terça-feira, 30 de março de 2021

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE 

FIGURAS DE LINGUAGEM

Metáfora – emprego de um termo com significação de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida. Ex.: Seus olhos são dois oceanos.                                                                                                              

Comparação – aproximação de dois termos entre os quais existe alguma semelhança, como na metáfora. Existe, porém, a presença de conectivo: como, tal qual, igual, semelhantemente, assim, etc. Ex.: Seus olhos são como dois oceanos.                       

Prosopopeia (também chamada de personificação ou animismo) – é uma espécie de metáfora que consiste em atribuir características humanas a outros seres. Ex.: Com a passagem da nuvem, a lua se tranquiliza.

 Sinestesia – é uma espécie de metáfora que consiste na união de impressões sensoriais diferentes. Ex.: Um doce abraço indicava que o pai o desculpara (doce = sensação gustativa; abraço = sensação tátil).                                                                                                          

Catacrese – é o emprego de um termo figurado por falta de um termo próprio para designar determinadas coisas. Trata-se de uma metáfora necessária, que, desgastada pelo uso, já não representa recurso expressivo da língua. Ex.: Sentou-se no braço da poltrona para descansar.

Metonímia – é a substituição do sentido da palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma relação lógica. Ex.: Ouvi Mozart com emoção. (Mozart = a música de Mozart).                                                                                                                  

Sinédoque – é uma metonímia em que a relação íntima advém do uso da parte pelo todo ou do todo pela parte. Em outras palavras: o subconjunto é usado pelo conjunto e vice-versa. Ex.: Não é fácil ter um teto (casa); Havia duas cabeças de boi (o animal todo) no pasto.                                

Antítese – consiste no emprego de termos em sentidos opostos. Ex.: “Tristeza não tem fim/ Felicidade sim...” (Vinícius de Morais). Paradoxo – ideias contraditórias num só pensamento Ex.: "dor que desatina sem doer" (Camões).                                                                       

Eufemismo – abrandamento, atenuação de uma expressão de sentido desagradável. Ex.: Aqueles homens públicos se apropriaram do dinheiro (apropriar = roubar).                 

Hipérbole – Figura que, através do exagero, procura tornar mais expressiva uma ideia. Ex.: Possuía um mar de sonhos e aspirações.                                                                             

Aliteração – consiste na repetição de sons consonantais no início ou no interior das palavras. Ex.: “Vozes veladas, veludosas vozes” (observe a repetição da consoante “v”)

Assonância – repetição dos mesmos sons vocálicos. Ex.: "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral." (Caetano Veloso). (observe a repetição do a e o)     

Pleonasmo – emprega palavras desnecessárias por repetirem ideias servindo para dar força e energia ao pensamento. Ex.: “Nunca, jamais se viu tanto peixe assim” (Vinícius de Morais) –  Ex. A vi com esses olhos.

Polissíndeto - caracteriza-se pela repetição de um determinado conectivo entre palavras ou expressões. Ex. As ondas vão e vem, e vão, e são como o tempo. (Lulu Santos).

Ironia – consiste em se dizer exatamente o contrário do que se pretendia. Ex. Você é uma excelente doceira. (para um bolo queimado).

Onomatopeia – consiste na imitação de um som emitido por animais ou objetos. Ex. Só ouvíamos o tique taque naquela sala.

Anáfora -repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos.

Nem tudo que ronca é porco,

Nem tudo que berra é bode,

Nem tudo que reluz é ouro,

Nem tudo que falamos se pode.

Anacoluto - é caracterizado como sendo uma frase quebrada, ou seja, uma frase cuja estrutura sintática é interrompida. Os anacolutos são frequentes na linguagem falada. Ex. Mariana, a leitura mantinha-a acordada durante a noite.


Assinale a alternativa correta.
01. “de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...", a figura de linguagem presente é: 
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo 
D) polissíndeto.
E) antítese

02. No trecho: "O pavão é um arco-íris de plumas", enquanto procedimento estilístico temos uma:
A) metáfora.
B) comparação
C) metonímia 
D) hipérbole
E) anáfora

03. No trecho: “Plunct, plact, zum, você não vai a lugar nenhum.” (Raul Seixas) encontramos a seguinte figura de linguagem:
A) onomatopeia.
B) hipérbole
C) perífrase
D) eufemismo
E) metonímia

04. No trecho: “Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere”. (Vieira) encontramos a figura de linguagem chamada:
A) silepse de pessoa
B) elipse
C) anacoluto
D) hipérbole
E) anáfora.

05. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
C) Sentei no braço da poltrona para descansar. (catacrese)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora).
E) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector) (onomatopeia)

06. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole.
C) pleonasmo 
D) anáfora
E) antítese

07. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo.
D) hipérbole
E) anáfora

Respostas: 1: D/ 2: A/ 3: A/ 4: E/ 5: D/ 6: B/ 7: C

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE 

LOS ARTÍCULOS

Artículos determinados o definidos

el. Ramiro busca el libro de español.

la. Esa es la camisa de Pedro.

los. Los tomates son rojos; los mangos son amarillos.

las. Las playas centroamericanas son hermosas.

Artículos indeterminados o indefinidos 

un. Hoy es un día lindo. 

una. Yo trabajo en una ciudad asiática. 

unos. Hay unos libros interesantes sobre la mesa.

unas. Tengo unas tres semanas para completar ese proyecto.

 El artículo neutro                                               lo .y va siempre seguido por un adjetivo masculino singular y hace referencia a un concepto abstracto 

 Para la Historia, lo importante son los hechos.

Lo lindo no es necesariamente siempre algo bueno.

 Para el hombre renacentista, lo bello es lo bueno y lo verdadero.

Contracciones. En castellano solo existen dos contracciones y ellas se forman con el artículo "el" (artículo determinado masculino singular).

de + el = del (DO)

 Yo creo que ese libro azul es del profesor.

 ¿Cuántos son los países del mundo?

 a + el = al ( AO)

 Ellos nunca viajan al Viejo Continente.

EJERCICIO. Completa, por favor:

 1. Hoy es ... día muy especial: es ... cumpleaños de Tina.

 2. Mi amigo trabaja en ... oficina ... Centro Uno.

 3. Amar a alguien es ... fundamental en ... vida. Fundamental es ... amor.

 4. ¿Qué es ... churro?

 5. Ella tiene ... problema serio.

 6. Cuatro son ... estaciones ... año. Siete son ... días de ... semana. Doce son ... meses ... año. Veinticuatro son ... horas ... día.

 7. Me gusta beber ... café ... Hotel Serena y ... té verde ... Hotel Marriott.

 8. Abraham mira ... cielo y ... estrellas.

9. ... lindo de ... primavera son indudablemente ... flores.

 10. Éste es ... libro nuevo de Paco.

 11. ¿Qué es ... ciervo?

 12. Nosotros aprendemos ... idioma español actualmente.

 13. La casa de Esther está cerca ... río Guadalquivir.

 14. Hay ... cartas sobre la mesa y yo creo que son de Matilde.

 15. ¿De dónde es ... café y de dónde es ... té verde?

 16. Él va ... Banco ... Río de la Plata todos ... meses.

 17. ¿No hablan todos ... americanos español?

 18. Nosotros cantamos ... canción popular cubana.

 19. ¿Viene ... supermercado? No, yo vengo ... gimnasio.

 20. ... horrible ... invierno es ... persistencia ... frío.

 21. Emilio toca ... piano y Ana toca ... guitarra.

 22. ... soldados responden ... llamado ... general.

 23. Juana va ... Museo de Bellas Artes todas ... semanas.

 24. Comprar ... auto nuevo es ... problema para Jimena.

 25. ... casa de Jazmín está bastante sucia. ... jardín está muy limpio.

LÍNGUA INGLESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. ÂNGELA

         https://forms.gle/PkBePiZFPUkb7pez9

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. EDUARDO

EXERCÌCIOS

1. Um trem parte do repouso e após 10 s tem velocidade de 30 m/s. Qual a sua aceleração?

2. A velocidade de um carro aumenta de 20 m/s para 120 m/s em 4s. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

3. Qual o intervalo de tempo necessário para que um móvel cuja aceleração média é igual a 10 m/ s2,sofra uma variação de velocidade de 20 m/s.

4. Um móvel aumenta sua velocidade de 30 m/s para 80 m/s entre os intervalos de 3 s e 4 s. Calcule suaaceleração.

5. Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 10 m/s ao final de 5s. Qual a sua aceleração média?

6. Qual o intervalo de tempo gasto para que um móvel cuja aceleração média é igual a 5 m/ s2 , sofra uma variação de velocidade de 25 m/s.

7.  A aceleração média de um carro, sabendo que sua velocidade varia de 6 m/s para 12 m/s em 2 s , vale:

8. Um móvel aumenta sua velocidade de 70 m/s para 100 m/s entre os intervalos de 5 s a 7 s. Calcule sua aceleração.

9. Um ônibus viaja com uma velocidade de 20 m/s, de repente é freado e só consegue parar após 10 s. Qual a aceleração média produzida pelos freios?

10. Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 15 m/s ao final de 3s. Qual a sua aceleração média?

 

Gabarito:

1)  3 m/s2

2)  25 m/s2

3)  2 s

4)  50 m/s2

5)  2 m/s2

6)  5 s

7)  3 m/s2

8)  15 m/s2

9)  2 m/s2

10)5 m/s2

QUÍMICA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID



BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

B) Assinale a alternativa correta:

1   - Os líquens são formados pela associação de certas espécies de algas e um fungo. Ambas as espécies são beneficiadas nessa relação, sendo que uma espécie não é capaz de viver isoladamente naquele local. Nesse caso, há uma relação chamada de:

a)   Comensalismo.

b)   Inquilinismo.

c)   Mutualismo.x

d)   Protocooperação

 

2   - Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:

a)   Inquilinismo;

b)   Herbivoria;

c)   Mutualismo;

 

d)   Sociedade;x

e)   Parasitismo.

3- Sabemos que o mutualismo ocorre quando seres de espécies diferentes mantêm relações em que ambos são beneficiados. Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística.

a)   Fungos e algas.x

b)   Tubarão e rêmoras.

c)   Piolho e ser humano.

d)   Bromélias e árvores.

e)   Leões e zebras.

Respostas: I) (VI;  I; V; III; II; IV)

MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. KÁTIA

Olá pessoal!

Esse é o nosso quarto encontro virtual, espero que todos estejam bem.

A atividade a seguir  sugere exercícios envolvendo  equações de 1° grau.

Espero que aproveitem e compreendam um pouco mais sobre esse conteúdo.

Um abraço!

 

1-  Resolva as equações a seguir:

 

a)18x - 43 = 65


b) 23x - 16 = 14 - 17x

 

c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 2

 

d) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12

 

e) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4


                              RESPOSTAS

a-   6

b- 3/4 

c-  21

d-   2

e- -21