domingo, 6 de dezembro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA 

CRISE DE 29


- Também conhecida como A GRANDE DEPRESSÃO.

- Foi uma grande crise econômica que durou até a Segunda Guerra Mundial.

- Foi o mais longo período de recessão econômica que o século XX  passou.

- Como consequências da crise, temos as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países,  drástica queda do PIB, dos preços de ações, entre outros.

- Foi um momento difícil, que prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.

CONTEXTO HISTÓRICO:

Em julho de 1929 a produção industrial americana começava a cair, dando início  A Grande Depressão. A recessão econômica se arrasta até o dia 24 de outubro, quando a bolsa de valores de Nova York e a New Stock Exchange viram os valores de suas ações despencarem, levando milhares de acionistas a perderem tudo da noite para o dia. Centenas de empresas comerciais e industriais fecharam, aumentando o desemprego.

 CAUSAS DA CRISE:

- No final da Primeira Guerra Mundial, alguns países europeus estavam com suas economias enfraquecidas. Os Estados Unidos cresciam cada vez mais, lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados. A produção norte-americana crescia, principalmente entre os anos de 1918 e 1928.  Havia muitos empregos, preço baixo, elevada produção na agricultura e a expansão do crédito que incentivada o consumismo desenfreado.

- A Europa começa a se restabelecer e passa a importar  menos dos Estados Unidos. A indústria norte-americana não tinha mais para quem vender, levando ao aumento dos estoques. Os preços dos produtos baixaram, houve queda da produção, levando ao aumento do desemprego.

- Tudo isso ocasionou a queda dos lucros e a paralisação do comércio. As ações da Bolsa de valores caíram, quebrando-a em seguida. 

- A CRISE DE 29  ocorreu devido a  SUPERPRODUÇÃO e a falta de mercado consumidor.

- A grande recessão acabou atingindo vários países. No Brasil, a crise atingiu o setor cafeeiro, pois os EUA eram os maiores compradores. Para que o produto não fosse desvalorizado, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. A ideia era diminuir a oferta para manter o preço do principal produto do país. Muitos cafeicultores passaram a investir no setor industrial.

O FIM DA CRISE:

- O Presidente americano Franklin Delano Roosevelt, no ano de 1933, colocou em prática o  NEW DEAL.

- Com esse plano foi possível controlar a inflação e evitar que houvesse acúmulo de estoques. Houve investimentos em obras públicas, como a melhoria das estradas, ferrovias, energia elétrica, entre outros. O desemprego diminui com essas medidas.

 - A economia norte-americana foi aos poucos voltando a entrar no rumo, e no início da década de 40 ela já funcionava normalmente.

FONTE: https://www.estudopratico.com.br/crise-de-1929-resumo-das-causas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário