terça-feira, 13 de novembro de 2018

EXERCÍCIOS DE PORCENTAGEM

1) O piso salarial dos analistas de sistema é de R$ 2.130,00 e em setembro de 2016 ganharão um aumento de 8,65%. Qual é o valor que a categoria ganhará de aumento?
(A) 180,50
(B) 240,20
(C) 165,00
(D) 125,36
(E) 184,24

2) Um cliente, ao atrasar um determinado título no valor de R$ 2.500,00, pagou a quantia de R$ 2.550,00. Qual o percentual de juros cobrado por esse atraso?
  (A) 0,2%
  (B)  2,5%
  (C)  2,0%
  (D) 1,2%
  (E) 2,2%

3) Uma loja lança uma promoção de 15% no preço dos seus produtos. Se uma mercadoria custa R$ 140,00, quanto a mercadoria passará a custar?
(A) 120,00
(B) 119,00
(C) 109,50
(D) 112,50
(E) 125,00
4) O preço de custo de um aparador de grama é de R$160,00. Foi vendido por R$ 240,00. Qual é a taxa percentual de lucro sobre o preço de custo?
(A) 25%
(B) 40%
(C) 60%
(D) 50%
(E) 30%
5) A venda de um terreno por R$ 12.000,00 proporcionou um prejuízo de 40% sobre o valor de venda. Qual é o valor de custo desse terreno?
(A) R$ 4.800,00
(B) R$ 12.500,00
(C) R$ 16.800,00
(D) R$ 14.400,00
(E) R$ 3.800,00
6) Uma certa mercadoria que, custava R$12,50, teve um aumento, passando a custar R$ 13,50. A majoração sobre o preço antigo foi de:
(A) 1,0%
(B) 10%
(C) 12,5%
(D) 8,0%
(E) 10,8%

7) O valor de uma Brasília branca é de R$ 2.400,00. Foi vendida por R$ 1.600,00. Qual a taxa percentual de desconto sobre o valor inicial?
(A) 33,3%
(B) 34,4%
(C) 66,66%
(D) 3,33%
(E) 33%

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

Regionalizar é dividir uma área seguindo algumas características em comum, como a localização, a economia, a cultura, a população entre outras.
Pelo IBGE, o Brasil divide-se em 5 regiões:
a) NORTE: 7 unidades federativas (os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre);
b) NORDESTE: 9 unidades federativas (os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe e Paraíba);
c) CENTRO OESTE: 4 unidades federativas (o Distrito Federal e os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás);
d) SUDESTE: 4 unidades federativas (os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo);
e) SUL: 3 unidades federativas (os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).


PRONOMES PESSOAIS

Conheça os PRONOMES PESSOAIS, subdivididos em PRONOMES DO SUJEITO e DO OBJETO:
Os pronomes pessoais (personal pronouns) são termos utilizados para substituir substantivos em frases. Eles são divididos de acordo com quatro classificações:

Ø  Quanto ao número: singular ou plural;
Ø  Quanto à pessoa: primeira, segunda ou terceira;
Ø  Quanto ao gênero: masculino, feminino ou neutro;
Ø  Quanto à função que cumprem nas sentenças: sujeito ou objeto.
Vejamos quais são os PRONOMES PESSOAIS de acordo com essas classificações:


PRONOMES PESSOAIS
Personal pronouns

SUBJECT PRONOUNS
Pronomes do sujeito

OBJECT PRONOUNS
Pronomes do objeto

1ª pessoa do singular

EU



I (sempre com letra maiúscula)

ME

2ª pessoa do singular

TU / VOCÊ



YOU

YOU

3ª pessoa do singular
ELE (pessoa)
ELA (pessoa)
ELE/ELA (neutro/não é pessoa)
HE
SHE
IT
HIM
HER
IT

1ª pessoa do plural

NÓS



WE

US

2ª pessoa do plural

VÓS/VOCÊS



YOU

YOU

3ª pessoa do plural

ELES/ELAS



THEY

THEM
  Quanto à função que cumprem nas frases, basicamente, entenda que os pronomes do sujeito são aqueles que executam uma ação, isto é, os agentes, o sujeito; enquanto os pronomes do objeto são aqueles que sofrem a ação. Resumindo: os pronomes do sujeito estão antes dos verbos e os pronomes do objeto estão depois.

Vamos exemplificar:
Ø  I like to go to the beach every weekend. (Eu gosto de ir à praia todo final de semana).
Ø  She visits him after work. (Ela visita ele depois do trabalho. ou Ela visita-o depois do trabalho.)
Ø  They have three daughters. They bought a dog for them. (Eles têm três filhas. Eles compraram um cachorro para elas.)
Ø  You are a doctor. They are dentists. (Você é médico/médica. Eles/elas são dentistas.)
Ø  He is a teacher. You are lawyers. (Ele é professor. Vocês são advogados/advogadas.
Ø  Her dog is beautiful. It is a Labrador. (O cachorro dela é lindo. Ele é um Labrador.)
Ø  We have three sisters. We love them. (Nós temos três irmãs. Nós amamos elas. ou Nós amamo-las.)


AGORA VAMOS EXERCITAR UM POUCO:
Assinale a frase que substitui corretamente os substantivos pelos respectivos pronomes (sujeito ou objeto): 
1) Kevin speaks with James everyday.
       a)  Him speaks with he everyday.
       b)  He speaks with he everyday.
       c)  He speaks with him everyday.

2) Brad went to the cinema with Alice.
       a) He went to the cinema with her.
       b) Him went to the cinema with her.
       c) He went to the cinema with she.

3) Tom was sleeping on the table.
       a)  He was sleeping on him.
       b) He was sleeping on it.
       c) He was sleeping on her.

4) Does Roger come with David and I?
       a)  Does he come with we?
       b)  Does he come with us?
       c) Does him come with us?

5) Richard wait for the message.
       a) He wait for it with she.
       b) Him wait for it with her.
       c) He waits for it with her.

      Complete the sentences with OBJECT PRONOUNS.
6. Mrs. Hammond is cool. I like ___________________.
7. This show is funny. I love ______________________!
8. That’s my cell phone! Give it to _________________!
9. Those students are cool. I like __________________.
10. That’s my uncle. Do you know _________________?

GABARITO
1 – c
2 – a
3 – b
4 – b
5 – c
6 – her
7 – it
8 – me
9 – them
10 - him

Mi mejor amigo

Mi mejor amigo se llama Pedro, y tiene la misma edad que yo. Nos conocemos desde que somos niños, ya que fuimos a la misma escuela. Pedro es de mediana estatura, tiene el pelo negro y los ojos verdes. Trabaja de contable en una empresa de publicidad, y siempre está muy ocupado. Cuando llega el fin de semana, nos gusta quedar para charlar y pasear por la ciudad. A veces, en vacaciones, nos vamos de viaje. El año pasado fuimos a Copenhague, e hicimos turismo juntos. A Pedro le gusta mucho jugar al fútbol, pero a mí no, ya que nunca se me ha dado bien. El hobby que sí compartimos es el cine, y casi todas las semanas vamos a ver una película. Aunque Pedro tiene novia, todavía no ha decidido casarse ni ser padre, ya que se considera muy joven para eso.
Otra de las aficiones de Pedro es coleccionar todo tipo de objetos. Toda su casa está llena de cosas de coleccionista. Le apasiona especialmente encontrar objetos antiguos: libros, maquinaria, sellos, monedas, y muchas otras cosas. Cuando quedamos, le gusta enseñarme sus últimas adquisiciones. Mi amistad con Pedro es muy importante para mí, y espero no perderla nunca.
Responde de acordo com as informações do texto
Leia o texto acima e escolha a opção correta:
Questão 1:
¿Qué suele hacer el narrador con su mejor amigo cuando llega el fin de semana?

1 Buscar objetos antiguos
2 Irse de viaje
3 Ir al cine
4 Ir de paseo y hablar

Questão 2:
¿Qué hobby no comparten los dos amigos?

1 Ir de vijae
2 Ir al cine
3 Coleccionar sellos
4 Jugar al fútbol

Questão 3:
¿Cuánto tiempo hace que se conocen Pedro y el narrador?

1 Se conocen desde la época de la infancia
2 Desde que se conocieron en el trabajo
3 El narrador no recuerda o no indica cuándo se conocieron
4 Pocos años

Questão 4:
¿Por qué no se ha casado todavía Pedro?

1 Porque aún no ha encontrado a la pareja ideal
2 Porque el narrador le dice que es muy pronto para hacerlo
3 Porque la relación con su novia no va bien
4 Porque le parece que es muy joven y puede esperar un poco más

Questão 5:
¿Cómo está la casa de Pedro?

1 Llena de objetos antiguos
2 Llena de objetos de coleccionista
3 Llena de monedas y libros antiguos
4 Llena de objetos inútiles y en completo desorden

GABARITO: 1-4/  2-2/ 3-3/ 4-4/ 5-2

NUMERAL

Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem.
Quando apenas nomeia o número de seres, o numeral é chamado de cardinal:
Exemplo: um, dois, três... cinquenta... mil
Quando indica a ordem que o ser ocupa numa série, o numeral é denominado ordinal:
Exemplo: primeiro, segundo, terceiro...quinquagésimo...centésimo... milésimo
Os numerais multiplicativos exprimem aumentos proporcionais de quantidade, indicando números que são múltiplos de outros:
Exemplo: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo...
Os numerais fracionários indicam a diminuição proporcional da quantidade, o seu fracionamento:
Exemplo: metade, um terço, um meio...     um décimo

Quadro de numerais


       01-  Indique o numeral e diga se é cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)     Havia apenas quatorze alunos na sala.
b)    Quem ficou em quinto lugar?
c)     Apenas um terço dos trabalhadores participou da greve.
d)    Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião.
e)     Como houve participação de todos, hoje produzimos o quíntuplo de ontem.

