terça-feira, 29 de setembro de 2020

ATENÇÃO: HORÁRIO DE ATENDIMENTO

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CONFORME ORIENTAÇÕES DA 3ª CRE,  ESTAREMOS ATENDENDO PELO TELEFONE SOMENTE NAS SEGUNDAS, QUARTAS E QUINTAS-FEIRAS, EM TURNO ÚNICO, NO HORÁRIO DAS 9:00 ÀS 15:00. SEM FECHAR AO MEIO DIA! 

ATENÇÃO: HORÁRIO AULAS REMOTAS

PARA PARTICIPAR DA AULA DO ENSINO REMOTO, SIGA O LINK ABAIXO:

ÁREA HUMANAS

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO: DIA 29/09, ÀS 19 HORAS

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GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO: DIA 29/09, ÀS 20 HORAS

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HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 30/09, ÀS 8 HORAS

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GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL: DIA 30/09, ÀS 9 HORAS

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segunda-feira, 28 de setembro de 2020

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

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  PROF. INGRID


SERES VIVOS –  RÉPTEIS

Animais que geralmente rastejam, apresentam ovo com casca e corpo com escamas, carapaças ou placas dérmicas. Temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece.

Répteis costumam ser encontrados em ambientes terrestres. Alguns também podem ser vistos nos troncos ou copas de árvores, dentro da água, ou mesmo caminhando em nossas paredes, como é o caso das lagartixas. Geralmente eles põem ovos com casca.

Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns também apresentam uma carapaça. Isso dependerá, basicamente, do grupo ao qual pertencem.

São eles:

Quelônios:

- Tartarugas, cágados, jabutis e tracajás: esses animais, também chamados de quelônios, possuem uma carapaça em volta de seu corpo. Além disso, possuem cauda e quatro patas. Podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada.

As principais características dos quelônios são:

·         Presença de armadura óssea (casco ou carapaça), a qual confere proteção ao corpo contra  choques mecânicos e ataques de predadores.

·         Ausência de dentes e presença de um bico com lâminas córneas, permitindo capturar e cortar os alimentos.



Crocodilianos:

- Jacarés, crocodilos e gaviais: também chamados de crocodilianos, esses animais possuem corpo grande coberto por placas dérmicas, com quatro patas e cauda. Podem ser encontrados em ambiente terrestre ou aquático:

·         Corpo revestido por placas córneas.

·         Presença de quatro patas curtas e uma cauda.

·         Dentes grandes e afiados.


·         Coração com quatro cavidades completamente separadas.




Também conhecidos como escamados, pois possuem corpo recoberto por escamas. Eles são representados pela cobras e lagartos.

Escamados:

·         Divididos em Lacertílios (lagartos) e Ofídios (cobras).

·         Os lagartos apresentam quatro patas e as cobras são ápodes, ou seja, sem membros.

·         Algumas espécies de serpente são animais peçonhentos.

 

- Lagartos, lagartixas, calangos, teiús, iguanas e camaleões:  corpo coberto por escamas, geralmente possuem quatro patas com unhas, além de cauda. Alguns são capazes de soltar um pedaço desta quando se sentem ameaçados. A esse fenômeno damos um nome um pouco estranho: autotomia caudal. Esses animais são mais encontrados em ambientes terrestres, algumas vezes escalando plantas, muros e paredes, ou mesmo embaixo de troncos.

- Cobras-de-duas-cabeças:  são diferentes das serpentes porque apresentam a cauda curta e arredondada. Costumam viver enterradas no solo, ou embaixo de troncos ou matéria orgânica em geral.




- Serpentes: animais de corpo longo, cilíndrico, com cauda comprida. São típicos de ambiente terrestre, podendo ser encontrados também em buracos, embaixo de troncos de árvores e, em alguns casos, em ambiente aquático.

Algumas  serpentes são capazes de provocar acidentes, uma vez que, quando se sentem ameaçadas, são capazes de morder a pessoa, liberando veneno em seu sangue. Dessa forma, é importante respeitar o animal, evitando tocá-lo ou mesmo ocupar seu território.

As serpentes venenosas do Brasil, de uma forma geral, possuem uma estrutura chamada fosseta loreal, que fica entre a narina e o olho (veja na foto). A única espécie que não tem fosseta é a cobra-coral.


Características

 

O corpo dos répteis é formado por cabeça, pescoço, tronco e cauda.

Eles possuem dois pares de membros locomotores, cada um com cinco dedos acabados em garras e pernas reduzidas em alguns lagartos, mas ausentes em outros, como as cobras.

Eles podem ser animais rastejantes ou nadadores, como as tartarugas marinhas que possuem patas em forma de remos.

A pele é ressecada e resistente, coberta por escamas de origem epidérmica, o que a torna queratinizada e praticamente impermeável.

Porém, alguns animais, como as tartarugas e jabutis, também podem apresentar placas ósseas de origem dérmica.

Temperatura corporal

Os répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, são incapazes de manter a sua temperatura corporal constante. Assim, eles necessitam do calor do ambiente para regulação da temperatura corporal.

Reprodução

A maioria dos répteis são ovíparos

A maior parte dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparas.

Apresentam fecundação interna, onde o macho introduz os espermatozoides no interior do corpo da fêmea.

O desenvolvimento do embrião ocorre dentro dos ovos, os quais são revestidos por cascas córneas ou calcárias.

Essa característica protege o embrião da dessecação, importante para a conquista do ambiente terrestre.

Sistema digestório e alimentação

O sistema digestório é completo. Eles apresentam boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e cloaca. Além disso, possuem fígado e pâncreas.

A maioria dos répteis são carnívoros. Algumas poucas espécies são herbívoras e onívoras.

.

Sistema Circulatório

O coração de serpentes e tartarugas apresenta dois átrios e um ventrículo incompletamente separado. Enquanto os crocodilianos apresentam dois átrios e dois ventrículos bem definidos.

Sistema Respiratório

Os répteis apresentam respiração pulmonar. Os pulmões apresentam alvéolos pulmonares tornando eficiente as trocas gasosas.

Sistema Sensorial

O órgão olfativo dos répteis lhes permite sentir o gosto e o cheiro, sendo que a maioria dos répteis é capaz de ouvir sons.

A visão não é privilegiada, mas os olhos possuem pálpebras e membrana nictitante para protegê-los quando submersos.

Quando estão em terra, são hidratados por glândulas lacrimais, dai a expressão “lágrimas de crocodilo”, uma vez que aqueles animais “choram” com frequência.

As serpentes apresentam a fosseta loreal, um orifício entre o olho e a narina com função de termorrecepção.


ATIVIDADES:

1) A tartaruga, a lagartixa e o jacaré de papo amarelo, pertencem, respectivamente, às seguintes
ordens de répteis:
A) quelônios, lacertílios e crocodilianos.
B) lacertílios, quelônios e crocodilianos.
C) quelônios, crocodilianos e lacertílios.
D) cetáceos, arapongas e quelônios.

2) Observar as características anatômicas abaixo relacionadas:
1. Corpo coberto com pele seca e queratinizada.
2. Esqueleto completamente ossificado.
3. Coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.
4. Respiração pulmonar.
5. Temperatura corporal variando de acordo com o ambiente.
6. Ovos adaptados para o desenvolvimento em terra.
Com estas características, podemos identificar o grupo:
A) dos anfíbios.
B) dos répteis.
C) dos peixes.
D) dos marsupiais.

3) Observe as imagens com atenção:


As serpentes apresentam algumas características como: pele seca, corpo coberto por escamas ou carapaças, respira por meio de pulmões e geralmente nascem de ovos.
As serpentes são animais 
vertebrados do grupo dos

A) anfíbios.
B) mamíferos.
C) sapos.
D) répteis.

4) Considere as seguintes características:
I. Respiração pulmonar e pecilotérmicos.  
II. Pele seca revestida por escamas, carapaças ou placas dérmicas.
III. Fecundação interna.
IV. Excreção predominante de amônia.
V. Presença de ovo amniótico.
As principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis vida mais independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são, apenas:

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e V

 

5) O teiú, o maior lagarto do Brasil, é consumido como alimento em algumas regiões. O teiú é um representante dos:

A) crocodilianos.
B) escamados.
C) quelônios.
D) jacadilianos.

