segunda-feira, 30 de novembro de 2020

ATENÇÃO: AGENDAMENTO DE PROVAS

Dia 07/12 haverá agendamento de provas SOMENTE POR TELEFONE (3748-6786) para alunos já cadastrados, a partir das 8h30.

O período de realização das provas será de 08/12 à 11/12,  para o ENSINO MÉDIO e ENSINO FUNDAMENTAL  por ÁREA.

OBS.: Para esta semana serão disponibilizadas 15 vagas para  o ENSINO MÉDIO e 5 vagas para o ENSINO FUNDAMENTAL, no  TURNO DA NOITE.

Para a realização da prova É OBRIGATÓRIO:

- Chegar no NEEJACP entre 18:40 e 19:00.

- Usar máscara adequadamente.

- Trazer caneta.

- Portar documento oficial com foto.

- Não estar febril ou com sintomas gripais.

- Não poderá trazer acompanhante.

- Seguir todos os protocolos de segurança do COVID 19. 

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. EDUARDO



QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID

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ATIVIDADES:

 1:  O ar atmosférico filtrado é utilizado como matéria-prima por algumas indústrias, como a White Martins, Oxigênio do Brasil e outras, na obtenção de gases de grande utilidade a nível industrial, entre eles, o gás oxigênio e o gás nitrogênio. Essa constatação permite afirmar que o ar filtrado é:

a) uma mistura heterogênea.

b) uma substância simples.

c) uma mistura homogênea.

d) um elemento químico.

e) uma substância composta.

 

2:  Rochas ígneas ou magmáticas são formadas pela solidificação do magma (lava). Um exemplo típico de rocha magmática é o granito, que é usado como revestimento de edifícios, pisos etc. Sobre o granito, é correto afirmar que é uma:

a) substância pura composta.

b) mistura heterogênea.

c) substância pura simples.

d) mistura homogênea.

e) substância solúvel em água.

 

3:  Um sistema formado por água, sal de cozinha dissolvido, álcool comum, limalha de ferro e gasolina apresenta:

a) uma fase.

b) duas fases.

c) três fases.

d) quatro fases.

e) cinco fases.

 

 4: São misturas homogêneas:

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral

d) a pedra de granito e o cloreto de sódio

e) a barra de ouro e o cloreto de sódio

 

5:  Quais dos materiais a seguir são misturas heterogêneas?

·         ar

·         sangue

·         gás amônia

·         vinagre

·         ouro 18 quilates

·         bronze

·         aço inoxidável

·         granito

·         leite

a) sangue, ar e granito

b) ouro 18 quilates, aço inoxidável e gás amônia

c) bronze, aço inoxidável e ar

d) leite, sangue e granito

e) leite, vinagre e gás amônia



BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID

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Gimnospermas

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.

As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.

Florestas de coníferas de regiões temperadas são ricas em árvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucárias do Sul do país.

Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.

Reprodução das Gimnospermas - Ciclo haplodiplobionte nas Coníferas

Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.

Existem dois tipos de estróbilos, um grande e outro pequeno. Estróbiolos maiores,  femininos. Estróbilos menores,  masculinos.  A polinização ocorre pelo vento.

Após a ocorrência da fecundação e da formação do embrião, o óvulo converte-se em semente, que é uma estrutura com três componentes: uma casa (também chamada de tegumento), um embrião e um tecido materno haploide, que passa a ser denominado de endosperma (ou endosperma primário), por acumular substâncias de reserva que serão utilizadas pelo embrião durante a sua germinação. A dispersão das sementes, em condições naturais, pode ocorrer pelo vento, no caso do pinheiro comum, ou com ajuda de animais (gralhas-azuis ou esquilos) como acontece com os pinhões do pinheiro-do-paraná.

 Portanto, ao comparar gimnospermas coníferas com as pteridófitas, as seguintes novidades podem ser citadas: estróbilos produtores de óvulos (que, depois, serão convertidos em sementes), estróbilos produtores de grãos de pólenpolinizaçãodiferenciação do grão de pólen em tubo polínico e, por fim, a fecundação independente da água ambiental. Perceba que as árvores coníferas representam a geração duradoura, o esporófito, sendo os gametófitos reduzidos e pouco duradouros.

ATIVIDADES:

1) Na questão adiante, assinale as alternativas corretas:

O pinheiro-do-paraná - Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente designadas como “florestas com araucária”, “pinheirais” ou “pinhais”. Sobre essa espécie e o tipo de vegetação em que ela ocorre, é correto afirmar:

01) As florestas com araucária têm ocorrência exclusiva no sul do Brasil, pois trata-se de uma região com temperaturas mais altas, propícias ao desenvolvimento da espécie.

02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia.

03) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das angiospermas, pois forma um tipo de semente que é conhecida popularmente como pinhão.

04) A polinização do pinheiro-do-paraná é realizada por aves, enquanto a dispersão de suas sementes ocorre pelo vento.

05) Os nomes dos autores que aparecem junto ao nome científico do pinheiro-do-paraná são os dos responsáveis pela descoberta das florestas com araucária.

06) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série de espécies de notável valor econômico.

07) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas.

 

2) Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.

a) Fruto.

b) Flores.

c) Sementes.

d) Grãos de pólen.

e) Gametas flagelados.

 

3) Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição. Marque a alternativa que indica corretamente a estrutura que origina a semente.

a) A semente é formada a partir do desenvolvimento do ovário.

b) A semente é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.

c) A semente é formada a partir do desenvolvimento do carpelo.

d) A semente é formada a partir do desenvolvimento do esporo.

 

4) Considere as características relacionadas abaixo:

Grãos de pólen;

Sistema vascular;

Sementes;

Fruto.

