terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VERB TO BE - SIMPLE PRESENT

Verbo SER e ESTAR                          -  Presente do Indicativo
 1 - AFFIRMATIVE FORM / FORMA AFIRMATIVA:
Forma sem Contração     
Forma Contraída
I am – eu sou/estou                                                                
I'm a student.
You are – você é/está
You're happy.
He is – ele é/está
He's my friend.
She is - ela é/está
She's here.
It is – ele(a) é/está
It's a dog.
We are – nós somos/estamos
We're classmates.
You are – vocês são/estão
You're good students.
They are – eles são/estão
They're teachers.


2 - NEGATIVE FORM / FORMA NEGATIVA:
Forma sem Contração
Forma Contraída
I am not a students.
I’m not a student.
You are not happy.
You aren't happy.
He is not my friend.
He isn't my friend.
She is not here.
She isn't here.
It is not a dog.
It isn't a dog.
We are not classmates.
We aren't classmates.
You are not good students.
You aren't good students.
They are not teachers.
They aren't  teachers.


3 - INTERROGATIVE FORM / FORMA INTERROGATIVA:
Am I a student?
Are you happy?
Is he my friend?
Is she here?
Is it a dog?
Are we classmates?
Are you good students?
Are they teachers?

ARTIGOS - ARTICLES

O artigo definido THE é usado nas seguintes situações:
ü  Diante de um substantivo que já foi previamente mencionado:

We love our house in Miami. The house is big and comfortable.
 Nós amamos nossa casa em Miami. A casa é grande e confortável.

Sheila sold her car last week. The car is black.
Sheila vendeu seu carro semana passada. O carro é preto.

ü  Diante de substantivos que são nomes de países no plural ou que incluem as palavras RepublicKingdom.. (mesmo que na tradução em português, dificilmente utilizemos o artigo):
The Dominican Republic - República Dominicana
The Phillipines - Filipinas
The United Kingdom - Reino Unido
The United States of America - Estados Unidos da América

ü  Diante de nomes de lugares geográficos (mares e oceanos, rios, desertos…):
The Sahara - O Saara
The Pacific - O Pacífico
The Amazon - O (rio)Amazonas
The Nile - O Nilo

ü  Diante de nomes de bandas, teatros, hotéis e jornais:
The Beatles
The National Gallery of London
The Telegraph
The Ritz Hotel
The New York Times
  
PRONÚNCIA DO ARTIGO THE
Quanto a pronúncia dos artigos em inglês, cada um deles tem a sua particularidade. Há dois tipos de pronúncia para o artigo definido THE. O primeiro é o som em que você deve posicionar rapidamente a língua entre os dentes. Essa pronúncia é usada somente quando o artigo está localizado antes de um substantivo que comece com uma consoante.
O som que se faz é aberto.
Exemplos:
The kids are in the backyard - As crianças estão no quintal.
Sylvia is the first one - Sylvia é a primeira.

Quando, no entanto, o THE está posicionado antes de palavras que comecem com vogais, a pronúncia muda para quase um “di”.
Exemplos:
The apple was so red - A maçã era tão vermelha!
The umbrella was golden - O guarda-chuva era dourado.

O artigo THE é omitido de uma frase se falamos de pessoas ou coisas em sentido geral ou diante de substantivos incontáveis quando usados também em sentido geral.

People should listen to good songs
As pessoas deveriam ouvir músicas boas

Believe me, I really don’t like bugs
Acredite-me, eu realmente não gosto de insetos.

After the accident, she went to the hospital
Depois do acidente, ela foi para o hospital.

Marina and Lucas visit The Phillipines once a year
Marina and Lucas visitam as Filipinas uma vez por ano.

We liked that party a lot. The party was really exciting
Nós gostamos muito da festa. A festa estava mesmo empolgante.

A/NA
A e AN  correspondem a “um”, “uma”.
A cat is an animal Um gato é um animal
He is a Brazilian man Ele é um homem brasileiro.

Usamos “A” diante de substantivos que começam com consoantes.
E utilizamos “AN” diante de substantivos que começam com som de vogal.

