terça-feira, 20 de julho de 2021

ATENÇÃO!

                                             O NEEJA INFORMA:

* O período de 26 de Julho à 03 de Agosto corresponde ao recesso escolar, portanto NÃO HAVERÁ AULAS NESSE PERÍODO!

* Retornaremos as atividades normais em 04/08.

* Lembramos que no dia 09/08 haverá agendamento de provas, a partir das 13:30, SOMENTE por telefone e para alunos JÁ CADASTRADOS.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR:

DIAS 26/07 ATÉ 03/08

13:30 ATÉ 19:00 

terça-feira, 6 de julho de 2021

ATENÇÃO:

   HORÁRIO DE AGENDAMENTO DE PROVAS E DIAS DE PROVAS


OBS.: 

- Agendamento a partir das 13:30, SOMENTE por TELEFONE e para ALUNOS JÁ CADASTRADOS.
- As aulas presenciais de Segunda à Sexta continuam, menos nos dias de prova.
- O resultado das provas será dado por telefone, a partir das 13:30 do dia 27/07.
- No dia de agendamento de provas, NÃO são realizados cadastros.

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

ANTIGUIDADE ORIENTAL – 1ª PARTE


- É o termo para referir-se à história dos povos que habitaram o ORIENTE MÉDIO e o NORTE DA ÁFRICA,  principalmente os Mesopotâmicos, os Egípcios, os Persas, os Fenícios e os Hebreus.

- Havia grande diversidade cultural entre esses povos, porém existiam alguns pontos comuns em suas formas de organização social.

- Em sua maioria, eram Estados altamente centralizados.

- Em sua maioria, eram controlados por uma teocracia politeísta, onde a produção agrícola era realizada às margens de grandes rios.

- Havia uma rígida estratificação social, sendo muito pequena a mobilidade social.

- A maioria da população era formada por camponeses ou por grupos sociais que trabalhavam em regime de servidão coletiva, principalmente na construção de grandes obras públicas, como edificações oficiais (templos, palácios, pirâmides etc.), cidades e aquedutos.

- Os Fenícios não se organizavam em torno de Estados centralizados, mas em Cidades-Estado com autonomia política. Dedicavam-se ao comércio pelo mar Mediterrâneo. Já  os Hebreus não eram Politeístas, e sim Monoteístas.

- Os historiadores marxistas usaram o termo Modo de Produção Asiático para definir a organização dos povos desse período e local.

- Antiguidade Oriental e Modo de Produção Asiático são apresentados em conjunto para definir  a forma de produção material e explicar o processo histórico no qual eles estavam inseridos.

OBS.:

- POLITEÍSTA: acreditavam em vários deuses

- MONOTEÍSTA: acreditavam num único deus

CARACTERÍSTICAS

ECONOMIA:  Baseada na agricultura de regadio, com cultivo de cereais; as obras de irrigação tinham fundamental importância na produção agrícola; o comércio e o artesanato eram atividades secundárias

SOCIEDADE: Dividida de acordo com o nascimento, ou seja, o nascimento é que determina a posição social do indivíduo. Geralmente era dividida em:

A) Soberano e aristocracia: nobres e sacerdotes

B) Grupos intermediários: burocratas, militares, mercadores e artesãos

C) Camponeses

D) Escravos: servidão coletiva (comunidades camponesas produzem excedentes entregues ao Estado sob a forma de impostos). A escravidão era utilizada na construção de obras públicas (obras de irrigação, templos, palácios, etc.).

GOVERNO

MONARQUIAS TEOCRÁTICAS: Estado centralizado que possuía as terras e controlava a mão de obra; a religião justificava o poder absoluto do governante.

https://brasilescola.uol.com.br/

https://www.educabras.com/enem/materia/historia/historia_geral/aulas/civilizacoes_da_antiguidade_oriental

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

URBANIZAÇÃO


- A Urbanização é o processo de transformação das características rurais de uma região para características urbanas. Ela está relacionada ao desenvolvimento das sociedades e da tecnologia. Assim, o espaço rural transforma-se em espaço urbano e ocorre a migração populacional do campo para a cidade.  Iniciou-se com a Revolução Industrial, porém até meados do século XX foi um fenômeno relativamente lento e limitado a alguns países. Depois da 2ª Guerra Mundial, foi concluído nos países desenvolvidos e iniciado em muitos países subdesenvolvidos, na maioria dos países da América Latina e em muitos países da Ásia. O continente africano  ainda é muito pouco urbanizado.

