segunda-feira, 15 de junho de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA
CIDADES
- Cidade é uma área densamente povoada  e nela existem zonas comerciais, industriais e  residenciais.
-  O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). 
- Cidades são sedes de municípios. Elas existem em todos os países e cada  cidade tem sua história, arquitetura, cultura, religião,  entre outros.
- As cidades foram construídas pelo trabalho físico e mental do homem, ou seja, ela é uma construção social que ocupa o espaço geográfico, o qual foi  transformado de forma significativa pelo homem.
- Devido as diferentes origens, história, importância política e econômica, as cidades são classificadas de maneira diferente. Por exemplo, conforme a origem, classificamos as cidades em:

- CIDADES NATURAIS: surgiram e se desenvolveram sem planejamento prévio, ou seja, naturalmente. Nelas, geralmente, as ruas são estreitas,  o que dificulta a mobilidade e o fluxo de pessoas e veículos, além de outros problemas. Como exemplo, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

- CIDADES PLANEJADAS: surgiram a partir de um projeto ou plano diretor, o qual foi discutido e analisado. Nele existe a preocupação com a configuração da cidade, como por exemplo, a  largura das ruas, o espaço para o comércio, para as residências, para as indústrias e outras funções. Como exemplo de cidades planejadas no Brasil temos Teresina (fundada em 1851), Aracaju (1858), Belo Horizonte (1898), Goiânia (1937), Brasília (1960)  e Palmas (1990).

- As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

- CIDADES INDUSTRIAIS: possuem um grande número de indústrias, sendo essa a principal atividade econômica. Por exemplo, a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

- CIDADE COMERCIAL:  a principal atividade econômica são as transações comerciais e a prestação de serviços. Por exemplo, podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

- CIDADES PORTUÁRIAS:  as atividades econômicas estão ligadas  à exportação e importação em portos. Por exemplo, temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

- CIDADES TURÍSTICAS:  tem como principal atividade econômica a indústria do turismo. Por exemplo, as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

- CIDADES RELIGIOSAS:  se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Aparecida (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

- CIDADES HISTÓRICAS: possuem um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar. Por exemplo, Sabará e Petrópolis (Brasil), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra).

PRINCIPAIS CONCEITOS:

- METRÓPOLE: define uma cidade grande em dimensões territoriais e populacionais e com relevante influência econômica, jurídica, administrativa, cultural e política dos centros urbanos. As metrópoles, cidades grandes, com imensa densidade populacional, são conhecidas desde a antiguidade, mas somente no século XX tomaram as proporções que conhecemos hoje. Como exemplo de metrópoles brasileiras, temos São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Em outros países, podemos citar Tóquio, Nova Iorque, Cidade do México, Paris e Londres.

- REGIÃO METROPOLITANA: são as áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si, exercendo uma relação de dependência estrutural. Por exemplo, a região metropolitana de Porto Alegre, onde a metrópole exerce influência funcional, econômica e social sobre o municípios menores, os quais estão interligados a ela.

OBS.: a partir da organização metropolitana é que surgem as Conurbações.

CONURBAÇÃO: unificação urbana de cidades devido ao crescimento demográfico, ou seja, é a “integração” das cidades com seus arredores.

- METRÓPOLES REGIONAIS: cidades que possuem maior importância regional;
- METRÓPOLES NACIONAIS: as cidades consideradas mais importantes do país;

- MEGALÓPOLE: é uma grande região urbana formada por diferentes metrópoles conurbadas, ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. Apresentam problemas como esgotamento dos serviços e bens públicos, redução da sensação de segurança, especulação imobiliária e pressão ao meio ambiente. Por outro lado, são focos de investidores nos setores de serviços, comércio e indústria.

ENTÃO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE METRÓPOLE E MEGALÓPOLE? Metrópole  é uma grande cidade, a qual possui mais de 1 milhão de habitantes e que têm alta concentração econômica, já a Megalópole  é a conurbação  de várias metrópoles. Por exemplo, nos EUA existe a Megalópole de BosWash que é a região que  vai de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles como Nova York, Filadélfia e Baltimore.

- MEGACIDADES: são cidades que têm mais de 10 milhões de habitantes, segundo a classificação da ONU. Atualmente, de acordo com a ONU, há 28 megacidades no mundo e, juntas, abrigam 453 milhões de habitantes. Dezesseis delas estão localizadas na Ásia. Quatro na América Latina, três na África e Europa. Conforme a ONU, até 2030, a quantidade de megacidades passe para 41.

