sexta-feira, 30 de outubro de 2020

ATENÇÃO: HORÁRIO DAS AULAS REMOTAS

PARA PARTICIPAR DA AULA DO ENSINO REMOTO, SIGA O LINK ABAIXO:

 SEMANA DO DIA 02/11 ATÉ 06/11

- 02/11/20 – FERIADO DE FINADOS


ÁREA HUMANAS

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 04/11, ÀS 8 HORAS

https://meet.google.com/wma-pnkk-rps?authuser=0

 

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 04/11, ÀS 8:45 HORAS 

https://meet.google.com/ggt-fqmo-gqr?authuser=0

 

ÁREA LINGUAGENS

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO: DIA 03/11, ÀS 19 HORAS

https://meet.google.com/gbj-zxwv-ijg

 

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO: DIA 05/11, ÀS 19 HORAS

https://meet.google.com/iae-peym-nop

 

LITERATURA - ENSINO MÉDIO: DIA 05/11, ÀS 20:15 HORAS

https://meet.google.com/onp-fbgj-csh

 

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO: DIA 04/11, ÀS 19:00 HORAS

http://meet.google.com/tbo-pqki-cnm

 

ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

QUIMICA - ENSINO MÉDIO: DIA 03/11 - ÀS 18:30 HORAS

https://meet.google.com/yxe-cfpr-ceq?authuser=3

 

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO: DIA 03/11 - ÀS 19:45 HORAS

https://meet.google.com/obd-dfxs-txh?authuser=3

 

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 05/11  ÀS 7:30 HORAS

https://meet.google.com/sqb-cbpy-nbn?authuser=3

 

FÍSICA - ENSINO MÉDIO: DIA 06/11, ÀS 19:00 HORAS

https://meet.google.com/uov-qmqp-nmf?authuser=0

 

ÁREA MATEMÁTICA

ENSINO MÉDIO: DIA 04/11, ÀS 19:45 HORAS

https://meet.google.com/szz-pugc-ppd

 

ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 04/11, ÀS 19 HORAS

https://meet.google.com/wci-zpqu-qks

terça-feira, 27 de outubro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: 1894 a 1930

- Período marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário.

- Os presidentes pertenciam aos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM).

- Os dois partidos (PRP e PRM) controlavam as eleições e se mantinham  no poder de maneira alternada. Eram apoiados pela elite agrária do país.

- No poder, estes presidentes adotavam políticas que beneficiavam o setor agrário, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.

 - Surgiu o TENENTISMO, movimento político-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política e mudanças no sistema eleitoral, o voto secreto e mudanças no ensino público.

- A COLUNA PRESTES e a REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA são dois exemplos do movimento tenentista.

 

POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

- A maioria dos presidentes do período eram políticos de MG e SP.

- SP e MG  eram os dois estados mais ricos do país e controlavam a vida política da República.    

- Os presidentes eram políticos que representavam os interesses das elites mineiras e paulistas, sempre favoreciam o setor agrícola, principalmente do CAFÉ (SP) e do LEITE (MG).

- Essa política ficou conhecida como  POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE e sofreu críticas de empresários ligados à indústria, que estava em expansão neste período.

 - Em função dessa política, houve o crescimento do setor agropecuário na região Sudeste. Não ocorreu preocupação com as outras regiões e os problemas socais se agravaram, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

 

POLÍTICA DOS GOVERNADORES

 - Tipo de relação política criada durante o governo do presidente paulista Campos Salles. Visava manter no poder as oligarquias dominantes. Era uma troca de favores políticos entre governadores e o presidente da República. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte à candidatura presidencial e governabilidade (sustentação política parlamentar) durante o período de governo.


CORONELISMO

- “CORONEL" era a denominação dada ao grande latifundiário, que usava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o "VOTO DE CABRESTO", em que o coronel (fazendeiro) obrigava e usava a violência para que os eleitores de seu "CURRAL ELEITORAL" votassem nos candidatos apoiados e indicados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem sempre nos candidatos indicados. O coronel também utilizava outros "recursos" para conseguir seus objetivos políticos, tais como: COMPRA DE VOTOS, VOTOS FANTASMAS, TROCA DE FAVORES, FRAUDES ELEITORAIS E COERÇÃO.

 

O CONVÊNIO DE TAUBATÉ

 - Solução encontrada pelo governo para beneficiar os cafeicultores em períodos de crise. Quando o preço do café caia, o governo federal comprava o excedente de café e estocava. Quando ocorresse a alta do preço do café, os  estoques eram liberados para a venda. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação brasileiro, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.

 

A CRISE DA REPÚBLICA VELHA E O GOLPE DE 1930

 - Ocorre uma crise entre os políticos de SP e MG, pois na próxima eleição, de acordo com a Política do Café-com-leite, era a vez de um político mineiro, do PRM, assumir a presidência.  

-  O PRP, do presidente Washington Luis, ao invés de  indicar um político mineiro, indicou um político paulista, Júlio Prestes, rompendo com o Café-com-leite.

- O PRM descontente, se une com políticos da Paraíba e do RS, formando a Aliança Liberal, a qual lança à presidência o gaúcho Getúlio Vargas. 

 - Júlio Prestes vence as eleições de abril de 1930. Os políticos da Aliança Liberal alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocaram a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da  ERA VARGAS.

 

PRESIDENTES DA REPÚBLICA VELHA: 


- Marechal Deodoro da Fonseca (15/11/1889 a 23/11/1891).

- Marechal Floriano Peixoto (23/11/1891 a 15/11/1894).

- Prudente Moraes (15/11/1894 a 15/11/1898).

- Campos Salles (15/11/1898 a  15/11/1902).

- Rodrigues Alves (15/11/1902 a 15/11/1906).

- Affonso Pena (15/11/1906 a 14/06/1909).

- Nilo Peçanha (14/06/1909 a 15/11/1910).

- Marechal Hermes da Fonseca (15/11/1910 a 15/11/1914).

- Wenceslau Bráz (15/11/1914 a 15/11/1918).

- Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15/11/1918 a 27/07/1919).

- Epitácio Pessoa (28/07/1919 a 15/11/1922).

-  Artur Bernardes (15/11/1922 a 15/11/1926).

- Washington Luiz (15/11/1926 a 24/10/1930).

 https://www.suapesquisa.com/republica/

 

 ATIVIDADES:

1- A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o “voto de cabresto” e o “clientelismo”, típicos de um fenômeno maior conhecido como:

(A) Anarquismo.

(B) Coronelismo.

(C) Fascismo.

(D) Peronismo.

(E) Absolutismo.

 

2- A “Política do Café com Leite” tornou-se algo realmente atrelado ao exercício do poder político no Brasil a partir do governo de Campos Sales, como um desdobramento de um pacto maior conhecido como:

(A) Política do Feijão com Arroz

(B) República da Espada

(C) Política dos Governadores

(D) Política dos Empresários

(E) Revolução Constitucionalista

 

3- Sobre a República Oligárquica, responda:

(A) Foi um período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da revolução de 1930.

(B) Foi dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Velha.

(C) Foi um período marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta Armada.

(D) Foi marcada pelo controle político das oligarquias cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida "Política do café com leite".

 

4- Voto do Cabresto era uma característica de que grupo da República Velha?

(A) Governadores

(B) Jagunços

(C) Coronéis (grandes latifundiários)

(D) Fazendeiros

 

5- Identifique o principal produto de exportação no período da República Velha.

(A) Milho

(B) Cana de açúcar

(C) Leite

(D) Café

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

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PROF. CRISTINA

CLIMAS DO BRASIL

- CLIMA é o conjunto de variações do tempo de uma determinada área.

- Para definir o clima de um lugar é preciso analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos.

- O clima de um local está diretamente relacionado à formação vegetal.

- No Brasil, devido a grande extensão territorial que apresenta diversas formas de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas,  há uma grande diversidade climática.

- A maior parte do território brasileiro se localiza na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos.

- No Brasil existem SEIS tipos climáticos diferentes, são eles:


A) EQUATORIAL: Localiza-se na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão. Sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).

 

B) TROPICAL: Localiza-se na região do Brasil central, também na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí, na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão, no inverno ocorre a redução da umidade relativa em razão do período da estação seca. O índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.

 

C) TROPICAL DE ALTITUDE: Localiza-se nas áreas mais elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Está sob influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre as massas tropical e polar.

 

D) TROPICAL ATLÂNTICO: Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C, apresenta amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul. No Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.

 

E) SUBTROPICAL: Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.

 

F) SEMIÁRIDO: Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como POLÍGONO DAS SECAS. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (super úmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril. 

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-climas-brasil.htm

 

ATIVIDADE:

1- CRIE UM MAPA MENTAL SOBRE OS TIPOS CLIMÁTICOS DO BRASIL.


LÍNGUA PORTUGUESA

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

Uso dos porquês

Existem critérios semânticos e sintáticos que determinam o uso dos porquês em língua portuguesa.

Observe o uso da palavra “porque” na música de Gilberto Gil e Bruno Ferreira:

FREVO RASGADO

Foi quando topei com você
Que a coisa virou confusão
No salão
Porque parei, procurei
Não encontrei
Nem mais um sinal de emoção
Em seu olhar

Aí eu me desesperei
E a coisa virou confusão
No salão
Porque lembrei
Do seu sorriso aberto
Que era tão perto, que era tão perto
Em um carnaval que passou
Porque lembrei
Que esse frevo rasgado
Foi naquele tempo passado
O frevo que você gostou
E dançou e pulou

Foi quando topei com você
Que a coisa virou confusão
No salão
Porque parei, procurei
Não encontrei
Nem mais um sinal de emoção
Em seu olhar

A coisa virou confusão
Sem briga, sem nada demais
No salão
Porque a bagunça que eu fiz, machucado
Bagunça que eu fiz tão calado
Foi dentro do meu coração

É possível notar que os compositores utilizam a conjunção no sentido de estabelecer uma relação de sentido entre uma causa e suas consequências:


Assim, quando a palavra for escrita junta e sem acento, seu valor semântico será de “pois”, “uma vez que” e possuirá a função sintática de conjunção causal ou explicativa. Esses critérios (semânticos e sintáticos) determinam o uso dos diferentes porquês em língua portuguesa. Vamos analisá-los detalhadamente a seguir:

  • 1. PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Exemplo:

Estude, porque as provas serão na próxima semana. (explicativa) - ( geralmente vem depois de um verbo no imperativo).

As crianças veem muita televisão, porque os adultos não conversam com elas. (causal)

 

  • 2. PORQUÊ: é um substantivo, podendo ser acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplo:

Não sabia o porquê de tanta ansiedade.

 

  • 3. POR QUE: (1) é a junção da preposição por + pronome interrogativo e inicia perguntas diretas ou está presente no interior de perguntas indiretas, podendo ser substituído por “por qual razão” ou “por qual motivo”. (2) é a junção da preposição por + pronome relativo e terá o significado de “pelo qual” e suas flexões.( pela qual, pelas quais, pelos quais)

Exemplos:

Quero saber por que você não atende meus telefonemas.

Os lugares por que viajei são inesquecíveis.

 

  • 4. POR QUÊ: é a junção da preposição por + pronome interrogativo. Aparecerá sempre no final de uma frase, podendo ser substituído por “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos:

Você parece triste, por quê?

Ela está chorando sem saber por quê.

 

EXERCÍCIOS:

1. Assinale a frase em que o uso de “por que” está errado.

a) Você sabe por que ela foi embora?
b) Por que você quer saber isso?
c) Essa decisão foi tomada por que?
d) Alguém sabe por que estamos aqui?

c) Essa decisão foi tomada por que?

2. Indique em qual frase o uso de “porque” está correto.

a) Porque você está gritando comigo?
b) Vou embora porque estou muito cansada
c) Alguém que me diga o porque de tanta confusão!
d) A Helena sabe porque foi chamada à direção?

b) Vou embora porque estou muito cansada.

