segunda-feira, 2 de agosto de 2021

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

BARROCO

A Arte Barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças econômicas, religiosas e sociais que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. Essas mudanças tiveram consequências bastante significativas, pois favoreceram o surgimento dos Estados Nacionais e dos governos absolutos, pois propunham que cada nação se libertasse da submissão ao papa.

Diante desse pano de fundo, surgiu a Arte Barroca. E assim, de acordo com suas principais características, julgue os itens das questões que se seguem.

 01 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

1. ( ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade greco-romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.

2. ( ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. Eassim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.

3.( ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.

4.() O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.

R:  F-V-F-F


02 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

1. ( ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição bidimensional fazem parte do estilo barroco.

2. ( ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.

3. ( ) Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada.

4. ( ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.

R: F-F-V-V


03 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

1. ( ) O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente secundário, dando lugar as emoções dentro do estilo Barroco.

2. ( ) As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência.

3. ( ) A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca remete ao observador uma sensação estática.

4. ( ) Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barroco acabou tornando-se, com o passar do tempo, superficial.

R: V/V/F/F


04 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

1. ( ) O “Juízo Final” pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, foi sem dúvida alguma, uma das primeiras obras com características barrocas.

2. ( ) A Arte Barroca originou-se na Itália e não tardou a espalhar-se pela Europa e também pela América.

3.( ) O Barroco desenvolveu-se igualmente nos diversos países em que se manifestou, realização raramente conquistada pelos outros movimentos artísticos existentes, fazendo com que o Barroco se diferencie dos demais em termos de importância.

4. ( ) A Arte Barroca foi um dos meios de propagar o Protestantismo e ampliar sua influência.

R: v/v/f/f


05 - Segundo a Arte Barroca, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E)

ERRADOS:

1. (  ) O Barroco foi um movimento contra reforma protestante.

2. ( ) No Barroco existe um predomínio das emoções e não o racionalismo renascentista.

3. ( ) O Barroco foi um movimento quase sem cor e formas.

4. (  ) Este movimento foi quase sem expressão nas artes plásticas.

5. ( ) São características da pintura barroca: Composição em diagonal e acentuado contraste claro-escuro.

6. (  ) Na escultura ocorre um equilíbrio entre a razão e a emoção.

7. (  ) Na escultura há um predomínio de linhas curvas, excesso de dobras nas vestes e a utilização do dourado.

8. (  ) A arquitetura barroca não trabalhou com efeitos decorativos.

R: f/v/f/f/v/f/v/f


06 – Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a

ÚNICA alternativa CORRETA.

a) ( ) Na pintura, frequentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela

b) ( ) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.

c) ( ) O artista Barroco está fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural.

d) ( ) Há uma tendência para a utilização da cor preta.

R: A


07 .    TEXTO

O estilo barroco foi o mais suntuoso e ornamentado na história da arte e teve o papel de trazer a arte para a vida cotidiana. Os palácios de Roma se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei. A riqueza proveniente das colônias sustentava o luxo do mobiliário, dos jardins. É a arte ostentada nos palácios como o de Versailles, de Luís XIV. Este movimento foi chamado de Barroco.

 A respeito da arte Barroca julgue nos itens:

01 () Tudo na arte barroca invocava a teatralidade e o movimento.

02 ( ) Na pintura, temas religiosos eram transmitidos através da emoção.

03 () Composição em diagonal e contraste de claro e escuro, não constituíram características da pintura barroca.

04 () O barroco tinha um caráter extremamente racional.

R: f/v/f/f


08 - A respeito da arte Barroca julgue os itens:

01 ( ) A escultura barroca em relação a pintura tem características muito distintas.

02 (  ) A arquitetura caracterizou-se por várias combinações de elementos, buscando efeitos de forma e de luz.

03 (  ) Na escultura barroca as formas eram muito sóbrias, retas e não transmitiam emoção.

04 (  ) Os altares para os santos, que tinham maior número de devotos, eram ricamente decorados.