São características comuns às gimnospermas e angiospermas:

a) apenas I e III.

b) apenas I e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

 

5) As gimnospermas possuem semente nua, isto é, sem um fruto envolvendo essa estrutura. Além dessa característica marcante, podemos citar diversas outras características presentes nesse grupo de plantas. Das alternativas abaixo, marque a única alternativa que indica uma característica ausente nas gimnospermas.

a) Vasos condutores de seiva.

b) Folhas.

c) Caules.

d) Raiz.

e) Flores.

 

6) O filo Coniferophyta (coníferas) apresenta representantes bastante conhecidos. No Brasil, por exemplo, esse filo pode ser representado pelas araucárias. As plantas desse filo recebem esse nome por apresentarem estruturas reprodutivas de forma cônica chamadas de:

a) grãos de pólen.

b) esporófito.

c) estróbilos.

d) arquegônio.

e) oosfera.

 

7)  Analise a citação: "O nadar dos anterozoides é substituído pelo crescer do tubo polínico". Em que grupo vegetal esse fenômeno de substituição se processou, pela primeira vez?

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas - Monocotiledôneas.

e) Angiospermas - Dicotiledôneas.

 

8)  As gimnospermas apresentam grande quantidade de grãos de pólen, e a sua polinização é realizada 

A) por morcegos. 

B) por aves. 

C) por insetos. 

D) pelo vento. 

E) pela água.

 

9) As gimnospermas são plantas que apresentam as características abaixo, exceto uma. Assinale-a. 

a) Vasos para a condução da seiva. 

b) Flores para reprodução sexuada. 

c) Sementes para favorecer a disseminação. 

d) Frutos para conter as sementes. 

e) Raízes, caules e folhas verdadeiras.

 

 Respostas:

1-     (02, 06 e 07)

2-     D

3-     B

4-     D

5-     E

6-     C

7-     C

8-     D

9- d

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

PROBLEMAS AMBIENTAIS

A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS é o resultado das alterações de sua qualidade e que a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. A água poluída traz prejuízos ao meio ambiente e ao homem.

CAUSAS: a ação humana é a principal responsável pela poluição da água, principalmente as agrícolas, domésticas e industriais.

ATIVIDADES AGRÍCOLAS: o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema.

ATIVIDADES INDUSTRIAIS: gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar. A exploração do petróleo nas águas do mar, muitas vezes ocasiona  vazamentos que geram desastres ecológicos. Além do vazamento, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.


ATIVIDADE DOMÉSTICA: o uso de detergentes e outros produtos que afetam o meio ambiente.

A contaminação também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mal instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas. O chorume chega ao lençol freático aumentando a poluição. A falta de saneamento básico é um agravante dessa situação.

OBS.:  Chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.

CONTAMINAÇÃO POR RESÍDUOS DE CADÁVERES: como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é atingido pelo chamado necrochorume e pode atingir os lençóis freáticos.

OBS.: Necrochorme é formado pelos restos dos corpos em processo de decomposição.


CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS:

- O lançamento de substâncias físicas e químicas na água é prejudicial para a vida aquática de animais e plantas.

- A água potável é adequada para o consumo pois não é prejudicial à saúde e apresenta três características básicas: INCOLOR, INSÍPIDA E INODORA. Quando as condições químicas da água são alteradas, ela torna-se não  adequada para o consumo e pode resultar em doenças.

- As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são: INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS, DISENTERIA, LEPTOSPIROSE, CÓLERA E HEPATITE.

- O excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de  eutrofização, que consiste no acúmulo de matéria orgânica nos ambientes aquáticos, especialmente, onde a água é pouco movimentada (rios, lagos e represas). Isso ocasiona mau odor e aspecto turvo à água.


FONTE: https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/

              https://www.todamateria.com.br/eutrofizacao/

 1- A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.

(A) Filtrar a água sempre antes de beber.

(B) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.

(C) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.

(D) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.

(E) Garantir o fornecimento de água tratada.

 

2- Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):

(A) Aumento de nutrientes na água.

(B) Morte de algas.

(C) Dificuldade de captar oxigênio.

(D) Processo de eutrofização.

(E) Chegada de novas espécies invasoras.

 

3- O lançamento de esgoto na água é prejudicial porque causa o aumento de nutrientes e do número de algas. O aumento desses organismos forma uma camada que prejudica a entrada de luz solar e, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese. Essa ocorrência, que desencadeia a morte de vários organismos, é conhecida como:

(A) Intemperismo.

(B) Eutrofização.

(C) Bioacumulação.

(D) Reprodução.

(E) Fertilização.

 

4- A respeito das consequências da poluição, avalie as proposições a seguir:

A poluição:

I) Prejudica o meio ambiente

II) Diversifica os recursos naturais

III) Provoca desequilíbrios ecológicos

IV) Causa prejuízos à saúde humana

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

(A) F, V, V, V

(B) V, V, F, V

(C) F, V, F, F

(D) V, F, V, V

(E) F, F, F, V

 

5- A diminuição dos recursos hídricos tem ocorrido em grande medida por causa da contaminação dos mananciais de água potável por poluentes. As alternativas a seguir apresentam causas da poluição das águas, exceto:

(A) Ocupação irregular das regiões às margens dos cursos de água.

(B) Equipamentos sonoros que ultrapassam os limites aceitáveis.

(C) Derramamento indevido de esgotos e lixo nos mananciais.

(D) Retirada da mata ciliar que protege os cursos d´água.

(E) Derramamento de petróleo nos oceanos e mares.

 

6- A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

(A) A quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

(B) A qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

(C) A qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.

(D) Apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

(E) O regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.