Gama.
(E) Cláudio Manuel da Costa.

03. O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:
(A) a presença de um narrador.
(B) a estrutura dialógica.
(C) o extravasamento lírico.
(D) a musicalidade.
(E) o descritivismo.

04. Os escritores desse movimento literário, ao contrário dos românticos, não se envolviam emocionalmente. Não existia mais aquele sentimentalismo do Romantismo. Estavam mais preocupados em representar a realidade da forma mais concreta e fiel possível. Por isso, suas narrativas eram bem detalhadas e seus personagens eram trabalhados psicologicamente (análise psicológica). A sociedade tinha que ser observada do modo mais real, concreto e objetivo possível (sem a interferência das emoções), analisando os valores da sociedade e criticando suas instituições e os comportamentos da época.
O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário:
(A) Parnasianismo
(B) Realismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo

05. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:
(A) Barroco
(B) Trovadorismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo

06. Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de
(A) redondilha. 
(B) dístico. 
(C) escansão. 
(D) métrica. 
(E) quintilha.

07. “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.”
Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que:
(A) os textos dessa época têm grande valor literário.
(B) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
(C) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
(D) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
(E) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

08. Em "A arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
(A) clássica
(B) barroca
(C) romântica
(D) árcade
(E) parnasiana

09.A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
(A) tem grande valor informativo;
(B) marca nossa maturação clássica;
(C) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
(D) está a serviço do poder real;
(E) tem fortes doses nacionalistas.

10. Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que: 
(A) tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas. 
(B) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa. 
(C) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro. 
(D) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor. 
(E) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.

11. O Naturalismo foi um movimento estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias que interpretaram a realidade nesse tempo foram: 
(A) determinismo, positivismo, futurismo, surrealismo.
(B) determinismo, socialismo científico, expressionismo e futurismo.
(C) evolucionismo, positivismo, dadaísmo e surrealismo.
(D) determinismo, positivismo, evolucionismo e socialismo científico.
(E) evolucionismo, futurismo, socialismo científico e surrealismo.

12. A estética antirromântica iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o Realismo e aprofundou-se com o Naturalismo. Sobre esses movimentos, analise as proposições a seguir em verdadeiros ou falsos.

( ) As transformações econômicas, científicas e ideológicas possibilitaram a revolução industrial, na qual os valores burgueses e capitalistas suplantaram os valores românticos: a fantasia e o mito da natureza entram, assim, em crise.
( ) Surge, na literatura, o Realismo, movimento em que o artista é, ao mesmo tempo, um participante e um observador do mundo. Esse aspecto conduz à representatividade histórico-social e à análise psicológica dos personagens, examinados à luz do racionalismo e da contemporaneidade.
( ) Entre as características do Realismo brasileiro, estão a objetividade, a impessoalidade e o uso da linguagem regional.
( ) O Naturalismo é um prolongamento do Realismo, pois acrescenta uma visão cientificista da existência, a qual inclui o determinismo do meio ambiente, do instinto e da hereditariedade.
( ) O Realismo teve sua primeira manifestação importante com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e o Naturalismo, com "Dom Casmurro", do mesmo autor, ambos em 1881.
V- V- F – V - F

13. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
(A) Gregório de Matos
(B) Jerônimo Baía
(C) Bento Teixeira
(D) Bento Gonçalves
(E) Camões

14. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
(A) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
(B) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
(C) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
(D) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
(E) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de muitas figuras de linguagem.

15. São características parnasianas:
(A) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
(B) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
(C) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
(D) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
(E) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

16. O uso de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o pastoralismo também foram características deste período. O texto acima refere-se ao:
(A)Romantismo.
(B) Barroco.
(C) Modernismo.
(D) Arcadismo.
(E) Realismo.

Uma nova estrada para o turismo de natureza
“ Existe um paraíso escondido no interior do país com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de natureza para gerar desenvolvimento sócioeconômico e o empoderamento das comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão distante dos grandes centros urbanos?
O Brasil tem em seu território alguns dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo.  O Pantanal, com seus 250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos.  Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking  de 140 países em belezas naturais. (...)”.
Revista Época. Acesso no dia 11/09/14. Disponível em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html
17. A notícia veiculada em uma revista de grande circulação apresenta fatos relacionados com o turismo ecológico. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina porque o autor do texto prioriza:
(A) as suas opiniões baseadas em fatos.   
(B) os aspectos objetivos e precisos.   
(C) os elementos de persuasão do leitor.   
(D) os elementos estéticos na construção do texto.   
(E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.

18. Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
(A) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.
(C) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.
(D) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).
(E) nenhuma das alternativas a cima

19. Sobre a poesia, é correto afirmar:
(A) A poesia é um gênero literário com características bem definidas, portanto, é facilmente possível identificá-la na literatura.
(B) A poesia é exclusividade da literatura e não pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a pintura ou a música.
(C) A poesia apresenta forma fixa e não admite variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e agradável.
(D) A poesia pode ser encontrada em diversas manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano.
(E) nenhuma das alternativas a cima

20. Sobre as diferenças entre a poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.
(A) II e IV.
(B) Todas estão corretas.
(C) I e III.
(D) I e IV.
(E) III e IV.

21. A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:
(A) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
(B) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
(C) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
(D) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
(E) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

22. "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.

23. São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
(A) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
(B) A busca por uma linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.
(C) O período pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
(D) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
(E) nenhuma das alternativas a cima

24. Dos tipos textuais abaixo, qual NÃO pode ser classificado como prosa?
(A) Crônica
(B) Conto
(C) Romance
(D) Verso.
(E) Notícia

Poetas Velhos [Paulo Leminski]
Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.

Dia vai vir que os saiba
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite.

25. Assinale a alternativa correta:
(A) o poema tem dois versos e nove estrofes
(B) este texto é um soneto
(C) o poema tem duas estrofes e nove versos
(D) O poema está errado, pois ele usa pontuação e nesse tipo de texto não há uso deste recurso.
(E) nenhuma das alternativas a cima

26.
“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
A presente estrofe reflete a temática predominante no período:
(A) romântico
(B) parnasiano
(C) arcádico
(D) simbolista
(E) modernista

27. Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "O Mulato", ambos os romances praticamente inauguram dois movimentos literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica e, no outro, a preocupação com as leis da hereditariedade e a influência do ambiente sobre o homem.
Esses movimentos foram:
(A) O Modernismo e o Pós-modernismo.
(B) O Futurismo e o Surrealismo.
(C) O Barroco e o Trovadorismo.
(D) O Romantismo e o Ultrarromantismo.
(E) O Realismo e o Naturalismo

28.“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
O mesmo texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade presente nesta estrofe é:
(A) o bucolismo;
(B) o misticismo;
(C) o nacionalismo;
(D) o regionalismo;
(E) o indianismo.

29. A escola realista, que contou com nomes como Machado de Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, teve como principais características:
(A) retorno aos ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;
(B) preocupação com a métrica e com a metalinguagem na arte literária;
(C) retratar a sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e suas máscaras sociais
(D) confronto direto com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.
(E) defesa da cultura popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.

30. “(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. (...)”.
De acordo com a leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:
(A) Modernista.
(B) Naturalista.
(C) Árcade.
(D) Positivista.
(E) Realista

31.O soneto é uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre, conteúdo:
(A) dramático.
(B) satírico. 
(C) lírico.
(D) épico.
(E) cronístico.

GABARITO

01
B
02
C
03
B
04
B
05
D
06
C
07
E
08
B
09
C
10
E
11
D
12
V-V-F-V-F
13
C
14
B
15
A
16
D
17
B
18
B
19
D
20
A
21
C
22
C
23
D
24
D
25
C
26
C
27
E
28
A
29
C
30
E
31
C