segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

ATENÇÃO: AGENDAMENTO DE PROVAS

 O  agendamento das provas será SOMENTE POR TELEFONE (3748-6786) para ALUNOS JÁ CADASTRADOS, no horário das 13:30 até às 17:30 (SEMPRE NAS SEGUNDAS-FEIRAS).

O AGENDAMENTO DE PROVAS PARA O MÊS DE JANEIRO será nos dias:

-  04/01: PROVA por ÁREA para o ENSINO MÉDIO.

- 11/01: PROVA por ÁREA para o ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL, também PROVA por DISCIPLINA para o ENSINO MÉDIO.

- 18/01: PROVA por ÁREA para o ENSINO MÉDIO e para o ENSINO FUNDAMENTAL.

- 25/01: PROVA por ÁREA para o ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL, também PROVA por DISCIPLINA para o ENSINO MÉDIO.

OBS.: Para cada data de agendamento, serão disponibilizadas 20 vagas. 

Para a realização da prova É OBRIGATÓRIO:

- Chegar no NEEJACP entre 18:40 e 19:00.

- Usar máscara adequadamente.

- Trazer caneta.

- Portar documento oficial com foto.

- Não estar febril ou com sintomas gripais.

- Não poderá trazer acompanhante.

- Seguir todos os protocolos de segurança do COVID 19. 

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

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PROF. ÂNGELA

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BONS ESTUDOS!

LÍNGUA INGLESA - ENSINO FUNDAMENTAL

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PROF. ÂNGELA

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BOM TRABALHO!!!

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

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PROF. INGRID 









ATIVIDADES:

Assinale X na alternativa correta.
1) Os fungos são:
A) autótrofos.
B) heterótrofos.
C) fotossintetizantes.

2) As doenças causadas por fungos são chamadas:
A) micoses.
B) fungoses.
C) fungites.

3) Na cadeia alimentar, os fungos são considerados:
A) produtores.
B) consumidores.
C) decompositores.

4) Observe a gravura:




Os bolores:
A) são fungos simples.
B) são desenvolvidos geralmente em forma de Guarda-chuva. (tipo cogumelo)
C) não são fungos.


5) Os fungos:
A) não provocam doenças nos vegetais.
B) não provocam doenças no homem.
C) podem provocar doenças nos vegetais e no homem.

6) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.

A) Produzem antibióticos

B) São autótrofos e realizam fotossíntese.

C) São capazes de realizar fermentação.

D) Realizam decomposição da matéria orgânica.

7) O pediatra, após observar pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença, como sapinho. À mãe da criança, tranquilizando-a, corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:

A) protozoários.                     

B) bactérias.                    

C) vírus.                          

D) fungos.

8) Alguns fungos vivem associados a algas ou a cianobactérias. Essa associação é vantajosa para ambos e recebe o nome de:

A) levedura.                        

B) líquen.                        

C) organela.



D) mofo.

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID 

MODELOS ATÔMICOS

átomo é a partícula base formadora de toda matéria. Hoje temos catalogadas 118 espécies atômicas, que são representadas na tabela periódica e classificadas de acordo com as características físico-químicas de cada uma.

A hipótese de uma partícula indivisível, substancial à matéria, foi lançada pela primeira vez na Grécia Antiga por Demócrito, que foi desacreditado pelos seguidores de Aristóteles. Séculos depois Dalton formulou a primeira teoria atômica, na qual afirmava que o átomo era a menor partícula existente, sendo indivisível e indestrutível.

Um grande passo para o desenvolvimento da Química, foi a evolução dos modelos que explicam a estrutura atômica. 


Entre os filósofos gregos que levantaram hipóteses para explicar a estrutura da matéria estão Demócrito e Leucipo que, em meados de 450 a.C., defendiam que tudo seria formado por pequenas partículas indivisíveis, que eles denominaram de átomos. Essa palavra vem do grego a, que significa “não”, e tomo, “parte”, ou seja, “sem partes” ou “indivisível”. Isso significa que se fôssemos dividindo sucessivamente um corpo, chegaríamos num momento em que isso não seria mais possível, porque chegaríamos à menor parte que compõe a matéria.

No entanto, estas ideias não foram bem aceitas pelos filósofos da época, sendo substituídas por aquelas sustentadas por Aristóteles e que perduraram por séculos à frente.

