segunda-feira, 14 de setembro de 2020

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID 

DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

 Transmitidas por seres unicelulares

As doenças causadas por protozoários são aquelas denominadas de protozooases. São transmitidas por organismos unicelulares (possuem uma única célula) e fazem parte do grupo dos protistas. Alguns seres utilizam os animais como hospedeiros, enquanto outros ficam alojados nos seres humanos, transmitindo doenças em ambos os casos. 

Principais doenças causadas por protozoários 

 Amebíase: este tipo de contaminação é causada por qualquer tipo de parasita ameboide do gênero Entamoeba. Este cisto é capaz de sobreviver de forma inativa por até 30 dias no solo ou 45 dias embaixo das unhas do ser hospedeiro. Caso o parasita se instale na corrente sanguínea, poderá chegar até o fígado da pessoa contaminada, causando abcessos amebianos.

Sintomas: em alguns casos, as doenças causadas por protozoários podem não apresentar sintomas, mas a amebíase pode apresentar alguns sinais em situações mais graves. Os mais comuns são diarreia com sangue e dores abdominais. Os estágios mais avançados da enfermidade registram quadros de inflamação, ulceração ou perfuração gastrointestinal. As vítimas podem ainda desenvolver anemias, leves ou moderadas, devido à constante perda de sangue através das fezes.  

Doença de Chagas: também denominada tripanossomíase americana, é uma das doenças causadas por protozoários transmitida por insetos do tipo Triatominae. Este tipo de protozoário é transmitido aos seres humanos e outros mamíferos através do contato com fezes de insetos da família biológica Triatominae, conhecidos popularmente como “barbeiros”.  As principais formas de transmissão ocorrem por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos, através da mãe para o feto, e ingestão de alimentos infectados. 

 Sintomas: a enfermidade de se manifesta de maneiras diferentes com o decorrer do tempo. Na fase inicial, a vítima apresenta febre, gânglios linfáticos alterados e dor de cabeça. 

Com o avanço da doença, por volta de oito a doze semanas, a maioria das pessoas não desenvolvem mais nenhum sintoma, apesar de ser considerada uma fase crônica. 

A doença permanece instalada e, após dez a trinta anos, desde a fase preliminar, os sintomas tornam-se gravíssimos, podendo causar a morte. Dentre eles estão: fragilidade no funcionamento do coração, dilatação do esôfago e alargamento do cólon.

Leishmaniose: também considerada uma das doenças causadas por protozoários, esta é transmitida por parasitários do gênero Leishmania, através de insetos da subfamília biológica Phlebotominae. A infecção para o ser humano ocorre por meio da picada de insetos do gênero feminino.

Sintomas: o principal sintoma é a presença de úlceras na pele. Em estágios mais avançados aparecem períodos de febre, redução do número de glóbulos vermelhos no sangue e aumento do baço e fígado. 

Giardíase: também conhecida como giardiose, esta infecção agride o intestino delgado por meio do protozoário Giardialamblia

Sintomas: geralmente não manifestam reações, mas quando ocorrem são tipificadas com diarreias e fezes com acúmulo de gorduras, cólica, perda ou dificuldade para ganhar peso. 

 Malária: é uma das doenças causadas por protozoários que mais matam pessoas em todo o mundo. Ela é replicada por um protozoário do tipo plasmódio, tendo no Brasil o maior registro causado pelo PlasmodiumVivax, transmitido por meio da picada do mosquito Anopheles, podendo também ser transmitida através de transfusão de sangue. 

Sintomas: dentre os principais sintomas estão dores no corpo, suor excessivo, vômitos, náuseas, diarreias, calafrios e dores abdominais.

Toxoplasmose: também considerada uma doença parasitária, ela é causada pelo parasita Toxoplasma dondii. A principal via de transmissão é através de alimentos mal cozidos que estejam contaminados com os cistos infectados do Toxoplasma. A vítima também pode contrair a doença em contato com fezes de gato contaminadas ou, ainda, de mãe para filho, durante o período gestacional. São raros, mas também podem ocorrer por meio de transfusão de sangue. 

Sintomas: em geral, não causa sintomas específicos em adultos. Mas podem ocorrer dores musculares e sensibilidades nos gânglios linfáticos ao longo de algumas semanas ou meses. Podem surgir também sinais passageiros de gripe. Durante a gestação, em casos de contaminação da mãe, o parasita pode atravessar a placenta e atingir o feto, causando abortos e má formação do bebê.

ATIVIDADES

1) Complete:

A) A leishmaniose é causada pela Leishmaniachagasi e é transmitida pela picada do __________ 

B) A doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado _______________ e transmitida pelo barbeiro (Triatomainfestans). 

C) A malária pode ser causada pelo ___________ vivax, P. malariae. P. ovale, dentre outros, e é transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles. 

D) A amebíase é causada pela ________ histolytica, quando a pessoa ingere seus cistos.

 

2)  A prevenção da malária e da doença de Chagas envolve, respectivamente

 

A) Destruir mosquitos e cães vadios;

B) Evitar banhar-se em lagoas e eliminar mosquitos

C) Destruir mosquitos e barbeiros;

D) Não comer carne de porco mal cozida e não habitar em casas de barro;

E) Não comer verduras e frutas mal lavadas.

 

3)  Com relação à malária, é incorreto afirmar:

A) As formas infectantes são transmitidas pela picada do transmissor.

B) É diagnosticada através do exame das fezes humanas.

C) É uma doença que causa febre em intervalos regulares.

D) O transmissor é um inseto popularmente chamado de mosquito prego.

 

4)Indique a afirmativa correta, analisando cada frase abaixo.

A) Uma pessoa pode contrair malária porque convive com outra pessoa que tem malária.

B) O controle de sangue para a transfusão ajuda a evitar a transmissão da doença de chagas.

C) O transmissor da malária é um protozoário com flagelos.

D) O transmissor da doença de chagas é um protozoário ciliado.

 

5) As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:

 

A) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.

B) Dengue, difteria, micose e disenteria.

C) Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose.

D) Toxoplasmose, difteria, filariose e micose.









Das protozooses abaixo a única que pode ser evitada por esses procedimentos é a

A) amebíase
B) doença de Chagas
C) leishmaniose
D) malária

 

7) A amebíase é uma doença causada por um protozoário conhecido como Entamoebahistolytica. A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta.

A) A amebíase causa dores de estômago e diarreias.

B) A transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos desse protozoário.

C) Para prevenir-se da doença, é importante beber água tratada ou fervida e sempre ter uma boa higiene pessoal.

D) Em casos graves, a amebíase pode causar anemia no paciente.

E) A Entamoebahistolytica é um protozoário flagelado.

 

8) A doença de chagas é uma parasitose que mata cerca de 30.000 brasileiros por ano, causando prejuízos de aproximadamente dois bilhões de dólares anuais ao país. Sobre esta doença é incorreto afirmar que:

A) É causada por protozoário, assim como a leishmaniose, giardíase, malária e toxoplasmose. 

B) Existem várias espécies de triatomídeos que podem transmitir o Trypanosoma cruzi, sendo a principal espécie o Triatomainfestans. 

C) O principal órgão parasitado pelo Trypanosoma cruzi é o coração. 

D) A principal forma de prevenção da doença é através da vacinação. 

E) Melhoria de habitações constitui uma medida profilática.

1)    A- insetos – mosquitos da subfamília biológica Phlebotominae. 

B – Trypanossomacruzi

C – Plasmodium

D – Entamoeba

2)    C

3)    B

4)    B

5)    A

6)    A

7)    E

8)    D

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário