segunda-feira, 30 de novembro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

REPÚBLICA POPULISTA: 1945-1964

- POPULISMO: conjunto de práticas políticas, com o objetivo de manipulação – por parte do Estado ou dos políticos – dos interesses da classe trabalhadora. A prática populista tem como objetivo  conquistar o apoio das massas – principalmente a urbana.

GOVERNOS DO PERÍODO:

EURICO GASPAR DUTRA (1946/1951):


- Marcado pela aliança política PSD/PTB.

- Apresentou aspectos conservadores.

- Em setembro de 1946 foi promulgada uma nova constituição: manteve a república presidencialista e o princípio federativo. Foi instituído o voto secreto e universal e a divisão do estado em três poderes ( Executivo, Legislativo e Judiciário).

- Na política externa, seu governo foi marcado pela aproximação com os EUA (Guerra Fria).

- Rompeu  relações diplomáticas com a URSS e o Partido Comunista foi colocado na ilegalidade.

- Na política interna, foi colocado em prática o Plano Salte (saúde, alimentação, transporte e energia). Houve a pavimentação da rodovia Rio-São Paulo e a instalação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

- A inflação cresceu, devido ao aumento da emissão de papel-moeda. Ao mesmo tempo elevava-se o preço do café e das matérias-primas, auxiliando a balança comercial brasileira.

 

GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1951/1954)

- Seu governo foi  marcado pelo nacionalismo e pelo intervencionismo estatal na economia, trazendo insatisfações ao empresariado nacional e ao capital internacional.

- Em 1951 o nacionalismo econômico efetivou-se no projeto do monopólio estatal do petróleo. O slogan “O PETRÓLEO É NOSSO”, resultou na criação da Petrobrás – empresa estatal que monopolizou a exploração e o refino do petróleo no Brasil.

- Vargas planejava a criação da Eletrobrás para monopolizar a geração e distribuição de energia elétrica. Propôs, em 1954, um reajuste de 100% no salário mínimo, para compensar as perdas salariais.

- A política nacionalista e a aproximação de Vargas com a classe trabalhadora, preocupou a classe dominante.  A elite temia a criação de uma República Sindicalista, como na Argentina de Perón.

- O líder da oposição era o jornalista Carlos Lacerda, que denunciava uma série de irregularidades do governo. Lacerda era o porta-voz dos setores ligados ao capital estrangeiro.

- Ocorreu o atentado da Rua Toneleiros, uma tentativa de assassinar Carlos Lacerda. No episódio foi morto o major da aeronáutica Rubens Vaz. Os resultados da investigação apontaram que Gregório Fortunato (guarda-costas do presidente) era o responsável pelo acontecimento.

- Nunca  ficou  provada a participação de Getúlio Vargas no episódio, porém ele foi acusado pelos opositores como o mandante.

- Em 23 de agosto o vice-presidente, Café Filho rompe com o presidente e, no mesmo dia, o Exército exige a renúncia de Vargas.

- Na madrugada de 24 de agosto, Getúlio Vargas suicidou-se com um tiro no coração.

 

GOVERNO DE CAFÉ FILHO ( 1954/1955 )


-  Café Filho, vice de Vargas, assume o poder.

- Nas eleições de 1956, o candidato da aliança PSD-PTB – Juscelino Kubitschek – vence.

- O governo de Café Filho entrou em crise política quando o coronel Bizarria Mamede, da Escola Superior de Guerra, discursou contra a posse de JK.

- O Ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, pune o coronel, não respeitando  a hierarquia, pois a punição deveria ser dada pelo presidente da República, ao qual o ministro era subordinado.

- Café Filho é afastado da presidência, por motivos de saúde, assumindo o presidente da Câmara de Deputados, Carlos Luz.

- Carlos Luz, do PSD, da ala conservadora, e inimigo político de Juscelino, decide não punir o general Mamede, apoiado indiretamente suas declarações e forçando o pedido de demissão do general Lott.