Somente no século XIX a investigação sobre a estrutura da matéria e, por conseguinte sobre os átomos foram retomadas. Embora algumas ideias não estivessem totalmente corretas, todas as contribuições dadas foram importantes, pois foi a partir delas que o entendimento foi se aprimorando.

Todos  os cientistas que se dedicaram ao tema elaboram um modelo atômico, ou seja, uma representação que não corresponde exatamente à realidade, mas que serve para explicar o comportamento do átomo. Cabe salientar que por meio destes modelos foi possível conhecer o funcionamento do átomo, suas propriedades e características. 

Os principais modelos atômicos:

Modelo de Dalton

O químico inglês, John Dalton (1766-1844), retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e, baseando-se em leis já comprovadas experimentalmente, como as Leis Ponderais, ele propôs resumidamente que o átomo seria parecido com uma bola de bilharisto é, esférico, maciço e indivisível.

Modelo de Thomson

A natureza elétrica da matéria já era bem conhecida, por exemplo, há 2500 anos, na Grécia antiga, o filósofo Tales de Mileto já havia mostrado que quando atritamos âmbar com um pedaço de lã, ele passa a atrair objetos leves. Porém, o modelo atômico de Dalton não explicava esse fato: como a matéria neutra podia ficar elétrica.

Assim, em 1897, o físico inglês, Joseph John Thomson (1856-1940), passou a trabalhar com a ampola de Crookes, ou seja, um tubo, onde gases eram submetidos a voltagens elevadíssimas, produzindo raios catódicos. Quando se colocava um campo elétrico externo, esses raios se desviavam em direção à placa positiva, o que significava que o átomo teria partículas negativas, que foram denominadas como elétrons.
No entanto, como a natureza da matéria é neutra, uma explicação razoável seria de que haveria uma parte positiva que neutralizaria os elétrons. Com base nesse raciocínio, em 1903, Thomson modificou o modelo de Dalton, pois acreditava que o átomo não seria maciço nem indivisível. Deste modo, propôs: O átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons (partículas negativas), de modo que sua carga total seja nula. Esse modelo foi comparado a um “pudim de passas”. 

Modelo de Rutherford

Em 1911, o físico neozelandês, Ernest Rutherford (1871-1937), realizou um experimento, no qual ele bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, vindas do polônio radioativo. Ele observou que a maioria das partículas atravessava a folha, o que significava que o átomo deveria ter imensos espaços vazios. Algumas partículas eram rebatidas, o que seria explicado, se o átomo tivesse um núcleo pequeno e denso e, por fim, algumas partículas alfa sofriam um desvio em sua trajetória, o que significava que o núcleo seria positivo, pois as partículas alfa eram positivas e eram repelidas ao passar perto do núcleo.

Com isso, o modelo atômico de Rutherford defendeu que: O átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica positiva, que seria equilibrado por elétrons (partículas negativas), que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada eletrosfera.

O átomo seria semelhante ao sistema solar, em que o núcleo representaria o Sol e os elétrons girando ao redor do núcleo seriam os planetas.

Em 1904, Rutherford descobriu que na verdade o núcleo era composto por partículas positivas denominadas prótons.
Em 1932, Chadwick descobriu que havia também partículas neutras no núcleo que ajudavam a diminuir a repulsão entre os prótons.

Modelo de Rutherford-Bohr

O estudo dos espectros eletromagnéticos dos elementos pelo físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) permitiu adicionar algumas observações ao modelo de Rutherford, por isso, o seu modelo passou a ser conhecido como modelo atômico de Rutherford-Bohr, que por sua vez passou a reconhecer que: Só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.

Modelo Atômico de Schrodinger

Antes de se chegar ao modelo mais atual, o modelo atômico de SchrodingerSommerfeld acrescentou um detalhe ao modelo de Rutherford e de Bohr: o fato de que os elétrons não giram em órbitas circulares, mas em órbitas elípticas, alternando momentos em que estão mais próximos do núcleo e outros no qual estão mais afastados. Isso significava que a velocidade deles sofria variação.

Finalmente, Schrodinger, após inúmeros cálculos, colocou em desuso a ideia de órbitas ao redor do núcleo atômico. A região na qual os elétrons se encontram se assemelharia mais a nuvens eletrônicas. Desde 1923, esse é o modelo atômico vigente.