- Os países desenvolvidos e alguns países de industrialização recente, apresentam taxas altas de urbanização. Com exceção da China e Índia, com as maiores populações do planeta, todos os países industrializados são urbanizados.

- Existem dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: os fatores ATRATIVOS, que atraem populações para as cidades; e os fatores REPULSIVOS que as repelem do campo.

 

A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Os fatores atrativos da urbanização nos países desenvolvidos estão ligados a industrialização, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria. Além das transformações urbanas, ocorreu  a mecanização agrícola, ou seja, transformações que permitiram a migração do campo para a cidade, sem prejudicar o setor agropecuário. As cidades foram se estruturando  para absorver os migrantes, foram transformando a  infraestrutura urbana - moradia, água, esgoto, luz,  ocorrendo o aumento da geração de empregos. Com o tempo, nos países desenvolvidos, houve um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente, surgindo uma densa e articulada rede de cidades.

 

A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Os fatores repulsivos são mais marcantes nos  países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização. Existem locais com péssimas condições de vida na zona rural, em função da estrutura fundiária concentrada nas mãos de poucos, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, das técnicas de cultivo, entre outros. Com isso, a população em busca de melhores condições de vida, migra para a cidade, especialmente para as grandes metrópoles, criando e aumentando os problemas urbanos.

 

IMPORTANTE: Nos países desenvolvidos o crescimento das cidades foi lento e bem planejado, já nos países subdesenvolvidos, o crescimento das cidades foi, além de muito concentrado espacialmente, rápido e caótico. A consequência disso foi uma série de problemas  na paisagem urbana desses países, como na formação de favelas, o desemprego ou subemprego, aumento das desigualdades, violência urbana, etc.

 https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Urbanizacao/urbanizacao.php

 

ATIVIDADES:

1- Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

(A) Carência de melhores condições sociais no campo.

(B) Baixa produtividade agrícola.

(C) Pressão demográfica no campo.

(D) Dificuldade de aquisição de terras.

(E) Liberação de mão-de-obra pela mecanização.

 

2- Observe a letra da canção abaixo:

Nas grandes cidades do pequeno dia-a-dia

O medo nos leva a tudo, sobretudo a fantasia

Então erguemos muros que nos dão a garantia

De que morreremos cheios de uma vida tão vazia

Nas grandes cidades de um país tão violento

Os muros e as grades nos protegem de quase tudo

Mas o quase tudo quase sempre é quase nada

E nada nos protege de uma vida sem sentido

(Engenheiros do Hawaii – “Muros e Grades”)

 

Nos versos acima, há alguns apontamentos referentes a alguns problemas urbanos, dentre os quais podemos mencionar:

(A) A crescente desorganização e descentralização das cidades.

(B) A violência familiar e o aumento de sequestros em domicílios.

(C) A onda de protestos que marcou o Brasil a partir de maio de 2013.

(D) A violência urbana e o baixo padrão de vida sociocultural contemporâneo.

(E) A banalização da cultura televisiva especialmente exibida para a população das cidades.

 

3- A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Sobre a urbanização da população mundial, julgue as alternativas a seguir:

(F)   A urbanização mundial iniciou-se no Japão, principal centro industrial e exportador do século XIX, o que promoveu a redução da taxa de mortalidade.

(V)   O avanço da urbanização mundial transformou o crescimento natural ou vegetativo da população.

(V)   As condições sanitárias foram melhoradas nas cidades, tendo como consequência a redução das doenças endêmicas e epidêmicas.

(V)   A inserção, cada vez maior, das mulheres no mercado de trabalho tem reduzido taxas de fertilidade nas populações urbanas.

 

4- Níveis de urbanização baixos não significam pequena população urbana. A China, que tem “apenas” 40% de sua população nas cidades, é o país com a maior população urbana do planeta: cerca de 525 milhões de pessoas! As cidades da Índia, um país com menos de 30% da população no meio urbano, abrigam 330 milhões de habitantes. MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.403.

Com a leitura do texto, podemos perceber que o melhor conceito de urbanização é:

(A) Crescimento das cidades de um país em relação ao crescimento das demais cidades do mundo.

(B) Aumento do espaço físico das cidades.

(C) Crescimento da população das zonas urbanas em relação às zonas rurais.

