quinta-feira, 29 de abril de 2021

ATENÇÃO:

 ESTAMOS RECEBENDO CADASTROS NOVOS A PARTIR DO DIA 05/05/21, QUARTA-FEIRA.

PARA FAZER CADASTRO PROVIDENCIAR:

·        Histórico escolar original.

·        Identidade ou carteira de trabalho.

·        CPF.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

- 7:30 ÀS 11:45

- 13:30 ÀS 17:30

- 18:30 ÀS 22:00

OBS.:

- Ao chegar na Escola, toque o interfone;

- É necessário seguir todos os protocolos de segurança contra a Covid 19: uso de máscara, álcool gel, evitar aglomerações,...;

- Aguardem orientações pelo Blog e Face sobre HORÁRIO DE AULAS E PROVAS.

terça-feira, 27 de abril de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

Regras de acentuação – Monossílabas- Oxítonas - Proparoxítonas

1.    Monossílabos tônicos

Acentuam-se graficamente os tônicos terminados por:

  • -a(s) → chá(s), má(s)
  • -e(s) → pé(s), vê(s)
  • -o(s) → só(s), pôs 

Logo, não se acentuam monossílabos tônicos como: tu, nus, quis, noz, vez, par...


2.    Oxítonas

Levam acento todas as oxítonas terminadas em:

“a(s)”, cajá- sofá, sofás

“e(s)”, até- café(s)

“o(s)”, cipó, cipós. jiló

“em(ens)”, armazém- armazéns- parabéns

 Sendo assim, não se acentuam oxítonos como: saci(s), tatu(s), talvez, tambor e etc.

 

3.    Proparoxítonos

Todos os proparoxítonos são acentuados, sem exceção: médico, álibi, ômega, etc.

 Exercícios:

1.Assinale a alternativa na qual todas as palavras são acentuadas por serem oxítonas:

(A)chá - baú - café

(B)caída - vírus - delícia

(C)(eles) intervêm - você - túnel

(D)dê - pá - só

(E)jacaré - paletó - chulé

 

2.Quais palavras são acentuadas pela mesma regra?

(A)saúde - país - jaó

(B)café - sofá -avô

(C)árvore - fácil - chá

(D)têm - saída - detém

(E)espanhóis - papéis - destroier

 

3.Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: 

(A) paletó, avô, pajé, café, jiló

(B) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis

(C) você, capilé, Paraná, lápis, régua

(D) amém, amável, filó, porém, além

(E) caí, aí, ímã, ipê, abricó

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

TROVADORISMO

É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.

Acompanhados de instrumentos musicais e de dança, os trovadores viajavam entoando suas cantigas. Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média, ao lado das novelas de cavalaria, expressão da prosa no período.

Contexto histórico

Os trovadores recitavam as cantigas com o acompanhamento de instrumentos musicais.

O trovadorismo desenvolveu-se durante o período medieval, principalmente a partir do século XII. A Europa encontrava-se dividida em feudos, grandes propriedades controladas pelos suseranos. O valor, na Idade Média, não era fundamentado no dinheiro, mas na posse territorial. Por esse motivo, o cotidiano medieval era marcado por muitas guerras, batalhas e invasões com o intuito da conquista de território.

Estabeleceu-se, então, uma relação de suserania e vassalagem: o suserano, senhor do feudo, precursor da nobreza europeia, oferecia proteção aos seus vassalos que, em troca, produziam os bens de consumo: cultivavam, fiavam, forjavam as armas etc.

A religião era teocêntrica, ou seja, Deus era o centro de tudo.

Com o declínio do Império Romano, a partir dos séculos IV e V, o latim vulgar, língua oficial de Roma, passou a sofrer modificações entre os povos dominados. Foi nesse longo período da Idade Média que começaram a surgir as línguas neolatinas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano, o romeno e o catalão. No entanto, foi apenas no século XIV que o português surgiu como língua oficial; as cantigas dos trovadores foram, portanto, escritas em um outro dialeto: o galego-português.

Características do trovadorismo

As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.

Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro.

Havia ainda o jogral, cantor de origem popular que interpretava cantigas de outrem e compunha as suas próprias. As baladeiras ou soldadeiras eram as dançarinas e cantoras que também os acompanhavam nas apresentações e dramatizações das cantigas.

Trovador tocando uma lira, instrumento musical que deu o nome ao gênero lírico.

O trovadorismo foi um movimento itinerante, isto é, os grupos de trovadores e menestréis viajavam pelas cortes, burgos e feudos, divulgando em suas composições acontecimentos políticos e propagando ideias, como a do comportamento amoroso esperado de um cavaleiro apaixonado.

amor é um dos temas centrais do trovadorismo. É o eixo condutor das cantigas de amor e das cantigas de amigo. É comum o tema da coita (coyta), palavra que designa a dor do amor, do trovador apaixonado que sente no corpo a não realização amorosa. Daí a origem da palavra “coitado”: aquele que foi desgraçado, vítima de dor ou mazela.

Os trovadores escreveram ainda outros dois tipos de cantiga: as de escárnio e as de maldizer, dedicadas a satirizar e ridicularizar.

Trovadorismo em Portugal

O trovadorismo galego-português desenvolveu-se, em termos gerais, em finais do século XII. Os pesquisadores apontam sua gênese em uma cantiga de Paio Soares de Taveirós dedicada a Maria Pais Ribeiro, a favorita do rei Sancho I, que viveu entre os anos de 1154 e 1211.

É importante salientar que literatura portuguesa do século XII não possuía ainda uma noção de identidade nacional plenamente instituída.

A identidade dos trovadores, portanto, não era portuguesa, mas ibérica e hispânica..

Foi Dom Dinis I, no final do século XIII, quem estabeleceu a língua galego-portuguesa como oficial do reino, junto às primeiras universidades.

Autores e obras do trovadorismo

Houve grande número de autores das cantigas galego-portuguesas, parte deles de origem desconhecida, anônima. Sabe-se, contudo, que a arte trovadoresca é, em sua grande maioria, de autoria dos grandes senhores medievais ibéricos. Além dos trovadores, havia também os jograis, autores que provinham das classes populares, que não apenas interpretavam as cantigas mas também as compunham.

Dos autores mais conhecidos, destacam-se João Soares de Paiva, autor mais antigo presente nos manuscritos, Martin Codax, Paio Soares de Taveirós,( introduz o Trovadorismo com a cantiga da Ribeirinha)

Trovadorismo foi a época dos primeiros registros de produção literária em Língua Portuguesa e ocorreu na Idade Média. Esses primeiros textos eram escritos em forma de poesia e eram chamados de cantigas (acompanhadas de música, cantadas pelos trovadores e transmitidas oralmente)Existiam, ao todo, quatro tipos de cantigas:
Cantiga de Amor: cantiga lírica onde um homem (eu-lírico) se declara para uma mulher idealizada seguindo a vassalagem amorosa (a mulher é vista como "suserana" e o homem que se declara para ela é visto como um vassalo, ou seja: um servo, alguém numa posição inferior).
Cantiga de Amigo: cantiga lírica onde uma mulher (eu-lírico) lamenta a ausência do homem amado (chamado de "amigo") porque ele está distante.
Cantiga de Maldizer: cantiga satírica onde o trovador usa uma linguagem agressiva (empregando até mesmo palavrões e linguagem obscena) para zombar de alguém.
Cantiga de Escárnio: cantiga satírica que tem o objetivo de fazer uma sátira indireta. É a cantiga onde o autor zomba de alguma pessoa (sem dizer quem é) usando ironias e ambiguidades (a linguagem é mais sutil).

Cancioneiros

As cantigas do trovadorismo chegaram até nosso conhecimento pelo registro dos Cancioneiros. Trata-se de livros, geralmente manuscritos, que são compilados com as letras e, às vezes, notações musicais das canções, além de ilustrações. São três os principais Cancioneiros.

  • Cancioneiro da ajuda: compilação de textos do século XIII, foi descoberto na biblioteca do Colégio dos Nobres apenas no início do século XIX. Possui 310 cantigas, em sua maioria de lírica amorosa, e permaneceu inacabado, o que é perceptível por possuir iluminuras com as pinturas incompletas ou ainda apenas com o desenho traçado.
  • Cancioneiro da Biblioteca Nacional: manuscrito copiado na Itália no começo do século XVI. Contém 1560 poemas de cerca de 150 trovadores e menestréis galego-portugueses, compostos entre os séculos XII e XIV, nos gêneros lírica amorosa e sátira.
  • Cancioneiro da Vaticana: Na Itália, recebe esse nome por ter sido encontrado na Biblioteca do Vaticano. É composto de 1205 cantigas, das quais 138 são de autoria de D. Dinis. 

Exercícios:

1)    Quais as Cantigas que existiam?

2)    Diferencie-as.

3)    O que são Cancioneiros?

4)    Quem introduziu o Trovadorismo e com que obra?

5)    O que eram os feudos?

6)    Como era a religião?

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

¿MUY O MUCHO?

EN EL HOTEL

Recepcionista: ¿En qué puedo ayudar, señor?