 

É importante ressaltar que as ideias sobre o que compõe o átomo continuam progredindo e existem outros modelos atômicos mais modernos.



ATIVIDADES:

1) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
A) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
B) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
C) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
D) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

2) Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.


3) O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):
Eletrosfera é a região do átomo que:
A) contém as partículas de carga elétrica negativa.
B) contém as partículas de carga elétrica positiva.
C) contém nêutrons.
D) concentra praticamente toda a massa do átomo.

4) Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.
Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias:

I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. 
II. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. 
III. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.
IV. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. 

5) Qual das opções abaixo completa corretamente o enunciado sobre o núcleo atômico proposto por Rutherford:

Uma região central que contém praticamente toda a ................ do átomo e apresenta carga ................., a qual foi denominada núcleo.
A) eletrosfera, positiva.
B) massa, negativa.
C) carga, positiva.
D) massa, positiva.


6) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
A) Demócrito           (   ) Descobridor do nêutron.
B) Thomson             (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
C) Rutherford           (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
D) Dalton                 (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
E) Chadwick             (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.

7) O modelo de Rutherford, proposto em 1911, contribuiu para o conhecimento do modelo atômico atual. Considerando as propostas de Rutherford, é INCORRETO afirmar que
A) o átomo é constituído de núcleo e eletrosfera.
B) a carga negativa do átomo está confinada no núcleo.
C) o núcleo contém quase a totalidade da massa do átomo.
D) os elétrons se situam na eletrosfera em região de baixa densidade.

8) Com relação à estrutura do átomo, assinalar a alternativa correta:
A) o átomo é maciço
B) no núcleo encontram-se prótons e elétrons.
C) a massa do elétron é igual à massa do próton.
D) átomos de um mesmo elemento químico são todos iguais.

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. INGRID

Anatomia e fisiologia humana

Principais sistemas da anatomia humana

Normalmente, ao estudar-se anatomia humana no Ensino Fundamental e Médio, o foco maior é dado à anatomia sistêmica. Os sistemas estudados, em geral, são: tegumentar, esqueléticomuscularnervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinárioendócrino e reprodutor. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.

→ Sistema tegumentar: formado pela pele, que é responsável por isolar nosso corpo, protegê-lo contra a entrada de patógenos e regular a temperatura.

→ Sistema esquelético: formado por ossos e cartilagens, fornece sustentação e garante movimento ao nosso corpo.

→ Sistema muscular: formado pelos músculos estriados esqueléticos que atuam, por exemplo, na locomoção.

→ Sistema nervoso: formado por encéfalomedula espinhal e nervos, ajuda na percepção de mudanças no meio externo e interno do nosso corpo.

→ Sistema cardiovascular: formado pelo coração e por vasos sanguíneos, atua na distribuição de substâncias para todas as células do corpo.

→ Sistema respiratório: formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, atua garantindo a entrada do oxigênio no nosso corpo e a eliminação de gás carbônico.

→ Sistema digestório: formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas acessórias, sua principal função é retirar e absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos.

→ Sistema urinário: formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, é responsável por eliminar substâncias tóxicas ao corpo.

→ Sistema endócrino: formado por todas as glândulas endócrinas do corpo e envolvido com a produção de hormônios, que regulam as mais variadas funções do nosso organismo.

→ Sistema reprodutor: na mulher é formado por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; no homem é formado por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas. Sua função é garantir a reprodução da espécie.

 

Sistema respiratório: Assegurar as trocas gasosas entre o organismo e o ar da atmosfera.

 É responsável pelo transporte do oxigénio do ar da atmosfera para a corrente sanguínea e pela eliminação de dióxido de carbono da corrente sanguínea para o ar.

Fossas Nasais: Cavidades que comunicam com o exterior através das narinas; internamente possuem células secretoras de muco nasal e células ciliadas. Filtração do ar – cílios; Aquecimento do ar – capilares sanguíneos; Humidificação do ar – glândulas da mucosa

 Faringe:  Comum aos sistemas respiratório e digestivo, permitindo passagem do bolo alimentar   (sistema digestivo) e do ar (sistema respiratório). Comunica – se  com a laringe.

Laringe: Contém a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias e as cordas vocais.