R: f/v/f/v

No século XVI a Igreja Católica passa por um período de decadência, pois surgem movimentos como o Humanismo e a Reforma. Como retomada de sua posição perante a sociedade a igreja reagiu com a Contrarreforma e passou a decorar seus templos com suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja pela magnitude de suas igrejas, seja por suas obras de arte. Daí, contratando artistas, arquitetos e escultores produziram um dos maiores acervos culturais do mundo dos quais o Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge então o Barroco, nome originado de um termo usado para designar uma pérola mal formada.


09 - Quanto à arte do período Barroco assinale a alternativa CORRETA:

a) (  ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro.

b) ( ) A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca.

c) (  ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.

d) (  ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas.

R: v/v/f/f




LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE

MASCULINO Y FEMENINO

A denominação de Gênero refere-se à caraterística gramatical dos substantivos, artigos, adjetivos, particípios e pronomes. Tal caraterística os classifica em: Masculino y Femenino.

Não tem gênero os advérbios e os verbos (excepto os particípios) e algumas partículas que tem gênero neutro. 

São Masculinas….(salvo algumas excepções) 

  • Palavras terminadas em -o: río, Julio, libro, arrollo, ruido…
  • Nomes de rios, montanhas, vulcões, istmos, canais: el Amazonas, el Ebro, el Everest, 
  • Os números: el uno, el dos (não tem feminino, como em português), eltres…
  • Meses e dias da semana: Fue un agosto muy raro, el miércoles fue estupendo.
  • Notas musicais: el do, el re, el mi, el fa, el sol sostenido….
  • Aumentativos terminados em -on: el gigantón, el cañón…
  • Pontos cardeais: el norte, el sur, el este…. 

São Femininas:

  • A maioria das palavras terminadas em a. Também são femininas outras palavras que terminam em outras letras, como por exemplo o, e. la mano, lafe
  • As letras do alfabeto: la jota, labe…. 

Masculinas ou Femininas:

Há nomes que, dependendo do sentido que usam, podem ser masculinas ou femininas:

El cura: padre encarregado da paróquia.
La cura: ação ou efeito de curar ou sarar.

El cólera: doença infecciosa produzida por uma bactéria.
La cólera: ira, zanga intensa

El cometa: astro de núcleo pouco denso que costuma estar rodeado de um rasto luminoso.
La cometa: brinquedo feito de madeiras finas, com papel colorido e que se solta no ar através de um fio. (pipa)

El capital: caudal, património em valores monetários ou posses.
La capital: cidade principal de um país, estado ou província.

El frente: parte dianteira, fachada
La frente: parte superior do rosto (testa)

Substantivos que se referem a seres inanimados e substantivos abstratos



Ejercicios:

2. Reescribe las frases en femenino según el modelo.
    Modelo: El chico actuó como príncipe.           La chica actuó como princesa 

  1. El actor era señor de la escena.
  2. El joven era presidente del club.
  3. El doctor había sido pintor.
  4. El padre es artista.
  5. Los alemanesson grandotes.


3. Completa la siguiente descripción con las palabras en negrita

alto      amable      contento     catalán     delgado      guapo      inteligente      nuevo

Tengo un ………. compañero en la facultad. Se llama Ernesto y es ……….. Las chicas lo miran mucho porque es muy ……….Es ……… …, ………….. y siempre se muestra ………….. Parece muy …………… y es bastante


HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA 

ATIVIDADES REGIME MILITAR

1- Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?

(A) Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.

(B) Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.

(C) Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.

(D) Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

2-  Um golpe de Estado interrompeu o mandato presidencial de:

(A) Juscelino Kubitscheck

(B) Costa e Silva

(C) João Goulart

(D) Emílio Médici

(E) Ernesto Geisel

3- Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?

(A) Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.

(B) Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.

(C) Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.

(D) Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

4- Morreu durante o cumprimento do mandato presidencial:

(A) Jânio Quadros

(B) João Goulart

(C) Costa e Silva

(D) Emílio Médici

(E) Castelo Branco

5- O Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?

(A) Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.

(B) Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.

(C) Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.

(D) Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

6- No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?

(A) Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.

(B) Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.

(C) Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.

(D) Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.

7- Qual das alternativas abaixo aponta uma importante decisão que abriu caminho para a redemocratização no país e fim da ditadura militar?

(A) Em 1984, a Campanha das Diretas Já conquistou seu objetivo e as eleições diretas para presidente voltou ao país em 1985.

(B) Em 1979, o presidente Figueiredo estabeleceu o fim da ditadura e convocou eleições diretas para presidente.

(C) Em 1978, o presidente Geisel acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil.

(D) Em 1980, com apoio dos EUA, uma guerra civil derrubou o governo militar e colocou no poder um presidente civil.

8- O processo de redemocratização brasileiro, no final da década de 1970, combinou pressões da sociedade civil e a estratégia de distensão/abertura do próprio regime militar, como pode ser observado na(no):

(A) Vitória do movimento popular das "Diretas Já", permitindo eleições gerais diretas em 1982.
(B) Concessão de anistia "ampla, geral e irrestrita", por lei de iniciativa do governo, mas que excluía as principais lideranças ligadas ao governo derrubado em 1964.
(C) Total autonomia do movimento sindical, forçada pelas greves do ABCD paulista.
(D) Revogação dos Atos Institucionais, por iniciativa do governo, após negociação com setores representativos da sociedade civil.

(E) "Pacote de abril" de 1977, que transformou o Congresso Nacional em Assembléia Constituinte.

9- Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:

(A) Conflituosa, resultando em um rompimento entre as forças armadas e os partidos políticos.
(B) Abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.

(C) Negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade.

(D) Lenta e gradual, como desejavam setores das forças armadas.

(E) Sigilosa, entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, à revelia do exército e dos partidos.

10- Os governos dos presidentes Geisel e Figueiredo foram marcados pela chamada "distensão política, gradual e segura". Sobre ela pode-se afirmar:

(A) Ocorreu graças à delegação paternalista do poder militar, então hegemônico.

(B) Desenvolveu-se pela pressão direta do governo norte-americano.

(C) Ocorreu pela pressão dos setores políticos e econômicos dominantes no Brasil, em busca de novas relações de hegemonia.

(D) Surgiu e desenvolveu-se pela iminente possibilidade do acesso ao poder dos partidos de extrema esquerda.
(E) Foi estimulada pela pressão dos grandes proprietários interessados em impedir a reforma agrária.

11- O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:

(A) Convocar uma Assembléia Nacional Constituinte

(B) Criar novos ministérios e empresas estatais

(C) Decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos

(D) Contratar maiores empréstimos no exterior

(E) Promover uma reformulação do sistema partidário

12- O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:

(A) A eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney;

(B) A eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta;

(C) A primeira eleição direta do Presidente da República, a primeira em quase trinta anos, com a vitória de Fernando Collor de Mello;

(D) A anti-candidatura de Ulysses Guimarães e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte;

(E) A revogação dos Atos Institucionais, apesar da derrota da emenda das Diretas.

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

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PROF. CRISTINA


SUBDIVISÃO DA ÁFRICA:

ÁFRICA BRANCA OU DO NORTE: Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo. A atividade agrícola é desenvolvida com bastante eficiência nas regiões do vale do Nilo e na área conhecida como Maghreb, no noroeste do continente.