(D) Aumento do número absoluto da população que vive nas cidades.

(E) Crescimento do número de pessoas de um país.

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor, também chamado de genital, garante a reprodução. Nesse sistema, encontramos estruturas que produzem os gametas, especializadas em garantir a cópula e, no caso do sistema reprodutor feminino, o órgão em que é gerado o bebê. Além disso, o sistema reprodutor da mulher é diferente do sistema reprodutivo do homem.


No sistema reprodutor masculino, existem órgãos externos e internos. Externamente, há duas estruturas: o pênis e o saco escrotal.

·         Pênis: O pênis é o órgão responsável pela cópula e caracteriza-se por possuir um tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual.

·         Saco escrotal: É a região onde estão localizados os testículos. Sua temperatura é cerca de 2°C abaixo da temperatura do restante do corpo.

Internamente, os órgãos do sistema reprodutor masculino são: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra. Além dessas estruturas, existem as glândulas acessórias.

·         Testículo: O testículo é a gônada masculina, onde são formados os espermatozoides. Esses gametas são produzidos mais precisamente em túbulos enrolados, denominados de túbulos seminíferos. Os testículos também produzem a testosterona. O homem apresenta dois testículos.

·         Epidídimo: Local logo acima dos testículos onde os espermatozoides completam sua maturação e adquirem mobilidade.

·         Ducto deferente e ejaculatório: É um vaso que parte de cada epidídimo e encontra-se com o ducto da vesícula seminal, formando os ductos ejaculatórios, os quais se abrem na uretra.

·         Uretra: Percorre o pênis e é comum ao sistema excretor e reprodutor. Isso significa que pela uretra saem o sêmen e a urina.

·         Glândulas acessórias:

o    Vesículas seminais: Formam cerca de 60% do sêmen. Essa secreção destaca-se pela presença de frutose que garante energia para os espermatozoides.

Assim como o sistema reprodutor masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos internos e externos. Os órgãos externos formam a chamada vulva e são constituídos por lábios maiores, lábios menores e clítoris.

·         Vulva: A vulva é formada pelos lábios menores, que protegem a entrada da vagina e da uretra, por lábios maiores que circundam os menores e pelo clítoris, que está localizado acima dos lábios menores. O clítoris é formado por tecido erétil e também recebe sangue no momento da excitação sexual. É um dos pontos mais sensíveis da mulher.

Os órgãos internos são: ovários, tuba uterina, útero e vagina.

·         Ovários: São as gônadas femininas, onde são produzidos os ovócitos. É nos ovários também que são produzidos os hormônios estrogênio e progesterona. As mulheres apresentam dois ovários.

·         Tuba uterina: A tuba uterina são dois tubos que se estendem dos ovários até o útero.

·         Útero: Um órgão muscular em forma de pera onde o bebê se desenvolve.

·         Vagina: Local onde o pênis se insere na hora da cópula e é também o canal por onde o bebê sai na hora do parto.

 

EXERCICIOS:


·         I- Relacione corretamente:

(1) Testículos

(   ) Produz secreção viscosa alcalina que faz parte do esperma.

(2) Pênis

(  ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides.

(3) Uretra.                  

(    ) Produzem secreção nutritiva para os espermatozoides

(4) Epidídimo.            

(    ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar.

(5) Próstata

(    ) Órgão que fica ereto quando o homem se excita durante o ato sexual.

(6) Vesículas seminais.

(    ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor.

          II-    Relacione as coluna:


            (1) Ovários                    
                     (2) Tubas uterinas                        
   (3) Vagina                    
    (4) Útero                        
(      ) Canal que recebe o pênis durante o ato sexual.
(      ) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.
(      ) Glândula onde ocorre a produção de gametas.
(      ) Por onde o óvulo desloca após a ovulação rumo ao útero.



Assinale a alternativa correta:

1) Fecundação é:

A) união do ovário e o óvulo.

B) transformação do óvulo em zigoto.

C) união do óvulo com espermatozoide. x

 

2) Célula que resulta da união dos gametas feminino e masculino:

A) embrião.

B) zigoto.x

C) óvulo.

 

3) O conjunto de acontecimentos, o “ciclo menstrual” se repete:

A) de 28 a 30 dias quando houver a fecundação.

B) de 28 a 30 dias enquanto não houver fecundação. x

C) de 30 em 30 dias, com dois períodos férteis.

 

4) Quando após a ovulação, não houver fecundação, ocorre:

A) menstruação. x

B) gravidez.

C) menopausa.

 

5) Na espécie humana, a fecundação ocorre :

A) em qualquer uma das tubas uterinas. x

B) no fundo do útero.

C) na porção mais interna da vagina.


6) Com relação ao processo de reprodução humana normal é certo afirmar:

A) a fecundação do óvulo ocorre no colo do útero.

B) o óvulo após a fecundado se implanta na trompa uterina.

C) o óvulo fecundado, forma o zigoto, sofre várias divisões celulares e implanta se no útero. x


7) O espessamento do endométrio, a camada interna do útero, esse espessamento é necessário para a gravidez porque: 

A) fornece nutrientes para os espermatozoides. 

B) garante o ambiente adequado para a fecundação. 

C) proporciona um local para implantação do embrião. x

 

8) A eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação, denomina-se:

A) endométrio.

B) menstruação. x

C) menopausa.

9)  Quando as ovulações param, por volta dos 50 anos de idade, as menstruações também são interrompidas. Esse processo é chamado de:

A) menopausa. x

B) andropausa.

C) menarca.

.

10) Um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida, onde o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.” Esse órgão é

A) a uretra

B) o útero x
C) a vagina

 

RESPOSTAS: I) ( 5,1, 6, 4, 2, 3) II) (3, 4, 1, 2)

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID

O que é pH?

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.

Além do pH existe também outra grandeza que determina a acidez e a basicidade de um sistema aquoso: o pOH (potencial hidroxiliônico). Essa escala possui a mesma função que o pH, embora seja menos utilizada.

Escala de pH

O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.

Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

Feita essa observação, o caráter ácido é crescente da direita para a esquerda. Já o caráter básico, da esquerda para a direita. Note que, quanto menor o valor do pH mais ácida será a solução.

Como calcular o pH?

Em 1909, o químico dinamarquês Soren Sörensen (1868-1939) propôs que a acidez das soluções, medida em termos das concentrações de íons H+, tivesse seus valores transformados utilizando logaritmos para facilitar a compreensão.

pH = - log [H+]

Na temperatura de 25 ºC o produto iônico da água é igual a 10–14 mol2/L2.

[ H+] . [OH -] = 10 – 14

Aplicando o cologaritmo na expressão, temos que:

- log[H+] + - log [OH -] = - log 10 -14

    pH      +    pOH       = 14

    pH = 14 – pOH

     pOH = 14 - pH

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. EDUARDO

ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL

 

é a energia armazenada na interação gravitacional, e está relacionada à altura de um corpo.  Sua unidade de medida é ojoules (J). A energia potencial gravitacional é definida por meio da seguinte equação:

Ep – energia potencial gravitacional (J – joules)
– massa do corpo (kg – quilogramas)

g – gravidade (m/s2)
h – altura do corpo em relação ao solo (m – metros)

EXERCÍCIOS:

1.Um corpo de massa 2 kg está a uma altura de 160 m do solo. Calcular a energia potencial gravitacional desse corpo em relação ao solo, considerando g= 10 m/s2 .

2. Determine a energia potencial gravitacional, em relação ao solo, de uma jarra com água, de massa 2 kg, que está sobre uma mesa de 1 m de altura, num local onde g = 10 m/s2 .

3. Quanto varia a energia potencial gravitacional de uma pessoa de massa 80 kg ao subir do solo até uma altura de 30 m? adote g = 10 m/s2 .

4. Um corpo de massa 2 kg tem energia potencial gravitacional de 1000 j em relação ao solo. Sabendo-se que g = 10 m/s2, calcule a que altura o corpo encontra-se do solo.

5.Um corpo de massa 4 kg tem energia potencial gravitacional de 800 j em relação ao solo. Sabendo-se que g = 10 m/s2, calcule a que altura o corpo encontra-se solo.

RESPOSTAS:

1.         EP = m .g.h

Ep= 2 .10 .160

Ep= 3200 J

 

2.        EP = m .g.h

Ep= 2 .10 .1

Ep= 20 J

 

3.EP = m .g.h

Ep= 80. 10 .30

Ep= 24000 J

 

4.EP = m .g.h

1000= 2 .10 .h

           20 h = 1000

h = 1000= 50 m

                      20

5. EP = m .g.h

800= 4. 10 .h

           40h = 800

h = 800= 20 m

                     40