terça-feira, 27 de setembro de 2016

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA

A - CHOOSE THE CORRECT FORM OF THE VERBS:
1- THEY PLAY/PLAYS SOCCER ON SUNDAYS.
2- HE GET/GETS HOME AT FOUR O’CLOCK.
3- WE TAKE/TAKES A SHOWER IN THE MORNING.
4- ADAM WRITE/WRITES LETTERS TO HIS PENFRIEND.
5- I LISTEN/LISTENS TO HIP-HOP MUSIC.
6- YOU PLAY/PLAYS BASKETBALL IN THE PARK.
7- MOLLY SPEAK/SPEAKS SPANISH.

B- COMPLETE AS FRASES COM AS FORMAS CORRETAS DOS VERBOS ABAIXO:
DO – GET UP – GET UP – GO – GO
GET – GO – GO – HAVE – LISTEN – PLAY
READ - WATCH

MY BROTHER AND I ARE VERY DIFFERENT!
1 - I  ­­­­­­­_________________________________ AT 7 O'CLOCK.
2 - HE  ­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________ AT 7:30.
3 - I ________________________________ BREAKFAST IN THE KITCHEN.
4 - HE ____________________________ TV IN THE LIVING ROOM.
5 - I ________________TO SCHOOL  AT 7:45.
6 - HE ______________ TO SCHOOL  AT 8:15.
7 - WHEN WE ____________ HOME AT 4 O’CLOCK ,
8 - I _____________ MY HOMEWORK AND
9 - HE ____________ TO MUSIC.
10 - AFTER DINNER I __________________ A BOOK
11 - AND HE _________________ COMPUTER GAMES.
12 - I __________ TO BED AT 10 O’CLOCK.
13 -HE ________ TO BED AT 11:30.

C- CHOOSE THE CORRECT ANSWERS
 
        MY DAD IS A DOCTOR. HE SOMETIMES WORKS AT/IN NIGHT. HE TAKE/TAKES A SHOWER AT/ON 9:30 AT/IN THE EVENING AND GOES/GO TO THE HOSPITAL. HE WORKS/WORK FROM 11 P.M. UNTIL 3 A.M. HE HAS/DOES LUNCH IN/AT HALF PAST THREE IN THE MORNING! HE FINISHES USUALLY/USUALLY FINISHES WORK AT/ON 7 A.M. HE COMES HOME AT 7:30. HE HAVE/HAS DINNER AND I HAVE/HAS BREAKFAST! THEN I GO/GOES TO SCHOOL AND MY DAD GOES/GO TO BED. WHEN I GET/HAVE HOME FROM SCHOOL AT/IN 3 P.M. MY DAD GETS UP/GET UPS. HE HELP/HELPS ME WITH MY HOMEWORK OR WE GO/GOES TO THE PARK AND WE PLAYS/PLAY SOCCER.

D - CHOOSE THE CORRECT ANSWER:
1 - THEY DECIDED TO BUILD TWO…………IN THE CITY. (CHURCH)

A. CHURCHES
B. CHURCH
C. CHURCHS

2 - THE MAN WHO TRIED TO ROB JAKE HAD THREE……………..WHEN THE POLICE ARRIVED.(KNIFE)

A. KNIFES
B. KNIVES
C. KNIFE

3 - THEY SUSPECTED THEIR……………WERE FOLLOWING THEM AFTER WORK.(WIFE)

A. WIFES
B. WIFE
C. WIVES

4 - DO YOU THINK THE………….WILL LIKE THIS SANTA CLAUS? ARE YOU SURE? (CHILD)

A. CHILDRENS
B. CHILDS
C. CHILDREN


GABARITO 

A – 1 – PLAY
      2 – GETS
      3 – TAKE
      4 – WRITES
      5 – LISTEN
      6 –PLAY
      7 – SPEAKS

B – 1 – GET UP
       2 – GETS UP
       3 – HAVE
       4 – WATCHES
       5 – GO
       6 – GOES
       7 – GET
       8 – DO
       9 – LISTENS
      10 – READ
      11 – PLAYS
      12 – GO
      13 – GOES

C – AT – TAKES – AT – IN – GOES – WORKS – HAS – AT – USUALLY  FINISHES – AT – HAS – HAVE –

D – 1 – A
       2 – B
       3 – C
       4 - C


EXERCÍCIOS DE GENÉTICA - BIOLOGIA


01- Em uma raça de gado existe um par de genes que determina a cor da pelagem: o gene dominante P determina a cor marrom e o recessivo, p determina a cor branca. Do cruzamento entre macho marrom com uma fêmea branca, ambos homozigotos, qual a probabilidade de nascer filhotes heterozigotos?

