segunda-feira, 27 de julho de 2020

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO

PROF. ÂNGELA




EXERCISES
01 - Sublinhe a opção correta (some ou any):
a) There are some / any strawberries in the fridge.
b) Are there some / any pens on the desk?
c) There aren't some/ any cats in my house.
d) I've got some / any sandwiches in my bag.
e) Would you like some / any coffee?
f) We haven't got some / any biscuit.
g) There aren't some / any pineapples.
h) Are there some / any eggs in the fridge?
i) There isn't some / any lemonade in the bottle.
j) We've got some / any money in our bag.
k) There isn't some / any ice cream.
l) There is some/ any milk in the carton.
m) Would you like some / any pizza?
n) Is there some / any cheese?

02 - Complete os diálogos com some ou any:
A: Are there ________ biscuits?
B: Yes, would you like ________?
A: Yes, I'd like one, please.
B: Would you like _________tea?
A: Yes, thank you.
A: We need _______ cheese, and ________ bananas.
B: No, we don't need _________cheese. There is ________ in the fridge.
A: OK, then.

               03 - Complete the sentence correctly:
Don’t make ______ noise! He wants to get _______ sleep.
a) some – no
b) any – some
c) some – any
d) any – any
e) no – some

04 - He doesn’t want ______ fruit.
a) any
b) none
c) not
d) some
e) no

GABARITO
1 -
a)    some
b)   any
c)    any
d)   some
e)   some
f)    any
g)   any
h)   any
i)     any
j)    some
k)   any
l)     some
m)  some
n)    any

2 - A: Are there any biscuits?
B: Yes, would you like some?
A: Yes, I'd like one, please.
B: Would you like some tea?
A: Yes, thank you.

A: We need some cheese, and some bananas.
B: No, we don't need any cheese. There is some in the fridge.
A: OK, then.

03 – B

04 - A

MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

PROF. KÁTIA

Olá pessoal!
Depois de assistir a esse vídeo, tentem resolver os seguintes problemas envolvendo equações de 2° grau.

https://www.youtube.com/watch?v=J7x9o9beXwg

2)A soma de um numero com o seu quadrado é 90. Calcule esse número. 

3) A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse número

3) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1. Calcule esse número.

4) A diferença entre o quadrado e o dobro de um mesmo número é 80. Calcule esse número

5) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número. Calcule esse número

6) A soma do quadrado de um número com o seu triplo é igual a 7 vezes esse número. Calcule esse número.

7) O quadrado menos o quádruplo de um numero é igual a 5. Calcule esse número

8) O quadrado de um número é igual ao produto desse número por 3, mais 18. Qual é esse número?

9) O dobro do quadrado de um número é igual ao produto desse número por 7 menos 3. Qual é esse número?

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

PROF. EDUARDO

TEMPERATURA
A temperatura é uma grandeza física que mede o nível de agitação das partículas (átomos ou moléculas ) que constituem o corpo. Quanto mais agitadas elas estiverem, maior será a temperatura do corpo.
         Portanto as palavras quente e frio, estão associadas à temperatura de um corpo. Uma das maneiras de medir a temperatura é com a ajuda de um termômetro.

CALOR
        Calor é a energia térmica em trânsito, isto é, a energia transferida de um corpo para outro quando existe essa diferença de temperatura entre eles.
       Assim é errado dizer estamos com calor. A energia que temos em nossos corpos é a interna. Damos nome de calor somente para energia quando está passando de um ``lugar`` para outro.
        Se você por exemplo encostar sua mão no trinco da porta, e este estiver com a temperatura menor que a temperatura de sua mão, parte de sua energia interna passará para o trinco. Ai sim podemos dizer que o trinco está recebendo uma certa quantidade de calor.

EQUILIBRIO TÉRMICO
       O que acontece quando um pedaço de ferro quente é colocado em uma vasilha contendo determinada porção de água fria? Há uma transferência de calor do ferro, para a água fria, fazendo com que o ferro esfrie e a água aqueça. Essa transferência cessa quando a água e o ferro atingem o equilíbrio térmico, isto é, quando ambos atingem a mesma temperatura.
      Obviamente esse fenômeno não ocorre apenas entre o ferro quente e a água fria, mas com quaisquer corpos que, estejam a temperaturas diferentes.
       A transferência de calor, sempre se transfere de um corpo com temperatura mais alta, para um corpo com temperatura mais baixa.

ESCALAS TERMOMÈTRICAS:
       As três mais conhecidas e utilizadas são o celsius (ºC), o Fahrenheit (ºF) e o Kelvin (K).


Abaixo temos quatro fórmulas que podem ser utilizadas para transformações de escala:
Observação:
A escala Kelvin também é conhecida como a escala absoluta, pois nela, diferentemente da célsius e Fahrenheit, o zero está relacionado a um estado mínimo de agitação molecular. A escala Kelvin é obtida pelo prolongamento da célsius até – 273 ºC, que é a temperatura na natureza, conhecida como zero absoluto (0 K). Kelvin também é a unidade padrão de temperatura no S.I.

SENSAÇÃO TÉRMICA
       Através do tato, podemos perceber certas características dos corpos que se toca. essas sensações nos permitem dizer, por exemplo, se um corpo esteja quente, frio ou morno.
Embora essas apreciações estarem sujeitas a erros, servem como uma primeira noção do estado térmico de um corpo.
         Essa sensação térmica também depende da condutividade térmica do material, então para termos uma medida mais precisa da temperatura devemos utilizar o termômetro.

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID
Massa molecular (MM)
É a massa da molécula medida em unidades de massa atômica. Para cálculos estequioméricos, utiliza-se a unidade gramas (g).
O cálculo da massa molecular é feito a partir das massas atômicas dos elementos e a soma dos seus átomos na molécula. Assim:

H2O (água)
O = 1x 16 = 16
H = 2 x 1 = 2
MM = 16 + 2 = 18g ou 18u
Na fórmula da água, há 1 átomo de O, que é multiplicado pela sua massa atômica (16), resultando em 16. Há dois átomos de H, que multiplicados pela sua massa atômica (1), resultam em 2.
Estes resultados são somados e desta forma encontramos o valor da massa molecular, 18g ou 18u. Veja outros exemplos:

CO2 (dióxido de carbono)
O = 2 x 16 = 32
C = 1 x 12 = 12
MM = 32 + 12 = 44g ou 44u

C12H22O11 (sacarose)
O = 11 x 16 = 176
H = 22 x 1 = 22
C = 12 x 12 = 144
MM = 176 + 22 + 144 = 342g ou 342u

Mg(OH)2  (hidróxido de magnésio)
H = 2 x 1 = 2
O = 2 x 16 = 32
Mg = 1 x 24 = 24
MM = 2 + 32 + 24 = 58g ou 58u

Ca(NO3)2  (nitrato de cálcio)
O = 6 x 16 = 96
N = 2 x 14 = 28
Ca = 1 x 40 = 40
MM = 96 + 28 + 40 = 164g ou 164u

CuSO4.5H2O (sulfato cúprico penta-hidratado)
O = 5 x 16 = 80
H = 10 x 1 = 10
O = 4 x 16 = 64
S = 1 x 32 = 32
Cu = 1 x 63,5 = 63,5
MM = 80 + 10 + 64 + 32 + 63,5 = 249,5g ou 249,5u

https://www.soq.com.br/conteudos/em/estequiometria/p1.php


1) Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as massas moleculares corretas das seguintes substâncias: H2SO4, H4P2O7, Al2(SO4)3, Ca3[Fe(CN)6]2.

(Dados: Massas atômicas: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16, Al = 27, P = 31; S = 32; Ca = 40 e Fe = 56).
a) 98 u, 178 u, 107 u, 272 u.
b) 98 u, 178 u, 342 u, 544 u.x
c) 98 u, 178 u, 134 u, 696 u.
d) 98 u, 178 u, 342 u, 356 u.
e) 98 u, 178 u, 310 u, 308 u.

2) A massa de três átomos de carbono 12 é igual à massa de dois átomos de certo elemento X. Pode-se dizer, então, que a massa atômica de X, em u, é:
(Dado: massa atômica do carbono = 12 u.)
a) 12.
b) 36.
c) 24.
d) 3.
e) 18.x

3) Considere as seguintes afirmações:
I – A massa molecular é a massa da molécula expressa em u.
II – A massa molecular é numericamente igual à soma das massas atômicas de todos os átomos da molécula.
III – A massa molecular indica quantas vezes a molécula pesa mais que 1/12 do átomo de 12C.
São verdadeiras:
a) Todas.x
b) Nenhuma.
c) Somente I e II.
d) Somente I e III.
e) Somente II e III.

4) Quantas vezes a massa da molécula de glicose (C6H12O6) é maior que a da molécula de água (H2O)? (Dados: massas atômicas: H = 1; O = 16, C = 12).
a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 8.
e) 10.
x

5) As massas moleculares do álcool etílico (C2H5OH) e do ácido acético (C2H4O2) são respectivamente:
 a) 60 u e 46 u
 b) 66 u e 40 u
 c) 46 u e 66 u
 d) 40 u e 66 u
 e) 46 u e 60 u x

6) Dados: H = 1 u; C = 12 u; O =16 u 02. O ácido oxálico (H2C2O4) é utilizado para tirar manchas de ferrugem em tecidos. A massa molecular do ácido oxálico é:
a) 30 u
b) 60 u
c) 90 u x
d) 120 u
e) 150 u


RESPOSTAS
Questão 1
Alternativa “b”.
MM =    H2             S           O4
MM = 
(2 . 1) + (1 . 32) + (4 . 16)32 + 64 = 98 u

MM =    H4            P2              O7
MM = 
(4 . 1) + (2 . 31) + (7 . 16)4 + 62+ 112 = 178 u

MM =    Al2                    (SO4)3
MM = 
(2 . 27) + (3 . 32) + (12 . 16)54 + 96 192 = 342 u

MM = Ca3[Fe(CN)6]2 =    Ca3           Fe2           [(C)6]2         [(N)6]2
                         MM = 
(3 . 40) + (2 . 56) + (12 . 12) + (12 . 14) = 120 + 112 + 144 + 168 = 544 u

Questão 2
Alternativa “e”.
3 átomos de C = 3 . 12 = 36
2 . X = 36
x = 36/2 = 18

Questão 3
Alternativa “a”.
Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 4
Alternativa “e”.
A massa molecular da glicose é dada por:
MM = CH12 O6
MM = (6 . 12) + (12 . 1) + (6 . 16) = 72 + 12 + 96 = 180 u
Já a massa molecular da água é dada por:
MM = HO
MM = (2 . 1) + (1 . 16) = 18 u
Assim, a massa da molécula de glicose (C6H12O6) é 10 vezes maior que a da água: 180 / 18.

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID
                              Origem da vida

Mapa mental — Origem da vida

O conteúdo sobre a origem da vida é extenso e com muitos detalhes. Pensando em facilitar o seu estudo, preparamos um mapa mental sobre a origem da vida que mostra todas as teorias e experimentos importantes para entender o surgimento dos seres vivos.




























EXERCÍCIOS
1) Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome da teoria que defende que a vida surgiu no planeta a partir de organismos provenientes de outras partes do universo.
a) Abiogênese.
b) Geração espontânea.
c) Evolução química.
d) Panspermia.x
e) Seleção natural.

2) A origem da vida é explicada por diferentes teorias. Em uma delas, sugere-se que a vida surgiu devido à presença de gases na atmosfera que sofreram a ação de descargas elétricas e radiações, fazendo com que moléculas inorgânicas dessem origem a moléculas orgânicas. Essa ideia é conhecida como
a) Abiogênese.
b) Geração espontânea.
c) Evolução química.x
d) Panspermia.
e) Seleção natural.

3) A origem da vida sempre foi motivo de muita pesquisa e dúvidas. Inicialmente, acreditava-se que a vida surgia a partir de matéria inanimada, uma teoria conhecida como
a) Biogênese.
b) Geração espontânea.x
c) Evolução química.
d) Evolução molecular.
e) Seleção natural.

4) São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:
a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.x
b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.
c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.
d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.
e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

5) O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:
a) Aminoácido.
b) Coacervado.x
c) Micro-organismo.
d) Enzima.
d) Proteína.

 6)  Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como por exemplo:
I – formação das primeiras células;
II – formação de moléculas orgânicas complexas;
III – aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
IV – surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.
Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.
a) I – II – IV – III
b) II – III – IV – I
c) I – IV – III – II
d) II – I – III – IV
x

7) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antártida, fortes indícios de vida fora da Terra. Entre as certezas e dúvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram:
a) todas autótrofas devido à escassez de alimentos nos oceanos primitivos.
b) fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas moléculas orgânicas.
c) heterótrofas que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.
x
d) fungos primitivos com capacidade de atividade fotossintética.
e) aeróbias graças à abundância de átomos de oxigênio existente nas águas do oceano.

8) Relacione o pesquisador a descrição do seu experimento:
"Colocou pedaços de carne em frascos, mantendo alguns abertos e outros cobertos por um tecido fino. Depois de alguns dias, observou que moscas entravam e saíam dos frascos abertos...".
a) Pasteur.
b) Redi.x
c) Spallanzani.
d) Aristóteles.

9) Os primeiros seres vivos eram unicelulares, com uma molécula de material hereditário em seu interior, semelhante a seres procariontes. e se alimentavam de matéria orgânica em abundância nos oceanos primitivos. Os cientistas acreditam que esses primeiros seres eram:
 a) Autótrofos.
b) Pluricelulares.
c) Heterótrofos.x
d) aeróbios.

10) Entre as modificações que ocorreram nas condições ambientais de nosso planeta, algumas foram causadas pela própria atividade dos seres. Os organismos iniciais, ao realizarem a fermentação, determinaram uma grande alteração na atmosfera da Terra primitiva, porque nela introduziram o:
a) gás oxigênio.
b) gás carbônico.
x
c) gás nitrogênio.
d) vapor d'água.

11) Em uma experiência, Francisco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram. Essa experiência ilustra o princípio da:
a) Teoria Celular.
b) biogênese.
x
c) sucessão ecológica.
d) origem da célula.