Carlos: Necesito una habitación por tres noches.

Rec: ¿Simple o doble?

Carlos: Simple, por favor.

Rec: Tenemos dos tipos de habitación: estándar y superior. ¿En cuál de ellas está usted interesado?

Carlos: ¿Hay mucha diferencia entre la una y la otra?

Rec: Las dos son muy confortables. Sin embargo, la habitación superior tiene acondicionador de aire y televisor.

Carlos: ¿La superior es mucho más cara que la estándar?

Rec: Pienso que el precio de la superior no es muy alto, si consideramos las comodidades adicionales que incluye. Le sale sólo 120 pesos, mientras la otra le va a costar 90 pesos.

Carlos: ¡Guau! Eso es mucho más de lo que puedo pagar. Voy a quedarme con la estándar.

Rec: Como quiera. Le voy a designar la habitación 308 en el tercer piso. El botones va a llevar sus maletas. Puede acompañarlo por el ascensor.

Carlos: Muchas gracias.

A)Conteste las preguntas sobre el texto En el hotel:

1. ¿Con quién Carlos va a compartir la habitación?_________________________________________________

2. ¿Qué tipo de habitación ofrece el hotel?________________________________________________________

3. ¿Qué diferencias hay entre los tipos de habitación ofrecidos?_______________________________________

4?En qué piso está la habitación que Carlos va a ocupar?____________________________________________

 

MUY – es usado como adverbio de intensidad, y, por ello, siempre viene seguido del adjetivo o adverbio a que se refiere como en los ejemplos:

María es muy hermosa. Jorge habla muy bien el español. Tomás y Geraldo son muy dedicados a sus trabajos. Nuestro gerente de ventas cobra un sueldo muy alto.

Como adverbio que es, muy no sufre flexiones de género ni de número. O sea, la forma muy permanece inalterada ya sea el adjetivo masculino o femenino, singular o plural.

MUCHO- puede ser adjetivo, según los ejemplos:

Jorge ahorró mucho dinero durante la vida.      Tengo muchas ganas de conocer el Brasil.     En momentos de crisis, las empresas despiden a muchos empleados.

Como adjetivo, mucho va a flexionar en género y número, según el sustantivo a que se refiera.

MUCHO – también puede ser adverbio en las siguientes situaciones:

a)     Para dar intensidad al verbo.  No debemos comer mucho por la noche. Siento mucho por lo ocurrido ayer.

b)    Para dar intensidad a los comparativos de adjetivos( mejor- peor- mayor- menor)y  adverbios.( más- menos- antes- después)

El chino es mucho más difícil que el griego. La inflación brasileña es mucho menos elevada que en el pasado.

Los pobres viven ahora mucho peor que antes. Esta película es mucho mejor que la que vimos ayer.

B)    Llene los vacíos con muy, mucho o cualquiera de sus formas flexionadas, según corresponda:

1.     Sé que este coche es ___ caro, pero es ___ más cómodo que los otros.

2.     Juana está ___ cansada. Ella trabajó ____ hoy.

3.     Como todos los perezosos, Enrique siempre duerme ___.

4.     No creo que seas ___ menos dedicado al estudio que los otros alumnos, pero estoy seguro de que eres ___ poco dedicado a las tareas para el hogar.

5.     Aunque Rodrigo no tenga ____ pelo, es considerado por las mujeres un hombre ____ atrayente.

6.     Roberto y yo ejercemos funciones iguales. Sin embargo, yo gano _____ menos que él.

7.     Es ____ importante que los niños beban _____ leche natural entera.

8.     Hace _____ años que me dedico con ahínco a una tarea ____ linda.

9.     ______ mujeres todavía no están ____ seguras de su derecho a la igualdad con los hombres.

10.  Andrea no es una chica ____ bella, pero tiene ____ clase.

11.  Reconozco que tu redacción está ____ buena, pero también debo admitir que la mía está ____ mejor.

12.  Felizmente los médicos actuaron con ___ prontitud y evitaron que Rafael perdiera _____ sangre.

13.  La prueba estaba ____ difícil, sin embargo, logré responder correctamente a _____ cuestiones.

14.  El inglés es un idioma ___ interesante. Hay en él _____ vocablos de origen latina.

15.  Encontrar un gusano en la guayaba es algo ___ malo, pero ___ peor es encontrar sólo medio gusano en ella.

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. ÂNGELA

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

BIOMAS BRASILEIROS

Como já vimos, BIOMAS são ecossistemas, ou seja, são conjuntos de comunidades (animal e vegetal) que habitam e interagem em um determinado espaço.   Conforme o IBGE, no Brasil existem seis tipos de Biomas terrestres e um Bioma aquático (ou marinho). Um dos fatores que favorece essa variedade é a grande extensão territorial que o país apresenta. Os Biomas terrestres são: AMAZÔNIA, CERRADO, CAATINGA, MATA ATLÂNTICA, PANTANAL E PAMPA.