Confira como fica: 
A bee Uma abelha
A hospital Um hospital
A child Uma criança
A school - Uma escola
A girl - Uma garota

An elephant - Um elefante
An office – Um escritório
An apple - Uma maçã
An old song - Uma velha canção
An eraser - Uma borracha

EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E TONICIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL

       1)  Acentue as palavras quando for necessário e classifique-as quanto à tonicidade.
pagina:
elastico:
jabuti:
parametros:
etica: 
propaganda:
inaceitavel:
     referencias:
       2)   Separe as sílabas, classifique-as quanto à tonicidade e justifique, ou não, a acentuação.
concluíram:
uniformes:
unicórnio:
Pará:
saúde:
história:
hífen:
Lúcia:
leem:
náufrago:
3) Enumere as colunas de acordo com a primeira:
                1) Oxítona                          (    ) amigo               (    ) fenômenos
            2)   Paroxítona                    (    ) empresta          (    ) limpar
           3)  Proparoxítona               (    ) correção           (    ) ímã
 (    ) Cristóvão          (    ) número
 (    ) fixação
 (    ) série
 (    ) insônia


GABARITO
       Exercício nº 1
pagina: página - proparoxítona
elastico: elástico - proparoxítona
jabuti: oxítona não acentuada
parametros: parâmetros - proparoxítona
etica: ética - proparoxítona
propaganda: paroxítona não acentuada
inaceitavel: inaceitável – paroxítona acentuada, terminada em “l”
referencias: referências – paroxítona acentuada, terminada em ditongo

Exercício nº 2
concluíram: con – clu –í – ram: hiato acentuado
uniformes: u – ni- for- mes: paroxítona não acentuada
unicórnio: u – ni – cór – nio: paroxítona acentuada, terminada em ditongo
Pará: Pa – rá: oxítona acentuada, terminada em “a”
saúde: sa – ú – de: hiato acentuado
história: his – tó – ria: paroxítona acentuada, terminada em ditongo
hífen: hí – fen: paroxítona acentuada, terminada em “n”
Lúcia: Lú – cia: paroxítona acentuada, terminada em ditongo
leem: le – em: paroxítona não acentuada ou hiato não acentuado
náufrago: náu – fra – go: proparoxítona – todas são acentuadas

Exercício nº 3
2
2
1
2
1
2
2
3
1
2
3

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - ENSINO FUNDAMENTAL

OS MORANGOS
A vizinha espiou por cima do muro.
- Bom dia, seu Agenor.
- Bom dia.
- Que lindos estão estes morangos, que maravilha.
- O senhor não colhe, seu Agenor? Estão no ponto.
- Não gosto de morangos.
- Que pena, aqui em casa somos todos loucos por morangos. As crianças, então, nem se diga. Se não colher vão apodrecer no pé, uma judiação!
- É.
- Se o senhor não se incomodasse eu colhia um pouco. Já que o senhor não gosta de morangos.
- Com licença, preciso pegar o ponto na repartição.
- À vontade seu Agenor, mas... e os morangos?
- Não prestam para comer, têm gosto de terra.
- Pena, tão lindos!
Saiu pra repartição. Voltou à noite. O luar batia em cheio no canteiro de morangos. Acercou-se em silêncio. Estavam bonitos mesmo. De dar água na boca. Pena que não se pudessem comer. Suspirou fundo.
Mariana, tão linda. Linda como uma flor. Mas tão desleixada, tão preguiçosa. Comida malfeita, roupa por lavar, pratos gordurosos. E aquele gênio! Sempre descontente, exigindo tudo o que não podia lhe dar, espezinhando-o diariamente pelo seu magro ordenado.
Fora realmente uma gentil ideia plantar os morangos depois que a enterrara no jardim.

(Giselda Laporta Nicolelis)

Interpretação de texto:
1-Quem era Mariana?

2- O que aconteceu com ela?

3 – Podemos dizer que na fala: “... aqui em casa somos todos loucos por morangos.”, observamos uma forma indireta de pedir os morangos do vizinho? Por quê?

4- Qual o sinônimo mais adequado para a palavra espezinhando?

5–Por que a palavra têm está acentuada?

6 – No trecho “Voltou à noite”, o termo destacado é uma locução adverbial. Expressa que sentido?