3. Assinale a opção que completa as lacunas de forma correta.

Eu não fui à reunião __________ estava cansada e não entendo __________ isso está sendo criticado por todos. __________ falam todos sobre isso? __________?

a) porque, por quê, porquê, por quê.
b) por que, porquê, por que, porquê.
c) porque, por que, por que, por quê.

c) porque, por que, por que, por quê

4. Nas frases seguintes, substitua as palavras destacadas por: porque, por que, por quê ou porquê.

a) Ela chegou atrasada pois apanhou um engarrafamento enorme.
b) A diretora disse aquilo por qual motivo?
c) Por qual razão existe tanta rivalidade entre vocês?
d) Qual o motivo de tanto barulho?
e) Essa foi a razão pela qual saímos do Brasil.

a) porque
b) por quê
c) por que
d) porquê
e) por que

5. Complete a frase de forma correta.

Está na hora de sabermos _____________ você foi embora sem dar explicações.

a) por quê
b) por que.
c) porque
d) porquê

b) por que

6. Assinale as opções que estão erradas.

a) As dificuldades por que passei para te fazer feliz.
b) Nunca entendi o porquê de tanta discórdia.
c) Porque você quer a minha ajuda?.
d) Ele vive perguntado por quê você não fala com ele
e) O evento foi cancelado porque estava chovendo muito.

7. Identifique a frase escrita de forma correta.

a) Por que você está aqui?
b) Porque você está aqui?
c) Por quê você está aqui?
d) Porquê você está aqui?

a) Por que você está aqui?

8. Complete as frases com: porque, porquê, por que e por quê.

a) __________ motivo você não atendeu seu celular?
b) As obras foram realizadas __________ houve reclamações dos moradores.
c) Qual o __________ dessa sua atitude?
d) Apenas perguntei __________ ela estava chateada.
e) __________ ia embriagado, o condutor foi multado pelo policial.
f) Ontem houve greve de professores. Você sabe __________?
g) As escolas __________ passei estavam com sobrelotação de alunos.
h) Apenas fiz isso __________ eu quis.
i) Ninguém compreendeu o __________ do cancelamento do jantar.

9. Assinale a frase em que o uso de “por quê” está errado.

a) Você quer saber isso por quê?
b) Por quê você quer saber isso?.
c) Você quer saber isso? Por quê?

10. Corrija as palavras destacadas pelas opções corretas.

a) Porque você está esperando por mim aqui?
b) Sempre quis saber o por quê do seu sucesso.
c) Mariana não veio por que está chateada comigo.
d) Por favor, diga-me porquê.

8.

a) por que
b) porque
c) porquê
d) por que
e) porque
f) por quê
g) por que
h) porque
i) porquê


LITERATURA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

Gêneros Literários 

O que são - definição

Os gêneros literários são categorias ou grupos em que podemos classificar as produções literárias. Esta classificação leva em conta determinados critérios semelhantes (semânticos, discursivos, contextuais, formais, entre outros).

A classificação das obras literárias em gêneros tem origem na Grécia Antiga, através do filósofo grego Aristóteles. Ele foi o primeiro a fazer a classificação das obras literárias em três gêneros: épico, lírico e dramático.

1.   Gênero Épico

Também conhecido como Epopeia, geralmente conta estórias de heróis, misturando elementos reais, simbólicos e imaginários. Apresenta-se como poemas, sendo que o herói ou os heróis quase sempre acabam como vencedores, depois de passar por desafios e aventuras espetaculares.

Exemplos:

Ilíada e Odisseia de Homero- primeiras obras da literatura (poeta grego da Antiguidade e que narra as aventura de Ulisses durante 10 anos fora do lar).

Eneida escrita por Virgílio (poeta romano da Antiguidade) – retrata o mito de fundação de Roma.

Os Lusíadas – obra poética escrita pelo escritor português Luís de Camões no século XVI.

2.   Gênero Dramático

Textos voltados para a representação. São apresentados em forma de tragédia (temáticas sérias e ações dramáticas) ou comédias (temas engraçados, situações ridículas e personagens cômicos).

Exemplos:

Édipo rei – tragédia escrita pelo dramaturgo grego Sófocles.

Sete contra Tebas – tragédia escrita por Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga.

As vespas – comédia do escritor grego da antiguidade Aristófanes.

O Misantropo – comédia do escritor ateniense Menandro.

3.   Gênero Lírico

Também conhecido como poesia, é representado por poemas marcados por criatividade, emoções, sentimentos e valores estéticos. Melodia e ritmo são também características importantes deste gênero literário.  

Exemplos:

A máquina do mundo – poema de Carlos Drummond de Andrade.

Vou-me Embora pra Pasárgada – poema de Manuel Bandeira.