É o maior bioma do Brasil e apresenta a maior diversidade biológica do planeta. Ocupa quase a metade do território brasileiro. Localiza-se na região Norte e nos estados do Mato Grosso (CO) e o Maranhão (NE).  A vegetação é densa e fechada, com árvores de grande porte e o clima é quente e úmido.


É o segundo maior bioma brasileiro. Localiza-se nos estados do Maranhão (NE), Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul (CO), Minas Gerais (SE) e Tocantins (N). Apresenta grande diversidade natural, as árvores são de pequeno porte com troncos retorcidos e esparsas pelo território, também existem as gramíneas e arbustos. O clima é o Tropical, com períodos de seca e chuva.



Localiza-se nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, na região NE. O clima é Semiárido e a vegetação  é arbustiva, de médio porte, os galhos são retorcidos e se adaptam aos longos períodos de seca. O cactus é um vegetal típico da Caatinga.     

 


Ocupa uma faixa litorânea de norte ao sul do país, abrangendo vários estados do Brasil. O clima predominante é o Tropical úmido (altas temperaturas e chuvas). A vegetação apresenta árvores de grande e médio porte, floresta densa e fechada.





Abrange o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima que predomina é Tropical Continental (altas temperaturas e chuvas), o verão é chuvoso e o inverno seco. A vegetação possui árvores de médio porte, gramíneas, plantas rasteiras e arbustos. Existem áreas alagadas.



Ocupa mais da metade do RS. O clima é Subtropical com as quatros estações bem definidas.  A vegetação é de gramíneas, árvores e arbustos de pequeno porte. Possui grandes áreas de pastagens, favorecendo a criação de grandes rebanhos.

 BIOMAS AQUÁTICOS

São os ambientes de água doce (rios, lagos,...) e salgada (mares e oceanos). São ricos em diversidade de espécies.

https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/biomas-brasileiros.htm

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

O MUNDO PÓS GUERRA FRIA

- Uma nova ordem mundial surge  a partir da crise do Socialismo. O ponto forte da crise ocorreu com a  queda do Muro de Berlim e a unificação das Alemanhas sob a economia capitalista de mercado. Também a divisão da URSS em quinze países que passaram por um processo de transição para o capitalismo.

- Esses acontecimentos no mundo Socialista marcaram a  transição do socialismo (Estado totalitário e  economia planificada) para a economia capitalista em quase todos os países socialistas. Nesse momento, desaparece a estrutura BIPOLAR da ordem da Guerra Fria, dando início a uma nova ordem sob a hegemonia do capitalismo.

- Surge assim uma polêmica: mundo MONOPOLAR ou MULTIPOLAR.

- A ordem pós Guerra Fria é Monopolar para os  que acreditam na supremacia militar dos EUA, ou melhor, uma superpotência militar única, hegemônica. Essa ideia ganhou força após os atentados de 11 de setembro de 2001. Os EUA atacaram o Afeganistão (2001/2002) e o Iraque (2003), justificando uma “guerra contra o terrorismo mundial (“eixo do mal”).

- Para outros, a ordem pós Guerra Fria é Multipolar, tomando como referencial o fator econômico, enfatizando três grandes centros de poder: EUA, Japão e União Europeia. A argumentação reforça-se com o aumento da participação da China no comércio mundial.

NOVA DIVISÃO DO MUNDO EM NORTE RICO E SUL POBRE


- Pelo mapa, a divisão do mundo de acordo com a Nova Ordem Mundial é: o NORTE, formado pelos países ricos ou desenvolvidos, e o SUL, composto de nações pobres ou subdesenvolvidas.

- Essa ideia não segue um critério de posição geográfica, pois, cartograficamente, a divisão em hemisférios, feita pela linha do Equador, não é levada em conta.

- O bloco Norte caracteriza-se pela predominância de países industrializados, com elevada urbanização, elevado produto interno bruto e boas condições de vida da população.

- O bloco Sul é formado por nações mais pobres, em sua maior parte não-industrializadas, com baixa urbanização e base econômica  agro-mineradora. Também nesse grupo, podemos destacar algumas subdivisões, os países industrializados, países agro-mineradores e países marginalizados ou excluídos.

https://www.coladaweb.com/geografia/o-mundo-pos-guerra-fria

MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. KÁTIA

Olá pessoal!