-  Ficou claro a tentativa de  golpe e Henrique Lott  antecipou-se aos golpistas. Não assinou o pedido de demissão e organizou um contra golpe. Ordenou que as tropas fossem às ruas, reassumiu o poder e afastou Carlos Luz da presidência.

- A presidência foi entregue ao presidente do Senado, Nereu Ramos, que governou até a posse de Juscelino Kubitschek (31/01/56).


GOVERNO DE JUSCELINO KUBITSCHEK ( 1956/1961)

-  Governo marcado pela política econômica organizada pelo Plano de Metas, que tinha como lema “Cinquenta anos de progresso em cinco de governo.”

- O Plano de Metas resultou na expansão e consolidação do "capitalismo associado ou dependente", pois o processo de industrialização ocorreu em torno das empresas estrangeiras (as Multinacionais).

- As Multinacionais controlaram os setores chaves da economia nacional (maquinaria pesada, alumínio, setor automobilístico, construção naval), ocasionando a desnacionalização econômica.

- A política econômica de JK levou a um processo inflacionário, em razão da intensa emissão monetária, e a política de abertura ao capital estrangeiro resultou em remessas de lucros e royalties ao exterior.

- Também ocorreu a  construção de Brasília e a criação da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste).

- O período JK foi  marcada por crises políticas, ocorrendo duas tentativas de golpe: o levante de Jacareacanga e o de Aragarças (insurreições por parte de alguns militares).

- No final do  governo JK,  a dívida externa aumentou, levando o país a recorrer ao FMI.

- Em 1960 ocorrem eleições e Jânio da Silva Quadros,  governador de SP foi o vencedor, tendo como partido político a UDN e como vice-presidente João Goulart, da coligação PSD/PTB.


GOVERNO DE JÂNIO QUADROS (1961)


- Jânio Quadros assume o poder em meio a uma grave crise financeira: intensa inflação, crescimento da dívida externa e déficit na balança de pagamentos.

- Com o objetivo de restabelecer o equilíbrio financeiro do país, Jânio realizou um reajuste cambial, restringiu os créditos, incentivou as exportações e congelou os salários. Iniciou a apuração de denúncias de corrupção administrativa e nomeou uma comissão para definir a limitação da remessa de lucros para o exterior.

- Na política externa, realizou uma política  independente dos EUA: aproximou-se dos países socialistas ao restabelecer as relações diplomáticas com a URSS, enviou o vice-presidente à China e prestigiou a Revolução Cubana, ao condecorar com a Ordem do Cruzeiro do Sul um de seus líderes, Ernesto “Che” Guevara. A postura do presidente preocupa os norte-americanos e a classe dominante nacional.

- A oposição ao governo era comandada por Carlos Lacerda, governador do Rio de Janeiro.

- Sem apoio político, Jânio renuncia no dia 25 de agosto de 1961(após sete meses de governo). Sua renúncia nunca foi satisfatoriamente explicada. A renúncia gerou uma grave crise política envolvendo a posse, ou não, de seu vice-presidente João Goulart.

 

GOVERNO DE JOÃO GOULART (1961/1964 )


- João Goulart (Jango) não era bem visto pela elite nacional e pelas Forças Armadas. Era tido como agitador e com tendências comunistas, para eles, Jango representava uma ameaça a “segurança nacional”.

- Usando essas alegações, os ministros militares pediram ao Congresso Nacional a permanência de Raniere Mazzilli na presidência (assumiu interinamente, pois Jango estava na China).

-  Contra a tentativa de golpe, o governador do RS, Leonel Brizola (também cunhado de João Goulart) liderou a chamada “CAMPANHA DE LEGALIDADE”, para garantir a posse de João Goulart.

- O Congresso Nacional aprova um ato adicional em 02 de setembro de 1961, estabelecendo o SISTEMA PARLAMENTARISTA no Brasil.

- Com o parlamentarismo os poderes do presidente foram limitados e o primeiro-ministro é que governaria de fato.

- O primeiro ministro a exercer o cargo foi Tancredo Neves.

- Diante do fracasso do parlamentarismo foi convocado um plebiscito para decidir sobre a manutenção ou não do regime. O resultado foi a volta do presidencialismo (06/01/63).

- João Goulart assume como presidente e põe em prática o Plano Trienal, que buscava combater a inflação e realizar o desenvolvimento econômico.

- Com o Plano Trienal, viriam um conjunto de  reformas estruturais, chamada de  REFORMAS DE BASE, que incluía a reforma agrária, a reforma eleitoral (estendendo o direito de votos aos analfabetos), a reforma universitária (ampliando o número de vagas nas faculdades públicas) e a reforma financeira e administrativa, procurando limitar a remessa de lucro e os lucros dos bancos.

- Em13 de março de 1964, num comício na Central do Brasil (diante de 200 mil trabalhadores) Jango radicalizou sua promessa de reforma agrária, lançou a ideia de uma “reforma urbana” e decretou a nacionalização das refinarias particulares de petróleo.

- Os grandes empresários, proprietários rurais, setores conservadores da Igreja Católica e a classe média urbana realizaram a Marcha da Família com Deus e pela Liberdade.

- Ocorre uma revolta dos marinheiros do RJ, servindo de pretexto para o golpe militar. Alegava-se que a disciplina nas Forças Armadas estava em jogo. Na noite de 31 de março de 1964 o general Olympio Mourão Filho (arquiteto do falso plano Cohen) colocou a guarnição de Juiz de Fora em direção ao Rio de Janeiro. No dia 1º de abril João Goulart foi deposto e exilou-se no Uruguai, no dia 2 de abril. Encerrava-se assim o período democrático e iniciava-se a República Militar no Brasil.

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/republica-populista/

 

ATIVIDADES:

1- Durante a República Populista, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960. Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?

(A) Juarez Távora

(B) Juscelino Kubitschek

(C) Jânio Quadros

(D) João Goulart

(E) Getúlio Vargas

 

2- Em 1954, aconteceu o Atentado da Rua Tonelero, famoso episódio em que atentaram contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse evento, que foi decisivo para o desfecho do governo de Getúlio Vargas, foi planejado por quem?

(A) Auro de Moura

(B) Gregório Fortunato

(C) Eduardo Gomes

(D) Plínio Salgado

(E) Luís Carlos Prestes

 

3- "Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." 

O texto acima é um fragmento de um importante documento histórico. O referido documento é:

(A) A renúncia de Jânio Quadros;

(B) O "impeachment" de Fernando Collor;

(C) A renúncia de D. Pedro I;

(D) O discurso de Ulisses Guimarães, pelas "Diretas-Já";

(E) A carta-testamento de Getúlio Vargas.

 

4- Crie um MAPA MENTAL caracterizando os governos da República Democrática ou Populista.

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

ORAÇÃO SEM NOME

O autor desse poema, quem o sabe? Foi encontrado em pleno campo de batalha, no bolso de um soldado americano desconhecido; do rapaz estraçalhado por uma granada, restava apenas intacta esta folha de papel.

Escuta, Deus: jamais falei contigo.

Hoje quero saudar-te. Bom dia! Como vais?

Sabes? Disseram-me que tu não existes, e eu, tolo, acreditei que era verdade.

Nunca havia reparado a tua obra.

Ontem à noite, da trincheira rasgada por granadas, vi teu céu estrelado e compreendi então que me enganaram.

Não sei se apertarás a minha mão.

Vou te explicar e hás de compreender.

É engraçado: neste inferno hediondo achei a luz para enxergar o teu rosto.

Dito isto, já não tenho muita coisa a te contar: só que… que… tenho muito prazer em conhecer-te.

Faremos um ataque à meia-noite.

Não sinto medo.

Deus, sei que tu velas…

Há! É o clarim! Bom Deus, devo ir embora.

Gostei de ti… vou ter saudade… Quero dizer: será cruenta a luta, bem o sabes, e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta!

Muito amigos não fomos, é verdade.

Mas… sim, estou chorando!

Vês, Deus, penso que já não sou tão mau.

Bem, Deus, tenho de ir.

Sorte é coisa bem rara.

Juro, porém: já não receio a morte.

(Rose Marie Muraro e Frei Raimundo Cintra, As mais belas orações de todos os tempos)

 

1. O tratamento com que o jovem soldado se dirigiu a Deus foi um tratamento:

a) familiar.

b) irreverente

c) reverencial

d) cerimonioso

 

2. Antes da guerra, para o jovem, Deus simplesmente:

a) estava afastado

b) não era considerado um amigo

c) não existia.

d) não atendia às suas orações

 

3. A frase que está de acordo com a questão anterior é:

a) “Escuta, Deus”

b) “Disseram-me que tu não existes… e eu, tolo, acreditei”.

c) “Muito amigos não fomos”

d) “…vi teu céu estrelado”

 

4. A descoberta de Deus pelo soldado americano veio através:

a) da luta cruenta

b) do soar do clarim

c) da trincheira rasgada por granadas

d) do céu estrelado.

 

5. O pressentimento da morte aparece numa das expressões do soldado. Que expressão mostra essa possibilidade?

a) “Muito amigos não fomos, é verdade”

b) “…e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta”.

c) “Bem, Deus, tenho de ir”

d) “…será cruenta a luta”

 

6. “Não sinto medo”. Essa frase pode ser resumida em apenas uma palavra:

a) coragem.

b) otimismo

c) ilusão

d) temor

 

7. A expressão que melhor traduz o ambiente de guerra é:

a) “Achei a luz…”

b) “…será cruenta a luta”

c) “… inferno hediondo”.

d) “Deus, sei que tu velas…”

 

8. O encontro com Deus despertou no jovem soldado uma visão de seu mundo interior. Dessa visão, ele concluiu que:

a) “Sorte é coisa bem rara”

b) “… tenho muito prazer em conhecer-te”

c) “Muito amigos não fomos, é verdade”

d) “… já não sou tão mau”.

 

9. A frase que revela a comoção e o arrependimento do jovem é:

a) “Bom dia!”.

b) “Gostei de ti…”.

c) “Mas… sim, estou chorando!”

d) “…vou ter saudade”.

 

10. A alternativa INCORRETA a respeito do texto é:

a) O soldado anônimo, em sua análise existencial, confronta conceitos que antes julgava estarem certos.

b) Por se tratar de um texto poético, há o emprego da linguagem conotativa, como no uso da expressão “inferno hediondo”, para se referir ao cenário da guerra.

c) A palavra oração, presente no título, justifica-se devido ao diálogo proposto pelo jovem com Deus.

d) Caso fosse suprimida a introdução precedente ao poema, a interpretação não seria prejudicada, uma vez que inexistem informações importantes no trecho

 

11. Assinala a alternativa correta sobre as palavras do texto:

a) Se retirarmos o acento de apertarás, originar-se-á uma nova palavra

b) A palavra ataque é proparoxítona.

c) Compreender recebia acento, mas isso mudou com a Reforma Ortográfica.

d) As únicas monossílabas do texto são: só, já, hás.

 

12. Em qual dos itens abaixo a acentuação gráfica NÃO está devidamente justificada?

a) será: vocábulo oxítono terminado em A

b) porém: vocábulo oxítono terminado em EM

c) há: vocábulo oxítono terminado em A.

d) céu: vocábulo com ditongo aberto

 

13. Assinala a palavra com ditongo aberto que NÃO recebe mais acento:

a) trofeu

b) colmeia.

c) papeis

d) ceu

 

14. Marca a alternativa que preenche as lacunas da frase: Os ______ de ______ exercem as atividades ______.

a) microempresários, Ijuí, tranquilamente.

b) micro-empresários, Ijuí, tranquilamente

c) micro-empresários, Ijui, tranqüilamente

d) microempresários, Ijuí, tranqüilamente

 

15. Por serem proparoxítonos, deveriam estar acentuados todos os vocábulos da opção:

a) rubrica, versiculo, hospede

b) arcaico, camera, avaro

c) leucocito, alcoolatra.

 

RESPOSTAS:
1. A
2. C
3. B
4. D
5. B
6. A
7. C
8. D
9. C
10. D
11. A
12. C
13. B
14. A
15. C

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

SIMULADO - TROVADORISMO- HUMANISMO- CLASSICISMO

1. Responda:

a) Escreva o que sabes sobre o Trovadorismo. __________

b) Escreva sobre o Humanismo. ______________________

c) Obra de âmbito nacional, que satiriza os cavaleiros medievais, mas que acima de tudo é um livro profundo sobre a vida humana. _________

d) No humanismo, quem expressa uma visão extremamente crítica da sociedade da época, através do teatro? ____

e) Por que este período literário do séc. XV a XVI recebeu o nome de Classicismo, Renascimento e Quinhentismo?

f) Quem eram os Mecenas?

g) Como deu-se a ascensão da cultura e quem era o público neste período?

h) Na poesia, qual era a forma de escrita e conteúdo abordado?

i) O que era a “medida nova” de influência greco-latina?

j) No gênero épico, Camões escreveu a mais importante obra em língua portuguesa: Os lusíadas. De que falava esta obra?

k) O séc. XVI foi marcado por dois movimentos religiosos. Quais são? Explique-os.

l) Em que a literatura contribuiu?

m) No dia ______ de __________ de ______ as naus comandadas por _____________ chegaram ao estado da ___________, lugar ao qual deram o nome de _________________.

n) Quem foi o escrivão da armada de Cabral? E o que ele descrevia?

o) Por que os textos escritos por Pero Vaz de Caminha são conhecidos como literatura de viagem ou de informação?

p) Os portugueses mostraram interesse em que riquezas encontradas na terra-recém descoberta? E o que mais levaram dela?

q) Qual era a missão dos jesuítas? E qual se destacou e por quê?

 

   Respostas:

Revisão. Este conteúdo está no blog e na apostila do Neejacp. Mas também é possível pesquisar na internet. 

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

El pretérito indefinido, o pretérito perfecto simple, de indicativo se utiliza en español para expresar acciones que comenzaron y finalizaron en el pasado y tuvieron lugar de manera puntual o en un espacio temporal delimitado.

Ejemplos:

El año pasado llegó una chica nueva a clase. Era china, de Pekín. Con un mapa nos explicó todo sobre su país y su ciudad.

Me encantó conocerla, pero justo cuando empezábamos a ser amigos de verdad tuvo que marcharse. Fue una verdadera lástima. Me quedé muy triste.

El pretérito indefinido se emplea en español para expresar:

    • acciones que tienen lugar en un determinado momento del pasado de manera puntual;

Ejemplos:

El año pasado llegó una chica nueva a clase.

Con un mapa, nos explicó todo sobre su país y su ciudad.

Me encantó conocerla, …

Fue una verdadera lástima.

Me quedé muy triste.

Justo cuando empezábamos a ser amigos de verdad tuvo que marcharse.

Para conjugar un verbo en pretérito indefinido hay que suprimir las terminaciones -ar, -er, -ir de infinitivo y añadir las correspondientes a cada persona, como se muestra en la tabla. Los verbos que acaban en -er e -ir adoptan las mismas terminaciones.

Persona

-ar
hablar

-er
aprender

-ir
vivir

yo

hablé

aprendí

viví

hablaste

aprendiste

viviste

el/ella/usted

habló

aprendió

vivió

nosotros/-as

hablamos

aprendimos

vivimos

vosotros/-as

hablasteis

aprendisteis

vivisteis

ellos/-as/ustedes

hablaron

aprendieron

vivieron

Verbos reflexivos

En el caso de los verbos reflexivos, el pronombre reflexivo (me, te, se, nos, os, se) se coloca siempre delante del verbo.

Ejemplo:

yo me mudé

tú te mudaste

él se mudó

nosotros nos mudamos

vosotros os mudasteis

ellos se mudaron

 

Algunos verbos en indefinido se conjugan de manera irregular.

  • Esta tabla recoge la conjugación irregular en indefinido de los verbos más comunes.

Infinitivo     

Pretérito indefinido

andar

anduve, anduviste, anduvo, anduvimos, anduvisteis, anduvieron

caber

cupe, cupiste, cupo, cupimos, cupisteis, cupieron

dar

di, diste, dio, dimos, disteis, dieron

decir

dije, dijiste, dijo, dijimos, dijisteis, dijeron

estar

estuve, estuviste, estuvo, estuvimos, estuvisteis, estuvieron

haber

hube, hubiste, hubo, hubimos, hubisteis, hubieron

hacer

hice, hiciste, hizo, hicimos, hicisteis, hicieron

ir

fui, fuiste, fue, fuimos, fuisteis, fueron

oír

oí, oíste, oyó, oímos, oísteis, oyeron

poder

pude, pudiste, pudo, pudimos, pudisteis, pudieron

poner

puse, pusiste, puso, pusimos, pusisteis, pusieron

querer

quise, quisiste, quiso, quisimos, quisisteis, quisieron

saber

supe, supiste, supo, supimos, supisteis, supieron

ser

fui, fuiste, fue, fuimos, fuisteis, fueron

tener

tuve, tuviste, tuvo, tuvimos, tuvisteis, tuvieron

traer

traje, trajiste, trajo, trajimos, trajisteis, trajeron

venir

vine, viniste, vino, vinimos, vinisteis, vinieron

ver

vi, viste, vio, vimos, visteis, vieron

"Cervantes y el Quijote" es un texto para completar con verbos y preposiciones. Con este ejercicio aprendemos los verbos en pretérito indefinido, repasamos las preposiciones y conocemos la figura de Miguel de Cervantes, uno de los escritores más importantes del mundo y autor de "Don Quijote". Primero tienes un ejercicio basado en la biografía de Cervantes; después, algunos datos sobre El Quijote, el tema y los principales personajes. Así puedes conocer a este gran escritor y esta imprescindible obra.

CERVANTES Y EL QUIJOTE

Miguel de Cervantes

Completa con los verbos en pretérito indefinido y las preposiciones que faltan. Abajo tienes las respuestas.

Cervantes tuvo una vida apasionante y fue un escritor polifacético que nos dejó novelas, teatro y poesía; un hombre que vivió entre dos épocas, el Renacimiento y el Barroco

1.   Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) (ser)……………… un notable poeta, novelista y dramaturgo español considerado como el máximo exponente de la literatura española, sobre todo por ser el autor de la novela “El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha”, una de las mejores obras de literatura universal.

2.   Cervantes (nacer)………………. ____ Alcalá de Henares ____ 1547.

3.   (Ser)………………. hijo del cirujano Rodrigo de Cervantes y de Leonor de Cortinas.

4.   (Pasar)………………. sus primeros años ____ Valladolid, Córdoba y Sevilla.

5.   Se ignora qué estudios (realizar)………………., pero no parece que siguiera cursos universitarios.

6.   ____ 1571 (estar)………………. como soldado ____ Italia y (participar)………………. en la batalla de Lepanto, de lo que se sentía muy orgulloso. En ella (ser) ………………. herido ____ el pecho y (quedar) ………………. imposibilitado ____ la mano izquierda (por eso se le llamaba de apodo “EL MANCO DE LEPANTO”).

7.   (Seguir)………………. como soldado hasta que, en 1575, la galera en la que viajaba ____ su hermano (ser)………………. apresada y ellos llevados como prisioneros ____ Argel.

8.   Allí Cervantes (pasar)………………. cinco años, hasta 1580 cuando su familia y los frailes trinitarios (conseguir)………………. reunir el dinero ____ el rescate.

9.   ____ 1584 (casarse)………………. con Catalina Salazar de Palacios.

10.               ____ 1585 (publicar)………………. La Galatea, otra de sus obras maestras.

11.               ____ 1587 (instalarse)………………. en Sevilla y (trabajar)………………. de recaudador de impuestos. Este trabajo lo (llevar)……………….. a una breve estancia ____ la cárcel de Sevilla, donde se supone que (engendrar)………………….el Quijote.

12.               ____ 1602 (vivir)……………….. con su mujer, su hija y sus dos hermanas ___ Valladolid.

13.               ____ 1605 (publicarse)………………. "El Quijote" y (tener)………………. un gran éxito.

14.               Cervantes (adquirir)………………. gran fama ____ toda Europa y (publicar)………………. otras obras que ya tenía escritas. 

15.               A pesar del éxito, nunca (alcanzar) ……………….la riqueza y siempre (tener)………………. problemas económicos.

16.               ____ 1606 (trasladarse)………………. a Madrid, donde (vivir)……………… gracias a algunos mecenas y a la publicación de sus obras.

17.               ____ 1614 (aparecer)…… un falso Quijote, de un autor llamado Avellaneda.

18.               ____ 1615 (aparecer)………………. la Segunda parte del ingenioso caballero Don Quijote de la Mancha, seis meses antes de la muerte de Miguel de Cervantes.

19.               Miguel de Cervantes (morir)……………… en Madrid el 22 de abril de 1616 y al día siguiente (ser)……………… enterrado en el convento de las Trinitarias Descalzas.

20.               La fecha de su entierro, 23 de abril, es la escogida por la Unesco para rendir un homenaje mundial al libro y sus autores con la celebración del "Día Internacional del Libro".

EL QUIJOTE

La obra más famosa de Cervantes, El Quijote, apareció en dos partes. La primera en 1605, con el título de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha, y la segunda en 1615, con el de Segunda parte del ingenioso caballero Don Quijote de la Mancha.

Tema

La novela cuenta la historia de Alonso Quijano, un hidalgo pobre de la Mancha que de tanto leer novelas de caballería acaba enloqueciendo; cree que es un caballero andante; se nombra a sí mismo “Don Quijote de la Mancha” y sale en busca de aventuras. Tiene dos objetivos: ayudar a los pobres y desfavorecidos y lograr el amor de su dama, Dulcinea del Toboso. Todo eso acompañado de su escudero Sancho Panza y montado en su caballo Rocinante.

Personajes principales

-Don Quijote de la Mancha

Representa la lucha por los ideales y cree fuertemente que el mundo puede mejorar.

-Sancho Panza, su fiel escudero y amigo.

La tradición manda que todo caballero andante tenga un escudero, así que convence a un labrador vecino suyo, para acompañarlo. Sancho Panza, a diferencia de su señor, es un hombre realista y práctico que lo seguirá fielmente en un jumento, a pesar de que no entiende su idealismo.  

Ambos representan la lucha de dos actitudes humanas universales: “subjetividad frente a objetividad”, “idealismo frente a realismo”.

-Rocinante, el caballo de Don Quijote, flaco y débil.

-Dulcinea del Toboso, amada de don Quijote. En realidad es una campesina llamada Aldonza Lorenzo. La tradición manda que todo noble caballero tenga una dama en su corazón a quien dedicarle sus victorias.

El personaje de Dulcinea se considera como la personificación del ideal de amor más conseguida de toda la historia de la literatura. A lo largo de la obra Don Quijote describirá a Dulcinea como una joven virtuosa, bellísima... que sólo existe en su imaginación.

Respuestas

1. Fue.

2. Nació, en, en.

3. Fue. 

4. Pasó, en. 

5. Realizo.  

6. En, estuvo, en, participó, fue, en, quedó, de.  

7. Siguió, con, fue, a. 

8. Pasó, consiguieron, para. 

9. En se casó.

10. En, publicó.

11. En, se instaló, trabajó, llevó, en, engendró.

12. En, vivió, en.

13. En, se publicó, tuvo.

14. Adquirió, en, publicó.

15. Alcanzó, tuvo.

16. En, se trasladó, vivió.

17. En, apareció.

18. En, apareció.

19. Murió, fue.