As conjunções são invariáveis,
não sendo flexionadas em gênero e número.
Ex.: Vi sua mãe e seu pai na
feira.
Classificação das conjunções:
ADITIVAS: Transmitem uma ideia
de adição. Exemplos: e, nem, também, bem como, não só, mas também...
Eu vou
para Teresópolis e a
Heloísa vai comigo.
ADVERSATIVAS:
Transmitem ideia de oposição. Exemplos: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não
obstante...
Eu
esperei por você, mas você
não veio.
ALTERNATIVAS:
Transmitem ideia de alternância: Exemplos: ou...ou, já...já, ora...ora, quer...quer, seja...seja
Já chega
de televisão: leia um livro ou jogue
um jogo.
CONCLUSIVA:Transmitem uma ideia de
conclusão:Exemplos: logo, pois, portanto, assim, por isso, por consequência...
Já fiz
todas as tarefas, por
isso vou descansar.
EXPLICATIVA:
Transmitem uma
ideia de explicação: que, porque, pois, isto é...
Não
posso ir à praia porque estou
com uma alergia na pele.
1)
Escreva a relação que a conjunção estabelece em cada uma das
frases:
ADIÇÃO
– OPOSIÇÃO – CONCLUSÃO – TEMPO – EXPLICAÇÃO – ALTERNÂNCIA
|
a)
Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b)
Estava estudando quando você me telefonou.
c)
Você reage ou será dominado pela doença.
d)
Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
e)
Falou bonito, todavia não me convenceu.
f)
Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
g)
Errou, mas não quer reconhecer o erro.
h)
Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma
Constituinte para modifica-las.
i)
Ele falava e eu ouvia.
Marcos
enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da
reunião.
2) As duas orações do período estão
unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição,
também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
e) comparação.
3) Sublinhe a conjunção e classifique-a:
a) Tinha feito vários cursos, logo devia
estar preparado para o cargo.
b) Vocês falam muito, contudo agem pouco.
c) O ator não aceitava críticas ao seu
trabalho e criou vários atritos com a imprensa.
d) Reativemos o transporte ferroviário, pois é
mais econômico.
e) Os povos da América Latina enfrentam
problemas, por isso devem unir-se.
f) Não escreverei nada nem darei
entrevista.
4) Em
cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada.
Indique o tipo de relação estabelecida por tal conjunção, de acordo com o
código que segue.
(A)
relação de adição;
(B)
relação de oposição;
(C)
relação de alternância;
(D)
relação de conclusão;
(E)
relação de explicação
1. Não
vieram à festa nem telefonaram
avisando. ( )
2.
Compre um carro, ou ande a
pé. ( )
3. Ele
deve ser importante, pois todos
falam dele. ( )
4. O
terreno era árido, mas produzia
alimentos para todos. (...)
5 Saiu
daqui faz umas duas horas, portanto já
dever ter chegado. (...)
5) Assinale
a alternativa onde existe uma conjunção:
a) Era
uma casa de tijolos.
b) Vi o
carro de Mário.
c)
Trajava roupas finas
d) Viu e
comprou aquele sapato.
e) Falou
contra nós.
6) "Não
me aguardem, porque não
poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece
uma relação de:
a)
adição
b)
oposição
c)
alternância
d)
explicação
e) conclusão
GABARITO
1)
a) mas: oposição
a) mas: oposição
b)
quando: tempo
c) ou:
alternância
d) pois:
explicação
e)
todavia: oposição
f)
portanto: conclusão
g) mas:
oposição
h)
portanto: conclusão
i) e:
adição
2)
c) consequência
c) consequência
3)
a) logo:
conclusiva
b)
contudo: adversativa
c) e:
aditiva
d) pois:
explicativa
e) por
isso: conclusiva
f) nem:
aditiva
4)
(A)
(C)
(E)
(B)
(D)
5)
d) e
6)
d)
Nenhum comentário:
Postar um comentário