7- De acordo com as classes gramaticais, como se classificam as palavras sublinhadas na frase a seguir?
“Que lindos estão estes morangos, seu Agenor”

8-“Linda como uma flor.” Na frase anterior, há uma conjunção, destaque-a e diga qual o seu sentido.

 9- Qual a função sintática da expressão sublinhada na frase “Não gosto de morangos”?

10- Por que as palavras gênio e silêncio são acentuadas ?

GABARITO:
1-      No texto não fica claro, mas pode-se deduzir que ela era esposa de seu Agenor.
2-      Ela morreu,talvez assassinada por ele, e enterrada no jardim.
3-      Sim, porque a vizinha insiste em elogiar os morangos, dizer que na casa dela todos são loucos por morangos”...
4-      Tratar mal, humilhar, ofender.
5-      Porque ela está no plural.
6-      De tempo.
7-      Adjetivo, verbo, pronome demonstrativo, substantivo próprio.
8-      A conjunção é como e dá ideia de comparação.
9-      Objeto indireto

10-    Porque ambas são paroxítonas terminadas em ditongo.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CONTEÚDOS ENSINO MÉDIO

PORTUGUÊSDivisão silábica; Encontros vocálicos; Acentuação gráfica; Classes gramaticais; Tempos e modos verbais : indicativo, subjuntivo e imperativo; Fonologia: Fonemas e letras; Pontuação; Crase; Homônimos e parônimos; Estrutura e formação das palavras; Análise sintática – Termos da oração; Coesão e coerência textual; Período composto por coordenação e subordinação; Emprego do hífen; Interpretação textual; Produção textual – narração e dissertação.

BIBLIOGRAFIA:
- TERRA, Ernani. Gramática de hoje. Ernani Terra, José de Nicola. São Paulo: Scipione, 2008.
- SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação. Leila Lauar Sarmento. 3ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
- TERRA, Ernani. Projeto Radix: Português. Ernani Terra, Floriana Toscano Cavalette. São Paulo: Scipione, 2005.
- ALMEIDA, Neide Aparecida et al: Linguagens e culturas: Linguagens e códigos: Ensino Médio:educação de jovens e adultos. 1. Ed.- São Paulo: Global, 2013.

LITERATURAConceito de Literatura; Linguagem literária e não literária; Denotação e conotação; Figuras de linguagem; Gêneros literários; Literatura de informação; Barroco no Brasil; Arcadismo no Brasil; Romantismo – poesia e prosa; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pré-modernismo; Modernismo no Brasil

BIBLIOGRAFIA:
- CEREJA, Roberto Willian e Thereza Amália Cochar Magalhães. Literatura Brasileira 2º Grau 1995,  Ed. Atual. São Paulo,SP.
- SIQUEIRA & BERTOLIN. Curso completo de Português. Vol. Único , 2ª edição 2003 FTD

ESPANHOLAcentuação; Verbos; Uso de muy/mucho; Uso de y/e; Uso de o/u/ó; Divisão silábica; Pronomes; Artigos; Plural e singular das palavras; Numerais; Heterossemânticos; Heterotônicos; Heterogenéricos; Horas; Vocabulário.

INGLÊSPresente continuouns Tense; Plural of nouns; Prepositions; Simple Present Tense; Simple Past Tense; Simple Future; Questions Tags; Degree of comparison; Text comprehension.

BIOLOGIACitologia; Bioquímica Celular; Origem da Vida;  Evolução; Anatomia Humana; Fisiologia Humana; Doenças relacionadas a cada um dos Sistemas; Genética; Seres Vivos; Vírus; Bactérias;  Ecologia.

BIBLIOGRAFIA:
- AMABIS, José e MARTHO, Gilberto. Fundamentos da Biologia Moderna. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999.
- FAVARETO, José Arnaldo e MERCADANTE, Clarinda. Biologia. Volume único. São Paulo: Moderna, 2000. Coleção Base.
- LOPES, Sônia. Biologia Essencial. Volume único. Saraiva, 2003.
- PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. Volume único. São Paulo: Ática, 1998
- SASSON, Sezar & SILVA Jr César. Biologia. Volume único. São Paulo: Saraiva, 1998.
- BOSCHILLA, Cleusa. Minimanual Compacto de Biologia: teoria e prática. Volume único. São Paulo: Ed Rideel, 2003
Obs: Pode haver edições mais atualizadas

FÍSICANotação científica; Mecânica: cinemática – dinâmica; Hidrostática; Termologia; Ondulatória; Acústica; Óptica geométrica; Eletricidade:  eletrostática-  eletrodinâmica; Eletromagnetismo.

