01. Marque a alternativa que apresenta um equívoco com relação à arte literária:
(A) A Literatura
permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o
presente, o passado e o futuro.
(B) A arte literária está
relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.
(C) Os textos
ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos
leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece
porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da
fantasia.
(D) Enquanto arte, a
Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os
leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.
(E) A literatura é
uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O
trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou
conotativo/figurado.
02.. – Marília de Dirceu, famosa obra arcádica
brasileira, inspirada em Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por:
(A)
Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
(B) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
(C) Tomás Antônio Gonzaga.
(D) José Basílio da Gama.
(E) Cláudio Manuel da Costa.
03. O gênero dramático, entre outros
aspectos, apresenta como característica essencial:
(A) a presença de um narrador.
(B) a estrutura dialógica.
(C) o extravasamento lírico.
(D) a musicalidade.
(E) o descritivismo.
04. Os escritores
desse movimento literário, ao contrário dos românticos, não se envolviam
emocionalmente. Não existia mais aquele sentimentalismo do Romantismo. Estavam
mais preocupados em representar a realidade da forma mais concreta e fiel
possível. Por isso, suas narrativas eram bem detalhadas e seus personagens eram
trabalhados psicologicamente (análise psicológica). A sociedade tinha que ser
observada do modo mais real, concreto e objetivo possível (sem a interferência
das emoções), analisando os valores da sociedade e criticando suas instituições
e os comportamentos da época.
O trecho acima apresenta características do
seguinte movimento literário:
(A) Parnasianismo
(B) Realismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
05. Movimento literário caracterizado pela subjetividade,
pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:
(A) Barroco
(B) Trovadorismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
06. Em poesia, para determinar a
medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento
tem o nome de
(A) redondilha.
(B) dístico.
(C) escansão.
(D) métrica.
(E) quintilha.
07. “A
feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes
bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma
coisa, nem de mostrar suas vergonhas.”
Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de
Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o
povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar
que:
(A) os textos dessa época têm grande valor
literário.
(B) registra apenas o choque cultural entre colonizadores
e colonizados.
(C) toda essa produção está diretamente relacionada
à intenção de catequizar os selvagens.
(D) os textos quinhentistas fazem parte do
movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
(E) a literatura da época está relacionada ao espírito
aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
08. Em "A arte _______________
é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da
época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
(A) clássica
(B) barroca
(C) romântica
(D) árcade
(E) parnasiana
09.A “literatura jesuíta”, nos
primórdios de nossa história:
(A) tem grande valor informativo;
(B) marca nossa maturação clássica;
(C) visa à catequese do índio, à instrução do
colono e sua assistência religiosa e moral;
(D) está a serviço do poder real;
(E) tem fortes doses nacionalistas.
10. Sobre o Arcadismo brasileiro só
não se pode afirmar que:
(A) tem suas fontes nos antigos grandes autores
gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas.
(B) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante
que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da
lírica amorosa.
(C) nos legou os poemas de feição épica Caramuru
(de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se
reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
(D) norteou, em termos dos valores estéticos
básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás
Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local
dos temas pelo autor.
(E) apresentou uma corrente de conotação
ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos
abusos de poder da Coroa Portuguesa.
11. O Naturalismo foi um movimento
estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias
que interpretaram a realidade nesse tempo foram:
(A) determinismo, positivismo, futurismo,
surrealismo.
(B) determinismo, socialismo científico,
expressionismo e futurismo.
(C) evolucionismo, positivismo, dadaísmo e
surrealismo.
(D) determinismo, positivismo, evolucionismo e
socialismo científico.
(E) evolucionismo, futurismo, socialismo científico
e surrealismo.
12. A
estética antirromântica iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o Realismo
e aprofundou-se com o Naturalismo. Sobre esses movimentos, analise as
proposições a seguir em verdadeiros ou falsos.
( ) As transformações econômicas, científicas e
ideológicas possibilitaram a revolução industrial, na qual os valores burgueses
e capitalistas suplantaram os valores românticos: a fantasia e o mito da
natureza entram, assim, em crise.
( ) Surge, na literatura, o Realismo, movimento
em que o artista é, ao mesmo tempo, um participante e um observador do mundo.
Esse aspecto conduz à representatividade histórico-social e à análise
psicológica dos personagens, examinados à luz do racionalismo e da
contemporaneidade.
( ) Entre as características do Realismo
brasileiro, estão a objetividade, a impessoalidade e o uso da linguagem
regional.
( ) O Naturalismo é um prolongamento do
Realismo, pois acrescenta uma visão cientificista da existência, a qual inclui
o determinismo do meio ambiente, do instinto e da hereditariedade.
( ) O Realismo teve sua primeira manifestação
importante com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de
Machado de Assis, e o Naturalismo, com "Dom Casmurro", do mesmo
autor, ambos em 1881.
V- V- F – V - F
13. No Brasil, o Barroco foi
introduzido com o poeta:
(A) Gregório de Matos
(B) Jerônimo Baía
(C) Bento Teixeira
(D) Bento Gonçalves
(E) Camões
14. Com referência ao Barroco, todas
as alternativas são corretas, exceto:
(A) O Barroco estabelece contradições entre
espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
(B) O homem centra suas preocupações em seu próprio
ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
(C) O Barroco apresenta, como característica
marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado,
o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
(D) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
(E) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura,
uso de muitas figuras de linguagem.
15. São características parnasianas:
(A) perfeição formal, preciosismo linguístico,
objetivismo e desprezo pela arte útil.
(B) preocupação excessiva com a forma, análise
determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
(C) desprezo pela forma requintada, preocupação
político-social, objetivismo e individualismo.
(D) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo
exacerbado e análise psicológica do homem.
(E) impassibilidade (distanciamento das emoções),
“poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.
16. O uso
de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores
na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o
pastoralismo também foram características deste período. O texto acima
refere-se ao:
(A)Romantismo.
(B) Barroco.
(C) Modernismo.
(D) Arcadismo.
(E) Realismo.
Uma nova estrada para o turismo de natureza
“ Existe um paraíso escondido no interior do país
com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A
nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre
o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é
similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de
natureza para gerar desenvolvimento sócioeconômico e o empoderamento das
comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão
distante dos grandes centros urbanos?
O Brasil tem em seu território alguns dos
ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. O Pantanal, com seus
250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos. Segundo
o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking de 140 países
em belezas naturais. (...)”.
Revista Época. Acesso no
dia 11/09/14. Disponível em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html
17. A notícia veiculada em uma
revista de grande circulação apresenta fatos relacionados com o turismo
ecológico. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da
linguagem predomina porque o autor do texto prioriza:
(A) as suas opiniões baseadas em fatos.
(B) os aspectos objetivos e precisos.
(C) os elementos de persuasão do leitor.
(D) os elementos estéticos na construção do texto.
(E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
18. Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
(A) A conotação é
utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser
encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios
publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou
expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes
significados dependendo do contexto da enunciação.
(C) Os textos não
literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o
receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e
metáforas.
(D)
A conotação e a denotação são as variações de significado
que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de
um significante (letras e sons) e um significado (conceito,
ideia).
(E)
nenhuma das alternativas a cima
19. Sobre a poesia, é correto
afirmar:
(A) A poesia é um gênero literário com
características bem definidas, portanto, é facilmente possível identificá-la na
literatura.
(B) A poesia é exclusividade da literatura e não
pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a pintura ou a
música.
(C) A poesia apresenta forma fixa e não admite
variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios
hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e
agradável.
(D) A poesia pode ser encontrada em diversas
manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até
mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano.
(E) nenhuma das alternativas a cima
20. Sobre as diferenças entre a
poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por
uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma
quantidade de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e
objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o
poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser
traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição
mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.
(A) II e IV.
(B) Todas estão corretas.
(C) I e III.
(D) I e IV.
(E) III e IV.
21. A Semana de Arte Moderna
(1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas
manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo
mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava
sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:
(A)
romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos
românticos da vida sertaneja.
(B) a
escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos
clássicos.
(C)
movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e
reinterpretando nossa realidade.
(D) os
modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do
barroco português.
(E) a preocupação
dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
22. "A identificação da natureza
com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem
andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista.
E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por
certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e
concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.
23. São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
(A) É considerada
literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX,
problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
(B) A busca por uma
linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores
pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais
representantes.
(C) O período
pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas,
ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
(D) O Pré-Modernismo
sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX,
gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
(E) nenhuma das alternativas a cima
24. Dos
tipos textuais abaixo, qual NÃO pode ser classificado como prosa?
(A) Crônica
(B) Conto
(C) Romance
(D) Verso.
(E) Notícia
Poetas Velhos [Paulo Leminski]
Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.
Dia vai vir que os saiba
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite.
25. Assinale
a alternativa correta:
(A) o poema tem dois versos e nove estrofes
(B) este texto é um soneto
(C) o poema tem duas estrofes e nove versos
(D) O poema está errado, pois ele usa pontuação e nesse tipo de texto não há
uso deste recurso.
(E) nenhuma das alternativas a
cima
26.
“Eu,
Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças,
Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
A
presente estrofe reflete a temática predominante no período:
(A)
romântico
(B) parnasiano
(C) arcádico
(D) simbolista
(E) modernista
27.
Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e
"O Mulato", ambos os romances praticamente inauguram dois movimentos
literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica
e, no outro, a preocupação com as leis da hereditariedade e a influência do
ambiente sobre o homem.
Esses movimentos foram:
(A) O Modernismo e o Pós-modernismo.
(B) O Futurismo e o Surrealismo.
(C) O Barroco e o Trovadorismo.
(D) O Romantismo e o Ultrarromantismo.
(E) O Realismo e o Naturalismo
28.“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
O mesmo
texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma
qualidade presente nesta estrofe é:
(A) o
bucolismo;
(B) o misticismo;
(C) o nacionalismo;
(D) o regionalismo;
(E) o indianismo.
29. A escola realista, que contou com nomes como Machado de
Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, teve como principais características:
(A) retorno aos
ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;
(B) preocupação com a
métrica e com a metalinguagem na arte literária;
(C) retratar a
sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e
suas máscaras sociais
(D) confronto direto
com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.
(E) defesa da cultura
popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.
30. “(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura
o legado de nossa miséria. (...)”.
De acordo com a
leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”,
podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:
(A) Modernista.
(B) Naturalista.
(C) Árcade.
(D) Positivista.
(E) Realista
31.O soneto é uma das formas
poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa,
quase sempre, conteúdo:
(A) dramático.
(B) satírico.
(C) lírico.
(D) épico.
(E) cronístico.
GABARITO
01
|
B
|
02
|
C
|
03
|
B
|
04
|
B
|
05
|
D
|
06
|
C
|
07
|
E
|
08
|
B
|
09
|
C
|
10
|
E
|
11
|
D
|
12
|
V-V-F-V-F
|
13
|
C
|
14
|
B
|
15
|
A
|
16
|
D
|
17
|
B
|
18
|
B
|
19
|
D
|
20
|
A
|
21
|
C
|
22
|
C
|
23
|
D
|
24
|
D
|
25
|
C
|
26
|
C
|
27
|
E
|
28
|
A
|
29
|
C
|
30
|
E
|
31
|
C
|