 A atividade sugerida contém exercícios sobre números fracionários.

Espero que aproveitem e compreendam um pouco mais sobre esse conjunto numérico.

Um abraço!


https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-problemas-envolvendo-numeros-fracionarios.htm#questao-2

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

Doenças cardiovasculares

Conheça algumas das doenças cardiovasculares mais comuns

Pressão alta (hipertensão)  caracteriza pelo elevado nível da pressão arterial.Se o resultado do exame for igual ou superior a 140/90 mmHg (ou 14 por 9), é constatado um elevado nível de pressão arterial. Esse valor faz com que haja esforço excessivo do coração. Se o sistema cardíaco for sobrecarregado pelo problema, o risco do paciente sofrer um acidente vascular cerebral, infarto, ou aneurisma aumenta.

Atividades físicas e controle do estresse contribuem para abrandar os sintomas da hipertensão.

Ataque cardíaco (infarto). O infarto, que se caracteriza pelo bloqueio do fluxo sanguíneo. Sintomas que devem ser levados em consideração o quanto antes. Dor no peito, desconforto irradiado para braços e costas, formigamento nos membros superiores, falta de ar, sudorese, palidez e tontura podem ser indícios de um ataque cardíaco.

Em alguns casos, o paciente é submetido a um cateterismo cardíaco para acabar com a obstrução do vaso. Em situações mais extremas, indica-se a angioplastia para que a placa de gordura que impede o fluxo seja expelida. 

Se houver muitos vasos comprometendo a passagem do sangue, o paciente deve passar por uma cirurgia de revascularização.

Angina. É um desconforto no peito, causado por redução do fluxo sanguíneo. Além da dor no peito, o paciente poderá manifestar dores no pescoço, axilas e membros superiores, além de fadiga e falta de ar.

O tratamento pode ser feito com base de medicamentos. Em alguns casos a cirurgia é requisitada, sendo a ponte de safena e a revascularização coronariana híbrida as mais comuns.

Miocardite. Essa cardiopatia se caracteriza pela inflamação do coração, decorrente de alguma infecção do organismo. Dentre os sintomas mais comuns destacam-se a dor no peito, falta de ar e tonturas. 

Doença Cardíaca Coronariana: Ocorre devido a problemas em vasos que irrigam o coração. Inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a doença aterosclerótica (placa de gordura nas artérias.

Acidente Vascular Cerebral: O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC, é a  interrupção do suprimento sanguíneo de alguma área do cérebro e pode ocorrer de duas formas: a isquêmica, quando um trombo ou placa de gordura ocluem um vaso, ou a hemorrágica, quando o vaso se rompe e deixa de irrigar a área correspondente.

Aterosclerose: doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Conduzem a uma progressiva diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total do mesmo.  A aterosclerose, em geral, é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigénio.

A maioria das DCV podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida. 

A cessação do tabagismo, a redução do uso de sal na dieta, o consumo de frutas e vegetais, a prática regular de atividade física e o uso consciente do álcool demonstraram grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Além desses, o tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) também são necessários na prevenção de infartos e de AVCs.


 Exercícios:

1) São fatores de risco cardiovasculares exceto:
A) fumo.
B) colesterol auto.
C) sedentarismo.
D) alimentação saudável.
x

2) Considere as seguintes doenças que afetam o sistema cardiovascular: aneurisma, arteriosclerose, angina, infarto. Aquela que caracteriza pelo estreitamento e endurecimento de uma artéria devido ao acúmulo de placa de gordura em sua parede interna é:
A) aneurisma.
B) arteriosclerose.
x
C) angina.
D) infarto.

 

3) Dentre os fatores a seguir, assinale aqueles que predispõem o organismo humano para a aterosclerose, podendo contribuir para o funcionamento anormal do coração.
A) Hipertensão e estresse.x
B) Consumo exagerado de sal e prática regular de exercícios físicos.
C) Lazer e dieta pobre em gordura animal.
D) Idade (diminuição da aterosclerose com o aumento da idade)

E) obesidade.  

 

4) Processo dinâmico pelo qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam uma diminuição grave e prolongada no suprimento de oxigênio, devido ao fluxo sanguíneo insuficiente, ocorre necrose ou morte do tecido miocárdio. Esse distúrbio cardíaco é:

A) miocardite.

B) pericardite

C) angina do peito

D) infarto agudo do miocárdio.

5) Interrupção do suprimento de sangue numa região do cérebro:

A) AVC.

B) infarto

C) miocardite


D) hipertensão