6) Se está muito frio, o lagarto procura se aquecer ao sol, voltando para a sombra se a temperatura subir muito.


Por isso dizemos que esses animas são __________________. Isso significa que eles se aquecem com o calor vindo de fora do corpo (do sol). A palavra que completa corretamente o traço é:

A) pecilotérmicos.
B) homeotérmicos.
C) calotérmicos.
D) lagatérmicos.

7) A presença de sistema circulatório com coração de quatro cavidades, com ventrículos parcialmente separados, ocorre em:

A) répteis.
B) anfíbios.
C) peixes.
D) aves.

8) Das características abaixo, qual aquela que define um réptil?

A) Presença de escamas.
B) respiração pulmonar e cutânea.
C) Coração com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos totalmente separados entre si.
D) Sexos separados e fecundação interna e desenvolvimento no interior de ovo com casca dura para
proteger da desidratação.






HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

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  PROF. CRISTINA

 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

- Foi o resultado dos atritos  provocados pelo Imperialismo das grandes potências europeias.

- Conhecida também como GRANDE GUERRA (antes de ocorrer a Segunda Guerra Mundial), foi um conflito em escala mundial.

- Iniciou no continente europeu e  envolveu os territórios coloniais.

- Alianças que se formaram:


A) TRÍPLICE ALIANÇA, formada pela Alemanha, Áustria e Itália.

B) TRÍPLICE ENTENTE, formada pela França, Inglaterra e Rússia.

- O conflito envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.

- A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.

CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- No final do século XIX o mundo vivia em estado de tensão. O crescimento industrial possibilitou a CORRIDA ARMAMENTISTA (produção de armas em grande escala). É o período da chamada PAZ ARMADA.

- O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa criaram uma desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.

ANTECEDENTES

- Havia antigas rivalidades entre França e Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também, muitos desses países não aceitavam as divisões das colônias estabelecidas na CONFERÊNCIA DE BERLIM (1880).

- O ANTIGERMANISMO francês que surgiu como consequência da Guerra Franco-Prussiana, pois a França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro.

- A rivalidade russo-germânica causada pelo desejo alemão de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. A mesma atravessaria regiões ricas em petróleo, as quais eram de interesse russo.

- O ANTIGERMANISMO inglês ocorre em função da concorrência industrial alemã, principalmente em mercados que eram dominados pela Inglaterra.

- Todos esses fatores levaram ao conflito a medida que aumentavam os choques de interesse econômico e político entre as principais potências industrializadas.

ESTOPIM

- A política de ALIANÇAS criava uma rede de apoio entre os países.

- A Áustria, em 1908, anexou a Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos.

- O herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, faz uma visita à região e, no dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do império austríaco  e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia.

- O  duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.


FASES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- No início do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, porém os equipamentos e recursos eram muito diferentes.

- A TRÍPLICE ENTENTE não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês.

- Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição.

- Com grande força armada, a Alemanha passa pela Bélgica, violando a neutralidade deste país. Vencem os franceses na fronteira e rumam para Paris.

- O governo francês se transfere para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram.

- Os franceses e alemães fixam posições cavando trincheiras ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheiras, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões (GUERRA DE TRINCHEIRAS).


- Em 1917, os Estados Unidos entra no conflito do lado da ENTENTE. Declara guerra à Alemanha, temerosa de seu poderio imperialista e industrial.

- Nesse mesmo ano, a Rússia sai do conflito devido a REVOLUÇÃO DE 1917 que derruba a MONARQUIA CZARISTA e implanta o REGIME SOCIALISTA.

CONSEQUÊNCIAS

- A Alemanha, apesar de sofrer sucessivas derrotas e seus aliados haviam se rendido, continuava na guerra. O povo alemão, esfomeado e cansado, se revolta e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.

- Surge um governo provisório e foi proclamada a REPÚBLICA DE WEIMAR. Em 11 de novembro de 1918, o novo governo assina a rendição alemã.

- A Primeira Guerra chega ao fim, mas a paz só foi firmada em 1919, com a assinatura do TRATADO DE VERSALHES.

- As imposições do TRATADO DE VERSALHES é considerada um dos fatores que ocasiona a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA:

- O mapa político da Europa e do Oriente Médio é alterado.