ÁFRICA SUBSAARIANA OU NEGRA: Abrange a maior parte do continente africano, sua concentração populacional é bem maior, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos (dialetos, danças, religiões, etc.). Porém, essa diversidade étnica gera conflitos entre diferentes grupos. Durante o processo de colonização, os europeus não respeitaram as peculiaridades de cada grupo, separando assim, grupos de uma mesma etnia e estabelecendo territórios com grupos rivais. São vários os problemas socioeconômicos na África Subsaariana, a fome castiga grande parte dos habitantes, os índices de desnutrição são assustadores: República Democrática do Congo (76%), Somália (72%), Burundi (63%). A AIDS é outro fator agravante, aproximadamente 70% dos portadores mundiais do vírus HIV, são da África Subsaariana. Cerca de 1 em cada 3 adultos de Botsuana, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue está infectado. Até 2020, os países africanos mais atingidos podem ter a sua população reduzida em 25%, em virtude da doença. Todos esses fatores, aliados à  de apoio efetivo dos organismos internacionais, fazem com que os países africanos, em sua maioria, apresentem baixa qualidade de vida. Conforme o ranking de IDH realizado em 2010 pela ONU, das 20 últimas posições, 19 pertencem aos países da África Subsaariana.

ÁFRICA: PRINCIPAIS PROBLEMAS

A FOME na África atinge ao menos 236 milhões de pessoas, conforme dados da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU). É o continente com o maior número de pessoas afetadas pela fome.

FATORES: a falta de comida resulta de vários fatores como o processo colonial, a concentração de poder, as condições climáticas, a corrupção das autoridades, a baixa produtividade agrícola, o aumento populacional, entre outros.

- Durante a colonização, os países que ocuparam a África retiraram do território riquezas materiais e matérias-primas que poderiam servir para o desenvolvimento da região. Além disso, escravizou seus povos, retirando a população jovem que tinha condições de trabalhar.

- No processo de descolonização, para conquistarem a independência, alguns países tiveram que lutar longamente contra seus colonizadores. Este foi o caso da Argélia e do Congo, por exemplo.

- Além disso, devemos considerar os próprios conflitos internos dos povos africanos, que após a independência, entraram em guerra civil.

- Os números da fome no continente africano tem registrado uma diminuição. Nos anos 80 foram devastadoras as imagens de Biafra (região da Nigéria) ou da Etiópia onde a população não tinha o mínimo de nutrientes para manter-se em pé.

- Três de cada quatro pessoas que nascem na  África Subsaariana é vítima da fome, segundo a ONU. A situação é considerada severa no chamado Chifre da África, onde estão os países mais pobres do mundo: Eritreia, Sudão, Etiópia, Somália, Quênia e Uganda.

- Até 2008, a renda per capita de um africano era de US$ 1,25 ao dia. Para compreender a diferença, a renda per capita de um norte-americano é de US$ 55,20 e de um brasileiro US$ 11,53, de acordo com o Banco Mundial.

- Um país em guerra não cultiva, as tribos são constantemente ameaçadas e roubadas pelos soldados de ambos os lados. Desta maneira, os agricultores abandonam os cultivos, o período de escassez de alimentos começa e a fome se espalha.

- A fome é maior nos países em guerra, pois estes absorvem a capacidade de geração de renda e mantêm a ordem de exploração dos conquistados.

- A guerra civil também cria o deslocamento de populações que não tem outra alternativa a não ser ir para campos de refugiados. Há, hoje, ao menos 13,5 milhões de refugiados na África, o que representa 38% dos refugiados de todo o mundo.

- Em deslocamento ou inseridos em campos de refugiados, as vítimas da violência estão à mercê de auxílio internacional. Nas últimas três décadas, os povos africanos afetados pela fome, têm 50% de chance de serem subnutridos e metade das crianças estará fora da escola.

- Igualmente, existem poucos programas que permitam o planejamento familiar. Desta maneira, a taxa de nascimentos na África é de 5,2 nascimentos por mulher ao longo da vida e é a mais alta do mundo.

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS também aumentam a questão da fome. Hoje, a África carece de soluções para os processos de erosão e desertificação ocorridos pelo desmatamento. Áreas com solo pobre têm menores chances de produção agrícola e baixo desempenho.

- As questões ambientais africanas esbarram na falta de investimentos e na competitividade. Os organismos internacionais atuam nas consequências do problema e não nas causas.

CORRUPÇÃO: Verbas de ajuda humanitária com frequência acabam nas mãos de políticos corruptos e não chegam a quem precisa. 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-africas.htm

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

Organização do SISTEMA NERVOSO

Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios que são responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Existem três tipos de neurônios:

·         Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.