Traqueia : Canal com cerca de 12 cm, cujo interior é revestido por células ciliadas e células secretoras de muco que ajudam a remover as poeira e micróbios do ar inspirado.

      Brônquios e Bronquíolos : – resultam da bifurcação da traqueia. Bronquíolos – resultam da ramificação dos brônquios em canais mais finos.  Ambos possuem revestimento interno semelhante aos da traqueia.

Pulmões: São os principais órgãos do sistema respiratório. Estão situados na cavidade torácica, sob a proteção das costelas, do esterno e da coluna vertebral. São envolvidos por uma membrana – a pleura.




Ciclo respiratório:  Conjunto de uma inspiração seguida de uma expiração. O nº de ciclos respiratórios    por unidade de tempo pode ser alterado através do exercício físico.

      Hematose Pulmonar: Trocas gasosas entre o  sangue e o ar existente nos alvéolos..

            Asma: Caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, o que provoca dificuldades na entrada e saída de ar dos pulmões. Brônquio de uma pessoa normal Brônquio de uma pessoa com asma

            Pneumonia: Doença que afeta os alvéolos pulmonares. Provocada por vírus, bactérias e fungos, que causam uma infecção e aumento da secreção de muco que se acumula nos alvéolos, dificultando a hematose pulmonar.

  Tuberculose:  Infecção causada por bactérias que destroem os alvéolos pulmonares.

  Cancro do Pulmão:  Resulta da formação de células anormais. 90% dos cancros do pulmão e entre 80% a 90% dos cancros da boca, laringe e esófago são causados pelo consumo do tabaco.



Você consegue identificar algumas estruturas do sistema respiratório. Siga a numeração e escreva o nome dessas estruturas.

Agora responda as questões:

A) O que acontece com o ar, a poeira e os microrganismos nele contidos ao passarem pela estrutura 1? Por quê?

B) Onde ocorre a hematose?

C) Qual estrutura faz o ar entrar e sair dos pulmões.

 2) A epiglote fecha a laringe durante a:

  A) inspiração          
B) expiração          
C) deglutição      
D) digestão

 

3) Os seres humanos, como todos os mamíferos,
A) são placentários.
B) possuem marsúpio.
C) apresentam diafragma.
D) têm desenvolvimento interno.


4) A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é:
A) cavidades nasais - laringe - esôfago - brônquios - traqueia.
B) cavidades nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquios.
C) cavidades nasais - laringe - faringe - traqueia - brônquios.
D) cavidades nasais - faringe - esôfago - traqueia - brônquios.

5) Como se designa a saída do ar dos pulmões?
A) respiração.
B) inspiração.
C) ventilação.
D) expiração.

 

 6) Qual a via respiratória responsável pela umidade e aquecimento do ar exterior?
A) cavidades nasais.
B) Traqueia.
C) Laringe.
D) Faringe.

 

  7) Quando falamos em respiração, lembramos, principalmente, da entrada e saída de ar. Com relação à respiração dos mamíferos, considere as seguintes condições:

1- contração do diafragma e dos músculos intercostais;
2- passagem do ar pelas narinas, faringe e laringe;
3- aumento do volume da caixa torácica;
4- passagem do ar pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos;
5- diminuição do volume da caixa torácica;
6- relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.
A sequência que mostra as condições necessárias, para que haja inspiração, e o caminho que o ar faz é:
A) 1, 3, 2, 4.
B) 6, 5, 4, 2.
C) 2, 3, 4, 1.
D) 4, 2, 6, 5.

 

8) O esquema a seguir representa, de modo simplificado, a seção de uma estrutura do corpo humano. A estrutura acima esquematizada é encontrada:

A) na pele. 

B) nos pulmões. 

C) nos rins. 

D) no coração.

 

9) Nos alvéolos pulmonares ocorrem:
A) a filtragem e a umidificação do ar, com retenção das impurezas.
B) as trocas gasosas.
C) a umidificação do ar e a expulsão do muco.
D) a absorção de gases e a eliminação dos resíduos da digestão.

 

10) A tosse é:

A) um movimento voluntário dos alvéolos pulmonares.
B) um reflexo involuntário que ajuda a expelir muco e corpos estranhos das vias aéreas.
C) um movimento que favorece o estreitamento dos bronquíolos.
D) um reflexo provocado pela irritação dos capilares presentes nos alvéolos pulmonares.