segunda-feira, 9 de novembro de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

O RELEVO BRASILEIRO

- RELEVO é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. 

- Os elementos que modelam o relevo são as  FORÇAS INTERNAS (terremotos e vulcanismo) e   as FORÇAS EXTERNAS (ventos, chuvas, geleiras, etc.).

- No Brasil existem diferentes formas de relevo. Também existem várias classificações do relevo brasileiro, porém a mais aceita divide o relevo do Brasil em PLANALTO, PLANÍCIE e DEPRESSÃO.

- PLANALTO: são terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros. Pode ser encontrado em diferentes locais do país, sendo caracterizado pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas. O  Planalto Central é um exemplo dessa forma de relevo e localiza-se nos estados da região CO, também em MG e Tocantins.

- O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar.

- PLANÍCIE:  forma de relevo recente, com superfícies extremamente planas e com altitudes entre 0 e 100 metros. Essas áreas, em razão da baixa altitude, estão sujeitas a inundações.

- São encontradas nas regiões litorâneas ou próximas de rios e lagos. O PANTANAL, localizado na região CO, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta.


- DEPRESSÃO:  são terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo.


https://escolakids.uol.com.br/geografia/relevo-brasileiro.htm

  

ATIVIDADES:

1- Observe a imagem a seguir:

A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:

(A) Regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d'água, resultando na formação de meandros.

(B) Regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.

(C) Regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo.

(D) Regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.

(E) Depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

 

2- O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque:

(A) Predomina no país a ação dos agentes endógenos.

(B) A formação geológica do Brasil é antiga.

(C) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo.

(D) A atividade humana atuou no sentido de degradar as formas antigas da superfície.

(E) O Brasil localiza-se, em grande parte, nas zonas de encontro entre placas tectônicas.

 

3- Do ponto de vista do Relevo Brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o maior Pico do Brasil.

(A) Pico 31 de Março

(B) Pico da Neblina

(C) Pico da Bandeira

(D) Pico do Cruzeiro

(E) Pico do Cristal

 

4- O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente:

(A) Tectonismo e intemperismo

(B) Águas correntes e seres vivos

(C) Vento e vulcanismo

(D) Águas correntes e intemperismo

(E) Abalos sísmicos e vulcanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário