PROF. BERNADETE
Simbolismo
https://www.youtube.com/watch?v=5CpcAxEi2BQ
1. (ENEM) Vida
obscura
“Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.
Atravessaste
no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.
Ninguém
te viu o sofrimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,
Mas
eu que sempre te segui os passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!
(SOUSA,
C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)
Com
uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza
transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a
realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em:
a)
sofrimento tácito diante dos limites impostos pela
discriminação.
b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.
c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.
d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.
e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
2. (ENEM) Cárcere
das almas
“Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo
se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó
almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses
silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!”
(CRUZ
E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura
/ Fundação Banco do Brasil, 1993. )
Os
elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo
encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:
a)
a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática
nacionalista.
c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas
universais.
d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em
imagens poéticas inovadoras.
e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica
tradicionais em favor de temas do cotidiano.
3. Das
alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a)
Procurou instalar um credo estético com base no subjetivismo.
b) Não precisar as coisas, antes sugeri-las.
c) Racionalismo absoluto.
d) Expressão indireta e simbólica.
e) Transcendentalismo
Gabarito:
1. A 2: C 3: C
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