- Motiva a criação da  Liga das Nações.

- Ascensão econômica e política dos Estados Unidos.

BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


- Em abril de 1917, os alemães afundam (no canal da Mancha) o navio mercante brasileiro Paraná. O Brasil rompe relações com os agressores. No mesmo ano, em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe médica e soldados para auxiliar a ENTENTE.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/primeira-guerra-mundial/


ATIVIDADES:

1- Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:

(A) Difundiu as teorias socialistas.

(B) Acirrou as disputas territoriais.

(C) Superou as crises econômicas.

(D) Multiplicou os conflitos religiosos.

(E) Conteve os sentimentos xenófobos.

 

2- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

(A) A crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

(B) O enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

(C) O declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

(D) A corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

(E) A Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

 

3- "Artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens". MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

(A) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

(B) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

(C) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.

(D) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

(E) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

 

4- A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:

(A) Armas químicas.

(B) O rifle de repetição.

(C) Os navios de guerra.

(D) Granada de mão.

(E) Nenhuma das alternativas acima.

 

5- O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:

(A) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.

(B) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.

(C) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.

(D) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.

(E) Alemanha, Inglaterra e Itália contra o Império Russo e França.

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

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  PROF. CRISTINA

ÁFRICA: ASPECTOS FÍSICOS


- O continente africano é separado da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se ao continente asiático a nordeste pelo istmo de Suez.

- A África ocupa uma única placa tectônica, já a Europa  partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática.

- Ao norte, é banhada pelo Mar Mediterrâneo, a oeste pelo oceano Atlântico  e ao leste pelo oceano Índico e Mar Vermelho, ao sul pelo encontros das águas do Atlântico e Pacífico.

-  O relevo predominante na África  é formado por planaltos, com a presença de  planícies e cadeias montanhas localizadas principalmente na porção leste. A maior parte do norte do território é formada pelo deserto do Saara.

- Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão. Existem também o Rio Níger, Rio Congo ou Rio Zaire, Rio Zambeze, Rio Limpopo, Rio Orange e outros.

- Podem-se distinguir sete áreas climáticas e de vegetação. No centro do continente e na costa oriental de Madagascar, o clima e a vegetação são tropicais. O clima da costa de Guiné assemelha-se ao clima equatorial, mas tem apenas uma estação de chuvas. No norte e no sul, o clima próprio de floresta tropical é substituído por uma zona de clima tropical de savana que envolve um quinto da África. Longe do Equador, ao norte e ao sul, a zona do clima de savana transforma-se em uma zona de estepe seca. As zonas das extremidades noroeste e sudoeste são de clima mediterrâneo. Nos planaltos elevados da África meridional, o clima é temperado. A África tem uma área de clima árido, ou desértico, maior do que em qualquer outro continente, com exceção da Austrália. 

- Sobre a fauna, a África apresenta duas zonas diferenciadas. A do norte e noroeste, que inclui o Saara e caracteriza-se por uma fauna parecida com a da Eurásia. A outra zona é a da África ao sul do Saara, com uma grande variedade de animais, entre os quais estão os antílopes, as girafas, os elefantes africanos, os leões e os leopardos.

- A África é muito rica em recursos minerais. Possui a maioria dos minerais conhecidos, muitos deles em quantidades notáveis. Tem grandes jazidas de carvão, reservas de petróleo e de gás natural, bem como reservas de ouro, diamantes, cobre, bauxita, manganês, níquel, rádio, germânio, lítio, titânio e fosfato.

FONTE: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/content6

 

ATIVIDADES:

1- Os principais paralelos que cortam o continente africano são:

(A) Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Equador.

(B) Trópico de Câncer e Equador.

(C) Trópico de Câncer e Equador.

(D) Trópico de Capricórnio e Equador.

(E) Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Ártico.

 

2- A África é separada da Europa pelo mar:

(A) Morto

(B) Vermelho

(C) Mediterrâneo

(D) Mar do Caribe

(E) Mar do Japão

 

3- Em relação a localização do continente africano podemos afirmar:

(A) A linha do Equador é o único paralelo que atravessa o continente africano.