02- Em dálias há um gene dominante A que representa a cor vermelha, sendo que o recessivo a determina a cor branca. Qual será a porcentagem de plantas brancas resultantes do cruzamento entre duas plantas heterozigotas para esta característica?

03- Algumas pessoas demonstram uma sensibilidade ao calor mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter é determinado por um gene dominante S. Como será o genótipo de uma pessoa normal?

04- Mendel em suas experiências estudou a coloração da flor das plantas que produziam ervilhas. Descobriu que a flor púrpura dominava a flor branca. Ao cruzar duas plantas púrpuras (heterozigotas), qual a chance de ele obter flores púrpuras homozigotas dominantes?

05- Uma mulher de sangue O teve um bebê com um homem AB . Qual a probabilidade desta criança nascer com sangue A ?

06- João tem sangue B (heterozigoto) e sua mulher tem sangue AB. Qual a chance do filho do casal ser A?

07- Observe o heredograma abaixo e faça o que se pede:
 Identifique o grau de parentesco entre:
a) 1 e 2
b) 3 e 9
c) 4 e 11




                                                                                                                                       EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA GENITAL MASCULINO E FEMININO:
 1) Considere os termos a seguir para responder as questões sobre o sistema genital feminino:


 Ovulação                   Tuba uterina   Útero              Óvulo              Ovário


a) Onde ocorre a produção do óvulo?
b) Qual é o conduto percorrido pelo gameta feminino, logo após a ovulação?
c) Qual o órgão oco e musculoso, com forma de pera, no qual o embrião se desenvolve?
d) Qual o nome da célula reprodutora feminina?
e) Como se chama o processo de liberação da célula reprodutora feminina?
2) Considere os termos a seguir para responder as questões sobre o sistema genital masculino:
         Ductos deferentes                 Pênis               Ejaculação      Próstata         Testículo                                     Epidídimo        Glândulas seminais    Sêmen



 
     
a) Líquido composto por células reprodutoras e fluídos nutritivos, eliminados pelo pênis no clímax da excitação.

b) Como se denomina a expulsão pelo pênis do fluído contendo as células reprodutoras masculinas?
c) Como se denomina o órgão produtor de células reprodutoras masculinas?
d) Qual o nome do órgão genital externo, dotado de tecidos esponjosos, que se torna ereto durante o ato sexual?
e) Como se denominam os ductos que levam os espermatozoides dos epidídimos até a uretra?
f) Qual o nome da glândula que produz uma secreção alcalina que item como função neutralizar a acidez vaginal?
g) Quais as glândulas que tem como função produzir uma secreção que forma o sêmen e nutre o espermatozoide?
h) Local onde os espermatozoides são armazenados.

GABARITO

EXERCICIOS DE GENÉTICA

   1-   100%
   2-   25%
   3- ss ( recessivo- minúsculo)
   4- 25%
   5- 50%
   6-  25%
   7- a) casal
   b) mãe e filho
   c) avô e neto
EXERCICIOS SOBRE SISTEMA GENITAL MASCULINO E FEMININO:

     1- a) ovário
b) tuba uterina
c) útero
d) óvulo
e) ovulação

2- a) sêmen
b) ejaculação
c) testículo
d) pênis
e) ductos deferentes
f) próstata
g) glândulas seminais
h) epidídimo

sábado, 17 de setembro de 2016

ATIVIDADES CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL

    
  01) A água apresenta-se sob diversas formas nos vários ecossistemas e, em nosso  
 organismo, no compartimento celular, existem, em média, 70% dessa substância. A grande  quantidade dessa substância em nosso organismo reflete, diretamente, a sua importância  para a nossa sobrevivência. A água é muito importante para os seres vivos, já que ela

A) É a substância inorgânica mais envolvida nas atividades dos diferentes tecidos.
B) É a responsável por nos fornecer energia quando seus átomos são dissociados.
C) Participa de reações que envolvem a degradação do carboidrato na digestão.
D) Reage dissolvendo um grande número de substancias por ser uma molécula apolar.