     02- Complete as frases escrevendo por extenso os numerais dos parênteses:
a)     Mário é_____________ da chamada. (25º)
b)    Tiago ficou em _________ lugar na competição. (10º)
c)     Minha prima mora no _____________ andar do prédio. (4º)
d)    Hoje é____________ aniversário do vovô. (55º)
e)     Já é a _____________ que ligo para a empresa de telefonia. (21º)
f)     Basta! É a ________ vez que repito a mesma coisa. (1000º)


GABARITO
01.
a) cardinal
b) ordinal
c) fracionário
d) cardinal
e) multiplicativo

02.
a) vigésimo quinto
b) décimo
c) quarto
d) quinquagésimo quinto
e) vigésima primeira
f) milésima

BIOLOGIA : VIROSES HUMANAS

Aids, dengue, febre amarela, poliomielite, gripe, .... São muitos exemplos de enfermidades causadas por vírus nos seres humanos.
AIDS: Uma das mais  preocupantes enfermidades em todo mundo. Aids significa “síndrome de imunodeficiência adquirida”, provoca deficiência  em seu sistema imunitário.
O vírus causador da Aids é conhecido pela sigla HIV – da expressão inglesa  human immunodeficieny vírus ( vírus da imunodeficiência humana).
Nas pessoas portadoras do HIV, o vírus pode ser encontrado no sangue e, de acordo com o sexo no esperma (homens) e nas secreções vaginais e no leite (mulheres).
A Aids pode ser adquirida por meio de relações sexuais, com parceiros portadores do vírus, de transfusões de sangue contaminado, aplicação de injeções  com seringas e agulhas contaminadas. Mulheres grávidas portadoras do vírus HIV podem transmitir o vírus para o feto através da placenta, como também vir a passar o vírus para o bebê por meio da amamentação.
Prevenção:
- Usar sempre preservativos (camisinhas) nas relações sexuais;
- Os bancos de sangue e hospitais devem se certificar da procedência e da qualidade do material a ser utilizado em transfusões de sangue;
- Utilização de agulhas e seringas descartáveis;
- Mulheres portadoras do HIV não devem amamentar e devem ter cuidados especiais indicados por médicos durante o pré-natal;
- Evitar o uso coletivo de materiais cortantes ou perfurantes, como giletes, navalhas, alicates de unha, estiletes e agulhas, instrumentos usados por dentistas ou médicos precisam ser esterilizados após serem usados.
No corpo humano o vírus HIV invade e destrói um tipo de glóbulo branco do sangue denominado linfócito, que fazem parte do sistema de defesa do organismo, produzindo anticorpos. Com a destruição dos linfócitos, o indivíduo fica mais suscetível  a diversas doenças como tuberculose e pneumonia, que podem levar a morte.
Ainda não há vacina contra a Aids, existem medicamentos que retardam o agravamento da enfermidade no organismo.

DENGUE: Causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.
Sintomas:
- Dores musculares nas articulações;
- Dores de cabeça;
- Febre;
- Manchas avermelhadas pelo corpo;
- Cansaço.
Para evitar a dengue, é preciso combater os mosquito transmissores, evitando o acúmulo de água em garrafas, latas vazias, pneus velhos, vasos de flores e outros recipientes que possam servir de local para postura de ovos pela fêmea e posterior desenvolvimento das larvas do mosquito; usar proteção nas janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos nas casas e usar inseticidas nos chamados criadouros.

FEBRE AMARELA: causada por um vírus que também pode ser transmitido pela picada da fêmea  do mosquito Aedes aegypti.
Sintomas:
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dores de cabeça e musculares;
- Sede intensa;
- Dor de estômago;
- Náuseas e vômitos;
Para evitar a febre amarela adotam-se as mesmas medidas que para a dengue. Existe vacina para a febre amarela, para a dengue não.

GRIPE / RESFRIADO: o vírus é transmitido por gotículas de saliva ou secreções respiratórias eliminadas no ar pela tosse, espirro, fala ou ar expirado.
Sintomas:
- Febre;
- Mal estar geral;
- Dores de cabeça e em outras regiões do corpo;
- Mal curada a gripe enfraquece as defesas do organismo, e pode contrair outras doenças mais graves como, bronquite, pneumonia e tuberculose.

Cuidados:
- Repousar bastante e alimentar-se bem;
- Beber muito líquido, como sucos de frutas;
- Usar lenço ao tossir ou espirrar, o que contribui para evitar a contaminação de outras pessoas.
- Existe vacina contra a gripe.

RESFRIADO: Causado por outro vírus transmitido ao ser humano da mesma maneira que a gripe. Sintomas são parecidos dos da gripe, em geral, são mais amenos e , em geral, são mais amenos e de menor duração. Costumam restringir-se a irritação na garganta, coriza. Febre, quando ocorre, em geral é baixa.

GRIPE ESPANHOLA: A gripe espanhola com ficou conhecida, é causada pelo vírus influenza A, subtipo H1N1. Segundo algumas estimativas, a doença provocou a morte de 20 a 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1919, mais que o dobro do número de combatentes mortos durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
                    Bibliografia: CIENCIAS - SERES VIVOS    Carlos Barros  e Wilson Paulino