·         Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.

·         Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.

sistema nervoso é o sistema responsável por captarprocessar gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo.

Ele pode ser dividido em duas partes:

•Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.

•Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.


Encéfalo

O encéfalo está localizado dentro da caixa craniana e apresenta várias partes, estruturas encefálicas:

Cérebro: é a porção mais desenvolvida do nosso encéfalo e é dividida em duas porções: os hemisférios  esquerdo e direito, unidos pelo chamado corpo caloso. O nosso cérebro é responsável por garantir atividades motoras (movimentos voluntários), interpretaras informações fornecidas por nossos sentidos (tato, gustação, olfato, visão e audição) linguagem falada e escrita, raciocínio,  memória, inteligência, emoção e razão.

Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo.

Tronco encefálico:  (bulbo, tálamo e hipotálamo)faz a comunicação entre a medula espinal e o cérebro. Bulbo - responsável pelas funções involuntárias do corpo como a respiração, ajuste do ritmo cardíaco, regulação da pressão arterial tosse, espiro salivação.  Hipotálamo: controla a temperatura corporal, apetite, o sono emoções, comportamento sexual. Tálamo: recebe mensagens dos órgãos dos sentidos  e as transmite para as regiões apropriadas do cérebro.

A medula espinhal está relacionada com o ato reflexo, que se caracteriza por ser uma resposta rápida e involuntária diante de algum estímulo, como tirar a mão ao encostar em uma chapa quente. Nesses reflexos o encéfalo não está envolvido, o que significa que a medula espinhal pode atuar de maneira independente.


A)     ATIVIDADES:

I) Assinale a alternativa correta:

 

1) Identifique o órgão do sistema nervoso central associados à atividade citada:

aumentar ou diminuir o ritmo das pulsações cardíacas.

A) cérebro.

B) bulbo.

C) cerebelo.

C) medula espinhal

 

2) A situação que não apresenta um ato voluntário é somente a representada pela alternativa:

Essa reação é:
A) Um ato reflexo, uma reação rápida, automática e involuntária.
B) Um reflexo, uma reação condicionada que resulta de aprendizagem.
C) Uma ação voluntária, a informação é transmitida ao cérebro, que analisa e elabora a resposta.
D) Um ato reflexo, uma reação vagarosa, calculada e voluntária.

4) Ilustração do encéfalo com os três órgãos indicados pelas linhas:


 Agora, numere as afirmativas seguintes, de acordo com as informações  anteriores:
(      ) Centro vital que controla as funções de digestão, circulação e respiração.
(      ) Receptor interno dos sentidos e centro da memória, do raciocínio e da consciência.
(      ) Controla a atividade muscular e o equilíbrio do corpo.

5) Órgão não pertencente ao encéfalo e que pode comandar atos reflexos:
A) cérebro.
B) medula.

C) bulbo.
D) cerebelo
.

6) É o órgão mais volumoso do encéfalo:
A) cerebelo.
B) bulbo.
C) medula.
D) cérebro.


7) Quanto ao cérebro, pode-se dizer que:
A) é o receptor interno dos sentidos.
B) é a sede da memória, do raciocínio e da inteligência.
C) é o órgão mais volumoso do encéfalo.
D) tanto a afirmativa A, B como a C estão corretas.

II) Responda:

8) Quais são as partes do sistema nervoso central? ______________________

9) Em qual órgão se situa os centros da memória, do raciocínio e da consciência? _________________________________
10) Qual é o órgão que funciona como centro nervoso dos atos reflexos? _______________

11) O que são meninges? ________

Respostas: 1: (B), 2:(B), 3:(A); 4:(3, 1, 2); 5:(B); 6:(D); 7:(D)

8) Encéfalo e medula espinhal. -----  9) Cérebro. ------ 10) Medula espinhal.

11) São três membranas que envolvem e pretejem o encéfalo e a medula espinhal