segunda-feira, 30 de novembro de 2020

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR.

Gimnospermas

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.

As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.

Florestas de coníferas de regiões temperadas são ricas em árvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucárias do Sul do país.

Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.

Reprodução das Gimnospermas - Ciclo haplodiplobionte nas Coníferas

Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.

Existem dois tipos de estróbilos, um grande e outro pequeno. Estróbiolos maiores,  femininos. Estróbilos menores,  masculinos.  A polinização ocorre pelo vento.

Após a ocorrência da fecundação e da formação do embrião, o óvulo converte-se em semente, que é uma estrutura com três componentes: uma casa (também chamada de tegumento), um embrião e um tecido materno haploide, que passa a ser denominado de endosperma (ou endosperma primário), por acumular substâncias de reserva que serão utilizadas pelo embrião durante a sua germinação. A dispersão das sementes, em condições naturais, pode ocorrer pelo vento, no caso do pinheiro comum, ou com ajuda de animais (gralhas-azuis ou esquilos) como acontece com os pinhões do pinheiro-do-paraná.

 Portanto, ao comparar gimnospermas coníferas com as pteridófitas, as seguintes novidades podem ser citadas: estróbilos produtores de óvulos (que, depois, serão convertidos em sementes), estróbilos produtores de grãos de pólenpolinizaçãodiferenciação do grão de pólen em tubo polínico e, por fim, a fecundação independente da água ambiental. Perceba que as árvores coníferas representam a geração duradoura, o esporófito, sendo os gametófitos reduzidos e pouco duradouros.

ATIVIDADES:

1) Na questão adiante, assinale as alternativas corretas:

O pinheiro-do-paraná - Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente designadas como “florestas com araucária”, “pinheirais” ou “pinhais”. Sobre essa espécie e o tipo de vegetação em que ela ocorre, é correto afirmar:

01) As florestas com araucária têm ocorrência exclusiva no sul do Brasil, pois trata-se de uma região com temperaturas mais altas, propícias ao desenvolvimento da espécie.

02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia.

03) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das angiospermas, pois forma um tipo de semente que é conhecida popularmente como pinhão.

04) A polinização do pinheiro-do-paraná é realizada por aves, enquanto a dispersão de suas sementes ocorre pelo vento.

05) Os nomes dos autores que aparecem junto ao nome científico do pinheiro-do-paraná são os dos responsáveis pela descoberta das florestas com araucária.

06) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série de espécies de notável valor econômico.

07) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas.

 

2) Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.

a) Fruto.

b) Flores.

c) Sementes.

d) Grãos de pólen.

e) Gametas flagelados.

 

3) Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição. Marque a alternativa que indica corretamente a estrutura que origina a semente.

a) A semente é formada a partir do desenvolvimento do ovário.

b) A semente é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.

c) A semente é formada a partir do desenvolvimento do carpelo.

d) A semente é formada a partir do desenvolvimento do esporo.

 

4) Considere as características relacionadas abaixo:

Grãos de pólen;

Sistema vascular;

Sementes;

Fruto.

São características comuns às gimnospermas e angiospermas:

a) apenas I e III.

b) apenas I e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

 

5) As gimnospermas possuem semente nua, isto é, sem um fruto envolvendo essa estrutura. Além dessa característica marcante, podemos citar diversas outras características presentes nesse grupo de plantas. Das alternativas abaixo, marque a única alternativa que indica uma característica ausente nas gimnospermas.

a) Vasos condutores de seiva.

b) Folhas.

c) Caules.

d) Raiz.

e) Flores.

 

6) O filo Coniferophyta (coníferas) apresenta representantes bastante conhecidos. No Brasil, por exemplo, esse filo pode ser representado pelas araucárias. As plantas desse filo recebem esse nome por apresentarem estruturas reprodutivas de forma cônica chamadas de:

a) grãos de pólen.

b) esporófito.

c) estróbilos.

d) arquegônio.

e) oosfera.

 

7)  Analise a citação: "O nadar dos anterozoides é substituído pelo crescer do tubo polínico". Em que grupo vegetal esse fenômeno de substituição se processou, pela primeira vez?

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas - Monocotiledôneas.

e) Angiospermas - Dicotiledôneas.

 

8)  As gimnospermas apresentam grande quantidade de grãos de pólen, e a sua polinização é realizada 

A) por morcegos. 

B) por aves. 

C) por insetos. 

D) pelo vento. 

E) pela água.

 

9) As gimnospermas são plantas que apresentam as características abaixo, exceto uma. Assinale-a. 

a) Vasos para a condução da seiva. 

b) Flores para reprodução sexuada. 

c) Sementes para favorecer a disseminação. 

d) Frutos para conter as sementes. 

e) Raízes, caules e folhas verdadeiras.

 

 Respostas:

1-     (02, 06 e 07)

2-     D

3-     B

4-     D

5-     E

6-     C

7-     C

8-     D

9- d

Nenhum comentário:

Postar um comentário