INTERPRETAÇÃO DO TEMA
v Devemos
interpretar cuidadosamente o tema proposto, pois a fuga total a este implica
zerar a prova de redação;LEVANTAMENTO DE IDEIAS
v A melhor maneira de levantar ideias sobre o tema é a auto indagação;
CONSTRUÇÃO DO RASCUNHO
v Construa
o rascunho sem se preocupar com a forma. Priorize, nesta etapa, o conteúdo;ELABORAÇÃO DO TÍTULO
v O título deve ser uma frase curta condizente com a essência do tema.
v Seu
texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e
conclusão.
v Não
se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o
ainda na 1ª pessoa do plural.
Seu
texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e
argumentativo). As ideias-núcleo devem ser bem desenvolvidas, bem
fundamentadas.
v Redija
na 1ª pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu texto
expositivo ou argumentativo seja urna sequência de afirmações vagas, sem
justificativa, evidências ou exemplificação.
v Atente
para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização.
Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”,
“felicidade” etc.
v Evite
expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”,
“rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
v Fuja
do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das
crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da
linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
v Não
se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua
portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
v Não
construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são
fundamentais e informativas.
v Observe
se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo
(conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos
parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
v Caso
você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a
argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com
uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a
argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será
retórica e vazia.
v Verifique
se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos
geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de
leituras e fontes culturais diversas.
v Se
considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode
ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em
razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe
no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos
muito fragmentados, que resultam numa construção primária.
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