Soneto da Fidelidade – poema de Vinícius de Moraes.

Exemplos de outros gêneros literários:


Crônica - Por tratar de assuntos cotidianos e factuais, a crônica tem “vida curta”. Isso quer dizer que o assunto em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, aspecto similar ao jornalismo, já que os dois buscam inspiração nos acontecimentos do dia a dia.

Narrativo –texto que conta uma história. É preciso um narrador, personagem, enredo, tempo e espaço.

Experimental – o escritor utiliza formas textuais totalmente inovadoras, geralmente criadas por ele mesmo. A criatividade e a mensagem são os principais elementos deste gênero. Tem o intuito de fazer diferente.

Fábula – a história apresenta personagens imaginários, lugares fantásticos e personagens que não existem na realidade. Geralmente, é escrita para passar uma lição de moral ou transmitir um ensinamento.

 Ensaio – geralmente um texto curto em que o autor vai buscar apresentar e defender uma tese, através de reflexões, dados, fatos e argumentos. Os leitores do seu ensaio esperam que você se posicione claramente em relação ao tema proposto e defenda o seu ponto de vista com argumentos e evidências sólidas.

GÊNEROS LITERÁRIOS

1. Diga a que gênero (lírico, épico ou dramático) pertencem as frases abaixo.

a) “Quando um céu nos passa uma emoção, um estado de espírito...” Este trecho pertence ao gênero ..............

b) No gênero ....................os atores, por meio de palavras ou gestos, apresentam num espaço especial um acontecimento.

c) No gênero ........................... temos um narrador. Este inclui todas as manifestações narrativas, desde o poema épico até o romance, a novela e o conto.

d) O nome ......................vem da palavra “lira”, instrumento musical que acompanha os cantos gregos.

e) No gênero ...................... predomina os sentimentos e emoções.

f) No gênero ......................, os poemas são escritos geralmente em versos.

g)  A palavra ...................... vem do grego “drama” e significa ação.

h) Ao gênero ......................, pertencem os textos em poesia ou prosa, feitos para serem representados.

I) Ao gênero ...................... pertencem a ode (poesia entusiástica) e o hino (poesia destinada a glorificar a pátria ou dar louvores às divindades).

j) No gênero ...................... temos as tragédias (representação de um fato trágico, compadecido apto a suscitar compaixão e terror).

k) O gênero ...................... apresenta o soneto (poema de 14 versos).

l) O gênero ...................... apresenta a farsa, pequena peça teatral de caráter ridículo e caricatural, criticando a sociedade e seus costumes.

m) O gênero ...................... apresenta a elegia, que é um poema de canto lírico de tom triste.

n) O gênero ...................... apresenta o conto, a fábula e a crônica.

o) O gênero ...................... é expressão dos sentimentos, emoções e reflexões acerca do homem.

p) No gênero ......................,predomina a narração, por meio de personagens e sequência de ações das várias relações do homem com o mundo.

q) No gênero ...................... temos atualização e concretização, por meio de atores, cenário e iluminação.

 

2. “Na serra de Ibiapaba, numa de suas encostas mais altas, encontrei um jegue. Estava voltado para o lado e me pareceu que descortinava o panorama. Mas quando me aproximei, percebi que era cego.” (Oswaldo França Júnior, em As Laranjas Iguais).

O fragmento é representante do gênero:

a) lírico
b) épico
c) narrativo.
d) dramático
e) nenhuma das opções acima.

3. Leia o texto abaixo para responder à questão abaixo.

A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
(Vinícius de Moraes)

A que gênero literário pertence o texto? 


GABARITO

 

GÊNEROS LITERÁRIOS

1. Diga a que gênero (lírico, épico ou dramático) pertencem as frases abaixo.

a) LÍRICO

b) DRAMÁTICO

c) ÉPICO

d) LÍRICO

e) LÍRICO.

f) LÍRICO

g)  DRAMÁTICO

h) DRAMÁTICO

I) LÍRICO

j) DRAMÁTICO

k) LÍRICO

l) DRAMÁTICO

m) LÍRICO

n) ÉPICO

o) LÍRICO

p) ÉPICO

q) DRAMÁTICO.

 

2. C

 

3. Gênero Lírico