02) O corpo humano necessita ingerir diariamente uma quantidade mínima de energia para que possa exercer as suas funções. A quantidade de calorias que deve ser ingerida depende do sexo, idade e atividade física exercida pela pessoa, variando de 1.500 a 3.000 Kcal diárias. Que nutriente encontrado nos alimentos é utilizado pelo organismo como a principal fonte de energia?

A) Carboidrato
B) Lipídio
C) Proteína
D) Vitamina

03) Segundo dados publicados recentemente pelo IBGE, a taxa de fecundidade em 2006 foi de dois filhos por mulher, diferente dos índices de 1980, que apontavam 4,4 filhos por mulher. Uma das contribuições para o resultado dos índices de 2006 foi o aumento do uso de contraceptivos, como:

I – Camisinha masculina
II – Camisinha feminina
III – Pílula
IV – DIU
V – Diafragma

Dentre esses métodos contraceptivos, atuam também na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis – DSTs apenas:
A) I e II
B) I, II e IV
C) III e V
D) III, IV e V

04) Qual das seguintes alternativas apresenta apenas animais homeotérmicos?
A) Tucano, jacaré, jararaca
B) Peru, capivara, tamanduá
C) Perereca, sabiá, tartaruga
D)Peixe-boi, coelho, camaleão.

05) A diversidade de seres vivos que habitam o planeta Terra é imensa, e isso gerou a necessidade de classificá-los. Dentro da chave de classificação, o Reino é o grupo que reúne a maior quantidade de indivíduos que, embora apresentem muitas diferenças, apresentam também algumas características comuns. A imagem abaixo mostra dois exemplares que pertencem ao Reino Animal.

Uma característica comum a esses animais é a
A) classificação como seres autótrofos.
B) constituição por células eucariotas.
C) ocupação do mesmo habitat.
D) respiração através de brânquias.

06)  Alunos do ensino fundamental foram desafiados a elaborar uma lista com o nome de cinco animais que respiram retirando o oxigênio da atmosfera, reproduzem-se sexuadamente por fecundação e possuem esqueleto ósseo. Os cinco animais que preenchem todos esses requisitos são:

A) Arara, jacaré, capivara, macaco e baleia
B) Cotia, mico, siri, jacaré e peixe-boi.
C) Javali, arara, tubarão, peixe-espada e tatu
D) Ratazana, crocodilo, cavalo-marinho, sapo e cobra

07) Os animais sofreram adaptações na escalada evolutiva. Quando os primeiros seres deixaram o ambiente aquático e conquistaram a terra firme, algumas mudanças foram necessárias para que eles pudessem sobreviver nesse novo ambiente. Dentre esses animais, destacam-se os répteis. Considere as adaptações evolutivas abaixo:
I. Ovo com casca.
II. Excreção com amônia.
III. Pele rica em queratina.
IV. Respiração branquial.
Dentre essas adaptações, são características dos répteis apenas as indicadas em:
A) I e III
B) I e IV
C) II e III
D) III e IV

08)  Uma forma adequada de armazenar alimentos é guardá-los em geladeiras. Os refrigeradores cumprem bem a função de conservar por mais tempo os alimentos porque:

A) em ambientes frios o tempo passa mais devagar.
B) no interior da geladeira o alimento fica menos exposto ao oxigênio do ar.
C) o ambiente criado em seu interior é mais seco e livre de poluentes.
D) em ambientes frios os fungos e bactérias agem mais devagar.