BIBLIOGRAFIA
- ALVARENGA, Beatriz. MÁXIMO, Antônio. Curso de Física. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2000.
- BONJORNO, José Roberto. CLINTON, M. R. e outros. Física fundamental. Volume único. São Paulo: FTD, 1999.
- CARRON, Wilson. GUIMARÃES, Osvaldo. Física. Volume único. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
- CHIQUETO, Marcos. VALENTIM, Bárbara. PAGLIARI, Estéfano.
- Aprendendo Física. São Paulo: Editora Scipione, 1996.
- GASPAR, Alberto. Física. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Ática, 2001.

QUÍMICA Introdução -  elementos químicos: nomes e símbolos; Substâncias químicas: Mudança de estado físico, PF, PE.  Matéria, massa, volume, densidade. Substância pura, mistura ( homogênea/ heterogênea), solução e sistema. Técnicas de separação de misturas; Evolução do conceito de átomo (Teoria atômica de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr); Características do átomo: massa atômica, nº atômico e elétrons. Íons: cátion e ânion, isótopos, isóbaros e isótonos; Classificação periódica dos elementos químicos; Ligações  químicas: regra do octeto. Ligação iônica covalente e metálica; Reações químicas do cotidiano; Equações químicas; Número de oxidação; Balanceamento de equações químicas; Quantidade de matéria: massa atômica, massa molecular, mol, volume molar dos gases; Soluções: concentração comum; Funções químicas inorgânicas; Termoquímica: reações exotérmicas / endotérmicas , entalpia ∆H; Cinética química, velocidade média de uma reação química; Equilíbrio  químico; Produto iônico da água: pH  e pOH; Química orgânica: Classificação dos átomos numa cadeia carbônica.  Classificação das cadeias carbônicas; Funções orgânicas: Função hidrocarboneto e Nomenclatura;  Funções oxigenadas ( alcoóis, fenóis, éteres. Cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos) e nomenclatura; Isomeria plana. 

BIBLIOGRAFIA:
- PERUZZO, Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. Vol. 1,2,3. São Paulo: Moderna.
- CARVALHO, Antônio. Apostila Química. Sistema de Ensino IBEP Novo ensino médio . Vol único
- FELTRE, Ricardo. Quimica. Vol 1,2,3. São Paulo. Moderna.
- BARDELLA, Antonio. Química   Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Vol. Único. Ática

MATEMÁTICAConjuntos numéricos; Função do 1º grau; Função do 2º grau; Função exponencial; Função logarítmica; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Matrizes; Analise Combinatória; Trigonometria; Regra de Três; Porcentagem;  Relações métricas e trigonométricas do triângulo retângulo; Geometria plana; Geometria espacial; Geometria analítica.

BIBLIOGRAFIA:  
- DANTE, L. R. Matemática Contexto e Aplicações.  2 ª edição. Editora Ática, São Paulo, 2005. 
- IEZZI, G.; DOLCE,O.; DEGENSZAJN, -  D.,PÉRIGO,R.,ALMEIDA, N.; Conecte Matemática:ciências e aplicações.1ª edição, volume1, 2 e 3. Editora Saraiva, São Paulo, 2011.                     
- PAIVA, M. Matemática. 1ª edição.Editora Moderna, São Paulo, 2009.
- FACCHINI, W. Matemática Para a Escola De Hoje. Editora FTD, São Paulo, 2006.
- PCN+ Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, MEC. (e referências nele contidas)

GEOGRAFIACoordenadas Geográficas; Tempo geológico; Placas tectônicas; Fatores que influenciam o clima; Os grandes Biomas terrestres; A atividade Industrial no mundo; A urbanização da Humanidade; O lixo urbano e os impactos ambientais; A poluição do ar; Desenvolvimento sustentável; O Capitalismo; O Subdesenvolvimento; O Comércio Mundial; As novas migrações internacionais e a Xenofobia; Oriente Médio; América Latina; África; A formação e a expansão do território brasileiro; O espaço brasileiro; Clima do Brasil; Estrutura geológica do Brasil; Ecossistemas brasileiros; Organização político administrativa e a divisão regional do Brasil;  A industrialização no Brasil.