- CIDADES GLOBAIS: também são chamadas de cidades mundiais. São cidades grandes e de intensa influência econômica, política e cultural. O conceito foi introduzido por Saskia Sassen em 2011, para determinar o caráter global de Londres, Nova Iorque e Tóquio na obra "The Global City". Conforme Saskia, o fenômeno da globalização criou e facilitou locais geográficos estratégicos conforme a hierarquia de suporte ao funcionamento das finanças e do comércio. A abrangência globalizada é o que diferencia as cidades globais das metrópoles. As cidades globais são classificadas em três níveis, o alfa, o beta e  gama. A classificação obedece o critério de conectividade internacional.

FONTE:
https://www.todamateria.com.br/metropole-e-megalopole/
https://beduka.com/blog/exercicios/geografia-exercicios/exercicios-sobre-geografia-urbana/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

ATIVIDADES:

1- Centros urbanos como Londres, São Paulo e Nova York têm como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços. Por esse motivo, funcionam como polos atrativos de população interessada nessas características.
A que tipo de cidade refere-se o fragmento acima?
(A) Comerciais
(B) Industriais
(C) Planejadas
(D) Portuárias
(E) Religiosas

2- A cidade do Rio de Janeiro recebe todos os anos milhares de pessoas de diversas partes do país e do mundo. O estado atrai muitos visitantes por sua beleza natural (possui uma costa com 635 quilômetros de extensão banhada pelo oceano Atlântico), além de eventos como o carnaval. A importância histórica da cidade também é considerada, tendo em vista que o Rio de Janeiro tem mais de quatrocentos anos e foi sede do Império e capital da República.
Em que classificação se encaixa a cidade do Rio de Janeiro?
(A) Cidade religiosa
(B) Cidade comercial
(C) Cidade industrial
(D) Cidade turística
(E) Cidade religiosa

3- A respeito das características das cidades, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
(A) De acordo com sua origem, as cidades podem ser classificadas em naturais ou planejadas.
(B) Cidade e município são sinônimos que representam aglomerações de seres humanos. Estão presentes em quase metade dos países do globo.
(C) As cidades são construções sociais que promovem significativas modificações na paisagem e nas relações entre as pessoas e o espaço natural e entre os próprios indivíduos.
(D) As cidades resultam do trabalho físico e mental humano, ou seja, são um espaço produzido pelo homem.
(E) As cidades diferem-se quanto à história, importância econômica e política, permitindo, assim, categorizá-las em relação à sua função e grau de influência.

4- As metrópoles e suas regiões metropolitanas, em linhas gerais, consolidam-se a partir de uma cidade-núcleo principal e as cidades-satélites a ela interligadas econômica, estrutural e socialmente. Quando essa interligação é observada sob o aspecto da contiguidade espacial geográfica, dá-se o nome de:
(A) Continuidade urbana
(B) Urbanização
(C) Metropolização
(D) Conurbação
(E) Integração territorial

5- No mapa abaixo, podemos observar a representação de um dos maiores eixos econômicos e populacionais do mundo, chamado de “BosWash”, que aglomera estruturalmente importantes centros urbanos dos Estados Unidos, incluindo várias Cidades Globais.
Eixo BosWash, Estados Unidos * Título: Bos-Wash
* Créditos da imagem: Bill Rankin / Wikimedia Commons

Na referida representação cartográfica, temos um dos principais exemplos internacionais de:
(A) Megalópole
(B) Região metropolitana
(C) Conjunto metropolitano
(D) Macrometrópole
(E) Metápole

6- As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
(A) Possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
(B) Apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
(C) Serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
(D) Não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL




















- Foi proclamada em 7 de setembro de 1822, por D. Pedro.
- D. Pedro foi aclamado imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I. Foi  coroado no dia 1º/12/1822.

ANTECEDENTES:

 A REVOLUÇÃO DO PORTO
- Após a fuga da Família Real, Portugal enfrentava uma grave crise econômica e o governo estava nas mãos dos ingleses.
- Surge um movimento revolucionário que teve início na cidade do Porto em 24 de agosto de 1820.
- A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivos: tirar o poder das mãos dos ingleses, exigia a volta de D. João VI para Portugal, a elaboração de uma Constituição para Portugal e a recolonização do Brasil.
- Em 26 de abril de 1821, D. João VI  parte para Portugal, porém deixa como Regente do Brasil D. Pedro.

 

DO DIA DO FICO À INDEPENDÊNCIA

- As Cortes de Lisboa tomaram inúmeras medidas para diminuir o poder de D. Pedro. Pretendiam  por fim à autonomia do Brasil.
- Com o pedido das Cortes para que D. Pedro volte a Portugal, inicia um movimento no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, o Príncipe Regente recebe um pedido com 8.000 assinaturas solicitando que não abandone o Brasil.
- Como resposta, D. Pedro disse: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico".
- Esse dia ficou conhecido como  “Dia do Fico” e era  um passo para a independência do Brasil.
- No Brasil havia muitos partidários dos portugueses, os quais pressionavam para o retorno de D. Pedro a Portugal.
- Várias alterações foram feitas no governo, os ministros portugueses demitiram-se. D. Pedro formou um novo ministério, sob o comando de José Bonifácio.
- Em maio, o governo  estabeleceu que as determinações de Portugal só poderiam ser obedecidas  após a aprovação de D. Pedro.
- Na Bahia ocorria uma luta entre tropas portuguesas e brasileiras. Com isso, as Cortes tomaram algumas medidas:
* declararam a Assembleia Constituinte reunida no Brasil ilegítima.
* o governo de D. Pedro foi declarado ilegal.
* D. Pedro deveria regressar imediatamente a Portugal.
- Os grandes proprietários de terras e grandes comerciantes temiam a recolonização e apoiavam a separação, pois queriam preservar a liberdade de comércio e a autonomia administrativa, na qual eram favorecidos. O restante da população permaneceu na  mesma situação política e econômica e a escravidão,  continuava.

GRITO DO IPIRANGA: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE!"
- No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro estava às margens do riacho Ipiranga em SP, quando recebeu  decretos de Lisboa, um dos quais o colocava sujeito às autoridades das Cortes.
- Assim decidiu que era o momento de cortar os laços existentes entre Brasil a Portugal.

GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
- Com a  declaração de independência, as províncias do ParáBahiaMaranhão continuaram  fiéis a Portugal, dando  início a chamada Guerra de Independência do Brasil
- A Guerra de Independência envolveu conflitos  isolados em algumas  províncias e duraram até 1824.
- Todas as províncias foram conquistadas pelas tropas brasileiras. Assim D. Pedro consegue controlar todo o território brasileiro.
- Com a mediação da Inglaterra, Portugal aceitou negociar o reconhecimento da independência brasileira.
- Com a independência, o Brasil  tornou-se soberano.
- Na América do Sul, o Brasil foi a única monarquia, pois as outras nações organizaram-se como repúblicas.
- D. Pedro foi coroado imperador e nomeado como D. Pedro I em 1º/12/1822.
- O Brasil se endividou, pois Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.

Fonte:
https://www.todamateria.com.br/independencia-do-brasil/
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/independencia-brasil-1822.htm

ATIVIDADES

1- Um evento ocorrido em Portugal foi de suma importância para a deflagração da Independência do Brasil, já que obrigou D. João VI a cruzar novamente o Atlântico, em retorno a Portugal. Qual foi esse evento?
(A) Revolução da Maria da Fonte
(B) Revolta da Patuleia.
(C) Revolta Liberal do Porto.
(D) Revolução dos Cravos.

2- A respeito da independência do Brasil, é correto afirmar que:
(A) Implicou em transformações radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monár­quico.
(B) Significou a instauração do sistema republicano de governo, como o dos outros países da América Latina.
(C) Trouxe consigo o fim do escravismo e a imple­mentação do trabalho livre como única forma de trabalho e o fim do domínio metropolitano.
(D) Implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.
(E) Decorreu da luta palaciana entre João VI, Carlota Joaquina e Pedro I, e teve como consequência imediata a abertura dos portos.

3- A respeito da independência do Brasil, é válido con­cluir que:
(A) As camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.
(B) O liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
(C) A independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participa­ção popular.
(D) A independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
(E) A independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.

4- Observe o seguinte texto:
“Ser livre
um povo livre vive num país livre
na cidade livre, na rua livre, na casa livre
colônia e escravidão
caminham na mesma direção
quem declara independência
e não declara abolição
vai ver não é livre nada
apenas mudou de patrão
A Liberdade da Nação é a
Soma das liberdades de cada cidadão”.
Milton Nascimento e Fernando Brant

Com relação ao dia 7 de setembro, pode-se afirmar que:
(A) A independência demonstrou que, mesmo não havendo abolição da escravidão, houve ganhos, especialmente para o povo, com a separação de Portugal.
(B) Dom Pedro I mudou os moldes da economia brasileira, não permitindo que se reproduzissem as mesmas características do período colonial.
(C) Ao se instaurar a Monarquia do Brasil, seguindo o modelo da monarquia norte-americana, rompiam-se os acordos econômicos com a Inglaterra.
(D) A Monarquia Brasileira passou a ser organizada a partir dos ideais populares e não dos interesses da aristocracia rural.
(E) A independência concretizou as aspirações da elite agrária brasileira.

5- Analise as seguintes afirmativas sobre independência do Brasil e coloque (V) para as sentenças Verdadeiras e (F) para as Falsas.
(__) Enquanto em algumas províncias, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, a independência era festejada, nas províncias controladas por portugueses leais à metrópole, o movimento teve forte resistência e ocorreram muitas mortes.
(__) As principais modificações ocorridas após a independência foram o rompimento com Inglaterra e a perda de poder dos grandes latifundiários.
(__) Apesar da participação de negros e índios nas lutas pela independência, a situação econômica dessas duas camadas sociais não sofreu alteração, pois não houve mudança na estrutura econômica e social.
(__) As províncias da Bahia, Piauí, Pará e Cisplatina foram as primeiras a aderir a independência e as únicas onde não houve resistência.
Assinale a alternativa correta:
(A) V-F-V-F
(B) F-F-V-F
(C) V-F-V-V
(D) V-V-V-F
(E) F-F-V-F

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

PROF. EDUARDO

Peso x Massa

Peso é uma força invisível que atrai os corpos para a superfície da Terra. Massa, por sua vez, é a quantidade de matéria presente em um corpo.












  É comum ouvirmos as seguintes frases: “Eu peso 85 kg”, “Estou acima do meu peso”, “O peso ideal para sua altura é 75 kg”. Popularmente, estamos associando a medida observada ao subirmos em uma balança à palavra peso. Essa argumentação utilizada por grande parte das pessoas está totalmente equivocada, pois não podemos relacionar peso com a massa de um corpo, que é a grandeza verificada na balança. As definições corretas são:

Peso é uma força “invisível” que atrai os corpos para a superfície da terra. Dessa forma, o nosso peso varia de acordo com o valor da gravidade, diferente em outros planetas e satélites naturais do sistema solar.
Massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. Dizemos que a massa de uma pessoa é a mesma em qualquer lugar, qualquer planeta.
 Quando nos referimos ao peso, dizendo que seu valor depende da gravidade, então estamos colocando em prática a 2ª lei de Newton, demonstrada pela fórmula matemática:
 P = m x g
P: peso (N)       
m: massa(kg)         
g: aceleração da gravidade (m/s2)

EXERCÌCIOS:
1- Continuando com mais um exemplo, vamos determinar o peso de uma pessoa com massa igual a 57 kg, na terra, na lua e em júpiter. Mas para isso, precisamos conhecer as acelerações da gravidade que estão presentes na tabela a seguir: ( terra: 9,8 m/s2 ; lua: 1,6 m/s2 ; júpter: 25 m/s2 )
2- Qualquer lugar próximo à superfície da Terra tem aceleração gravitacional de valor muito próximo a 9,8 m/s2. Determine o valor do peso de uma pessoa cuja massa é igual a 60 kg.
3- Numa viagem espacial, leva-se um conjunto de equipamentos cujo peso é 900 N medido num local da terra onde a gravidade é aproximadamente 10 m/s2. Com base nesses dados responda:
a) Qual é a massa desse conjunto de equipamentos aqui na terra:
b) Que valor terá a massa desse equipamento se for medida na lua:
c) qual a intensidade da força peso desse conjunto na lua: dados gravidade da lua = 1,6 m/s2

RESPOSTAS:

1.      Na terra                P = 57 x 9,8 → P = 558,6 N
         Na lua                   P = 57 x 1,6 → P = 95,19 N
         Em Júpiter            P = 57x 25 → P = 1 305,3 N

2.      P=60 x 9,8
         P=588 N

3.  a)900 = m.10
         m= 900 = 90 kg
                 10
b) O mesmo valor que na terra já que a massa não muda de um planeta para outro, então 90 kg.
c)p = 90 . 1,6 = 144 N 

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID

LIGAÇÕES QUÍMICAS – COVALENTE







BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID








ATIVIDADES:
1 - Pai da genética.
A - Gregor Mendel
B - Sindrome de Down
C – Dominante
2- Gene que determina a característica no cruzamento.
A – dominante
B – ogm
C - Sindrome de Down 
3 - Termo utilizado quando os genes alelos são idênticos?
A – homozigose
B – genes
C – alelos
4- Designação da constituição genética (conjunto de genes) do indivíduo, representada por letras.
A – cromossomo
B – genótipo
C – fenótipo
5 - Termo utilizado quando os genes que formam os alelos não são idênticos entre si?
A – hereditariedade
B – locus
C – heterozigose
6 - É a manifestação do genótipo do indivíduo (características observáveis) . Pode ser influenciado pelo ambiente.
A – fenótipo
B – Mendel
C – genes
7- Nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
A – hereditárias
B – meiose
C – Gregor Mendel 
8- Representação de um genótipo homozigoto dominante:.
A – Bb
B – BB
C – bb
9- Representação de um genótipo heterozigoto dominante:.
A – Bb
B – BB
C – bb
10- Representação de um genótipo homozigoto recessivo:.
A – Bb
B – BB
C – bb
11- A representação  do genótipo de pessoas albinas ( recessivo) é:
A – aa –  homozigoto recessivo
B – AA – homozigoto dominante
C – Aa – heterozigoto