(B) A África é o único continente que possui terras nos quatro hemisférios.

(C) O continente Africano localiza-se em áreas de altas latitudes.

(D) Apenas os Trópicos de Capricórnio e o Trópico de Câncer cortam o continente africano.

(E) Em relação ao meridiano de Greenwich, o continente africano está localizado totalmente no hemisfério oriental.

 

4- O rio Nilo é o segundo mais extenso do planeta. Ele nasce no planalto dos grandes lagos, nos lagos Vitória e Alberto, e após atravessar áreas desérticas do Saara desemboca no mar mediterrâneo, sob a forma de um grande delta. Na parte meridional do continente destacam-se o rio Zambeze, no qual se localiza a cachoeira de Vitória (120 m de altura), e paralelamente a ele, o rio Límpopo. Nas áreas desérticas e semi-áridas, encontramos alguns cursos d'água que se formam por ocasião das chuvas e são conhecidos pelo nome de Verds. As características hidrográficas citadas acima são do continente:

(A) Americano

(B) Europeu

(C) Africano

(D) Asiático

(E) Oceania

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

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  PROF. INGRID

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BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

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  PROF. INGRID

Reino Animalia (ANIMAL) – Invertebrados.

Invertebrados

Os invertebrados, como o próprio nome diz, são aqueles que não possuem vértebras. a maioria dos animais são invertebrados. Os insetos, moluscos, águas vivas, minhocas, corais, aranhas, estrelas do mar, vermes. Todos eles fazem parte deste sub Reino. Para ser mais específico vejamos quais os filo que compões os invertebrados.

·         Poríferos

·         Cnidários ou celenterados

·         Platelmintos

·         Nematódeos

·         Anelídeos

·         Moluscos

·         Artrópodes

·         Equinodermos











































Atividades:

1) Marque somente a afirmativa verdadeira:
a) No corpo das esponjas existe cnidoblasto.
b) As esponjas possuem tentáculos ao redor da boca.
c) Os coanócitos são células encontradas nas esponjas.
d) As esponjas possui sistema nervoso.

2) Sobre os cnidários é correto afirmar que:
a) a agua-viva representa a forma de pólipo.
b) os pólipos são fixos e as medusas são móveis.
c) possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
d) só se reproduzem por reprodução assexuada.

3) São cnidários geralmente fixos, somente:
a) hidra, água-viva e anêmona.
b) vespa-do-mar, corais e anêmona.
c) corais, água-viva e hidra.
d) hidra, anêmona e corais.

4) Dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas estão indicados em:
a) esponja e hidra.
b) vespa-do-mar e craca.
c) coral e esponja.
d) hidra e anêmona.

5)  São células de defesa dos Celenterados:

a) cnidoblastos.

b) coanócitos.

c) escleroblastos.

d) solenócitos.

 

6) No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?

a) vivem no mar;

b) possuem células urticantes;

c) possuem poros por todo o corpo;

d) são comestíveis;

e) possuem corpo achatado.

 

7)  Uma das principais medidas de controle do Schistosoma mansoni, causador da 

a) Eliminação dos caramujos transmissores.
b) Tratamento de cães e gatos parasitados.
c) Campanha contra construção de casas de barro ou pau-a-pique.
d) Destruição dos criadouros de larvas de mosquitos.

8) Sabemos ser desaconselhável comer carne de porco crua porque podemos contrair uma doença, que se caracteriza por ingestão de:

A) cistos de Taenia e seu desenvolvimento no trato intestinal.
B) ovos de Taenia e seu desenvolvimento nos órgãos em geral.
C) ovos de Tripanossoma e seu desenvolvimento no trato intestinal.
D) larvas de moscas e seu desenvolvimento nos órgãos em geral.

 

9) Verme que vive livremente que pode medir de alguns milímetros a 60 centímetros de comprimento:

a) planária.

b) tênia.

c) esquistossomo.

d) lombriga.

 

10)  Os platelmintos são animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezível, proporciona uma grande superfície em relação ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona-se diretamente com a ausência dos sistemas:

a) excretor e nervoso.

b) digestivo e secretor.

c) excretor e circulatório.

d) digestivo e excretor.

e) respiratório e circulatório