BIBLIOGRAFIA:
- ALMEIDA , Lúcia Marina Alves. Geografia. Volume Único. Ática.
- RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. Volume Único .Ática.

 HISTÓRIA A Pré-história e suas características; As sociedades da Antiguidade Oriental (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios e Persas);  A Antiguidade Clássica (A Grécia e a Roma Antiga);  A Sociedade Feudal, sua formação, características políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas; A Transição do Feudalismo para o Capitalismo Comercial; A Idade Moderna (o Mercantilismo, a Expansão Marítima e Comercial, o Renascimento, a Reforma Religiosa e o Estado Absolutista); A Colonização das Américas Espanhola, Inglesa e Francesa; O Brasil e sua Colonização; O Iluminismo, A Revolução Francesa e a Revolução Industrial; O processo das independências nas Américas (Espanhola, Francesa e Inglesa); O processo de independência do Brasil; O Brasil Império (O I Reinado, As Regências e o II Reinado); O Brasil na República Velha (1889 – 1930); Os Antecedentes da I Guerra Mundial, suas características e as transformações que provocou; O Entre Guerras, o Nazismo, o Fascismo, a Crise de 1929 e a Revolução Russa; O Brasil na Era de Vargas; A II Guerra Mundial, suas causas, características e as transformações que gerou; O Brasil de 1945 a 1964; O Golpe Militar de 1964 e o Regime Militar (1964-1985); A Redemocratização do Brasil, de 1985 aos dias atuais; O Mundo da Guerra Fria aos Dias Atuais.

BIBLIOGRAFIA:
- MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. História das Cavernas ao Terceiro Milênio, Vol. Único, Ed. Moderna, 3ª Edição.
- VÁRIOS AUTORESTempo Espaço e Cultura: Ciências Humans: Ensino Médio: educação de Jovens e Adultos. – 1ª Ed..- São Paulo: Global 2013. – (Coleção Viver, Aprender
- PCN+ Ensino Médio. Ciências

SOCIOLOGIAO Estudo da Sociedade Humana. A Sociologia; Conceitos Básicos para a Compreensão da vida social: Isolamento social, Contatos Sociais, Comunicação, Interação Social e Processos Sociais; Os Agrupamentos Sociais: Grupos Sociais, Mecanismos de Sustentação, Status e Estrutura e organização Social; Fundamentos Econômicos da Sociedade: Processos de produção e Modos de Produção; Estratificação e Mobilidade Social; A Cultura: Os elementos da Cultura, crescimento do patrimônio cultural; Instituições Sociais: O que são? O Estado; Mudança Social:  O que é a mudança social? Causas, fatores contrários e consequências.

BIBLIOGRAFIA:
- OLIVEIRA, Pérsio Santos de. INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, Editora Ática, São Paulo, SP.
- VÁRIOS AUTORESTempo Espaço e Cultura: Ciências Humans: Ensino Médio: educação de Jovens e Adultos. – 1ª Ed..- São Paulo: Global 2013. – (Coleção Viver, Aprender
PCN+ Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias, MEC. (e referências nele contidas)

FILOSOFIAO que é Filosofia? A História da Filosofia; O Conhecimento; A Moral e a Ética; O Individuo e a Sociedade; A Ideologia; Cidadania e Política; Trabalho e Realização; A Civilização Tecnológica.

BIBLIOGRAFIA:
- Cordi, Cassiano, diversos autores. PARA FILOSOFAR Editora Scipione. SP.  
- VÁRIOS AUTORESTempo Espaço e Cultura: Ciências Humanas: Ensino Médio: educação de Jovens e Adultos. – 1ª Ed..- São Paulo: Global 2013.
- PCN+ Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias, MEC. (e referências nele contidas)