09) As reações de combustão são aquelas que envolvem oxigênio. Elas podem ocorrer no ambiente externo ou dentro do organismo. Veja a reação abaixo:


Essa reação se caracteriza por
A) acontecer no interior da célula.
B) gastar pouco tempo para ocorrer.
C) ser classificada como endotérmica.
D) utilizar uma proteína como reagente.

10) As taxas de gás carbônico e oxigênio na atmosfera são mantidas relativamente constantes nos diversos ecossistemas devido à ocorrência do fenômeno denominado fotossíntese, que está representado na equação abaixo. Sobre a fotossíntese, pode-se afirmar que



A) Ocorre independente dos períodos de dia e da noite.
B) É produzido oxigênio, nesse fenômeno, a partir da “quebra” da água.
C) Utiliza energia proveniente do gás carbônico.
D) É um fenômeno realizado por plantas.

11) Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, as palavras que completam a frase abaixo:

Muitas plantas dependem de animais ou do vento para a ___________de suas flores. Na maioria das vezes os animais visitam as flores em busca de __________. De forma semelhante, as sementes, no processo de _____________, utilizam animais que procuram alimento em ____________ que contêm as sementes.

A) dispersão; alimentos; dispersão; flores
B) polinização; proteção; germinação; flores
C) polinização; alimentos; dispersão; frutos
D) dispersão; dispersão; germinação; frutos

12) Após a evaporação da água de uma chaleira, observa-se uma “fumaça” branca que é formada quando o vapor de água se resfria, ocorrendo uma transformação física da água. Essa transformação é denominada:
A) condensação.
B) solidificação.
C) sublimação.
D) vaporização.

13) Ao se passar roupa com um ferro elétrico, o principal processo de transmissão de calor, do ferro para a roupa, é por:
A) convecção
B) irradiação
C) reflexão
D) condução

14) A curiosidade natural do ser humano o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e físicos para conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):

(  ) Água fervendo para fazer café.
(  ) Combustão da gasolina no motor de um carro.
(  ) Funcionamento do motor elétrico de um  liquidificador.
(  ) Gordura sendo removida com detergente.
(  ) Resfriamento de alimentos na geladeira.

Assinale a resposta que contemple a ordem correta:
A) Q-Q-F-F-Q
B) F-Q-F-Q-F
C) F-Q-F-F-Q
D) Q-F-F-Q-F

15)  Foram realizados dois experimentos:
- Em um copo com cerca de 200 ml de água, foi adicionada uma colher pequena de cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha.
- Em um copo com cerca de 200 ml de água, foi adicionada uma pequena colher de açúcar. Marque a alternativa que indica corretamente o solvente de cada experimento.
A) O cloreto de sódio e o açúcar
B) A água e o cloreto de sódio
C) A água nos dois casos
D) A água e o açúcar

16) Certas atividades humanas provocam grandes desequilíbrios ambientais. Esses desequilíbrios podem levar à extinção espécies da fauna e flora. Associe as duas colunas, relacionando as atividades humanas com os seus respectivos desequilíbrios provocados.

ATIVIDADES
(1) Garimpo
(2) Uso de Fertilizantes
(3) Queima de combustíveis fosseis
(4) Consumo exacerbado

DESEQUILÍBROS
( ) Eutrofização de rios e lagos
( ) Chuva ácida
( ) Esgotamento de recursos naturais
( ) Intoxicação de seres vivos pelo mercúrio
A seqüência correta dessa associação, de cima para baixo, é
A) 1,3,4,2
B) 2,3,4,1
C) 2,4,3,1
D) 3,2,1,4

17) O cobre e outros metais são utilizados na confecção de fios elétricos, pois possuem a propriedade de:
A) serem bons condutores de eletricidade
B) não se misturarem com a água
C) serem formados de matéria orgânica
D) serem formados por carbono.

18) Um juiz de futebol correu 9 km durante os 90 min de uma partida de futebol. Qual a velocidade média do árbitro, em km/h, durante o jogo?
A) 9 Km/h
B) 10 Km/h
C) 60 Km/h
D) 6 Km/h

 GABARITO
01- A
11-C
02- A
12-A
03- A
13-D
04- B
14-B
05- B
15-C
06- A
16-B
07- A
17-A
08- D
18-D
09- A
10- D